quarta-feira, 2 de novembro de 2016

Revista Espírita - julho 1863 - Dissertações Espíritas: O Arrependimento

REVISTA ESPIRITA
JORNAL
DE ESTUDOS PSICOLÓGICOS
JULHO 1863
 
DISSERTAÇÕES ESPÍRITAS.

 

O Arrependimento.
(Sociedade Espírita de Paris, médium senhora Costel.)

O arrependimento eleva para Deus; é-lhe mais agradável do que a fumaça dos sacrifícios e mais precioso do que o incenso espalhado nos adros sagrados. Semelhante às tempestades que transtornam o ar purificando-o, o arrependimento é um sofrimento fecundo, uma força reativa e atuante. Jesus santificou a sua virtude, e as lágrimas da Madalena se derramaram como um orvalho sobre os corações endurecidos, que ignoram a graça do perdão. A soberana virtude proclamou o poder do arrependimento, e os séculos repercutiram a palavra do Cristo, enfraquecendo-o.

Chegou a hora em que o Espiritismo deve rejuvenescer e vivificar a própria essência do Cristianismo. Apagai, pois, em toda a parte e sempre, a cruel sentença que despoja de toda esperança a alma culpada. O arrependimento é uma virtude militante, uma virtude viril, que só os Espíritos avançados ou os corações ternos podem sentir. O remorso      momentâneo e pungente de uma falta não leva com ele a expiação que dá o conhecimento de justiça de Deus, justiça rigorosa em suas conclusões, que aplica a lei do talião à vida moral e física do homem, e o castigo pela lógica dos fatos decorrentes do bom ou do mau uso de seu livre arbítrio.

Amai aqueles que sofrem, e assisti o arrependimento, que é a expressão e o sinal que Deus imprimiu em sua criatura inteligente, para elevá-la e aproximá-la de si.

JOÃO, discípulo.

Enviado por: "Joel Silva"

Nenhum comentário:

Postar um comentário