domingo, 28 de maio de 2017

Pergunta feita - quem acredita em Jesus é mais evoluído?

Pergunta feita:
De: I C L i
Dúvida: Sou católica, mas a algum tempo estou lendo livros espiritas, queria saber se quem acredita em Jesus é mais evoluído daqueles que não acreditam, não o reconheceram. Obrigado.


Resposta dada:
I,

A evolução espiritual não se mede por acreditar ou não nesse ou naquele espírito. Nossa evolução se dá à medida que vamos nos aperfeiçoando moral e intelectualmente, isto é, progredindo em conhecimento e em virtudes, deixando para trás os vícios, as imperfeições e as paixões inferiores que ainda trazemos. É desse modo que todos progredimos, passando de uma classe inferior para outra mais elevada. Jesus, ensinam os Espíritos, é o ser mais perfeito que Deus enviou à Terra para nos servir de guia e modelo. Contudo, nem todos estão evoluídos o suficiente para já terem adquirido essa compreensão.

Assim, diferenças de credo ainda existirão por algum tempo, até que alcancemos todos a perfeição a que estamos destinados. Como disse Jesus, “tenho ainda outras ovelhas que não são deste aprisco; é preciso que também a essas eu conduza; elas escutarão a minha voz e haverá um só rebanho e um único pastor” (S. João, cap. X, v. 16). Portanto, todos um dia reconhecerão Jesus como o ser mais perfeito que já esteve na Terra e o condutor dos nossos destinos. Como ele próprio também disse em outra passagem: “Eu sou o caminho, e a verdade, e a vida; ninguém vem ao Pai, senão por mim.”  Mas enquanto esse dia não chega, ainda haverá os que duvidam do Cristo, por serem incrédulos ou por professarem outras corrente religiosas diferentes do Cristianismo. 

A figura de Jesus está ainda muito ligada à prática religiosa e sabemos que religião é uma questão de fé. Respondendo à pergunta de Kardec sobre qual seria a melhor religião, os Espíritos  afirmaram que a melhor religião será a que fizer mais homens de bem, deixando claro que o rótulo religioso nada vale, se não acompanhado do atendimento das leis de Deus. É claro que creditar em Jesus e seguir os seus ensinamentos é um passo importante para se chegar ao reino dos céus. Kardec aponta como dificuldades para a união dos homens numa crença única, prevista por Jesus, as diferenças que existem entre as religiões, o antagonismo entre seus adeptos e a obstinação de acreditar cada uma ter a posse exclusiva da verdade. Esses fatores levam a que todas desejem a unidade em torno de suas crenças, sem admitirem possibilidade de fazerem qualquer concessão no que diz respeito a outras crenças..    

Numa da muitas passagens em que falou sobre a entrada no reino dos céus, Jesus ensinou que serão todos colocados diante dele e Ele separará uns dos outros, como o pastor separa os bodes das ovelhas. Porá as ovelhas à direita, e os bodes à esquerda e então dirá aos que forem colocados à sua direita: “vinde, benditos de meu Pai, entrai de posse do reino que vos está preparado, porque tive fome, e me deste de comer tive sede, e me deste de beber; estava nu, e cobriste-me; estava enfermo no cárcere e visitaste-me. Todas as vezes que fizestes isto a um destes irmãos pequeninos a mim é que o fizestes. Dirá também aos que forem colocados à esquerda: afastai-vos de mim, malditos, para o fogo eterno, porque tive fome, e não me destes de comer; tive sede, e não me destes de beber; estava nu, e não me cobristes; estava enfermo no cárcere e não me visitastes. Todas as vezes que deixastes de fazer isto a um destes pequeninos a mim deixastes de fazer.”

Então, Jesus descreve como se definirá o destino do espírito. O que fizeram os justos para merecerem o reino dos céus? Ajudaram o próximo, praticaram caridade. E os que serão separados para o suplício eterno? Negaram auxílio aos necessitados, não praticaram a caridade. Jesus não pergunta se foram atendidas estas ou aquelas formalidades religiosas, se foram observadas estas ou aquelas práticas exteriores. Não Indaga pela fé nem pela opção religiosa de cada um; não faz distinção entre o que crê nele e o que não crê. Somente leva em consideração uma coisa: a prática da caridade.

Desse modo, I, é a prática da caridade que demonstra quem está mais ou menos evoluído. Aceitar Jesus e seguir os seus ensinamentos é o caminho para chegarmos ao reino dos céus. Mas enquanto essa aceitação não chega a toda a Humanidade, alguns evoluem mesmo sem ela, como temos inúmeros exemplos de homens e mulheres não cristãos, mas que deram demonstrações de serem espíritos mais evoluídos do que muitos que já aceitam o Cristo, como Gandhi, Madre Tereza de Calcutá, Sai Baba, dentre outros.

Esperando ter contribuído, continuamos à disposição.

Muita paz e um forte abraço


Equipe CVDEE

Nenhum comentário:

Postar um comentário