terça-feira, 25 de dezembro de 2018

E para nós, quando Jesus nasceu? (Reflexão)

E para nós, quando Jesus nasceu?

Perguntemos a Maria de Magdala, onde e quando nasceu Jesus. E ela nos responderá:
– Jesus nasceu em Betânia. Foi certa vez, que a sua voz, tão cheia de pureza e santidade, despertou em mim a sensação de uma vida nova com a qual até então jamais sonhara.
Perguntemos a Francisco de Assis o que ele sabe sobre o nascimento de Jesus. Ele nos responderá:
– Ele nasceu no dia em que, na praça de Assis entreguei minha bolsa, minhas roupas e até meu nome para segui-lo incondicionalmente, pois sabia que somente ele é a fonte inesgotável de amor.
Perguntemos a Pedro quando deu o nascimento de Jesus, Ele nos responderá:
– Jesus nasceu no pátio do palácio de Caifás, na noite em que o galo cantou pela terceira vez, no momento em que eu o havia negado. Foi nesse instante que acordou minha consciência para a verdadeira vida.
Perguntemos a Paulo de Tarso, quando se deu o nascimento de Jesus. Ele nos responderá:
– Jesus nasceu na Estrada de Damasco quando, envolvido por intensa luz que me deixou cego, pude ver a figura nobre e serena que me perguntava: Saulo, Saulo porque me persegue? E na cegueira passei a enxergar um mundo novo quando eu lhe disse:
– Senhor, o que queres que eu faça?!

Perguntemos a Joana de Cusa onde e quando nasceu Jesus. E ela nos responderá:
– Jesus nasceu no dia em que, amarrada ao poste do circo em Roma, eu ouvi o povo gritar:
– Negue! Negue!
E o soldado com a tocha acesa dizendo:
– Este teu Cristo ensinou-lhe apenas a morrer?
Foi neste instante que, sentindo o fogo subir pelo meu corpo, pude com toda certeza e sinceridade dizer:
– Não me ensinou só isso, Jesus ensinou-me também a amá-lo.

Perguntemos a Tomé onde e quando nasceu Jesus. Ele nos responderá:
– Jesus nasceu naquele dia inesquecível em que ele me pediu para tocar as suas chagas e me foi dado testemunhar que a morte não tinha poder sobre o filho de Deus. Só então compreendi o sentido de suas palavras:
– Eu sou o caminho, a verdade e a vida.

Perguntemos à mulher da Samaria o que ela sabe sobre o nascimento de Jesus. E ela nos responderá:
– Jesus nasceu junto à fonte de Jacob na tarde em que me pediu de beber e me disse:
– Mulher eu posso te dar a água viva que sacia toda a sede, pois vem do amor de Deus e santifica as criaturas.
Naquela tarde soube que Jesus era realmente um profeta de Deus e lhe pedi: – Senhor, dá-me desta água.

Perguntemos a João Batista quando se deu o nascimento de Jesus. Ele nos responderá:
– Jesus nasceu no instante em que, chegando ao rio Jordão, pediu-me que o batizasse.
E ante a meiguice do seu olhar e a majestade da sua figura pude ouvir a mensagem do Alto:
– “Este é o meu Filho Amado, no qual pus a minha complacência!
– Compreendi que chegara o momento de ele crescer e eu diminuir, para a glória de Deus.

Perguntemos a Lázaro onde e quando nasceu Jesus? Ele nos responderá:
– Jesus nasceu em Betânia, na tarde em que visitou o meu túmulo e disse: – Lázaro! Levanta.
Neste momento compreendi finalmente quem Ele era… A Ressurreição e a Vida!

Perguntemos a Judas Iscariotes quando se deu o nascimento de Jesus. Ele nos responderá:
– Jesus nasceu no instante em que eu assistia ao seu julgamento e a sua condenação.
Compreendi que Jesus estava acima de todos os tesouros terrenos.

Perguntemos a Bezerra de Menezes o que ele sabe sobre o nascimento de Jesus e ele nos responderá:
– Jesus nasceu no dia em que desci as escadas da Federação Espírita Brasileira e um homem se aproximou dizendo:
– Vim devolver-lhe o abraço que me deste em nome de Maria, porque renovei minha fé e a confiança em Deus.
Foi naquele instante que percebi a Sua misericórdia e o Seu imenso amor pelas criaturas.

Perguntemos, finalmente, a Maria de Nazaré onde e quando nasceu Jesus. E ela nos responderá:
-Jesus nasceu em Belém, sob as estrelas, que eram focos de luzes guiando os pastores e suas ovelhas ao berço de palha. Foi quando o segurei em meus braços pela primeira vez e senti se cumprir a promessa de um novo tempo através daquele Menino que Deus enviara ao mundo, para ensinar aos homens a lei maior do amor.
Agora pensemos um pouquinho:
E para nós, quando Jesus nasceu?
(Dr. Bezerra de Menezes)

2 comentários:

  1. Olá! Aconteceu um equivoco qto a autoria do texto - E para nós, quando Jesus nasceu? (Reflexão).
    Autor : Pedro Camargo - pseudônimo - Vinicius.Pedro de Camargo foi um educador e divulgador espírita brasileiro. Os seus trabalhos na área da Educação são até hoje referência sobre o assunto. Adotou o pseudônimo de Vinícius e por mais de cinqüenta anos serviu ao movimento espírita brasileiro, sendo considerado um de seus expoentes no estado de São Paulo. Wikipédia
    Nascimento: 7 de maio de 1878, Piracicaba, São Paulo
    Falecimento: 11 de outubro de 1966, São Paulo, São Paulo

    Livro: Em Torno do Mestre (FEB)

    ResponderExcluir
  2. O texto original - Escrito por Pedro Camargo (Vinicius)

    Cristo nasceu? Onde? Quando?

    A salvação não está numa finalidade a que se convencionou denominar
    céu ou paraíso: está, sim, na perpétua renovação da vida para a frente e
    para o alto. Avançar, como disse São Paulo, de glória em glória, tal é, em
    síntese, o trabalho e o plano da redenção. Jesus é a força viva que, uma
    vez encarnada no homem, determina a sua constante transformação.
    "O Verbo se fêz carne e habitou entre nós, cheio de graça e verdade, e
    vimos a sua glória como de unigênito do Pai. Mas a todos os que o
    receberam, aos que crêem em seu nome, deu ele o direito de se tornarem
    filhos de Deus; os quais não nasceram do sangue, nem da vontade da
    carne, nem da vontade do homem, mas sim de Deus." (João, 1:4.)
    A prerrogativa de unigênito do Pai, Jesus a torna extensiva a todos os
    que de boa vontade o receberem. E assim se opera o seu natalício no
    coração do pecador.
    O menino que Maria enfaixou, deitando-o, em seguida, numa
    manjedoura, é a figura desse Jesus que é força, que é poder, que é vida e
    verdade, atuando no interior do homem.
    Invoquemos, em abono de nossa asserção, o testemunho de algumas
    personagens que figuram na esfera cristã como astros de primeira
    grandeza.
    Perguntemos a Paulo — onde e quando Jesus nasceu? Ele nos dirá: Foi
    na estrada de Damasco, quando eu, então intolerante e fanatizado por uma
    causa inglória, me vi envolvido na sua divina luz. Dali por diante — "já
    não sou eu mais quem vive, mas o Cristo é que vive em mim".
    ***
    Indaguemos de Madalena, onde e quando nasceu Jesus. Ela nos
    informará: Jesus nasceu em Betânia, certa vez em que sua voz, ungida de
    pureza e santidade, despertou em mim a sensação de uma vida nova, com
    169
    a qual, até então, jamais sonhara.
    ***
    Ouçamos o depoimento de Pedro, sobre a natividade do Senhor, e ele
    assim se pronunciará: Jesus nasceu no átrio do paço de Pilatos, no
    momento em que o galo, cantando pela terceira vez, acordou minha
    consciência para a verdadeira vida. Daí por diante, nunca mais vacilei
    diante dos potentados do século, quando me era dado defender a Justiça e
    proclamar a verdade, pois a força e o poder do Cristo constituíram
    elementos integrantes de meu próprio ser.
    ***
    Chamemos à baila João Evangelista e peçamos nos diga o que sabe
    acerca do natal do Messias, e ele nos dirá: Jesus nasceu no dia em que
    meu entendimento, iluminado pela sua divina graça, me fêz saber que
    Deus é amor.
    ***
    Dirijamo-nos a Zaqueu, o publicano, e eis o seu testemunho: Jesus
    nasceu em Jericó, numa esplêndida manhã de sol, quando eu, ansioso por
    conhecê-lo, subi numa árvore, à beira do caminho por onde ele passava,
    contentando-me com o ver de longe. Eis que ele, amorável e bom, acename, dizendo: Zaqueu, desce, importa que me hospede contigo. Naquele
    dia entrou a salvação no meu lar.
    ***
    Interpelemos Tomé, o incrédulo: Quando e onde nasceu o Mestre? Ele,
    por certo, retrucará: Jesus nasceu em Jerusalém, naquele dia memorável e
    inesquecível em que me foi dado testificar que a morte não tinha poder
    sobre o Filho de Deus. Só então compreendi o sentido de suas palavras:
    "Eu sou o caminho, a verdade e a vida."
    170
    ***
    Apelemos, finalmente, para Dimas, o bom ladrão: Onde e quando Jesus
    nasceu? Ele nos informará: Jesus nasceu no topo do Calvário,
    precisamente quando a cegueira e a maldade humana supunham aniquilálo para sempre; dali ele me dirigiu um olhar repassado de piedade e de
    ternura, que me fêz esquecer todas as misérias deste mundo e antegozar as
    delícias do Paraíso. Desde logo, senti-o em mim e eu nele.
    ***
    Tal foi o testemunho do passado — tal é o testemunho do presente,
    dado por todos os corações que, deixando de ser quais hospedarias de
    Belém, onde não havia lugar para o nascimento de Jesus, se
    transformaram, pela humildade, naquela manjedoura, que o amor
    engenhoso da mais pura e santa de todas as mães converteu no berço do
    Redentor do mundo.

    FONTE: (Pedro de Camargo - Vinícius) Livro: Em Torno do Mestre (FEB)

    ResponderExcluir