quinta-feira, 29 de janeiro de 2009

Pergunta Feita: Eu queria que ... gostasse mais de mim...

Pergunta Feita:
 
OI EU QUERIA QUE O R. GOSTASSE MAIS DE MIM E QUE O MEU PRIMEIRO ENCONTRO COM ELE SEJA BOM
(J. - 14 anos)
 
==============================================
Resposta dada:
 
Olá!
 
Muita paz a você!
 
 
Todo primeiro encontro provoca um pouco de ansiedade, algumas vezes medo, mas sempre porque desejamos que dê certo. O importante é que pensemos sempre no motivo desse encontro, o porquê de desejamos estar com a pessoa de quem gostamos.
 
 
Nós sempre pensamos em viver nossa vida intensamente, com vontade de fazer tudo ao mesmo tempo, aproveitar o momento, mas não precisamos fazer as coisas assim, com tanta pressa. Nossas experiências amorosas são muito importantes para que façamos delas apenas um simples encontro, isso porque o que fazemos hoje, marca nossas vidas por muito tempo, às vezes para sempre! Portanto, devemos, como diz aquele personagem, ter "muita calma nessa hora!" :-)
 
 
Para viver um amor de verdade, precisamos conhecer nossos sentimentos, conhecer os sentimentos dos outros, saber que às vezes acertamos, às vezes erramos, tudo porque não podemos dizer como as pessoas devem ser ou o que devem sentir, assim como ninguém pode nos dizer o mesmo. Temos de aprender nos conhecer e a conhecê-las, mostrar a elas que devem nos respeitar e saber que devemos respeitá-las, também. Todo esse aprendizado demora algum tempo, pois precisamos amadurecer, aprender sobre quem somos, o que desejamos e sonhamos para nossas vidas.
 
 
A vontade de estar com alguém pode ser grande, mas nos dias de hoje essa vontade acaba atropelando as etapas que devemos seguir, como conhecer, confiar, criar uma amizade verdadeira e, somente depois, nos aproximarmos para ter uma relação bacana e cuidadosa.
 
 
Hoje, falamos muito do "ficar com alguém". O problema é o que acontece enquanto se "fica" com tal pessoa. Nós vemos na tv e nas revistas todo mundo fazendo o que tem vontade, mas não vemos dizerem as coisas erradas que acontecem quando passam dos limites. Assim, antes de fazer valer essa vontade de estar ao lado do R., você deve pensar no que acontecerá enquanto esse e outros encontros vierem.
 
 
Tudo dará certo, desde que façam a coisa certa, desde que se respeitem e que entendam que tudo acontece no tempo certo. Mais uma vez, você tem um caminho bastante longo para seguir, muitos anos ainda por vir, e não há porque avançar no tempo e nas escolhas.
 
 
Uma ótima forma de fazer tudo da forma certa é conversas com seus pais ou com alguém em quem confie, mas que já tenha vivências para trocar experiências e te orientar da forma correta.
 
 
Lembre-se que as coisas sempre dão certo quando fazemos as escolhas certas. Por isso, vá com calma e cuide bem de seu coração! :-)
 
 
Não sei se você gosta de leituras, mas um ótimo livro para sua idade é "Aborrecente, não. Sou adolescente", de Vera Lúcia Marinzeck, do Espírito Rosângela.
 
Sinopse do livro:
 
Festas, telefonemas, CDs, televisão, paqueras, nisto se resume a realidade dos adolescentes, certo?
Errado! Diversão, amizade, arte e amor são palavras que traduzem melhor o mundo dos jovens.
Contestadores, alegres e extrovertidos, Camila, Leonardo, Mariana e muitos outros personagens deste livro representam o intrigante universo adolescente, com seus problemas, suas dúvidas e angústias.
Assuntos como vícios, dificuldades de relacionamento com os pais, violência, namoro e amizade são tratados com profundidade e sutileza, criando uma história instigante e envolvente.
Assim como na realidade, neste livro os jovens são retratados com toda a sua criatividade, seu espírito curioso e inovador, descobrindo seu espaço, defendendo seus valores, se fazendo respeitar e, finalmente, afirmando com a segurança de quem conhece o seu lugar:
Aborrecente, não. Sou adolescente!

Esperamos ter ajudado e conte sempre conosco!
 
Um abraço,
 
André.
Equipe Net Jovem
Dúvidas e Sugestões:
www.cvdee.org.br/netjovem.asp
 *
Oferecemos o convite para participar dos nossos estudos na Internet. Conheça o Paltalk:
http://www.celd.org.br/celd_paltalk.php.
 *
No Paltalk: categoria "Central & South America" - subcategoria "Brazil", sala Espiritismo Net Jovem - Todas às sextas-feiras, 21h.

Nenhum comentário:

Postar um comentário