segunda-feira, 1 de dezembro de 2014

Buscando a resposta…

Perguntas feitas:

1) Dúvida: É possível a cura de um câncer em um cachorro da mesma forma que é feito o tratamento espiritual em um humano? Encontro na internet alguns centros espíritas que recebem os animais com os donos para assistirem à palestra e receberem o passe. Mas outros centros não aceitam. (D)

2) Dúvida: No seu centro entra cachorro? (E)

Recebemos algumas respostas (que colocamos aí depois dos beijos e abraços) e aguardamos a resposta de vocês que pode ser enviada para

(a) comentários (aí no escrito pequenino abaixo) ou

(b) pelo e-mail: cvdeeespnetjovem@gmail.com

Beijos e abraços

Respostas recebidas até agora:

(1) “Sei de um centro espírita em São Paulo que aceita sim animais, faz tratamento espiritual e tudo. Se chama Asseama. Nunca fui lá, porque ela bem longe de mim, mas conheci pessoas que iam e gostavam bastante ;)” (Fúlvia)

(2)  Olá pessoal!

Olha...apesar dos sentimentos que temos pelos animais, não acredito nestas tais cirurgias espirituais e fluidoterapia em animais.

Ora, a base dos tratamentos espirituais é a troca de fluidos entre médium e paciente, e entidades e paciente - como na Gênese "a substituição de um fluido bom por outro doente", organiza o perispírito, interfere no corpo físico. Para que isso aconteça, tanto médium, quanto entidade, quanto paciente têm um elemento em comum, que é o veículo destes fluidos: o perispírito.

Do fato dos animais não possuírem perispírito, não é lógico pensar em tratamento espiritual. Além disso, a causa espiritual que determina as enfermidades nos animais é bem diferente da dos humanos. Nos animais, é impossível crer em expiação e prova.

Enfim, realmente, não acredito em tratamentos espirituais para animais.

Além disso, é importante lembrar de um texto em LM (pois se questionava se animais poderiam ser médiuns): item 234 Mediunidade nos animais, do espírito Erasto. Vale muito à pena ler!

Até mais, Manuel

(3) Amigos,

Dando meu pitaco na questão:

Respondendo objetivamente a pergunta do E, eu não sei dizer se no meu centro entra cachorro ou não. Ao que eu saiba, nunca aconteceu uma situação de alguém desejar entrar com um cachorro no centro, para tratamento espiritual. Mas o que interessa é a questão que motivou a pergunta: se o tratamento espiritual em animais é possível ou não.

Entendo ser perfeitamente possível esse tipo de tratamento. Os animais não são puramente matéria como a conhecemos. Apresentam, além dessa matéria, um revestimento fluídico, que podemos chamar de perispírito ou outro nome qualquer. O que importa é a ideia. Gabriel Delanne, por exemplo, no livro “A evolução anímica”, assim denomina esse envoltório fluídico:“Não só o homem é dotado desse órgão, necessário às funções que exerce; todos os animais mantêm essa ideia diretriz. Até os mais insignificantes insetos são dotados desse organismo. É o perispírito que contém o desenho prévio e que conduzirá o novo organismo ao lugar na escala morfológica, segundo o grau de sua evolução”, explica.

A literatura clássica do Espiritismo, através do próprio Gabriel Delanne, de Ernesto Bozzano e de outros autores, é farta em exemplos de animais desencarnados que são vistos no nosso mundo terreno. Essas aparições somente se podem dar através de uma  forma fluídica de que sua essência espiritual se reveste. Chamar isso de perispírito ou não, é questão secundária. O que importa é não desconhecer a existência desse envoltório fluídico. E de onde são extraídos os elementos que formam esse envoltório fluídico? Somente podemos entender como sendo dos fluidos espirituais do planeta, derivados do fluído cósmico universal. Ou seja, isto significa que esse envoltório fluídico dos animais (que vamos chamar de perispírito, para melhor entendermos a questão) é da mesma natureza do perispírito humano, em graus diferentes de evolução, é claro.

O tratamento espiritual tem como base uma transfusão de energias, operando-se a cura “mediante a substituição de uma molécula malsã por uma molécula sã”, como explica Kardec no capítulo XIV de A Gênese. Envolve energias anímicas do próprio médium e energias oriundas do mundo espiritual, doadas pelos espíritos benfeitores que assistem o trabalho. Essas energias doadas pelos espíritos são extraídas do fluido cósmico universal, podendo, assim, ser absorvidas pelos animais, por intermédio de seu perispíritos. Uma absorvidas pelo paciente através de seu perispírito, repercutirá por todo o organismo físico, operando-se a cura.

Dessa maneira, sendo o perispírito do homem como o dos animais da mesma natureza, guardadas as devidas proporções e constituídos da mesma matéria extraída dos fluídos espirituais que são derivados do fluido cósmico universal, os animais podem ser igualmente beneficiados por estas energias, que serão absorvidas por seu perispírito e repassadas ao organismo material. No caso dos animais, que não ainda têm vida moral, não haverá, em consequência, a incidência da lei de causa e efeito, que interfere no caso do homem.

Quanto a realizar esse tratamento no centro ou em outro local é uma outra questão, unicamente de natureza operacional da instituição. Cada casa deve decidir conforme suas propostas de trabalho.

Abraços a todos, Sergio

(4) Aguardamos a sua resposta :)

Um comentário: