segunda-feira, 26 de maio de 2014

Espero que você seja…

ESPEROQUEVCSEJA                    Ético

Joamar Zanolini Nazareth

Amigos, em uma sociedade que se baseia principalmente em valores imediatistas e materialistas, onde o “deus” riqueza tomou o coração da maior parte dos habitantes desse condomínio chamado Terra, e o consumismo e busca desenfreada do prazer hipnotizam as pessoas, que passam a acreditar que tais aparatos é que têm a capacidade de as fazerem felizes, não é de se estranhar o volume da corrupção enraizado em grande parte de nossas instituições políticas, sociais, filosóficas, e até mesmo religiosas.
O único freio eficaz contra as más atitudes está na própria criatura. Leis rigorosas, regras rígidas, paradigmas que impõem o medo, nada disso conseguirá, por si só, recolocar o trem da sociedade nos trilhos do progresso e da ampla civilidade.
Precisamos estar despertos para elementos que nos auxiliem a avaliar cada situação e suas consequências, optando por caminhos e decisões que não firam princípios que preservem o equilíbrio do senso coletivo.
Um dos mais importantes elementos é a ética, instrumento importante para que analisemos nossa conduta e façamos opções capazes de estabelecer um comportamento útil, nobre e inteligente em todos os lugares onde estejamos.
Há momentos em que devemos decidir pelo que seja certo, mesmo que esse certo represente algum prejuízo para nós.
Os grandes homens e as grandes mulheres se destacaram não pelo volume de riqueza ou pela quantidade de bens; se destacaram pela grandeza de suas ações e pela ética irretocável, apontando para um mundo justo, equilibrado e feliz.

Joamar Zanolini Nazareth

Nenhum comentário:

Postar um comentário