Vazio Existencial: É forjado pelo desconhecimento de si mesmo, ou seja, por pessoas que ignoram o que querem e o que sentem. Deste modo, aqueles que sofrem com a falta de sentido, via de regra têm suas vidas orientadas por padrões alheios.
Fonte: 10 Encontro sobre dependências
Fenômenos como a depressão, a violência e as dependências não podem ser entendidos se não reconhecermos a falta de sentido.
Bagagem Espiritual: É o nosso acervo individual – Nossas conquistas e nossos
fracassos vivenciados, e que permanece arquivado em camadas profundas da memória integral.
Sobre esse fenômeno psicológico do vazio existencial, é bom ter em conta que, ao desconhecer-se, o indivíduo adere aos valores e normas sociais de um modo que a contrapartida inevitável é a desagregação da própria identidade ante as determinações da “ditadura” das vontades externas à sua. Nesse contexto, a falta de autonomia conduz o indivíduo à necessidade de adaptar-se mais do que autorrealizar-se, prática que recalca a criatividade e as potencialidades do ser. A pessoa simplesmente se ajusta de forma pouco reflexiva e nada criativa à sociedade enferma.
Lousada, Vinícius. Tristeza, Vazio Existencial e Estratégias de Superação em: http://oconsolador.com.br/ano6/306.especial.html.
Nenhum comentário:
Postar um comentário