quarta-feira, 20 de maio de 2009

Pergunta Feita : Sou iniciante...

Pergunta Feita:

Galerinha sou nova nesse meio e gostaria e aprender mais sobre o assunto, descobri sozinha e me apaixonei.(R - 19 anos)
============
Resposta dada:


Olá!
Muita paz a você!
Agradecemos o carinho e o contato!

O Espiritismo tem como premissa o trabalho e o estudo. O trabalho direcionado ao próximo necessitado e estudo das obras que nos trazem os ensinamentos dos Espíritos. Sem esses dois ingredientes, não há teoria, nem prática espírita.

Muito há para se aprender e nunca podemos dizer que sabemos tudo ou que os estudos chegaram ao fim, ao contrário, sempre há o que se aprender, seja do mundo espiritual ou daqui, do nosso mundo de relações e compromissos. Somos Espíritos em constante evolução e cada luz que se acende em nossa mente nos leva um passo para além da escuridão (da ignorância). Albert Einstein disse: "A mente que se abre a uma nova idéia, jamais volta ao seu estado original".


Os estudos espíritas devem estar centrados, acima de tudo, nas obras básicas, que chamamos de Codificação Espírita, elaboradas e organizadas por Allan Kardec. Abaixo delas, devemos buscar as obras literárias que estejam em pleno acordo com suas instruções, pois, do contrário, seremos levados pelas ilusões, fantasias e enganos, o que ocorre muito freqüentemente. Devemos primar pelos autores e médiuns reconhecidos pelo bom-senso, pela concordância de suas idéias, pela linguagem e caráter sério de suas mensagens, enfim, as referências devem ser, sempre, as obras de Kardec. Ao final, uma coleção em vídeo para que tenha uma visão mais ampla da Doutrina Espírita.


Sendo iniciante no estudo do Espiritismo, é recomendável que comece conhecendo um Centro Espírita e suas atividades (acesse http://www.espiritismogi.com.br/centros/mogi.htm e veja alguns endereços em sua cidade, ou www.feesp.com.br para falar com a Fed. Esp. de São Paulo). Grupos de estudos orientam aqueles que se interessam pelo aprofundamento do conhecimento transmitido pelos livros, assim como atividades assistenciais levando o participante a integrar-se com a prática da caridade direcionada aos nossos semelhantes. As demais atividades vão sendo conhecidas aos poucos, conforme sua integração na casa.


Temos livros, palestras, vídeos, mensagens e outros materiais que podem instruí-la, conforme for ascendendo na escala de conhecimento doutrinário. Passaremos abaixo uma relação de sites que oferecem material para sua apreciação:


www.espiridigi.net – seção download
www.espiridigi.net/videos - Coleção Revista Informação
www.videosespiritas.com – Programas Espíritas diversos em vídeo
www.virtual.espiridigi.net – seção Multimídia – a áudio, vídeo e textos
www.espacoespirita.net – palestras diversas transmitidas pelo Centro Espírita Léon Denis - RJ
www.cvdee.org.br - Vários estudos, artigos e outros materiais


Sugerimos, também, como meio de harmonização em seu lar, fazer a Reunião do Evangelho no Lar para que não somente você, mas todos da família, e auxiliares, possam receber os seus benefícios, que envolvem todo o ambiente doméstico.
Um Roteiro e outros esclarecimentos sobre o assunto poderão ser encontrados no seguinte endereço: http://www.espiritismo.net/evangelho_no_lar

Procure sempre cultivar o hábito da oração e manter-se em vigilância, no pensamento, no falar e no agir. Outrossim, assistindo às palestras de uma Casa Espírita, prestando a devida atenção, sempre encontraremos respostas para as nossas dúvidas, por meio dos ensinamentos dos oradores e a assistência inspiradora dos nossos mentores e protetores espirituais. A Casa Espírita proporciona o benefício do passe, o qual constitui-se duma transfusão de energias, que nos revigoram e reanimam. O tratamento magnético (passes) vem como um poderoso recurso para o equilíbrio que todos precisamos e nele encontramos o suporte espiritual para nossas lutas cotidianas. Igualmente, a participação em atividades de caridade, de ajuda ao próximo, proporciona a higiene mental necessária à nossa renovação.

Recomendamos, caso seja possível e haja interesse, participar de nossas atividades na Internet (estudos, palestras, vibrações e Atendimento Fraterno), via Paltalk (programa de áudio-conferência). Informe-se sobre o programa - instalação e uso - no site www.espiridigi.net/paltalk, além da programação semanal de nossos grupos de trabalho, com as atividades e horários. No Paltalk: categoria "Central & South America" - subcategoria "Brazil", sala Espiritismo Net Jovem - Todas às sextas-feiras, 21h.
Um abraço,
André.
Equipe Espiritismo.net Jovem
Dúvidas e Sugestões: www.cvdee.org.br/netjovem.asp

Nenhum comentário:

Postar um comentário