domingo, 13 de setembro de 2009

Notícia: "Google espião"

O serviço Street View pode até ser divertido - mas invade a privacidade das pessoas em diversos países. - Tatiana de Mello



A intenção é boa: oferecer a internautas a oportunidade de conhecer virtualmente diversas cidades de todo o mundo por meio de câmeras espalhadas pelos mais diferentes locais. Mas o serviço Google Street View começou a dar muita dor de cabeça aos moradores das cidades filmadas - imagine, um dia, acordar e ver a fachada de sua casa, seu carro ou até a intimidade de sua família escancarados à multidão. É isso o que está acontecendo em muitos lugares e uma das vítimas desse reality show globalizado foi o astro Paul McCartney. A frente de sua mansão, localizada em elegante bairro de Londres, foi fotografada, e as imagens, jogadas na internet. O ex-Beatle, sem disfarçar em nada a profunda indignação, ordenou que as fotos fossem imediatamente retiradas da rede.

Esse é o mais recente caso entre uma infinidade deles que geraram polêmicas sobre esse serviço do Google. O Street View funciona com fotógrafos que percorrem as ruas de determinada cidade, de carro ou de bicicleta, registrando imagens em 360 graus. Elas ficam interligadas ao Google Maps e ao Google Earth e, para acessá-las, basta entrar nos mapas das cidades que têm o serviço e clicar o botão "Street View". O usuário consegue ter uma visão panorâmica dos pontos percorridos - e da vida dos habitantes também. O problema é que, muitas vezes, pessoas são fotografadas sem autorização e surpreendidas em momentos íntimos. Recentemente, um casal inglês se divorciou após o marido ter sido flagrado saindo de um sex shop.

O Google já está proibido de tirar fotos na Grécia, e na Alemanha o governo exige que as imagens capturadas sejam apagadas - isso por força da lei que proíbe filmar ou fotografar pessoas e imóveis sem consentimento. No Japão, o serviço foi acusado de invasão de privacidade porque as câmeras, dispostas em lugares altos, flagraram áreas privadas por cima dos muros. "Qualquer pessoa pode solicitar a retirada de imagens que julgar inapropriadas", disse o Google à ISTOÉ por meio de sua assessoria. Por enquanto, porém, os brasileiros podem passear tranquilos: não há previsão de desembarque desse serviço no País.

Fonte: http://www.terra.com.br/istoe/edicoes/2064/google-espiaoo-servico-street-view-pode-ate-ser-divertido--140069-1.htm


*****


Comentário:

Esta questão é uma coisa curiosa sob o ponto de vista espírita: Privacidade.

Mas aquele que estuda e compreende a doutrina espírita sabe que não estamos sozinhos, que existem muito espíritos que nos veem sempre, normalmente nos esquecemos disto mas devemos lembrar principalmente, que quando desencarnarmos e retornarmos à vida espiritual todos lerão nossos pensamentos, porque eles são constantemente projetados em nosso perispírito, assim aquilo que passamos querendo esconder é revelado a nós constantemente e a todos os que nos rodeiam.

Mas o direito à privacidade é uma lei humana e deve ser seguida, pois ela garante também o direito ao livre arbítrio. Mesmo porque neste caso a Google utiliza estas imagens para benefício próprio. Infelizmente o homem ainda necessita de leis rígidas que garantam a boa convicência entre todos.

(Comentário por: Claudia Cardamone, psicóloga e espírita. É membro da Equipe Espiritismo.net, atuando nas áreas de atendimento fraterno e notícias.)