sábado, 28 de março de 2015

25 Semana de Kardec - Juiz de Fora/MG - 06 a 12 de abril 201



Banner Hotsite Semana de Kardec - A Casa do Caminho


Bem vindo a 25ª Semana de Kardec

De 06 a 12 de abril, a Comunidade Espírita “A Casa do Caminho” promove a 25ª Semana de Kardec, que acontece tradicionalmente na sede da Comunidade em Juiz de Fora (Rua Almirante Barroso, 139), reunindo oradores espíritas de diversos estados brasileiros que se juntam no objetivo comum de estudar e divulgar a Doutrina. O evento tem início com um ciclo de palestras que se realiza ao longo da semana; um simpósio encerra as atividades no sábado e no domingo com direito a uma sessão de perguntas e respostas.


Fique por dentro

Trocando ideia…

 

11009222_943035789054108_5888992522997524998_n

sexta-feira, 27 de março de 2015

Homem acorda depois de passar 12 anos em 'estado vegetativo'. Ele revela: 'eu tinha consciência de tudo'

Homem acorda depois de passar 12 anos em 'estado vegetativo'. Ele revela: 'eu tinha consciência de tudo'


Thaddeus Baklinski


Martin Pistorius odeia Barney. Não é de admirar. Por 12 anos, enquanto ele estava num coma que os médicos descreveram como “estado vegetativo”, enfermeiras tocavam incessantes reprises de Barney – pensando que ele não podia ver ou escutar nada – enquanto ele permanecia sentado e amarrado à sua cadeira de rodas.

Mas Martin não era o “vegetal” que os médicos diziam que ele era. Na verdade, ele podia ver e escutar tudo.

“Eu sequer posso dizer a você o quanto odiava Barney”, ele disse recentemente ao NPR.

Na década de 1980, Martin era um típico jovem ativo sul-africano. Porém, quando tinha 12 anos, foi acometido por uma doença que deixou os médicos desconcertados, e que eventualmente resultou na perda da capacidade de movimentar os membros, de fazer contato visual e, finalmente, de falar.

Seus pais, Rodney e Joan Pistorius, foram informados de que ele era um “vegetal” e que o melhor que eles poderiam fazer seria levá-lo para casa e mantê-lo confortável até que ele morresse.

Mas o jovem continuou a viver, apesar do diagnóstico.

“Martin simplesmente persistia, persistia”, disse a mãe dele.

Agora, em uma nova autobiografia, “Ghost Boy: My Escape From a Life Locked Inside My Own Body” [Garoto Fantasma: Minha Fuga de uma Vida Presa Dentro do Meu Próprio Corpo], Martin revelou que, embora no início ele tivesse permanecido inconsciente tal como os médicos pensavam, depois de mais ou menos dois anos ele começou a acordar, tornando-se eventualmente consciente de tudo o que estava ao redor dele.

O pai de Martin, Rodney, cuidou do filho ao longo da provação, e relembra a rotina diária de acordar às cinco da manhã para preparar Martin para um dia num centro de tratamentos especiais.

“Oito horas depois eu o buscava, dava banho nele, alimentava-o, colocava-o na cama, programava o despertador para duas horas depois, para acordá-lo e não deixar que ele ficasse com assaduras”, disse Rodney à reportagem do NPR.

Porém, Martin se lembra de que em determinado momento sua mãe perdeu a esperança, e enquanto olhava para ele, pensando que ele não podia escutá-la, disse: “espero que você morra”.

Mas ele a escutou.

“Sim, eu estava lá, não desde o início, mas por volta de dois anos depois em que entrar no estado vegetativo, comecei a acordar”, disse Martin.

“Eu tinha consciência de tudo, assim como qualquer pessoa normal. Todos estavam tão acostumados à minha ausência, que não perceberam quando comecei a estar novamente presente. Fui atingido pela dura realidade de que eu passaria o resto da minha vida daquele jeito: completamente sozinho.”

Com seu cérebro ativo, mas com o corpo sem reação, Martin pensou inicialmente que estava preso e que assim permaneceria.

“Ninguém jamais me tratará com ternura. Ninguém jamais me amará”, ele pensou. “Você está condenado.”

“Na verdade, não pensava sobre nada”, lembrou Martin. “Você simplesmente existe. É um lugar muito escuro para estar porque, em certo sentido, você se permite desaparecer. Minha mente estava presa num corpo inútil, meus braços e pernas não estavam sob o meu controle e minha voz estava muda. Eu não podia fazer um sinal ou emitir sons para alertar as pessoas que eu estava consciente outra vez. Eu era invisível – o garoto fantasma.”

Mas, mais uma vez, Martin não desistiu e disse que eventualmente reconciliou-se com as palavras de sua mãe.

“O resto do mundo pareceu tão distante quando ela disse aquelas palavras”, ele recordou, mas então percebeu que “com o passar do tempo, aprendi gradualmente a compreender o desespero da minha mãe. Todas as vezes que ela olhava para mim, podia ver apenas uma paródia cruel da criança que tanto amara e que fora saudável.”

Eventualmente, o corpo de Martin começou a responder a sua mente e inexplicavelmente começou a se recuperar. Ele aprendeu a se comunicar usando um computador e começou a expandir seu mundo além dos limites que o haviam obstruído.

Em 2008, ele encontrou o amor de sua vida, Joanna, e emigrou para o Reino Unido. Em 2010, ele começou seu próprio negócio.

Hoje ele tem 39 anos, está casado com Joanna e vive uma vida plenamente funcional e normal em Harlow, Inglaterra.

A história de Martin não é tão incomum quanto parece. Nos últimos anos, têm ocorrido muitos casos de pessoas diagnosticadas com “morte cerebral” ou que supostamente estavam em “estado vegetativo” e que mais tarde se recuperaram e revelaram que estavam plenamente conscientes do que acontecia ao seu redor.

Num caso particularmente “chilling”, um jovem chamado Zach Dunlap, revelou que estava plenamente consciente enquanto os médicos e seus familiares discutiam como doariam os órgãos dele. Apenas alguns momentos antes de ele ser levado à sala de operação para que seus órgãos fossem removidos, um membro da família colocou uma unha sob a unha do seu dedão do pé, causando uma reação inesperada. A cirurgia foi cancelada, e Zach se recuperou.

Casos como esses estão alimentando um debate crescente sobre a precisão dos diagnósticos de “estado vegetativo” e “morte cerebral”.

Assista ao trailer de Ghost Boy, a extraordinária história de Martin Pistorius aqui.

Notícia publicada no Portal Notifampt, em janeiro de 2015.


Claudia Cardamone* comenta

Quando lerem esta notícia, muitos espíritas irão tentar ‘adivinhar’ o que Martin fez para passar por tão difícil expiação, mas isto não nos é relevante no momento. Se Kardec lesse esta notícia, provavelmente evocaria este espírito para estudar esta relação espírito e corpo.

No livro O Céu e o Inferno, cap. VIII, Expiações Terrestres, Kardec traz uma comunicação de um rapaz de 13 anos (Carlos de Saint-G...). Kardec pergunta se ele tem consciência de sua nulidade no mundo e este responde que sente o cativeiro. Martin disse que durante seu estado vegetativo tinha consciência de tudo, como uma pessoa normal.

“Na verdade, não pensava sobre nada”, lembrou Martin. “Você simplesmente existe. É um lugar muito escuro para estar porque, em certo sentido, você se permite desaparecer. Minha mente estava presa num corpo inútil, meus braços e pernas não estavam sob o meu controle e minha voz estava muda. [...]”.

Infelizmente só podemos contar com o relato dele em vigília, mas podemos perceber a existência de uma expiação como bem a definiu Kardec na Revista Espírita de 1863:

“A expiação implica necessariamente a ideia de um castigo mais ou menos penoso, resultado de uma falta cometida.”

O próprio relato do Martin demonstra qual o sofrimento experimentado: “Fui atingido pela dura realidade de que eu passaria o resto da minha vida daquele jeito: completamente sozinho.”

O que nos importa compreender agora é que todo indivíduo vivo possui um espírito, assim sempre que encontrarmos pessoas com profunda impossibilidade de comunicação, estaremos em frente a espíritos em provas ou em expiação e nosso dever como homens e como espíritas é respeitar e amenizar ao máximo as provas e expiações do outro.


* Claudia Cardamone nasceu em 31 de outubro de 1969, na cidade de São Paulo/SP. Formada em Psicologia, pelas FMU, e em Pedagogia, pela UNISUL. Reside atualmente em Santa Catarina, onde trabalha como professora. É espírita e trabalhadora do Grupo União e Amor de Formação Espiritual, em Paulo Lopes/SC.

quarta-feira, 25 de março de 2015

participação Jovem: Crescer

CREDo Blog: O jovem Espírita - texto: CrescerSCER

Autora: Laura Pimentel

Crescer é um processo natural. Tudo cresce. Todos crescem... Mas, como isso acontece? Quando crescemos? Fisicamente é perceptível a nossa mudança, e ela ocorre gradualmente. Ninguém nunca ouviu falar de uma pessoa que foi dormir com cinco anos e acordou no dia seguinte com cinquenta. O processo é lento... Então, eis que chega um dia em que nos olhamos em fotografias antigas e nos comparamos à imagem que vemos no espelho e constatamos: nós crescemos!

O processo interno (espiritual) é semelhante! Passamos por algumas situações e percebemos que a atitude que tomamos é diferente da qual tomaríamos se essa mesma situação acontecesse há alguns anos atrás... E revemos todos nossos conceitos... E as sombras que nos assustavam quando crianças já não nos causam nenhuma impressão... E o medo que tínhamos não existe mais... E então, vemos, como em um reflexo no espelho, que não somos mais quem éramos: nós crescemos!

Haveria então alguma fórmula? Algum meio de crescermos rápido? A resposta se encontra dentro de cada um. Crescemos porque precisamos crescer! É quando essa necessidade se faz constante que paramos, olhamos para dentro de nós e para o céu, e começamos a nos perguntar: o que fazer? O que fazer?  Como fazer? Então, a resposta nos aparece intuitivamente: Aprender e Crescer!

terça-feira, 24 de março de 2015

A reforma pede urgência!

A reforma pede urgência!


Francisco Rebouças , 31 /01 /2015, UMEN

      Ora, há diversidade de dons, mas o Espírito é o mesmo.” Paulo. I – CORÍNTIOS 12:4(1)

Quando o Positivismo alcançava absurdos índices de negação com Auguste Comte e o Catolicismo pregava as extravagâncias da afirmativa com Pio IX, que proclamava a infalibilidade papal, os mensageiros Celestes providenciaram o imediato cumprimento da promessa feita por Jesus de enviar à Terra o Consolador, que chegava no momento oportuno, exigindo reformas, urgentes, para destruir os elementos apodrecidos na reorganização do edifício social corrompido, relembrando os conceitos tão difundidos por Jesus referentes à vida futura e tão desprezados por aquela sociedade, conforme segue.
A alma após a morte

149. Que sucede à alma no instante da morte?

“Volta a ser Espírito, isto é, volve ao mundo dos Espíritos, donde se apartara momentaneamente.”
150. A alma, após a morte, conserva a sua individualidade?

“Sim; jamais a perde. Que seria ela, se não a conservasse?”

a) – Como comprova a alma a sua individualidade, uma vez que não tem mais corpo material?

“Continua a ter um fluido que lhe é próprio, haurido na atmosfera do seu planeta, e que guarda a aparência de sua última encarnação: seu perispírito.”

b) – A alma nada leva consigo deste mundo?

“Nada, a não ser a lembrança e o desejo de ir para um mundo melhor, lembrança cheia de doçura ou de amargor, conforme o uso que ela fez da vida. Quanto mais pura for, melhor compreenderá a futilidade do que deixa na Terra.” (2)

E foi dessa forma que o Consolador reformulou por completo as distorcidas e equivocadas interpretações do Evangelho vigente, trazendo de volta a verdadeira e pura mensagem do Cristianismo primitivo ensinado e exemplificado por Jesus de Nazaré, restabelecendo a legitimidade da filosofia cristã, porquanto não existia outra fórmula que pudesse dirimir o conflito da vida atormentada dos homens da época.

Hoje o Espiritismo, que nada mais é que esse o Consolador prometido por Jesus, precisa ser difundido na plenitude de seus divinos ensinamentos, tornando-se urgente e inadiável a utilização de todos os meios possíveis como livros, jornais, revistas, programa de televisão, sites da internet etc., além dos grupos de estudo nas casas espíritas, onde possa ser estudado com fidelidade às orientações cristãs contidas nas obras da codificação de Allan Kardec. Cada um de nós precisa vivenciar essa mensagem, tão em falta nos nossos dias, no lar, na sociedade e na vida, pois ela é imprescindível para a formação moral do espírito imortal que atravessará as noites escuras das lutas que o nosso planeta está vivenciando, em demanda da gloriosa luz do porvir.

O Espiritismo nos faz ver a necessidade de empreendermos o quanto antes os esforços para a reforma íntima, com fundamento nos ensinamentos do Evangelho, trabalhando a autoeducação, visando a iluminação do indivíduo e da família e, por conseguinte, contribuindo na evangelização da sociedade, que dessa forma estará a caminho de sua purificação, transformando para melhor a vida no mundo.
É muito importante não esquecer o delicado capítulo da educação da infância e da mocidade, através dos estudos inteligentes e direcionados às crianças e jovens com as sublimes noções da doutrina espírita, facilitando o encontro desde cedo da alma infantil com as mensagens de ética e dignidade contidas em sua mensagem consoladora e esclarecedora.

A criança precisa aprender desde cedo a valorizar as atitudes de respeito a seus pais, aos mais velhos, aos amiguinhos, aprendendo a edificar em si as virtudes do Espírito em constante progresso a caminho da plenitude intelectual e moral, no desenvolvimento das asas da sabedoria e do amor.
As atividades pedagógicas do presente e do futuro precisarão caracterizar-se por sua feição evangélica tão bem dimensionada pelo Espiritismo, se verdadeiramente desejarmos colaborar na construção do grandioso edifício da moral cristã e na defesa e fortalecimento dos valores éticos, morais, espirituais.
“Aos espíritas, pois, muito será pedido, porque muito hão recebido; mas, também, aos que houverem aproveitado, muito será dado.

“O primeiro cuidado de todo espírita sincero deve ser o de procurar saber se, nos conselhos que os Espíritos dão, alguma coisa não há que lhe diga respeito.

“O Espiritismo vem multiplicar o número dos chamados. Pela fé que faculta, multiplicará também o número dos escolhidos.”(3)

Preciso se faz esclarecer que os conceitos tão valorizados do materialismo, representado pelo consumismo dos nossos dias, não passam de bens e valores perecíveis que ficarão aqui quando da volta do Ser à verdadeira vida, a vida espiritual. Suas utilidades objetivam somente o atendimento das necessidades passageiras da carne perecível, os materiais humanos postos sob nossos olhos pertencem ao domínio das transformações, através do natural aniquilamento.

“Os dons diferem, a inteligência se caracteriza por diversos graus, o merecimento apresenta valores múltiplos, a capacidade é fruto do esforço de cada um, mas o Espírito Divino que sustenta as criaturas é substancialmente o mesmo.

“Todos somos suscetíveis de realizar muito, na esfera de trabalho em que nos encontramos.
“Repara a posição em que te situas e atende aos imperativos do Infinito Bem. Coloca a Vontade Divina acima de teus desejos, e a Vontade Divina te aproveitar.”(4)

Dessa forma, é inadmissível nos dias da atualidade que esse procedimento de extravagância do ser humano, em busca dos bens e prazeres fugidios e enganosos da matéria, possa dominar a formação da mentalidade geral; o Espírito Imortal que somos necessita realizar com urgência os projetos grandiosos de nobreza e fraternidade, na construção da paz da consciência, pelo dever retamente cumprido.

Que Jesus nos guarde e guie agora e sempre!


1. Paulo. I - CORINTIOS 12:4.

2. KARDEC, Allan. O Livro dos Espíritos. FEB, 76ª edição.

3. XAVIER, Francisco Cândido. Fonte Viva. FEB, 12ª edição, cap. 4.

4. KARDEC, Allan. O Evangelho Segundo o Espiritismo. FEB, 112ª edição. cap. XVII, item 12.

Observações :

segunda-feira, 23 de março de 2015

Estudo dirigido: O Evangelho segundo o Espiritismo

---------------------------------------------------------------------
EESE – Cap. IX – Itens 1 a 4
Tema:   Perdoai, para que Deus vos perdoe
---------------------------------------------------------------------
A - Texto de Apoio:
Perdoai, para que Deus vos perdoe
1. Bem-aventurados os que são misericordiosos, porque obterão misericórdia. (S. MATEUS, cap. V, v. 7.)
2. Se perdoardes aos homens as faltas que cometerem contra vós, também vosso Pai celestial vos perdoará os pecados; - mas, se não perdoardes aos homens quando vos tenham ofendido, vosso Pai celestial também não vos perdoará os pecados. (S. MATEUS, cap. VI, vv. 14 e 15.)
3. Se contra vós pecou vosso irmão, ide fazer-lhe sentir a falta em particular, a sós com ele; se vos atender, tereis ganho o vosso irmão. - Então, aproximando-se dele, disse-lhe Pedro: "Senhor, quantas vezes perdoarei a meu irmão, quando houver pecado contra mim? Até sete vezes?" - Respondeu-lhe Jesus: "Não vos digo que perdoeis até sete vezes, mas até setenta vezes sete vezes." (S. MATEUS, cap. XVIII, vv. 15, 21 e 22.)
4. A misericórdia é o complemento da brandura, porquanto aquele que não for misericordioso não poderá ser brando e pacífico. Ela consiste no esquecimento e no perdão das ofensas. O ódio e o rancor denotam alma sem elevação, nem grandeza. O esquecimento das ofensas é próprio da alma elevada, que paira acima dos golpes que lhe possam desferir. Uma é sempre ansiosa, de sombria suscetibilidade e cheia de fel; a outra é calma, toda mansidão e caridade.
Ai daquele que diz: nunca perdoarei. Esse, se não for condenado pelos homens, sê-lo-á por Deus. Com que direito reclamaria ele o perdão de suas próprias faltas, se não perdoa as dos outros? Jesus nos ensina que a misericórdia não deve ter limites, quando diz que cada um perdoe ao seu irmão, não sete vezes, mas setenta vezes sete vezes.
Há, porém, duas maneiras bem diferentes de perdoar: uma, grande, nobre, verdadeiramente generosa, sem pensamento oculto, que evita, com delicadeza, ferir o amor-próprio e a suscetibilidade do adversário, ainda quando este último nenhuma justificativa possa ter; a segunda é a em que o ofendido, ou aquele que tal se julga, impõe ao outro condições humilhantes e lhe faz sentir o peso de um perdão que irrita, em vez de acalmar; se estende a mão ao ofensor, não o faz com benevolência, mas com ostentação, a fim de poder dizer a toda gente: vede como sou generoso! Nessas circunstâncias, é impossível uma reconciliação sincera de parte a parte. Não, não há aí generosidade; há apenas uma forma de satisfazer ao orgulho. Em toda contenda, aquele que se mostra mais conciliador, que demonstra mais desinteresse, caridade e verdadeira grandeza dalma granjeará sempre a simpatia das pessoas imparciais.
B - Questões para estudo e diálogo virtual:
1 – Em que consiste a misericórdia?
2 – Por que o texto diz: Ai daquele que diz: nunca perdoarei?
3 – Extraia do texto acima a frase ou parágrafo que mais gostou e justifique.











domingo, 22 de março de 2015

vídeo: O Jovem e a Tarefa Espírita–FEB e Texto: Integração do Jovem na Casa Espírita

Integração do Jovem na Casa Espírita

Fique de olho: Mostra de Música para a COMEBH

Mostra de Músicas para a COMEBH 2015!!!

O Evento, além de criar um espaço de integração entre as Juventudes e regionais de Belo Horizonte, busca incentivar a composição da música espírita como veículo de divulgação da Doutrina Espírita e do Evangelho de Jesus.

A de 2014 fa inscrição foi até outubro e a mostra se deu em novembro.

Agora estão na fase de escolha do logotipo da de 2015.

Fique de olho! Maiores informações em:

http://juventudeespirita.com.br/index.php?option=com_content&view=article&id=429:mostra-de-musicas-comebh-2015&catid=38:canto-da-juventude&Itemid=134