sábado, 31 de agosto de 2013

Valores: trabalho árduo

trabalho árduo

- esforçar-se para fazer algo
Ele nunca reclamava, ao menos não quando nós, os filhos, estávamos por perto, mas eu sabia que o trabalho dele era difícil. Toda manhã, ele pegava a marmita e beijava minha mãe. Eu ficava à janela, acenando enquanto ele saía com o caminhão velho e surrado. Ele sempre me dava um sorriso, acenava e jogava um beijo antes de virar na rua para o trabalho.
Ao final do dia, eu ouvia o caminhão entrar na garagem e olhava pela janela para ver um homem cansado chegar com dificuldade à porta. Ao entrar na casa, um sorriso iluminava seu rosto e ele nos reunia para um enorme abraço. Foi durante esses abraços que notei pela primeira vez as mãos ásperas e manchadas e as marcas profundas do trabalho árduo.
Todo dia nosso ritual continuava. Todo dia tínhamos comida à mesa e um lar aconchegante para morar. Todo dia ele me mostrava os resultados do trabalho árduo e a alegria de um lar de amor.
Agora estou mais velho, e meu pai faleceu. Sempre que tenho vontade de reclamar do meu trabalho, ou de como as coisas estão difíceis, retomo o trabalho, sorrio e percebo o quanto aprendi com ele.

Não há dúvida de que o melhor prêmio que a vida oferece é a oportunidade de dedicar-se com afinco a um trabalho digno de ser feito.(Thomas Jefferson - 1743-1826 3º Presidente dos EUA)

A raiva passa. A vida fica.

(Fonte: CNMP - Conselho Nacional do Ministério Público)
 
(fonte : Conselho Nacional do Ministério Público)
 
 

OS JINGLES DA CAMPANHA - https://www.youtube.com/watch?v=KmhJSPhirds -  podem ser ouvidos pelo youtube em várias versões/estilos: reggae, axe, samba, sertaneja, funk, rap, forroneja, etc. (cada um deles tem uma letra de jingle diferente embora dentro da mesma temática. Ou podem ser ouvidos pela pagina http: http://www.cnmp.mp.br/conteate10/index.php/multimidia



quinta-feira, 29 de agosto de 2013

Ouvir com caridade: atendimento fraterno

Ouvir com caridade: atendimento fraterno

Entrevista de Osmir da Silva Freire, coordenador do Atendimento Fraterno do Espiritismo.net, publicada no "Luz Fraterna", Jornal Bimestral da SEEF – Ano 3, nº 2, junho/julho 2011
O Atendimento Fraterno na casa espírita é um trabalho estruturado de forma a receber, em primeira mão, as criaturas necessitadas de ajuda que procuram na Doutrina Espírita a solução ou alívio para problemas de toda ordem. Essas pessoas, na maioria das vezes, já vêm de outras experiências no campo do auxílio e procuram o Centro Espírita, como “último recurso” para seus males. Muitas vezes céticos, esses indivíduos necessitam de boa dose de estímulo para permanecerem firmes na decisão de encontrar respostas para suas perguntas. O Atendimento Fraterno desempenha esse papel de recepção, esclarecimento básico, amparo, reajuste e redirecionamento de ideias. Trata-se de uma atividade que deve ser feita com seriedade, disciplina e preparo, pois às vezes, sendo esse o primeiro contato que o assistido tem com o Espiritismo, vai obrigatoriamente refletir a seriedade ou não do trabalho da casa.
Buscando cumprir com esse objetivo, a Sociedade de Estudos Espíritas Fraternidade desenvolve esse trabalho todos os sábados a partir das 17h30 com a recepção, leitura do evangelho, explicação da sistemática da casa, entrevista fraterna e a aplicação do passe magnético.
Os trabalhadores do Fraternidade tiveram a oportunidade de participar de um seminário realizado pela FEMAR (Federação Espírita do Maranhão) acerca desse tema nos meses de maio e junho. Acompanhe a seguir entrevista com Osmir da Silva Freire, diretor de Unificação da FEMAR e trabalhador de atendimento fraterno da Sociedade de Estudos Espíritas Ismael e Associação Espírita Emmanuel, ambas casas localizadas na capital maranhense.
Osmir também coordena um trabalho de atendimento fraterno pela internet, pelo portal www.espiritismo.net.
* * *
Luz Fraterna (LF): Qual o perfil de quem procura esse trabalho de assistência?
Osmir Freire (OF): A grande maioria é constituída pelos que buscam esclarecimento, amparo, orientação ou consolo. Outros, em minoria: desejam fazer uma visita e/ou integrar-se às atividades da Casa; desejam informações ou estudo; ou têm interesse em conhecer a Doutrina Espírita.
LF: Qual o requisito básico de um trabalhador para realizar o atendimento fraterno?
OF: Conhecimento evangélico-doutrinário, maturidade emocional, bom senso, empatia, alegria, afetividade, naturalidade e segurança.
LF: Como deve ser conduzido um atendimento fraterno?
OF: Com uma boa recepção e diálogo, onde se procura conhecer a problemática vivenciada pelo assistido e depois fazer o devido encaminhamento, se for o caso, para as atividades de explanação do Evangelho, recepção de passes, água magnetizada, irradiação, e orientação para fazer o Evangelho no Lar, constituindo, essas ações, a terapia espírita.
LF: Como é realizado esse trabalho na internet? Desde quando? Como avalia?
OF: Nos atendimentos online, as reuniões são realizadas na sala EspiritismoNet Atendimento, no programa Paltalk, categoria “Central & South America / Brazil”, todas as terças-feiras, das 22h às 23h30min (horário de Brasília). As solicitações via e-mail são encaminhadas à equipe formada por colaboradores que, dentro dos fundamentos espíritas, respondem ao usuário transmitindo orientações, esclarecimentos e estímulos para a melhor solução do problema apresentado. Tanto as solicitações – relato e dados pessoais –, como as respostas, são mantidas sob sigilo, preservando sua integridade moral. Esse trabalho é realizado desde 1999 e as avaliações são feitas em cada atendimento. Todas as observações são encaminhadas a quem elaborou a resposta.
Temos também um treinamento em atendimento fraterno, antes realizado duas vezes por ano, até 2010 e, a partir de 2011, será realizado apenas uma vez, no mês de agosto. As pessoas interessadas poderão fazer as inscrições através do portal. Esse treinamento visa preparar as pessoas que desejam trabalhar na área, assim como qualificar aqueles que já trabalham e desejam se atualizar.
LF: Quais outros trabalhos na Casa Espírita estão diretamente relacionados com o atendimento fraterno?
OF: Explanação do Evangelho (palestras públicas), passes, irradiação e Evangelho no Lar. Este adotado como campanha, constando de todos os atendimentos.
LF: Quais as dicas você pode dar para um trabalhador iniciante neste trabalho?
OF: É procurar se qualificar para o atendimento, fazendo um curso na casa espírita, a exemplo do que está sendo aplicado no Fraternidade, em dois momentos: parte teórica e simulação de casos.
Osmir informa que esse grupo da internet está em processo de negociação com a Associação Brasileira de Psicólogos Espíritas – ABRAPE – para o estabelecimento de uma parceria, a exemplo de muitas outras já estabelecidas entre esta Associação e Centros Espíritas, no Rio de Janeiro e em São Paulo. “Há interesse tanto da ABRAPE quanto do www.espiritismo.net para trabalharmos juntos, tendo em vista que falta ainda no movimento espírita em geral esse apoio para os casos em que as pessoas sofrem de distúrbios de natureza psicológica”.

quarta-feira, 28 de agosto de 2013

E, aí! Já leu?! :)

PERDA DE PESSOAS AMADAS           
Autor: ARMANDO FALCONI FILHO
Espírito:
Assunto/Idade: MENS. DE FAMILIARES
Idioma: PORTUGUÊS
Páginas: 160
Edição: 4
Ano da edição: 2012


"Nascer , viver, morrer, renascer ainda e progredir sempre, tal é a lei."
Estamos acostumados a ligar a palavra morte apenas à ausência de vida. Encarar a morte, na teoria, é mais fácil. Porém, ao sermos visitados por ela através de um ente amado, tudo muda.
Muitos de nós caímos no desespero, na tristeza, lamentações, choro e até revolta contra Deus.
Este livro é portador da mensagem consoladora do Espiritismo. Vai ajudá-lo a encarar a morte de uma forma menos dolorida, trazendo compreensão e fortaleza nesse momento tão delicado.
Nossos afetos continuam vivos, os laços não foram cortados.
Lendo e refletindo, você vai perceber que o túmulo nos separa apenas fisicamente das pessoas que amamos, mas elas continuam vivas e estão ligadas a nós por meio de laços de amor.
Estão apenas em outra dimensão, percebem nossas emoções e tudo o que sentimos em relação a elas.
A obra traz esperanças e consolações, retirando da dor lições preciosas que apaziguam as aflições da alma, promovendo crescimento e maturidade para o ser humano.

terça-feira, 27 de agosto de 2013

Mural reflexivo: Aprendizes da evolução

Aprendizes da evolução
 
Os teus são problemas iguais aos de todas as pessoas.
Por mais te creias infeliz, há outros que se encontram em leitos de maiores dores ou que estão encurralados em sombras mais espessas.
Mesmo que teimes em ignorar, desfilam ao teu lado na passarela da ilusão os campeões do infortúnio. Brilham nas disputas sociais os ases do sofrimento, sob cargas de desespero que não suportarias.
Os teus são os problemas do quotidiano, que todos experimentam, mas que se avolumam e agravam por leviandade ou rebeldia da tua parte.
Não desconheces que o renascimento é condição inadiável, e que ele é exigido a todos os Espí­ritos endividados para benefício deles mesmos.
Não se trata de punição. É precioso auxílio que lhes faculta liberação dos pesados débitos contraídos nos dias da ignorância.
Nenhum de nós tem estado isento de ressarcir...
Desertores da conduta reta, somos o que merecemos.
A exceção única é Jesus, nosso Modelo e Guia. Mesmo assim, Ele enfrentou pro­blemas sobre problemas até o triunfo na res­surreição.
*   *   *
A semente que se beneficia e se desdobra no solo fértil enfrenta o problema da terra que a esmaga.
O rio cantarolante, que esparze linfa preciosa para a manutenção da vida, experimenta o problema do leito em que corre.
A ave, que chilreia e adorna a natureza, padece o problema da subsistência e do agasalho.
A flor, que aromatiza, sofre o problema do in­seto que lhe suga a vitalidade e a fecunda com outro pólen.
A vida em todas as manifestações é uma suces­são de testes e exames a que são submetidos os aprendizes da evolução.
Evitemos, assim, as queixas descabidas, que muitas vezes não consideram a dor profunda do próximo desgraçado, enveredando pelos caminhos egoístas da autocomiseração.
A Terra é campo de provas, e não jardim de gozos sem fim.
Não estamos aqui para desfrutar simplesmente, como viajante em férias que se aparta momentaneamente de suas obrigações corriqueiras.
A Terra é escola bendita e necessária - não esqueçamos disso.
*   *   *
Toda vez que uma grande prova se aproximar, lembremo-nos de nos preparar para ela.
Respirar fundo, meditar, orar. São recursos que temos para saber agir nesses momentos de dificuldade.
É nesses momentos que precisamos recordar de tudo que a religião que abraçamos nos fornece. É nesses instantes que devemos colocar em prática o que aprendemos na teoria das palestras, dos estudos.
Evitar o desespero, o pânico - eis o primeiro passo.
Evitar a reação direta, impensada, simplesmente emocional eis o segundo.
Todo problema apresenta solução. Talvez nós tenhamos dificuldade em enxergá-la, num primeiro momento - o que é compreensível - mas, saibamos que ela existe.
Todo problema, toda crise é chance de aprendizado. Sempre temos a chance de sair maiores do que entramos, quando numa experiência grave.
Confia em Deus. Confia em Suas Leis. Confia nas forças que teu próprio coração guarda, e decide: Serei vencedor!
Recorda de Jesus proclamando:
No mundo terei tribulações. Mas, tende bom ânimo, eu venci o mundo.

Redação do Momento Espírita, com citações do cap. 22 do livro
Florações evangélicas, pelo Espírito Joanna de Ângelis,
psicografia de Divaldo Pereira Franco, ed. Leal.

segunda-feira, 26 de agosto de 2013

Acontecerá: Jornada Saúde e Espiritualidade será realizada em Santos, SP

A Associação Médico-Espírita de Santos promove no dia 31 de agosto de 2013, das 8h às 17h, na Universidade Santa Cecília (Unisanta), evento com as participações de médicos representantes das Associações Médico-Espíritas de Ribeirão Preto, Goiânia, Santos e Piracicaba.
Dentre os palestrantes estão Tácito Sgorlon, Jorge Daher, Fernando Guimarães e Alexandre Anéfalos.
Os temas em destaque são os seguintes: "Aspectos científicos da mediunidade", "Endocrinologia na interação corpo-espírito", "Religiosidade e Espiritualidade na Educação Médica", "Alimentação, saúde e espiritualidade" e "Psiconeuroimunologia".
Haverá espaço para perguntas do público aos palestrantes.
As inscrições poderão ser realizadas apenas no dia e no local do evento, no auditório do Bloco E da Unisanta, Rua Cesário Mota, 8, Bloco E, 4º andar, Anfiteatro, Boqueirão, Santos, SP.
Outras informações sobre o evento podem ser obtidas pelo telefone (13) 9115-8360.