segunda-feira, 15 de junho de 2009

Adolescentes desconhecem como funciona pílula do dia seguinte

GABRIELA CUPANI
da Folha de S.Paulo

Apesar de o Ministério da Saúde disponibilizar a pílula do dia seguinte como um dos métodos para prevenir a gravidez na adolescência, na prática os jovens não conseguem tirar proveito desse recurso. Eles esbarram na falta de preparo de profissionais da saúde, que deveriam dar orientações.

O dado é resultado de um estudo ainda em andamento feito pela Faculdade de Saúde Pública da USP, que ouviu 300 adolescentes paulistas entre 12 e 20 anos e 60 profissionais da saúde para investigar a percepção desse público sobre o método. Para 8,3% dos profissionais entrevistados ela serve como abortivo. "Muitos são contra porque desconhecem que ela não provoca um aborto", diz Fernando Lefèvre, um dos coordenadores do estudo.

A pílula --que impede a fertilização do óvulo pelo espermatozoide-- deveria ser prescrita pelo médico e ingerida até 72 horas após a relação sexual desprotegida. "Esse tempo é praticamente insuficiente para marcar uma consulta ou procurar orientações mais detalhadas", observa Lefèvre. Por isso muitos jovens recorrem às farmácias e acabam seguindo recomendações de balconistas.

O estudo também revelou que a grande maioria dos jovens entrevistados é a favor da pílula, mas eles também não conhecem bem seu funcionamento. Para 30% dos homens e 45,26% das mulheres ela serve simplesmente para evitar uma gravidez. Apenas 17,14% deles e 13,36% delas dizem que esse método só deve ser usado em situações de emergência ou de sexo inseguro.

Os resultados ainda são preliminares e servirão de base para a construção de um programa educativo multimídia.

http://www1.folha.uol.com.br/folha/equilibrio/noticias/ult263u546466.shtml

********************************

Comentário:

Este artigo demosntra o que dezenas de indivíduos vem falando há décadas. O esclarecimento e a compreensão obtidos através de uma educação constante faz com que o indivíduo determine as suas escolhas pela lógica e pela razão.

A ignorância e o preconceito faz com que instrumentos que possam ser úteis ao homem de alguma forma não sejam utilizados ou sejam mal utilizados causando muitos danos ao ser humano.

Não é apenas a ignorância que prejudica o homem, pois todo espírito nasce na condição de ignorante, porém o orgulho que cega o homem e o impede de se esclarecer satisfatoriamente é o aspecto que mais vem nos prejudicando. Pois ao invés de buscar compreender aquilo que não se sabe, o orgulhoso faz de tudo para não demonstrar isto e acaba demosntrado mais ainda.

A pílula do dia seguinte é um assunto polêmico que deixaria este comentário muito extenso, porém estudar e conhecer o assunto é a única maneira de se posicionar de forma segura e racional.

(Comentário por: Claudia Cardamone, psicóloga e espírita. É membro da Equipe Espiritismo.net, atuando nas áreas de atendimento fraterno e notícias.)


Nenhum comentário:

Postar um comentário