sábado, 25 de novembro de 2017

Você sabia?!


O que é...

Médiuns Inspirados

 O Livro dos Médiuns

182. Qualquer pessoa que, quer no estado normal, quer no estado de êxtase, receba, pelo pensamento, comunicações estranhas às suas ideias preconcebidas, pode ser classificada na categoria dos médiuns inspirados; é, como se vê, uma variedade da mediunidade intuitiva, com esta diferença de que a intervenção de um poder oculto é, aí, muito menos sensível, pois, no inspirado, é ainda mais difícil distinguir o pensamento próprio, daquele que é sugerido. O que caracteriza este último é, principalmente, a espontaneidade. A inspiração nos vem dos Espíritos que nos influenciam para o bem ou para o mal, mas ela procede muito mais daqueles que nos querem bem e cujos conselhos, muitas vezes, cometemos o erro de não seguir; ela se aplica a todas as circunstâncias da vida, nas resoluções que devemos tomar; sob este aspecto, pode-se dizer que todos são médiuns, pois não há quem não possua seus Espíritos protetores e familiares, que fazem todos os seus esforços para sugerir aos seus protegidos pensamentos salutares. Se todos estivessem bem compenetrados desta verdade, recorrer-se-ia, com maior frequência, à inspiração de seu anjo guardião, nos momentos em que não se sabe o que dizer ou o que fazer. Que o invoquem, portanto, com fervor e confiança, em caso de necessidade, e, com muita frequência ficarão admirados com as ideias que surgirão, como por encanto, quer se trate de uma resolução a tomar, quer se trate de compor alguma coisa. Se nenhuma ideia lhe vier, é que, seria preciso esperar. A prova de que a ideia que surge é, realmente, uma ideia estranha a si mesmo, é que, se ela estivesse sempre consigo, esta pessoa teria sido sempre sua proprietária e não haveria razão para que ela não se manifestasse à vontade. Aquele que não é cego só precisa abrir os olhos para enxergar, quando quiser; assim também, aquele que possui ideias próprias têm-nas sempre à sua disposição; se elas não lhe acodem à vontade, é que ele é obrigado a buscá-las em outros lugares, que não no seu próprio íntimo.

Pode-se ainda incluir nesta categoria as pessoas que, sem ser dotadas de uma inteligência fora do comum e sem sair do estado normal, têm lampejos de uma lucidez intelectual que lhes dá, momentaneamente, uma facilidade incomum de concepção e de elocução, e em certos casos, o pressentimento das coisas futuras. Nestes momentos que chamamos, justamente, de inspiração, as ideias abundam, seguem-se, encadeiam-se, por assim dizer, por si mesmas, através de um impulso involuntário e quase febril; parece-nos que uma inteligência superior vem nos ajudar e que nosso espírito está livre de um fardo.


(O Livro dos Médiuns. CELD. Allan Kardec. Cap. XV)

A missão da Arte

A missão da Arte

A Arte é das mais profundas formas de expressão que o espírito pode encontrar sobre a Terra.
Quando penetrada por ideais de excelência, cabe à Arte o labor de cooperar no desenvolvimento da estesia nas criaturas de Deus.
Assim, o artista é alguém dotado dessas sutis percepções, tendo possibilidades, muitas vezes, de captar a vibração superior da Vida, as ondas luminosas de esferas cerúleas e apresentar aos homens o produto de sua filtragem.
O artista imbuído da Arte que se agita nos painéis do Cosmo, quando segue fiel aos preceitos do equilíbrio da realização do bem, não poucas vezes se faz intérprete de fulgurantes mensagens, depositário que se torna dos fulgores estelares.
Cooperador de Deus, cabe ao artista desenvolver ou colaborar para que se desenvolvam nos seres humanos os sentimentos do belo, do inefável, do indefinível.
Não é por outra causa que deparamos com artistas de níveis variados, atendendo aos Programas da Divindade nos Patamares mais diversos pelo mundo.
Dos tambores rústicos da selva aos violinos apaixonados e rútilos concertos, vemos a Presença de Deus.
Do totem dos prístinos dias da tribo, às esculturas de Miguel Ângelo, na Europa, percebemos a Presença de Deus.
Das evocações do vozerio rítmico dos polinésios às mais formidáveis sinfônicas do mundo, sentimos a presença de Deus, conduzindo seus filhos ao amadurecimento estético, aos voos mais altos da sensibilidade, a fim de que o compreendam, gradativamente, na fileira evolutiva.
Não podemos ignorar, contudo, que aparecem aqui e ali, em muitos lugares, e mesmo que luxuriam em vários locais no mundo, almas infernizadas em si mesmas, marcadas pelos instintos rebaixados do crime, possuidores de pulsões anímicas aberrantes, que se mostram como artistas, impondo aos despreparados e incautos as alucinações íntimas as quais nomeiam como arte.
No momento em que vive a Humanidade em meio de tantas confusões conceptuais e do gargalhar do deboche, mesmo nas áreas onde deveria vigorar o legítimo e o são, a irrisão campeia, a loucura toma foros de destaque e se projeta nas telas como pautas, nos palcos como na literatura, enrodilhando um incontável número de indivíduos em suas sombras.
Na hora torturante pela qual passam os homens da Terra encontramos grande leva de considerados artistas que, ignorando a sua missão de contribuir com a Obra do Criador, enleiam-se nos fios da vaidade e ao revés de prestarem homenagem à Vida Cósmica por meio da sua arte, põem-se como centros dessa arte, buscando o aplauso e a fama, a riqueza e os  fogos-fátuos que brilham por pouco tempo, deixando trevas e amargores, lágrimas e frustações nas almas dos desprevenidos comerciantes da Arte.
Se identificas em tuas possibilidades a presença do Senhor a se fazer através de diversificada expressão artística, eleva-te, aprimora-te, ilumina-te, conquista-te e deixa-te a ti mesmo penetrar pelas vibrações dos seres Angélicos, que honram a Deus, espargindo amor e saúde pelo Universo, a fim de que, ao longo dos tempos, participes dos seus misteres.
Fazer arte, em verdade, é louvar a Deus alcandorando os seres da Humanidade.
Engaja-te nesse labor e deixa brilhar, também aí, a tua luz.

Camilo
(TEIXEIRA, José Raul. Pelo Espírito Camilo. Vozes do Infinito.

Niterói: Editora Frater. 1991, p. 37).

sexta-feira, 24 de novembro de 2017

Palestra comemorativa por ocasião do 32º aniversário de fundação do CEAK - Centro Espírita Allan Kardec, de STI - Sta. Terezinha de Itaipu/PR


Gostaríamos de convidá-los para a Palestra comemorativa por ocasião do 32º aniversário de fundação do CEAK - Centro Espírita Allan Kardec, de STI - Sta. Terezinha de Itaipu/PR, onde participamos há quase 25 anos, única Casa Espírita no município itaipuense, fundado em 1982, a 25 km de Foz do Iguaçu/PR, Brasil.

A palestra será proferida pela confreira Adriana Martini Fonseca, diretora do DIJ - Departamento de Infancia e Juventude do CEAK e secretária da nossa Casa, filiada à FEP - Federação Espírita do Paraná desde a sua fundação, em 1985. O tema será: "Por que sofremos?".

A exposição doutrinária, no CEAK, acontecerá no sábado 9 de Dezembro de 2017 às 20h no CEAK: Rua Padre Bernardo, 1444 - Centro de Santa Terezinha de Itaipu (de fronte ao Bosque dos Pioneiros), com entrada franca e gratuita.
1) Na ocasião serão lançados, regionalmente, 3 livros da nossa autoria conjunta: "Pérolas da Série Evangélica Amélia Rodrigues" (2017, Editora LEAL, em dois volumes, com 1.112 páginas e 4.500 entradas de verbetes evangélicos, históricos, poéticos, biográficos, literários, geográficos etc.), psicografia do médium, orador e educador Divaldo Pereira Franco, volumes organizados pelos confrades Regina Baldovino e Enrique Baldovino, verbetes extraídos dos 10 livros da Série Evangélica, ditados desde 1967 pelo Espírito Amélia Rodrigues/Divaldo Franco, isto é, há exatamente 50 anos!
2) A segunda obra a ser lançada será: "Terapia Holística Alliyana" (Editora LEAL, 2017, com 120 páginas), da autoria do confrade equatoriano Dr. Juan Danilo Rodríguez, traduzido para o português por Enrique Eliseo Baldovino e revisado por Regina Helena de Mello Baldovino, nossa esposa, que é Professora de Letras e psicopedagoga.

3) O terceiro livro é: "Terapia Holística Alliyana" (2017, Editora LEAL, com 120 pp.), o original espanhol, do Dr. Juan Danilo Rodríguez, com revisão de Enrique Baldovino e com Prefácio do Espírito Joanna de Ângelis.
Será uma grande satisfação recebê-los no CEAK, na palestra comemorativa do 32º aniversário de fundação e na Noite de autógrafos, onde lançaremos em nossa 13ª região os livros acima. Sejam todos muito bem-vindos!!!
Enrique E. Baldovino
Deptº. Difusão do CEAK
Foz/PR, 23/11/2017.
União com Jesus


E, aí! Já leu algum deles?!

Literatura espírita para a juventude
 No programa: Juventude Maior |  Publicado por Rádio Boa Nova 


Ler é muito bom, enriquece o repertório e abre a mente para novas descobertas e possibilidades.
Na juventude o incentivo deve partir dos pais, este é um fator muito importante para que os jovens criem o hábito pela leitura desde cedo.
Estudar a Doutrina Espírita é de fundamental importância, com ela encontramos o caminho para tomar as melhores decisões e para evoluirmos.  Além de encontrar o verdadeiro sentido para nossa existência terrena.
literatura espírita dispõe de diversas obras que falam diretamente para o público juvenil (crianças e adolescentes). De uma forma didática e divertida é possível aprender as lições e ensinamentos deixadas pelos espíritos, e das valiosas lições do nosso amigo Jesus. Também é possível conhecer diversos espíritos por meio dos médiuns, contam suas experiências de vida após a vida, e de como é a vida do lado de lá.
A produção do programa Juventude Maior realizou um programa especial no último sábado (28), abordando algumas obras para a juventude.
Abaixo confira as obras e leia a que mais lhe agradar 
  • Evangelho Fácil e Espiritismo Fácil:
Do autor Luiz Hu Rivas, os livros foram publicados pela editora Boa Nova.
De uma maneira muito didática e ilustrada desenvolve uma diagramação que facilita o entendimento e atrai os novatos do espiritismo a compreender melhor os temas.
  • Allan Kardec Para Todos:
Também do autor Luiz Hu Rivas, publicado pela editora FEBo livro é uma síntese das obras do codificador do espiritismo, divididos assim:
1º A vida de Kardec , obras básicas, o que é o espiritismo, revista espírita e atividades;
2º O Livro dos Espíritos
3º O Livro dos Médiuns
4º O Evangelho Segundo o Espiritismo
5º O Céu e o Inferno
6º A Gênese
7º Obras Póstumas
8º Outras obras
  • Meu pequeno evangelho:
Neste pequeno grande livro é a turma da Mônica que com histórias super divertidas ensinam o evangelho de Jesus!
Luis Hu Rivas e Mauricio de Souza, juntos contam histórias e ilustrações encantadoras. Esta obra foi publicada pela editora Boa Nova.

  • Mediunidade na Mocidade:
O livro é em formato de pergunta e resposta, abordando e enfocando a mediunidade na vida dos jovens. As perguntas foram propostas por um grupo de jovens que integram a Pré-mocidade e Mocidade espírita de Uberaba em Minas Gerais. Uma obra de Carlos Baccelli e Odilon Fernandes, pela editora Didier. 
  • Memórias de um Toxicômano
O livro conta a história do jovem Thiago, que enquanto encarnado passo pela experiência do vicio das drogas. Nos narra como foi sua trajetória no plano espiritual e nos alerta sobre as consequências do outro lado da vida. O romance foi psicografado pelo médium Marcos Alberto Ferreira, publicado pela Editora Mundo Maior.
  • Diário de um Fantasminha
Adeíson Salles escreveu o diário do jovem Bernardo, e de uma maneira ilustrada e muito dinâmica e jovial nos conta suas aventuras. O personagem vai narrando também algumas de suas experiências e dificuldades. O livro nos ensina o momento do desencarne, a mediunidade na adolescência e de como nos portarmos diante de problemas. Nos mostra um exemplo de uma verdadeira e linda amizade entre Bernardo e Angel. Uma obra muito linda e bacana para as crianças, pela editora Intelítera.
  • Somos Jovens Demais Para Morrer
O livro conta a história de uma jovem filha de um general da S.A que conviveu na época do nazismo e relata todas as dificuldades que as pessoas passaram naquele momento da humanidade principalmente ela que se apaixona por um judeu.
Como Deus é justo, concede a nós novas oportunidades e na segunda parte do livro é contato a história daqueles jovens em outra existência em uma nova oportunidade agora no Brasil.
Uma obra muito importante que fala sobre assunto que devem ser falados, como o preconceito tão existente ainda em nossa sociedade e no mundo. Também do autor Adeílson Salles, pela editora Intelítera.
  • O Evangelho Segundo o Espiritismo para Infância e Juventude vol 1 e 2
De uma forma ilustrada e muito dinâmica, o Evangelho em forma de desenhos e em uma linguagem acessível para as crianças. Sabemos da importância de ensinarmos as lições e os exemplos de Jesus desde muito cedo!
Está aí uma ótima opção para facilitar este entendimento. Pela editora Mundo Maior, ilustrado por Mario Roberto da Silva.
Encontre aqui o Volume 1 e o Volume 2.
  • Canção da Esperança
Pelo médium Robson Pinheiro, o espírito Franklim conta a sua trajetória no plano espiritual e também como é ter a experiência de conviver com a AIDS, uma obra da Editora Casa dos Espíritos.
  • Faz Parte do Meu Show
Este romance trata sobre a descoberta da realidade espiritual por parte de um cantor de rock brasileiro. Esta obra nos traz rica experiência da vida no plano espiritual de quem exagerou e se deixou levar pelos vícios. Uma psicografia do médium Robson Pinheiro, orientada pelo espírito Ângelo Inácio, editora Casa dos Espíritos.
  • Memórias de Um Suicida
A obra retrata um tema muito importante: o suicido. Explica o processo de reparação dos suicidas desde causa do ato, o ato, o que acontece depois e como é feita a recuperação desses enfermos. Uma obra psicografada pela médium Ivonne A. Pereira, pelo espírito Camilo Cândido Botelho.
  • Meus Amigos Espíritos
Uma obra psicografada pelo médium Cosme Laurindo da Silva, pelo espírito Salete Dias. Relata a vida de dois irmãos gêmeos: Fernanda e Fábio.
Uma história rica em experiências e nos explica a mediunidade nos jovens e para onde vamos depois que desencarnamos e o melhor é que a vida continua. Uma obra da Editora LEJ.


(fonte: Radio Boa Nova - http://radioboanova.com.br/literatura-espirita-para-juventude/)

terça-feira, 21 de novembro de 2017

Pergunta feita, resposta rápida - reencarnação - influenciação - perdão


De: S.
Dúvida: Fui a uma casa espírita e lá foi me dito que havia um espírito me rondando que dizia que eu tinha o traído. Gostaria de saber oque isso pode influenciar na minha vida. E se mesmo que tenham limpado meu corpo eu posso saber quem era essa pessoa e se eu consigo pedir seu perdão mesmo que eu não lembre que em alguma outra vida eu o magoei?

Resposta:
Olá S.,

Se estamos ainda reencarnando na Terra é porque temos dívidas ainda em aberto, com irmãos que, muitas vezes, têm muita dificuldade em nos perdoar.
Mas a prece em intenção deste irmão, mesmo que atualmente não lembramos quem é (e nem há necessidade de saber), e o pedido de perdão a ele, mostrando que mudamos e nos tornamos pessoas melhores, amenizarão muito o seu estado de dor, porque a dificuldade de perdoar traz muito sofrimento.
Em tempo, a “limpeza” mais eficaz é aquela que nos conduz a situações de melhoramento moral, que só conseguimos praticando o bem com sinceridade de alma, pois somente a caridade nos salva de nós mesmos e nos afasta das mazelas que atraímos pela nossa inferioridade.

Esperamos ter ajudado,

Um abraço fraterno.


Elo/CVDEE

Pergunta feita, resposta rápida - energia nos afastam ou nos atraem para...

De: RC
Dúvida: Bom dia,
Preciso muito entender uma situação.
Eu frequento a doutrina espirita a algum tempo, porém por questões pessoais não estava indo muito as palestras.
Até que um dia "por acaso" fiquei até o final, um amigo chegou e ai conversando com ele, ele deu uma crise de choro que não conseguia parar e eu consolando ele pedindo a Deus ajuda por que foi uma cena estranha.
Desde desse dia parece que tenho uma ligação com ele, por exemplo se ele está com dor de cabeça eu sinto a angustia dele eu sinto e assim por diante.
Que ligação é essa que surgiu? por que surgiu somente com esse momento?

Resposta:
Olá R,

Nós emitimos vibrações (energia) que nos afastam ou nos atraem para outros irmãos, faz com nos sintamos bem perto da pessoa ou não.
Essa energia reflete o que trazemos na alma e é emitida pela aura de cada um de nós, formando a psicosfera que nos envolve, atraindo simpatias de psicosferas semelhantes e repulsa de psicosferas que nos são perniciosas.
Essa mesma energia é o que faz com que os espíritos encarnados ou não nos procurem quando precisam de ajuda, muitas vezes, “guiados” pelo nosso anjo da guarda, porque ele sabe que podemos ajudar ao mesmo tempo que também ganhamos, no mínimo, a oportunidade de ajudar o próximo. Isso pode resultar numa ligação espiritual bem intensa, que pode fazer vc sentir o que o outro sente, dependendo da sua sensibilidade.
Aproveite essa oportunidade que vc encontrou em seu caminho de praticar a caridade que, muitas vezes, se resume apenas em ouvir o outro, aliviando sua dor.

Esperamos ter ajudado.

Um abraço fraterno.


Elo/CVDEE

Pergunta feita, resposta rápida - vibração do lugar

De: BAA
Dúvida: Olá, gostaria de tirar uma dúvida com vocês, toda vez que passo de carro em frente a uma casa específica, próxima a minha rua, eu tenho uma sensação boa ao olhar para ela, mas não tenho nenhum conhecido que reside nessa casa, algo me diz que possa ser algum tipo de ligação com vidas passadas, mas não sei ao certo o que poderia ser.
Fico no aguardo de uma resposta.
Grata

Resposta:
Olá B,
Normalmente é a vibração do lugar que nos afasta ou nos atrai.
Da mesma forma que a vibração de uma pessoa faz com nos sintamos bem perto dela ou não.
Todos nós emitimos energia que reflete o que trazemos na alma. Essa energia é emitida pela aura de cada um de nós formando a psicosfera que nos envolve e atraímos simpatias de psicosferas semelhantes e repulsa de psicosferas que nos são perniciosas. Essa mesma energia pode impregnar objetos e lugares, assim como o ambiente onde vivemos.
Esperamos ter ajudado.
Um abraço fraterno,

Elo/CVDEE

E, aí! Já leu?!







 A História à Luz do Espiritismo - Contemporânea

Autor: Sônia campos e Graça Palha
Editora: CELD

E, aí! Já viu?! (2)



Box Aulas Evolução em Dois Mundos
O curso contido nesta coleção trata da evolução da alma nos dois planos, interligados no berço e no túmulo, nos quais se nos entretece a senda para Deus.

"Estudemos a rota de nossa multimilenária romagem no tempo para sentirmos o calor da flama de nosso próprio espírito a palpitar imorredouro na eternidade (...)"



*Conjunto de 32 DVDs  com duas aulas cada um, formando um total geral de 62 aulas.
                         
DVD 01 - Aula 1 e Extras                      
DVD 02 - Aulas 2 e 3                             
DVD 03 - Aulas 4 e 5                            
DVD 04 - Aulas 6 e 7                             
DVD 05 - Aulas 8 e 9                             
DVD 06 - Aulas 10 e 11                         
DVD 07 - Aulas 12 e 13                          
DVD 08 - Aulas 14 e 15 
DVD 09 - Aulas 16 e 17
DVD 10 - Aulas 18 e 19
DVD 11 - Aulas 20 e 21
DVD 12 - Aulas 22 e 23
DVD 13 - Aulas 24 e 25
DVD 14 - Aulas 26 e 27
DVD 15 - Aulas 28 e 29
DVD 16 - Aulas 30 e 31                                 
DVD 17 - Aulas 32 e 33                            
DVD 18 - Aulas 34 e 35                            
DVD 19 - Aulas 36 e 37                          
DVD 20 - Aulas 38 e 39                      
DVD 21 - Aulas 40 e 41                         
DVD 22 - Aulas 42 e 43                           
DVD 23 - Aulas 44 e 45                         
DVD 24 - Aulas 46 e 47                           
DVD 25 - Aulas 48 e 49 
DVD 26 - Aulas 50 e 51
DVD 27 - Aulas 52 e 53 
DVD 28 - Aulas 54 e 55
DVD 29 - Aulas 56 e 57
DVD 30 - Aulas 58 e 59
DVD 31 - Aulas 60 e 61
DVD 32 - Aula 62 e Encerramento