quinta-feira, 13 de setembro de 2012

Jovem de 16 anos acredita ter fotografado um fantasma com seu iPad

Jovem de 16 anos acredita ter fotografado um fantasma com seu iPad

Flavio CroffiPara o TechTudo

Charlotte Wearing, de 16 anos, entrou em choque quando viu que uma das fotos tiradas pelo seu iPad revelou uma aparição no jardim da casa de sua família. A imagem mostra um homem com uma capa e um chapéu entre os arbustos e possivelmente pode ser a primeira aparição ocorrida em uma foto tirada por um dos tablets da Apple.

O misterioso homem, que foi apelidado de Jack, visita a casa da família regularmente há cerca de quatro anos, de acordo com os moradores da residência. A mãe de Charlotte, Gillian Wearing, disse que a garota tirava a foto de um pombo no jardim, até fazer a descoberta que surpreendeu seus pais. “Quando ela desceu as escadas, estava pálida e batendo na tela do iPad, pois tinha capturado Jack em uma das fotos”, disse Gillian.

Charlotte disse que também já viu uma mulher em um vestido azul segurando um bebê em sua casa, no ano passado. Sua mãe acredita que eles estejam ligados ao “fantasma” Jack de alguma forma. “Eu fico preocupada com ele, pois acredito que ele esteja em busca de sua esposa e filho. Acho que ele deveria seguir em frente, mas gostaria muito de saber quem ele é e porque está aqui”, completa a dona de casa.

Já a garota diz que preferia não ter visto o homem nas fotos. “Eu não gosto… simplesmente não gosto”, diz.

Se Jack é um fantasma de verdade, não se sabe. O certo é que muitos dos casos de aparições de fantasmas na tela do iPad são armações, com imagens geradas por aplicativos disponíveis para download justamente com esta finalidade.

Via Dailymail

Notícia publicada no Portal Techtudo, em 17 de agosto de 2012.


Breno Henrique de Sousa* comenta

Fotografias Fantasmas

O fenômeno das fotografias fantasmas é tão antigo quanto a existência de fotografias. Está amplamente registrado em obras, como a Revista Espírita, de Allan Kardec. É importante saber que este tipo de fenômeno é dos mais fáceis de reproduzir fraudulentamente ou de nos enganarmos, confundindo algum fenômeno físico com algo espiritual. Antes de afirmar a possibilidade de um fenômeno espiritual, é preciso excluir qualquer possibilidade de um fenômeno físico. Isso só é possível com uma análise especializada, como a de um fotógrafo profissional. Nesse artigo, você poderá ver uma interessante comparação de fotografias estudadas por peritos e comparar fraudes com fotografias legítimas:


À época de Kardec, esse tipo de fenômeno era mais dificilmente fraudado, mas hoje, com os recursos informáticos, programas de edição de imagens, encontramos facilmente pela internet muitas fotos “fantasma”, burlas virtuais facilmente desmascaráveis. Dizemos isso para que todos fiquem alerta ao investigar o assunto na internet, não se deixando enganar. Porém, se existe a fraude, isso não faz com que o fenômeno não exista. Existe sim e temos disso inúmeros exemplos. Existe, por exemplo, paranormais que são capazes de fixar em uma película fotográfica, virgem e lacrada, uma imagem qualquer através do poder de sua mente. Outras fotografias onde aparecem espíritos foram registradas em um período que não havia recursos para montagens fotográficas tão sofisticadas. Além do mais, foram analisadas por peritos que descartaram a possibilidade de fraude. Em outros casos, aparece a imagem de algum familiar desencarnado, imagem que não existia em nenhuma foto de quando ele estava encarnado e que poderia ter sido usada para uma montagem.

A causa possível do fenômeno é de o aparelho fotográfico registrar uma aparição ectoplásmica, ainda que fugidia, provocada pelo espírito e possibilitada pela presença de um médium de efeito físico. Existe também a possibilidade de interferência direta sobre o aparelho fotográfico, registrando diretamente nele a aparição. Em ambos os casos, trata-se de um fenômeno mediúnico de efeito físico, possível pela presença de um médium que mesmo inconscientemente fornece ectoplasma para que os espíritos realizem o fenômeno. O bom senso e a razão serão sempre as melhores ferramentas. Como disse o espírito Erasto, é sempre melhor negar nove verdades que aceitar uma mentira. Devemos investigar estes casos desapaixonadamente, tendo em vista o compromisso ético da verdade.

* Breno Henrique de Sousa é paraibano de João Pessoa, graduado em Ciências Agrárias e mestre em Desenvolvimento e Meio Ambiente pela Universidade Federal da Paraíba. Ambientalista e militante do movimento espírita paraibano há mais de 10 anos, sendo articulista e expositor

quarta-feira, 12 de setembro de 2012

Mural Reflexivo: Abra seu coração


Abra seu coração
 


A sala estava repleta de convidados, todos curiosos para ver a obra de arte, ainda oculta sob o pano branco.
Falava-se que o quadro era lindo.
As autoridades do local estavam presentes, entre fotógrafos, jornalistas e outros convidados porque o pintor era, de fato, muito famoso.
Na hora marcada, o pano que cobria a pintura foi retirado e houve caloroso aplauso.
O quadro era realmente impressionante.
Tratava-se de uma figura exuberante de Jesus, batendo suavemente na porta de uma casa.
O Cristo parecia vivo. Com o ouvido junto à porta, Ele desejava ouvir se lá dentro alguém respondia.
Houve discursos e elogios.
Todos admiravam aquela obra de arte perfeita.
Contudo, um observador curioso achou uma falha grave no quadro: a porta não tinha fechadura.
Dirigiu-se ao artista e lhe falou com interesse: A porta que o senhor pintou não tem fechadura. Como é que o Visitante poderá abri-la?
É assim mesmo, respondeu o pintor calmamente.
A porta representa o coração humano, que só abre pelo lado de dentro.
* * *
Muitas vezes mal interpretado, outras tantas, desprezado, grandemente ignorado pelos homens, o Cristo vem tentando entrar em nossa casa íntima há mais de dois milênios.
Conhecedor do caminho que conduz à felicidade suprema, Jesus continua sendo a Visita que permanece do lado de fora dos corações, na tentativa de ouvir se lá dentro alguém responde ao Seu chamado.
Todavia, muitos O chamamos de Mestre mas não permitimos que Ele nos ensine as verdades da vida.
Grande quantidade de cristãos fala que Ele é o médico das almas, mas não segue as prescrições d'Ele.
Tantos dizem que Ele é o irmão maior, mas não permitem que coloque a mão nos seus ombros e os conduza por caminhos de luz...
Talvez seja por esse motivo que a Humanidade se debate em busca de caminhos que conduzem a lugar nenhum.
Enquanto o Cristo espera que abramos a porta do nosso coração, nós saímos pelas janelas da ilusão e desperdiçamos as melhores oportunidades de receber esse Visitante ilustre, que possui a chave que abre as portas da felicidade que tanto desejamos.
E se você não sabe como fazer para abrir a porta do seu coração, comece por fazer pequenos exercícios físicos, estendendo os braços na direção daqueles que necessitam da sua ajuda.
Depois, faça uma pequena limpeza em sua casa íntima, jogando fora os detritos da mágoa, da incompreensão, do orgulho, do ódio...
Em seguida, busque conhecer a proposta de renovação moral do Homem de Nazaré.
Assim, quando você menos esperar, Ele já estará dentro do seu coração como convidado de honra, para guiar seus passos na direção da luz, da felicidade sem mescla que você tanto deseja.
* * *
O olhar de Jesus dulcificava as multidões.
Seus ouvidos atentos descobriam o pranto oculto e identificavam a aflição onde se encontrasse.
Sua boca, plena de misericórdia, somente consolou, cantando a eterna sinfonia da Boa Nova em apelo insuperável junto aos ouvidos dos tempos, convocando o homem de todas as épocas à conquista da felicidade.
Redação do Momento Espírita, com base no verbete Jesus, do livro
Repositório de sabedoria, v. 2, do Espírito Joanna de Ângelis, psicografia
de Divaldo Pereira Franco, ed. Leal e história de autor desconhecido.
Disponível no CD Momento Espírita, v. 11 e no livro Momento Espírita, v. 4, ed. Fep

terça-feira, 11 de setembro de 2012

CONREJE 2012 "O Jovem Espírita no Mundo"

From: CRE-6 FEC
Subject: [boletim-6ª URE:122] CONREJE 2012 "O Jovem Espírita no Mundo"
 

Queridos Jovens Espíritas da 6ª URE,
Em épocas, como a que estamos vivendo, é preciso muito mais do que preparar-se para enfrentar os desafios do mundo. É preciso que estejamos preparados para enfrentar tais desafios a luz do Evangelho de Jesus e da Doutrina Espírita.
 
Por isso te convidamos a ter conosco um momento para refletirmos a respeito do mundo, da Doutrina Espírita e de nós mesmos afim de que possamos passar muito bem pelas provas que construímos para nós e que estamos todos a vivencia-las em mais esta encarnação e para que juntos busquemos as soluções de como podemos nos tornar seres mais felizes.
Está lançada a CONREJE 2012. Neste ano o tema de nosso encontro será "O Jovem Espírita no Mundo" e o encontro acontecerá nos dias 29 e 30 de setembro, na SESMA - Sociedade Espírita Samaritanos de Maria em Joinville / SC.
Aos jovens espíritas, que residem em outras cidades de nossa região, podem vir também pois estaremos hospedando vocês nas casas de espíritas amigos de Joinville para que todos possam curtir e vivenciar toda a nossa CONREJE.
A ficha de inscrição encontra-se no endereço abaixo, pode ser impressa e entregue preenchida e assinada no dia do encontro.
Ficha de inscrição: http://goo.gl/ZcpY3
Um fraterno abraço,
Thiago Luis Garcia
Diretor do DIJ da 6ª URE

segunda-feira, 10 de setembro de 2012

Estudo dirigido: O Livro dos Médiuns

Leia os capítulos III, IV e V e responda às questões propostas, justificando sua resposta:
 
1. É correto afirmar que o Fluido Cósmico Universal está modificado em nosso mundo?
2. O que determina nos Espíritos inferiores a persistência das ilusões da vida terrena?
3. O que podemos afirmar sobre os fenômenos de efeitos físicos?
4. O que podemos afirmar sobre as  "pessoas elétricas"?
 
(adaptado da apostila de estudos das obras de Allan Kardec - IDE/JF-MG)
 

domingo, 9 de setembro de 2012

“Deus nos deu, no relógio, uma grande lição, porque os ponteiros assinalando o tempo, não caminham para trás...”

(Chico Xavier - livro: Minutos com Chico Xavier. Autor: José Carlos de Lucca)