sábado, 28 de abril de 2012

Estudo dirigido: O Livro dos Espíritos XLIX

Estude os itens de 958 até 1019 e responda, justificando sua resposta, às seguintes indagações:


1) No momento da morte, qual é o sentimento que domina, respectivamente, o céptico, o culpado e o homem de bem?

2) A punição e a recompensa para os nossos atos de que dependem?

3) Em relação aos sofrimentos após a morte o que poderíamos dizer sobre?

4) A ação dos maus Espíritos é muito menor sobre outros espíritos do que sobre os homens, isso ocorre porque...

(adaptado da apostila de estudos das obras codificadas por Allan Kardec. IDE-JF/MG)

quarta-feira, 25 de abril de 2012

Espero que você seja...



ESPERO QUE VOCÊ SEJA... ANIMADO


Joamar Zanolini Nazareth




Triste é nos constituirmos em pedra de tropeço para os outros, estraga-prazeres, objeto de azar, alguém que as pessoas não gostem de ter por perto. Mas isso é muito difícil de acontecer, podemos pensar, mas se começarmos a nos comportar como pessoas desanimadas, pessimistas, sempre para baixo, duvidando que coisas boas realmente aconteçam conosco, acabaremos por começar a espantar as demais pessoas. Ser pessimista é um fato que às vezes ocorre conosco, mas agüentar uma pessoa pessimista perto de nós é outra coisa. O que não queremos para nós, não devemos impor a outrem. Nunca é demais repetir que obstáculos são coisas naturais na vida de qualquer um de nós. Daí começar a contabilizar somente os problemas indica que estamos doentes da vontade e precisando do óculos do bom senso. Uma aferição sincera das experiências de nossas vidas indica que, a par das dificuldades e tristezas, caminham mais numerosas bênçãos e alegrias. Chega a ser ingenuidade levar a vida fazendo o papel de coitadinhos, cultivando a angústia como companhia. Sejamos animados com nossos planos, com nossas possibilidades, com nossa capacidade, com nossos talentos, com nossos valores. Chega de duvidar de nós mesmos! As boas coisas da vida, as mais sérias, as mais importantes, jamais chegaram nem jamais chegarão com facilidade às nossas mãos. A construção sólida demanda tempo para ser feita com esmero e cuidado. Não sejamos fracos, nem nos comportemos como crianças mimadas. Sejamos animados, e as conquistas seguirão nosso esforço sincero e nosso ideal de semear boas obras, que mesmo simples, são essenciais a nós.

(autor: Joamar Zanolini Nazareth)

terça-feira, 24 de abril de 2012

Anotações: Ideias básicas- A imortalidade da alma



IDEIAS BASICAS: A Imortalidade da Alma




Bibliografia: Conteúdo Programático – DIJ / União Espírita Mineira – BH/MG





IDEIAS BÁSICAS

Ao espírito, princípio inteligente criado por Deus para povoar o Universo, concede o Criador a bênção da Imortalidade.

Embora a imortalidade da alma tenha sido ensinada por todas as doutrinas espiritualistas, coube ao Espiritismo, não só confirmar esta evidência como, através de fatos, comprovarem a sua realidade.

A Doutrina Espírita, no entanto, não se limita a comprovar a imortalidade da alma e sua individualidade após o túmulo, mas elucida igualmente, os fatores que cercam sua caminhada infinita.

Desses fatores destacam‑se a evolução, a reencarnação, o livre arbítrio e causa e efeito, como leis inerentes à permanente ascensão da alma rumo a Deus, nosso Pai e Criador.

O Espiritismo vem comprovar assim, que o túmulo não significa o término de nossa vida, a qual se desdobra exuberante no Plano Espiritual.

Ensina-nos a Doutrina Espírita que, para desfrutar de relativo equilíbrio no plano extra‑físico e em nossas existências futuras, na carne, é indispensável alicerçarmos as nossas atitudes de hoje no equilíbrio, na responsabilidade cristã e acima de tudo, na edificação do AMOR, único roteiro capaz de nos conduzir a perfeição espiritual a que nos destinamos.

CONCLUSÃO EVANGÉLICO‑DOUTRINÁRIA

A imortalidade da alma é uma das mais importantes revelações para a Humanidade, pois, através dela, nos asseguramos da realidade do futuro e da certeza de atingir a perfeição a que todos nos destinamos.

Pela luzes da Terceira Revelação, a imortalidade da alma oferece‑nos um estímulo permanente à nossa transformação para o Bem.

Certos da imortalidade da alma e de sua individualidade sentimo-nos felizes e confiantes num futuro muito melhor.

Prevalecendo o nosso aprendizado e as nossas conquistas espirituais após o túmulo, só nos resta batalhar pela implantação do Bem e do Amor em nós mesmos, para nosso equilíbrio e felicidade no porvir.

(fonte: http://evangelizacao-infantil.blogspot.com.br/search/label/Textos%20Subsidi%C3%A1rios)

segunda-feira, 23 de abril de 2012

Acontecerá: Teatro Nau da Esperança

Teatro: Nau da Esperança
Dia: 20/05/2012
Horário: De 14:00 às 16:00
Local: Praça Elias Queiroz, 160
Bairro Alvorada -- Cidade: Prata / MG
Maiores informações pelo telefone: 34 3431 1029
Descrição: Será realizado, no dia 20/05/2012, em Prata/ MG, o Teatro Nau da Esperança no Posto de Assistência Espírita Jerônimo Mendonça.