sábado, 21 de julho de 2012

Acontecerá: Workshop - A Arte na Educação


A  Luciene M. Beheraborde escreveu informando sobre o seguinte Workshop:
¨Você que é Evangelizador Espírita.
Participe do Workshop do dia 28 de julho, das 8h às 16h.
Veja o cartaz e o cronograma abaixo.
(podem participar evangelizadores de qualquer Casa Espírita)
Cronograma:
08h – 08h20 – Recepção e preparo de ambiente.
08h20 – Leitura do Evangelho e prece inicial
8h30 –10h - Musica na evangelização – Abadia Amorim e Sandra Assis
10h – 10h20 – Lanche
10h20 – 12h – Afetividade com a criança – Karla Martins
12h - 13h - Almoço
13h – 15h– Contando histórias – Margarete Neres
15h – 16h - Amar ao próximo como a si mesmo. (Estudando o ESE) – Julião
16h – Prece final e lanche de confraternização

Maiores Informações: 
julita.teodoro@hotmail.com
lumaravilhosa06@gmail.com



sexta-feira, 20 de julho de 2012

IBGE revela que religião espírita foi a que mais cresceu no MA



IBGE revela que religião espírita foi a que mais cresceu no MA

Thiago Bastos / O Estado
SÃO LUÍS - Dados do Censo de 2010, do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), mostram que o Maranhão apresentou elevação no número de seguidores de determinadas religiões, como catolicismo, por exemplo. A quantidade de evangélicos também aumentou, mas a religião espírita foi a que mais cresceu, em dados percentuais, em todo o estado.
No número de evangélicos, por exemplo, houve um aumento de 73,9% na quantidade de seguidores no Maranhão. Já a Católica teve uma elevação de pouco mais de 5%, bem diferente da espírita, que apresentou um aumento de 110,8% no número de seguidores. Os umbandistas cresceram, no estado, pouco mais de 29%, e os que se intitulam sem religião também cresceram 52,5%.
De acordo com o tecnologista de Informações do IBGE, José Reinaldo Barros Júnior, esses dados mostram uma mudança no panorama religioso do Maranhão. “Antes, o estado apresentava uma grande predominância de católicos, o que ainda existe, porém, com um aumento significativo na quantidade de evangélicos, espíritas e demais religiões”, destacou. Ainda segundo o IBGE, o município maranhense com o maior percentual de católicos é Duque Bacelar, onde 94% do total da população se definem como seguidores desta religião.
Quanto aos evangélicos, o município maranhense com o maior percentual é São Pedro dos Crentes, com 52,03%, seguido por Imperatriz (31%) e Açailândia (29,4%). O IBGE ainda fez um levantamento dos seguidores de algum tipo de religião com o rendimento mensal dessas pessoas. Cerca de 16,5% da população católica no Maranhão, acima de 25 anos, têm rendimento mensal inferior a R$ 70,00s por pessoa. Já entre as pessoas com alto poder aquisitivo, cerca de 6,7% dos espíritas no Maranhão recebem acima de 10 salários mínimos. Nesse grupo, os católicos representam apenas 0,45%, e os evangélicos, 0,36%.
Ainda segundo o IBGE, por enquanto não há como justificar esse elevado percentual de espíritas entre as pessoas com alto poder aquisitivo. “Por enquanto, é apenas uma coincidência, mas estamos analisando melhor esse dado, em específico. O que podemos dizer é que boa parte dos católicos, por exemplo, ainda está num grupo de pessoas que ganham até um salário mínimo por mês”, finalizou José Reinaldo Barros Júnior.

País
Quanto à opção religiosa, os católicos apostólicos romanos são maioria em todo o país, com 123.280.172 seguidores, sendo destes 61.180.316 são homens e 62.099.856 são mulheres. Os evangélicos estão em 2° lugar no número de seguidores, com 42.275.440, sendo destes 18.782.831 homens e 23.492.609 mulheres.

Expectativa de vida
Ainda segundo o IBGE, a expectativa de vida do brasileiro aumentou em 25,4 anos de 1960 a 2010, ao passar de uma média de 48 para 73,4 anos. De acordo como IBGE, o número médio de filhos por mulher caiu de 6,3 para 1,9 no mesmo período. A diminuição nos níveis de fecundidade derrubou a parcela da população entre zero e 14 anos de idade no total de brasileiros, que passou de 42,7% em 1960 para 24,1% em 2010.
De acordo com a médica geriatra Maria Zali Borges Sousa San Lucas, a expectativa de vida se dá com base em um conjunto de fatores. "Esse conjunto se dá, claro, ao avanço da Medicina, algo que é incontestável, com o advento das vacinas, quimioterápicos, dos medicamentos antibióticos, da orientação quanto à qualidade de vida, da prevenção, etc. Tudo isso tem feito com que o indivíduo faça com que os problemas do próprio envelhecimento se atenuem com mais qualidade”.
Notícia publicada no Portal Imirante.com, em 3 de julho de 2012.

quinta-feira, 19 de julho de 2012

Comentário de Notícia: Morre ator enforcado acidentalmente em São Paulo




Morre ator enforcado acidentalmente em São Paulo

Por O Globo, com G1 | Agência O Globo
RIO - O ator Tiago Klimeck, que sofreu enforcamento acidental há duas semanas, morreu na tarde deste domingo. Segundo o site G1, a informação foi confirmada pela Santa Casa de Itapeva, em São Paulo, onde ele estava internado em coma profundo.
Segundo a Guarda Municipal de Itararé, o acidente ocorreu por volta de 22h do dia 6 de abril. A corporação afirmou que as pessoas que estavam próximas demoraram um pouco para perceber que algo estava errado e que Thiago estava desacordado. Acharam que a cena estava realista e o rapaz trabalhava muito bem. A cena de enforcamento de Judas teria durado cerca de três minutos, de acordo com um dos atores da peça.
O professor Sandro Azevedo fotografava a peça para o site Virtual Guia e registrou a cena. Ele disse que a encenação era itinerante, e, quando os atores caminharam para outro lado da praça, as pessoas que ficaram perto de Thiago notaram que ele não se mexia. Pelo relato de Sandro, havia uma cadeirinha de rapel por baixo da roupa usada pelo ator, onde era amarrada a corda.
Quando se percebeu que o ator estava inconsciente, a Guarda Municipal foi chamada. Thiago foi socorrido pelos guardas e levado à Santa Casa da cidade, onde ficou na UTI. Na manhã de sábado, foi transferido para a Santa Casa de Itapeva.
- A informação que eu tive é que ele (o ator) estava usando um colete de segurança, que estava apertado. Ele afrouxou o colete e na hora de pular, o colete subiu. O ator desmaiou - disse Luis Carlos Rosner, dono de uma barraca de lanches na praça onde foi feita a encenação.
Notícia publicada no Yahoo! Notícias, em 22 de abril de 2012.

Cristiano Carvalho Assis* comenta
Quando lemos a reportagem, logo nos perguntamos: Seria o momento de seu desencarne? E para respondermos a essa dúvida, buscamos "O Livro dos Espíritos", na questão 853: “Algumas pessoas só escapam de um perigo mortal para cair em outro. Parece que não podem escapar da morte. Não há nisso fatalidade? Fatal, no verdadeiro sentido da palavra, só o instante da morte o é. Chegado esse momento, de uma forma ou doutra, a ele não podeis furtar-vos.” Dessa forma, podemos observar que sim, tinha chegado a hora do ator de partir.
Caso não fosse para acontecer, a espiritualidade e Deus possuem recursos para evitar qualquer tipo de situação que a pessoa não tenha que passar. Mais adiante, no mesmo livro, a questão 853a nos elucida: “Assim, qualquer que seja o perigo que nos ameace, se a hora da morte ainda não chegou, não morreremos? Não; não perecerás e tens disso milhares de exemplos. Quando, porém, soe a hora da tua partida, nada poderá impedir que partas. Deus sabe de antemão de que gênero será a morte do homem e muitas vezes seu Espírito também o sabe, por lhe ter sido isso revelado, quando escolheu tal ou qual existência.”
Quando falamos ou lemos isso, logo vem à nossa cabeça a imagem de um milagre, como a corda se partindo por encanto, espíritos se materializando e ajudando o rapaz e tantas outras coisas sobrenaturais que alimentam as nossas mentes. Mas a forma que Eles se utilizam é sutil. Não precisam destes recursos para auxiliarem. Normalmente se utilizam dos próprios homens ou qualquer outra forma ao seu alcance para ajudar e livrar alguém de algo que não precisem passar. É uma intuição dada à pessoa ou alguém próximo, é um esquecimento de algo, nos fazendo atrasar, uma conversa mais demorada de que nos gostaríamos de livrar, mas em que o outro insiste em continuar, um texto chegando às nossas mãos que ajuda em nossas angústias e tantas outras situações que nem percebemos.
Já os que abreviam a sua existência, consciente ou inconscientemente, mesmo não estando no momento programado do desencarne, Deus permite que ocorra pela questão do livre-arbítrio. Diferente disso é o que aconteceu com o ator, pois não havia a intenção de se matar ou imprudência, houve apenas um descuido cujas consequências ele não conhecia.
Nesses momentos de fatalidades, normalmente pensamos: "E se?". E Se alguém tivesse visto? E se a corda se quebrasse? E se ele não tivesse feito a peça? E por aí vai. Se formos pensar neste fato, mais chances haveriam disso não ter ocorrido. Por esse motivo, quando acontece, não tenhamos dúvidas de que necessitava ser desta maneira. Compreendemos que, para família e amigos, o sentimento mais difícil nestas horas é a aceitação da fatalidade. Normalmente, ficamos depressivos ou revoltados quando acontecem situações similares, porque pensamos que não deveriam ter acontecido. No entanto, devemos construir nossa fé em bases sólidas, mesmo nas contrariedades e perdas, confiando que houve apenas a morte do corpo. Qualquer pessoa querida que morre continua vivendo em outra dimensão. Precisamos entender que era necessário para a história espiritual de cada um dos envolvidos no drama. Por mais que vejamos violência, morte ou desequilíbrio de um lado, não esqueçamos que Deus está do outro lado do leme, protegendo a todos muito antes que os fatos se deem e continua amparando depois, direcionando todo mal para que retiremos o bem para o nosso crescimento interior.
* Cristiano Carvalho Assis é formado em Odontologia. Nasceu em Brasília/DF e reside atualmente em São Luís/MA. Na área espírita, é trabalhador do Centro Espírita Maranhense e colaborador do Serviço de Atendimento Fraterno do Espiritismo.net.

terça-feira, 17 de julho de 2012

Acontecerá: Teatro - O Semeador

O Enrique nos escreveu informando e divulgando :

From: Enrique Baldovino

Queridos amigos:

Muita Paz com Jesus!

Em nome dos estimados confrades do Centro Espírita Paz, Amor e Caridade (CEPAC), convidamos a todos a comparecerem ao teatro com temática espírita: "O Semeador de Estrelas", nesta próxima sexta-feira, 20/07/2012, às 20h, no Teatro Barracão, de Foz.

O Teatro Barracão está situado na Praça da Bíblia: Avenida República Argentina, 4331, esquina com a Avenida Pôr do Sol, no Jardim São Paulo.

O protagonista do teatro será o ator Renato Prieto (o célebre André Luiz do filme "Nosso Lar"), quem, de forma emocionante e bem humorada, interpretará o médium, educador e orador espírita Divaldo Pereira Franco, O Semeador de Estrelas, junto de outros atores renomados.

Vejam no cartaz anexo o valor do ingresso, teatro que conta com o apoio do CEPAC e das demais Casas Espíritas da região.

Até logo mais,

Enrique.

RESUMO DO EVENTO

Evento: TEATRO "O SEMEADOR DE ESTRELAS"

Data: Sexta-feira, 20 de Julho de 2012

Horário: 20 horas

Local: Teatro Barracão (Av. República Argentina, 4331 - Jd. São Paulo - Foz)

Apoio: CEPAC - Centro Espírita Paz, Amor e Caridade.