sábado, 7 de fevereiro de 2009

Desculpas que usamos: "Se fosse comigo, faria de outra maneira."



Nós temos mania de julgar o que os outros fazem, dizendo como seria a nossa maneira de fazer.
A Doutrina Espírita nos mostra a maravilha que somos, como seres individuais, com a nossa liberdade de escolha, com a nossa responsabilidade diante dos nossos atos e principalmente com a bagagem que trazemos das nossas diversas reencarnações!
Então, nós somos seres vividos, com mil emoções, mil experiências, só que não podemos continuar nos colocando no lugar do outro, dizendo como faríamos, porque nós estamos precisando hoje de pensar realmente no que nós fazemos. Por quê?
Porque o outro sente diferente a sua dor, o outro sente diferente a sua surpresa, o seu desgosto, a sua frustração. Cada um tem seu momento de amadurecimento, cada um vai se preparando à sua maneira e tem a sua forma de reagir e agir a determinado tipo de circunstância. Portanto, deveríamos mudar esta frase – se fosse comigo, faria de outra maneira – pensando no outro lado da questão, de forma mais humana, mais fraterna. Deveríamos analisar – o que será que ele sentiu quando agiu daquela maneira? Porque, assim, estaremos tentando entender as emoções do outro, na sua maneira de receber o impacto de determinado tipo de situação vivida.
Nós vamos tentar conhecer o outro e, conhecendo-o, estaremos conhecendo a nós mesmos e daí a pensar de fato como é que nós teríamos feito. É fácil dizermos – se fosse comigo, faria de outra maneira – eu seria mais tolerante, eu seria mais responsável, eu seria mais amigo, eu seria mais fiel... Mas, do falar ao agir, tem uma enorme distância... Tem a distância da dor que é do outro, tem a distância do ângulo de visão do outro, tem a distância da sua história de vida, que não será jamais a nossa.
Continuamos julgando e dizendo como faríamos no lugar do outro, mas deveríamos pensar no como fazemos no nosso próprio lugar - vamos nos ver na nossa vida, como agimos? Diante da nossa família, como agimos? Diante dos nossos amigos, como agimos? Na escola, como agimos? Por que agimos assim?
Se soubermos como agimos, porque agimos e com qual objetivo agimos, assumimos nossas ações, compreendemos nossos equívocos, seremos capazes de nos perdoar e estaremos sabendo realmente o que a Doutrina Espírita nos ensina, a renovação interior, analisando cada atitude, transformando e renovando.
Portanto, diante de uma circunstância que o outro viveu, vamos ser indulgentes, aceitar qualquer atitude, respeitar, porque na realidade não podemos saber como agir na situação do outro, enquanto devemos ser mais vigilantes com as nossas próprias ações.
- “Como você faria, se estivesse no meu lugar” - perguntou-me uma cara amiga. E eu lhe respondi: - “Exatamente como você!”.

(Fernanda Belotti é membro da Equipe Espiritismo.net, atuando nas áreas de atendimento fraterno e setor da infância e juventude)

Mensagem aos Jovens


Em um "Encontro com Jovens", ocorrido em 18 de setembro de 2005, o médium Divaldo P. Franco, respondeu a seguinte questão:


― O que o Dr. Bezerra de Menezes fala do futuro do jovem no Movimento Espírita do Brasil?


Divaldo: ― Quando recebi a pergunta, consultei ao Dr.Bezerra de Menezes e ele disse-me: “Diga aos nossos queridos filhos, que eles não são a esperança, eles são a realidade do amanhã. Diga que os Mentores da Humanidade confiam neles, na condição de construtores da Humanidade do futuro. Eles são o alicerce da sociedade infinitamente feliz. Diga-lhes que são a força, e os mais velhos são a Sabedoria. É necessário unir a força com a Sabedoria, porque a força que não tem discernimento transforma-se em desastre, e a Sabedoria que não tem força não pode produzir nada. Diga que eles são o futuro, mas devem cuidar do presente, porque se o presente não for rico de bênçãos, o futuro será assinalado pela tragédia. Diga que eles firmaram um contrato, no Além, para esta experiência. Todo o contrato tem cláusulas e algumas cláusulas que eles firmaram, exige-lhes alguns sacrifícios: saúde moral, boa conduta, entusiasmo na luta, não sintonizar com o mal. Diga aos nossos filhos..”.
― Neste momento, Divaldo fez breve pausa, e aditou: “O Dr.Bezerra está aqui conosco” ― “... que perseverem no Bem.”
A partir da notificação de Divaldo, sua voz gradativamente foi tomando outra entonação, até atingir as já conhecidas características do amoroso e dedicado médico. Impossível foi-nos conter a emoção. Fez-se absoluto silêncio... Bezerra prosseguiu: “Filhos! Perseverai no bem! Não desistais do ideal do bem, nunca. Aos doze anos, Jesus esteve no ministério ante os Doutores da Lei. A juventude espírita, na atualidade, é algo de muita importância. A mensagem dos Espíritos imortais chegou à Terra através de médiuns jovens. O apóstolo Paulo, em se comunicando com seu jovem discípulo, escreveu-lhe uma carta: "Timóteo, meu filho, que Deus abençoe a tua juventude". Jesus chamou a João, o futuro Evangelista, quando este contava dezesseis anos.Os jovens de hoje estão preparados pelas informações para construir o mundo melhor da Humanidade. Amadurecidos no Bem, são a árvore frondosa que deve dar abrigo, lenho, flores e frutos em favor do porvir. Filhos da alma, avancem no rumo do destino que vos está traçado! Não revideis mal por mal, nem erro por erro. Se fordes chamados ao testemunho, exultai, cantando o hino da imortalidade. Nós, os Espíritos Espíritas, saudamos em vós todos a Era Nova, que já começou. Deixai que as criaturas percebam em vossa conduta o selo do Mestre Jesus, que é a cordura, que é a mansidão. Haja o que houver, amai. Somente no algodão do amor morrem os petardos do ódio. Confiai em Deus e entregai-vos. Suplicamos ao Amorável Mestre que vos abençoe e a todos vos guarde em dúlcida paz.


O servidor humílimo e paternal, que vos abraça, Bezerra. Muita paz meus filhos"

Delcio C. Carvalho

(Matéria publicada no Jornal Mundo Espírita/novembro de 2005)

*

Mensagem e imagem retiradas do blog Associação de JOVENS ESPIRITISTAS Cristãos § POA §

Estudo mostra que jovens brasileiros falham na prevenção a gravidez e DSTs

Brasil, no entanto, lidera no quesito confiança sexual.

O país com jovens mais infelizes sexualmente do mundo é o Japão.

Do G1, com informações do Jornal Hoje

Em uma pesquisa feita em 26 países, os jovens brasileiros foram mal em matéria de prevenção contra a gravidez e doenças sexualmente transmissíveis, embora tenham ido bem quando o assunto foi informação e satisfação sexual.

O estudo feito na Universidade John Hopkins mostrou que brasileiros lideram no quesito confiança sexual – 80% se dizem felizes e satisfeitos com a própria sexualidade. O México ficou em segundo lugar, com 78,4%. A Nigéria aparece em terceiro, com 78,2%. O país mais infeliz sexualmente do mundo é o Japão, com menos de 55%.

No Brasil e no mundo, os amigos são os primeiros com quem se conversa sobre sexo. Revistas e internet também são meios de informação muito procurados. Pais ou responsáveis só surgem em sétimo lugar – o que preocupou os pesquisadores. A palavra dos pais, embora seja menos ouvida, é a mais respeitada.

A pesquisa também mostrou que a educação sexual formal no Brasil começa tarde, por volta dos 13 anos – o ideal seria aos dez.

http://g1.globo.com/Noticias/Ciencia/0,,MUL602906-5603,00-ESTUDO+MOSTRA+QUE+JOVENS+BRASILEIROS+FALHAM+NA+PREVENCAO+A+GRAVIDEZ+E+DSTS.html

***********************************************************

Comentário:

A época ideal para iniciar a educação sexual seria aos 10 anos de idade. Acabei de comentar outra notícia, onde uma mãe estava brava por terem contado ao filho de 7 anos que papai noel não existe. Num espaço de tempo de 3 anos, a criança descobre que papai noel não existe e compreende o que é um orgasmo? Será mesmo possível.

Podem dizer que os tempos são outros, que os espíritos que estão reencarnando são mais espertos e evoluídos, mas eu realmente queria saber se uma criança de 10 anos compreende a matéria abrangida na educação sexual. Porque parece que os jovens ainda não compreenderam.

Dizem que o brasileiro é um povo sem preconceito, liberal, mas este estudo mostra que sexualidade é ainda um tabu, e enorme, os jovens ainda não falam de sexo com os pais e caso desejem falar, provavelmente os pais também não saberão lidar com isso. Tudo porque o brasileiro não compreendeu o que é sexualidade.

Neste estudo, 80% dos brasileiros se dizem felizes e satisfeitos sexualmente. Eu arriscaria dizer que metade deu uma maquiada na verdade. Imagina assumir a si mesmo que é infeliz. Brasileiro é um ser sexualmente orgulhoso. Quer ver? Aproveite o carnaval e siga o trio elétrico, vai perceber os jovens se beijando indiscriminadamente, e nem tente perguntar a eles ou elas o nome das pessoas que beijaram, esta informação é irrelevante. A ordem é: Tem que beijar muuuuuito!

Na sequência dos fatos e na insaciável busca pelo prazer sexual, os jovens se deixam comandar pela matéria. O espírito é sufocado pelo prazer e quando disperta, pela ação da lei de causa e efeito, não compreende como vai ter um filho, ou se revolta com Deus por ter contraído uma doença sexualmente transmissível.

Os pais deveriam sentar para conversar com os filhos, não para dizer que sexo é feio e é pecado, mas para dizer que sexo é bom, é saudável, mas não deve ser mal usado, traz consigo grandes responsabilidades e sempre tem um objetivo útil a evolução do homem enquanto espírito.

(Claudia Cardamone é psicóloga e espírita. É membro da Equipe Espiritismo.net, atuando nas áreas de atendimento fraterno e notícias.)

sexta-feira, 6 de fevereiro de 2009

Resumo básico: O Evangelho Segundo o Espiritismo



Publicado em abril de 1864.

Enquanto o Livro dos Espíritos apresenta a Filosofia Espírita e O Livro dos Médiuns a Ciência Espírita, O Evangelho Segundo o Espiritismo oferece a base e o roteiro da Religião Espírita.

Logo na introdução deste livro, o leitor encontrará as explicações de Kardec sobre o objetivo da obra, esclarecimentos sobre a autoridade da Doutrina espírita, a significação de muitas palavras freqüentemente empregadas nos textos evangélicos, a fim de facilitar a compreensão do leitor para o verdadeiro sentido de certas máximas do Cristo, que a primeira vista podem parecer estranhas.

Ainda na introdução, refere-se a Sócrates e a Platão como precursores da Doutrina Cristã e do Espiritismo.

O Evangelho Segundo o Espiritismo compõe-se de 28 capítulos, 27 dos quais dedicados à explicação das máximas de Jesus, sua concordância com o Espiritismo e a sua aplicação às diversas situações da vida.

O último capítulo apresenta uma coletânea de preces espíritas sem entretanto constituir um formulário absoluto, mas uma variante dos ensinamentos dos Espíritos e Verdade.

Os ensinamentos que contém são adaptáveis a todas as pátrias, comunidades e raças. É o código de princípios morais do Universo, que restabelece o ensino do Evangelho de Jesus, no seu verdadeiro sentido, isto é, em Espírito e Verdade.

Sua leitura e estudo são imprescindíveis aos espíritas e a todos que se preocupam com a formação moral das criaturas, independente de crença religiosa.

É fonte inesgotável de sugestões para a construção de um Mundo de Paz e Fraternidade.

***

Vamos ler e estudá-lo!?

Cidadania: Entidade cria campanha para combater desperdício de alimentos


Entidade cria campanha para combater desperdício de alimentos

Campanha visa a conscientizar a população e diminuir o desperdício de alimentos no Brasil




O Instituto Akatu lançou recentemente uma campanha para combater o desperdício de alimentos. A iniciativa foi motivada pelo dado de que, no país, um terço de todos os alimentos comprados em cada casa é desperdiçado.

Além dos alimentos, a campanha visa a apresentar pequenas --mas, eficientes-- iniciativas para reverter o quadro de desperdício. Entre as sugestões estão desde escolher produtos regionais e preferir produtos da estação, até processos para fazer com que os alimentos durem mais.

As peças da campanha foram criadas pela agência Leo Burnett. No site da campanha é possível calcular o desperdício dos alimentos de sua casa e aprender técnicas para aproveitá-los ao máximo.

Além de informações, o site permite baixar o jingle, o logo e o vídeo do projeto. Veja:
www.akatu.org.br/sites/desperdicio

Quando verificamos que, pesquisas realizadas, nos falam em 32 milhões de pessoas miseráveis, só no Brasil, começarmos a ter consciência com relação a desperdício alimentar, vai bem, né mesmo?!

Imagine o tanto de comida que sobra todos os dias nos restaurantes e lanchonetes.

Imagine também os restos de frutas e verduras das feiras de ruas.

Imaginar nesses ambientes até conseguimos, não é? Mas será que já reparamos no tanto de alimentos e comida que jogamos fora dentro de nossa própria casa?

Com tanta gente passando fome no Brasil, é uma falta de respeito de nossa parte continuar ignorando que poderiamos evitar tanto desperdício.

Assim, que tal começarmos a nos ligarmos no assunto quando estivermos batendo um rango no restaurante, na lachonete, no shopping e, principalmente, dentro de casa?

Você até pode falar: _ Eu sozinho não farei diferença alguma!

Nós te responderemos: _ Sim, você fará a diferença. Primeiro, por você mesmo, que estará demonstrando uma conscientização para você próprio. Depois, para aquela pessoa que você nem imagina que está te olhando, mas está, e será exemplo e, de um em um, se vai formando elos maiores. E, ainda, tem aquele lance de que a construção de um mundo melhor, começa das atitudes individuais de cada um de nós.

O desperdício é uma coisa que pode ser evitada, basta decisão e organização.


Vamos nessa?!

Desculpas que usamos: Por que o nome?

Deparamo-nos, outro dia, com um jogo de cartas, visando a propaganda empresarial, que nos fazia alguns alertas. Foi, então, que nos surgiu a ideia de criamos as postagens do 'Desculpas que usamos', para nos dar uns pequeninos alertas.

Foi só falar no nome 'Desculpas que usamos', que veio o questionamento: Por que 'Desculpas que usamos'?

Sabemos que somos espíritos imortais e que temos conosco uma história passada, uma história presente e uma história futura. Assim, durante o passar do tempo, vamos acumulando experiência, adquirindo qualidades, amenizando e eliminando defeitos e vícios...

E a Doutrina Espírita é muito rica e sábia ao nos orientar quanto a esse processo evolutivo pelo qual passamos.

Ela nos ajuda a nos conhecer, a conhecer o mundo ao nosso redor e a abrir nossos horizontes para além dessa existência, colocando-nos como cidadãos do Universo, capazes de modificarmos a nós mesmos e ao planeta em sua trajetória evolutiva.

Ela, ainda, vem auxiliando nossa educação para o amor e para a vida, apoiada sempre no Evangelho de Jesus, nos Seus ensinos e vivências, buscando nos auxiliar no desenvolvimento de nossas capacidades e no aproveitamento das oportunidades de evolução da presente reencarnação.

Daí, a cada justificativa, aparentemente plausível, para que nos mantenhamos no mesmo pensamento, vivendo a mesma situação, optando por atitudes que, em vez de nos amparar evolutivamente, nos coloca no plano da estagnação; enfim, a cada justificativa que nos faz permanecer rebeldes perante a Lei Divina e, consequentemente, estagnados, é o quê?

Pois é, exatamente isso: desculpas que usamos...

"Voilá"! Eis, então, o nome dos posts que serão colocados aqui, como um alerta para todos nós.

**

Se você tiver algum comentário sobre uma das várias 'desculpa que usamos', nos envie. E assim, nos auxilie, você também, a fazermos o BLOGJOVEM! Nosso email é: blogjovem@cvdee.org.br

quinta-feira, 5 de fevereiro de 2009

Se Liga: Campanha O melhor é viver em família!



Esta campanha tem por objetivo reafirmar e destacar a importante função educadora e regeneradora da família, valorizando-a no processo de edificação moral do homem, e no esforço conjunto de se construir um mundo melhor.
*
Dentro desta visão educadora da família afirma Emmanuel: "A melhor escola ainda é o lar, onde a criatura deve receber as bases do sentimento e do caráter." (O Consolador, questão 110)
*
Assim, quanto maior for o número de famílias esclarecidas e orientadas, no sentido moral e espiritual, com base no Evangelho de Jesus, à luz da Doutrina Espírita, maiores as possibilidades e a esperança de se ter uma sociedade justa e fraternal e, em consequência, um mundo de paz, de harmonia e de progresso.
*
Integre-se a este trabalho, com sua divulgação e com suas idéias. A USE, através de todos os seus orgãos Regionais, Intermunicipais, Municipais e Distritais, coloca à sua disposição material para ampliar esta campanha em sua casa espírita e em sua cidade, e para receber suas sugestões.
*
Para obter maiores informações ou participar mais ativamente, procure um orgão local, ou faça contato com a USE

De "O Livro dos Espíritos", Allan Kardec, ed. FEB:
Questão 775- Qual seria, para a sociedade, o resultado do relaxamento dos laços de família? r.: Uma recrudescência do egoísmo.
*
Esta campanha tem a promoção do CFN- Conselho Federativo Nacional, da FEB- Federação Espírita Brasileira.
http://www.use-sp.com.br/viveremfamilia.htm

Pergunta Feita: Psicografia

Pergunta Feita:
Queria saber se tem como vocês tentarem receber alguma mensagem da minha avó faz um ano que ela faleceu . Desde já agradeço
(T. - 15 anos)

===============
Resposta Dada:

Olá, T.!

Que você tenha sempre o amparo do mestre Jesus, com muita paz e luz em seu caminho.

Devemos, antes de pensarmos na possibilidade de comunicação, analisar o conceito de morte, pois nossa reação diante dela é e será determinada pelo entendimento que temos sobre esse aparentemente insolúvel mistério da vida.

A Doutrina Espírita nos esclarece que a vida do Espírito é contínua e infinita. Nascemos, como seres espirituais, numa época distante de nosso conhecimento. Somos, então, para fins de crescimento, submetidos a incontáveis experiências tanto no plano físico, que é o planeta que hoje habitamos, como no plano espiritual, local de onde originamos e para onde sempre retornaremos, como acontece com sua avó, que dá continuidade em seu processo evolutivo.

É importante compreendermos a Lei de Reencarnação, que é essa alternância de vivências entre as duas dimensões de vida, física e espiritual, através das experiências de cada dia, que nos aprimoramos intelectual e moralmente. Em cada experiência reencarnatória nos envolvemos com os seres que nos são afins e desenvolvemos laços afetivos.

A desencarnação é apenas uma porta de acesso a outra dimensão da vida. Por isso, diante da separação de um ente querido, quando esse Ser transpassa as barreiras do mundo material libertando-se da roupagem física, devemos, acima de tudo, compreender que não há perda, mas, sim, a separação temporária. Essa separação, entretanto, será tão duradoura quanto forem nossos compromissos nos mundos em que nos encontramos.

Os irmãos que partiram do plano físico cumpriram essa etapa de existência nesse plano e precisam seguir seu processo de aprendizado. Da mesma forma, os que permanecem deste lado da vida não devem se esquecer de que são seres individuais e que têm também missões a cumprir, e quanto mais se empenham em seu aprimoramento e no cumprir com seus deveres para com Deus, para consigo mesmo e para com o próximo, mais breve será este reencontro.

Esclarecem-nos os Espíritos que, apesar da distância física que observamos pelos nossos olhos carnais, a presença espiritual é permanente e real. Podemos sintonizar-nos uns com os outros pelos pensamentos que emitimos, e estes estão imantados pelas nossas emoções. Aqui e lá, essas emoções repercutem em intercâmbio constante. Portanto, grande é nossa responsabilidade no cultivar lembranças felizes e emanar energias de carinho, devemos, como nos ensina Jesus, vigiar nossos pensamentos e orar com sinceridade para levarmos aos que amamos sentimentos puros, equilibrados, resignados e compreensivos, entendendo que o tempo nos permitirá a reunião e a vivência do amor que devotamos uns aos outros. Ore para que Deus permita à sua avó sentir o carinho daqueles a quem ama. Devemos aprender a nos dirigir mentalmente àqueles a quem amamos, fazendo-os sentir nossas vibrações amorosas e salutares, pois os seres desencarnados necessitam do amparo espiritual para o equilíbrio na pátria espiritual. No entanto, é preciso que o ser encarnado faça as preces com tranqüilidade, confiança no Pai e na confiança da assistência espiritual.

A comunicação com os Espíritos é bastante relativa e independe da vontade de ambas as partes, ou seja, dos encarnados e desencarnados. A possibilidade e/ou a necessidade desse contato é específico para cada tipo de caso: conforto aos que ficaram e sofrem com a perda de um ente querido, trabalho de esclarecimento dos Espíritos desencarnados, instruções educativas trazidas pela espiritualidade e diversas outras finalidades. Seja qual for o motivo, é preciso paciência, tanto para nós, que ainda trilhamos no caminho da matéria, quanto para os desencarnados, que se encontram em nova roupagem, muitas vezes com o mesmo desejo de se comunicar. Necessário estar em harmonia, buscando o equilíbrio mental na prática de nossa vida diária, para que possamos estar receptivos até em sonhos, que tantas vezes nos legam lembranças de momentos de encontro. Mas quanto à sua solicitação, não realizamos o trabalho de intercâmbio com o mundo espiritual, mas você poderá contatar um Centro Espírita próximo à sua residência solicitando orientação. Contate a Federação Espírita de seu estado - http://www.feesp.org.br/ - ou ainda pelo site http://www.febnet.org.br/apresentacao/content,0,0,364,0,0.html e informe-se sobre esse tipo de atendimento. O que devemos sempre ter em mente é que tudo é uma questão de possibilidades e conquistas, tanto para nós, quanto para os desencarnados. Não se esqueça que a Doutrina Espírita nos ajuda no equilíbrio necessário ao enfrentarmos esta prova, pois descortina a vida após a morte e ajuda-nos a conviver com esta realidade, aceitando-a como experiência evolutiva no mundo em que vivemos.

Cara T, te indicamos a leitura do livro "O Céu e o Inferno" - de Allan Kardec - cap. 1, 2ª Parte - O Passamento - para que possa compreender o processo pelo qual todos passamos ao desencarnar. Você poderá baixá-lo no site www.virtual.espiridigi.net – seção Biblioteca Virtual. Também nesse site, na seção Multimídia > Vídeos, assista ao vídeos:

Revista Informação- "Sobre a Morte e o Morrer"

Programas Espíritas- Terceira Revelação - 36 - Perda de Entes Queridos
Procure uma casa espírita onde os dirigentes possam lhe orientar melhor a até colocar o nome de sua avó para uma energização. Assim, você estará amparando, auxiliando e contribuindo também com sua avó na sua adaptação no plano espiritual.

Sugerimos fazer a Reunião do Evangelho no Lar para que não somente você, mas todos da família, e auxiliares, possam receber os seus benefícios, que envolvem todo o ambiente doméstico, inclusive chegando aos nossos familiares e amigos que desencarnaram.

Segundo Emmanuel, Espírito benfeitor, não devemos esquecer a necessidade de trazer o Cristo para o cenário de amor onde nos refugiamos.

É um trabalho simples. Escolhemos alguns minutos por semana e nos reunimos com todos aqueles que vivem conosco, para o aprendizado das lições de Jesus.

Recomendável seja feito esse estudo no mesmo dia da semana e horário. Iniciamos com uma prece espontânea, abrimos uma página do Evangelho e lemos, em voz alta, alguns trechos, comentando-os em seguida. Os companheiros participantes devem expor suas dúvidas, seus temores e dificuldades. Através da conversação edificante produzida, os benfeitores da espiritualidade superior "distribuirão a todos idéias e forças, em nome do Cristo, para que horizontes novos iluminem o espírito de cada um."

Um Roteiro e outros esclarecimentos sobre o assunto poderão ser encontrados no seguinte endereço:

http://www.espiritismo.net/evangelho_no_lar

Procure cultivar o hábito da oração e manter-se em vigilância, no pensamento, no falar e no agir. Outrossim, assistindo às palestras da Casa Espírita, prestando a devida atenção, sempre encontraremos respostas para as nossas dúvidas, por meio dos ensinamentos dos oradores e a assistência inspiradora dos nossos mentores e protetores espirituais, com certeza. A Casa Espírita proporciona o benefício do passe, o qual constitui-se duma transfusão de energias, que nos revigoram e reanimam. O tratamento magnético (passes) vem como um poderoso recurso para o equilíbrio que todos precisamos e nele encontramos o suporte espiritual para nossas lutas cotidianas. Igualmente, a participação em atividades de caridade, de ajuda ao próximo, proporciona a higiene mental necessária à nossa renovação.

Caso não seja possível freqüentar um grupo de estudos e trabalhos espíritas, oferecemos o convite para participar de nossas atividades na Internet (estudos, palestras, vibrações e Atendimento Fraterno), via Paltalk (programa de áudio-conferência - www.paltalk.com). Informe-se sobre o programa através dos sites www.virtual.espiridigi.net/paltalk.html (Instalação e orientações gerais) e www.espiridigi.net/celd (programação dos nossos trabalhos).

Que Deus abençoe nossos propósitos de entendimento.

Estamos à disposição para auxiliar no que for necessário e conte sempre conosco.
Um abraço,
Fernanda
Equipe Net Jovem
Dúvidas e Sugestões: www.cvdee.org.br/netjovem.asp
Oferecemos o convite para participar, no Paltalk: categoria "Central & South America" - subcategoria "Brazil", da sala Espiritismo Net Jovem - Todas às sextas-feiras, 21h.

quarta-feira, 4 de fevereiro de 2009

Resumo básico: O Livro dos Médiuns



Publicado em janeiro de 1861

Este livro reúne o ensino especial dos Espíritos Superiores sobre a explicação de todos os gêneros de manifestações, os meios de comunicação com os espíritos, o desenvolvimento da mediunidade, as dificuldades e os tropeços que eventualmente possam surgir na prática mediúnica.

É constituído de 2 partes: Noções preliminares e Das manifestações espíritas.
Dentre os vários assuntos que aborda, destacam-se: provas da existência dos Espíritos, o maravilhoso e o sobrenatural, modos de ser e proceder com os materialistas, três classes de espíritos, ordem a que devem obedecer os estudos espíritas: a ação dos Espíritos sobre a matéria, manifestações inteligentes, as mesas girantes, manifestações físicas, visuais, bicorporeidade, psicografia, laboratório do mundo invisível, ação curadora, lugares assombrados (com comentários sobre o exorcismo) tipos de médiuns e sua formação, perda e suspensão da mediunidade, inconvenientes e perigos da mediunidade, a influência do meio e da moral do médium nas comunicações espíritas, mediunidade nos animais, obsessão e meios de a combater, trata também de assuntos referentes à identidade dos Espíritos, às evocações de pessoas vivas, à telegrafia humana, além de vários temas intimamente relacionados com o Espiritismo experimental.
Não menos importante são os capítulos dedicados às reuniões nas sociedades espíritas, ao regulamento oficial da Sociedade Parisiense de Estudos Espíritos e ao Vocabulário Espírita.
Como se observa, o Livro dos Médiuns é a obra básica da Ciência Espírita, graças a ele, o espiritismo firmou-se como Ciência Experimental.
Embora publicado há mais de 100 anos, seu conteúdo é atual, seus ensinamentos permitem ao leitor estabelecer relações evidentes da Ciência Espírita com várias conquistas científicas da atualidade.


***

Vamos ler e estudá-lo!?

Sueco entra em convulsão após jogar videogame por 24h


Sueco entra em convulsão após jogar videogame por 24h


Um adolescente sueco de 15 anos de idade sofreu um colapso e entrou em convulsão depois de jogar um videogame durante 24 horas seguidas em sua casa em Laholm, no sul da Suécia.

No hospital, os médicos que o atenderam disseram que o colapso foi resultado de uma combinação de falta de sono, falta de alimentação adequada e tempo excessivo sob estresse, devido à sua concentração no jogo.

Um estudo sueco divulgado esta semana pelo Instituto Karolinska também alerta que jogar videogames violentos pode alterar os batimentos cardíacos dos adolescentes e afetar seu sistema nervoso.

O garoto de 15 anos havia reunido seis amigos em sua casa no sábado para jogar a nova versão do videogame World of Warcraft, lançado na semana passada.

‘Aterrorizados’

Eles jogaram durante todo o dia e continuaram noite adentro, comendo apenas um pouco diante do computador.

Por volta das duas horas da madrugada, o adolescente sofreu uma convulsão semelhante à de um ataque epiléptico, segundo contou o pai do menino.

"Ficamos aterrorizados, e chamamos a ambulância", disse o pai ao jornal Svenska Dagbladet.

Segundo os médicos, o menino está agora fora de perigo. Mas o pai do adolescente, que já decidiu limitar os horários em que seu filho poderá jogar jogos de computador, iniciou uma campanha para alertar outros pais sobre os riscos de passar tempo demais jogando diante do computador.

Especialistas de clínicas suecas notaram um aumento das chamadas telefônicas de pais preocupados com o estado dos filhos desde o lançamento da nova versão do World of Warcraft.

"Tem sido um enorme problema. Recebemos chamadas de pais preocupados todos os dias", disse a médica de uma das clínicas, Emilie Backlund.

Estudo

O psicólogo e especialista em dependência de jogos eletrônicos, Owe Sandberg, alerta para o risco de os jovens se tornarem viciados em jogos.

"É preciso ter limites", disse o psicólogo ao jornal Kvällsposten.

Segundo Sandberg, entre 30 mil e 40 mil adolescentes na Suécia se encontram atualmente sob risco de se tornarem dependentes de videogames.

Um estudo sueco publicado esta semana pelo Instituto Karolinska, em colaboração com a Universidade de Upsala e a Universidade de Estocolmo, fez outro alerta sobre os riscos que podem ser provocados pelos videogames violentos.

Os pesquisadores pediram a um grupo de 19 adolescentes entre 12 e 15 anos de idade para jogar dois tipos de jogos de computador – um especificamente violento, e o outro não.

Os resultados mostraram que o batimento cardíaco dos meninos que jogaram o jogo violento tornou-se irregular.

"Constatamos ritmos irregulares de batimentos cardíacos, com variações nos intervalos entre os batimentos", disse o líder do projeto, Frank Lindblad.

Além de observar os garotos enquanto eles jogavam os jogos, os pesquisadores também monitoraram os meninos à noite, durante o sono. E constataram que os batimentos cardíacos irregulares continuaram durante a noite.

O estudo indica que jogar jogos violentos exerce impacto sobre o sistema nervoso dos adolescentes, afetando potencialmente seus sistemas biológicos centrais.

"Ainda não podemos dizer exatamente de que maneira isto está afetando os adolescentes, mas estamos extremamente preocupados com o fato de que sistemas biológicos cruciais estão sendo afetados por uma atividade praticada por tantas crianças e adultos todos os dias", ressaltou Lindblad.

Os cientistas vão usar o estudo como base para uma pesquisa mais profunda sobre os possíveis riscos impostos pelos jogos de computador.
Notícia publicada na BBC Brasil, em 18 de novembro de 2008.
http://www.bbc.co.uk/portuguese/reporterbbc/story/2008/11/081118_videogame_dg.shtml
*****************
COMENTÁRIO:


Lembro-me, no início da minha adolescência, daqueles "fliperamas" que sempre existiam estrategicamente próximo às escolas, ou em locais de férias. Eram ambientes quase sempre lotados de jovens viciados em jogos, que desejavam sempre ultrapassar suas marcas.

Hoje, o vício ainda persiste, pois está fortemente embasado na sensualidade material e no orgulho, mas o que agrava de certa forma a situação é que aquele fliperama, oneroso e distante, agora encontra-se dentro de casa.

Por muitas vezes, os jovens que demoravam fora de casa, agora recusam-se sequer a sair do quarto. Os jogos, agora com nova e moderna tecnologia, estão cada vez mais reais e acabam por estimular na pessoa emoções e sensações tão reais quanto. O jogo, violento ou não, não é o culpado, pois este objeto foi criado e é inanimado. O que dá tal poder aos jogos é o ser humano que se compraz em imperfeições como o orgulho e o egoísmo, e no desejo de uma ilusão prazeirosa, difícil de se encontrar em um mundo de provas e expiações.

Como no alcoolismo, onde a bebida não é a culpada, mas é a pessoa que está doente e necessita ajuda, pois já encontra-se sem forças para resistir, o jovem já apresenta-se enfermo, transferindo para outro objeto a sua busca pelo prazer, satisfação ou qual seja a sua motivação inicial. É preciso buscar compreender porque este jovem procura satisfazer-se através de jogos e relacionamentos virtuais. É preciso refletir com sinceridade para compreender o problema e encontrar uma forma de resolvê-lo.
(Claudia Cardamone é psicóloga e espírita. É membro da Equipe Espiritismo.net, atuando nas áreas de atendimento fraterno e notícias.)

terça-feira, 3 de fevereiro de 2009

Anotações de O E.S.E: CAP. XIV: Honrar a vosso pai e a vossa mãe

E.S.E. – CAP. XIV: Honrar a vosso pai e a vossa mãe

> Texto E.S.E
> comentários:
> 3 são os títulos que nesse capítulo se instrui: piedade filial, parentela corporal e espiritual e a ingratidão dos filhos e os laços de família.

a) A Piedade filial : o que seria?

A piedade filial encerra todo o dever dos filhos em relação aos pais e se exprime pelo amor, respeito, amparo, obediência e tolerância para com eles, independente de terem ou não cumprido os seus deveres, como pais.
Ele encerra toda a obrigação dos filhos perante os pais, traduzida pelo amor, respeito, atenção, submissão e condescendência para com eles.É o dever da piedade filial.
Honrar pai e mãe é respeitá-los, assisti-los na necessidade, proporcionar-lhes repouso na velhice e cercá-los de todos os cuidados.
É a obrigação incondicional que temos, perante nossos pais, de cumprir para com ele os deveres impostos pela lei de caridade e amor, de modo mais rigoroso que o demonstrado ao próximo em geral.
"O termo "honrai" encerra um dever a mais para com eles: o da piedade filial."
Nossos pais são nossos irmãos a quem Deus nos confiou, nesta existência terrena, como responsáveis importantes da nossa atual fase evolutiva.
A família é um cadinho de purificação onde aprendemos a legítima fraternidade.
Para colocar em papo: é fácil – temos os pais perfeitos sob o ponto de vista de nossos olhos e sentimentos imperfeitos e materiais – a convivência é tranqüila –

_ aí entramos na segunda questão que vem nos elucidar a questão dessa facilidade ou dificuldade que temos em lidar com nossos pais e familiares; que é a questão da parentela corporal e da parentela espiritual. (fantásticos Espíritos que colocaram na seqüência explicativa e esclarecedora para nós)

b) A parentela corporal e a parentela espiritual:

Os verdadeiros laços de família são os espirituais, não os da consangüinidade, uma vez que são os espíritos que se amam ou se odeiam e não os corpos que, temporariamente, habitam. Assim, a nossa família é o ambiente de purificação, para onde somos atraídos pelos laços estabelecidos em existências anteriores.
A família espiritual é a verdadeira família, aquela que traduz a afinidade entre os espíritos. A família corporal é aquela tradicional, feito de pai, mãe, ou seja, dos membros da célula considerada máter da sociedade.
Na parentela corporal, geralmente, estão envolvidos espíritos que necessitam de algum reajuste mútuo, no que diz respeito à Lei de Causa e Efeito. Isto é, geralmente é na família que se reúnem espíritos que, um dia, ou foram inimigos, ou desafetos, marcando assim a sua passagem pela Terra com a convivência com quem nem sempre lhe é agradável. Com o Espiritismo, sabemos que precisamos aproveitar a oportunidade na vida familiar para transformar os laços de parentela apenas corporal em parentela espiritual, aumentando assim a nossa família espiritual.
Os pais fornecem ao filho apenas o invólucro corporal, uma vez que o espírito já existia antes da formação do corpo. Se estão unidos, é em razão dos laços de simpatia ou de antipatia que já existia anteriormente ao reencarne.
"O corpo procede do corpo, mas o espírito não procede do espírito."
"Há, pois, duas espécies de famílias: as famílias pelos laços espirituais e as famílias pelos laços corporais."
A corporal é aquela constituída pelos laços frágeis da consangüinidade e da matéria, que se extinguem com o tempo e, muitas vezes, dissolvem moralmente já na existência atual; a espiritual é aquela caracterizada pelos laços espirituais, fortalecida pela purificação, e se perpetua no mundo dos espíritos.

_ comentários:

- O núcleo familiar que integraremos quando encarnados é constituído ainda no plano espiritual. A formação da família começa a ser projetada quando os espíritos que a comporão se encontram no mundo dos espíritos, preparando-se para a reencarnação. Os espíritos reunidos num mesmo ambiente familiar, geralmente, têm alguma vinculação entre si, quer pelos laços de amor, quer pela necessidade de se reajustarem. São espíritos ligados por laços afetivos, devedores em resgate de antigos compromissos, desafetos do passado, companheiros de erros praticados em experiências pretéritas, enfim, alguma vinculação geralmente há que motive a formação do grupo familiar. É, dessa forma, o lugar onde se dá esse reencontro de espíritos, que estarão reiniciando novas experiências com vistas às suas evoluções.
Portanto, ninguém evolui sozinho. A evolução do espírito é feita junto aos que lhe são afins, uns colaborando com o progresso dos outros e todos iluminados pelo farol amoroso do Cristo. Os espíritos evoluem em grupos que se formam por afinidades. Prosseguem juntos a caminhada. Como as famílias na Terra, em sua maioria, representam reencontros de espíritos para os devidos reajustes necessários à evolução de ambos, daí as dificuldades de convivência que assistimos freqüentemente. Encontrando-se, eles se reconhecerão, embora inconscientemente, pois o esquecimento do passado não permite que essa lembrança aflore de maneira consciente nestes espíritos e, então, as dificuldades de convivência começam a surgir. Todas essas experiências são oportunidades de honrar os compromissos assumidos junto àqueles com quem, por um ou outro motivo, estamos de há muito ligados.

- a parentela corporal é aquela formada pelos laços de sangue, que não criam, necessariamente, vínculos entre os espíritos. Como ensinou Jesus, "o corpo procede do corpo, mas o espírito não procede do espírito". Os que encarnam numa mesma família, muitas das vezes, são realmente espíritos simpáticos, ligados por anteriores relações, que se expressam por uma afeição recíproca na vida terrena. Entretanto, esta não é uma regra absoluta, pois também pode acontecer que espíritos completamente estranhos uns aos outros ou mesmo afastados entre si por antipatias anteriores, encarnem no mesmo ambiente familiar, que lhes serve de provação. A parentela espiritual é formada por espíritos simpáticos, que comungam das mesmas idéias. Encontram-se ligados desde antes da encarnação e assim permanecem após a morte do corpo físico. Os laços entre eles não são os da consangüinidade, mas os do espírito. Durante a encarnação, mesmo em famílias corporais distintas, podem buscar-se e atrair-se mutuamente, enquanto que parentes consangüíneos, que não cultivam laços espirituais, podem se repelir.

- todos somos responsáveis pelo destino dos que nos são afins. os espíritos evoluem em grupos que se formam por afinidade. Há uma responsabilidade solidária pela evolução de todos.


c) a ingratidão dos filhos e os laços de família:

A ingratidão dos filhos para com os pais não é fruto do acaso, mas conseqüências de dissensões e ódios em vidas anteriores, que devem ser superados na presente encarnação, pelo exercício do amor e do perdão, entre os membros da família terrena. Desprezar esta oportunidade significa transferir, para encarnações futuras, dificuldades que nesta poderiam ser superadas.

- é fácil superar antipatias – sentimentos de dubiedade com relação à maior ou menor afeição que sentimos...?

(Reflexões e estudos feitos na sala Espiritismo Net Jovem, no paltalk)

Em Fevereiro - sala Espiritismo Net Jovem - 6as-feiras: 21h - no paltalk



Dia: 06/02/2009
Tema Atual: Função social do jovem no mundo
Facilitadora: Wania Flintz
**
Dia: 13/02/2009
Tema LE 045: Cap. VII – Simpatias e antipatias terrenas
Facilitador: Sergio Rodrigues
**
Dia: 20/02/2009
Tema ESE 045: Cap. XXVIII – Coletânea de preces espíritas
Facilitador: Lúcio Flávio
**
Dia: 27/02/2009
Tema CI 002: Parte 1ª, Cap. I – O futuro e o nada
Facilitadores: Iyanla Luiza e Lúcio Flávio

Mural Reflexivo: Lei do Caminhão de Lixo

Lei do Caminhão de Lixo


Um dia peguei um taxi e fomos direto para o aeroporto. Estávamos rodando na faixa certa quando de repente um carro preto saiu do estacionamento na nossa frente.

O motorista do taxi pisou no freio, deslizou e escapou do outro carro por um triz!

O motorista do outro carro sacudiu a cabeça e começou a gritar para nós.

O motorista do táxi apenas sorriu e acenou para o cara.

E eu quero dizer que ele o fez bastante amigavelmente.

Assim eu perguntei: "Porque você fez isto? Este cara quase arruína o seu carro e nos manda para o hospital!"

Foi quando o motorista do táxi me ensinou o que eu agora chamo "A Lei do Caminhão de Lixo".

Ele explicou que muitas pessoas são como caminhões de lixo. Andam por ai carregadas de lixo, cheias de frustrações, cheias de raiva, e de desapontamento. A medida que suas pilhas de lixo crescem, elas precisam de um lugar para descarregar, e às vezes descarregam sobre a gente. Não tome isso pessoalmente.

Apenas sorria, acene, deseje-lhes bem, e vá em frente. Não pegue o lixo delas e espalhe sobre outras pessoas no trabalho, em casa, ou nas ruas.

O princípio disso é que pessoas bem sucedidas não deixam os seus caminhões de lixo estragarem o seu dia. A vida é muito curta para levantar cedo de manhã com remorso, assim... Ame as pessoas que te tratam bem. Ore pelas que não o fazem.

A vida é dez por cento o que você faz dela e noventa por cento a maneira como você a recebe!

Tenha um bom dia, livre de lixo!
(Autor desconhecido)

****
Para refletirmos:

Falamos de nossos pensamentos, atitudes e sentimentos, da reforma íntima... E, ao lermos essa historinha simples, corriqueira (sempre acontece disso, né mesmo?!) , quantas reflexões podemos fazer...
Algumas que nos passaram pela mente:
A quantas anda o meu sentir, o meu pensar e o meu agir?!
Como anda, dentro de mim, o conhecimento do “Amar o próximo como a si mesmo: fazer pelos outros o que quereríamos que os outros fizessem por nós”?
A que tipo de influência, sintonia e vibração venho me deixando levar? Ou será que já consigo dar uma paradinha e me segurar para não deixar que "lixos emocionais" existam em mim?
E o meu melidre?! A quantas anda?!
Ando exercitando a paciência, a compreensão e a indulgência?!
Ulalah! Muitas questões, não é mesmo?! Aliás, colocamos só questões, sem falar em respostas...
Pensar nelas é um exercício bem legal, mas vigiar nossas atitudes é um exercício muiiiito melhor, embora mais difícil, mas não impossível de fazermos e devemos começar de agora.
Sabemos que somos herdeiros do legado divino e isso nos faz também responsáveis em vivencia-los em nosso dia-a-dia, em todas as oportunidades que temos para praticar aquilo de que já somos dententores.
Afinal , se já compreendemos que somos espíritos em processo evolutivo para o aperfeiçoamento, se temos conosco o modelo maior de Amor, que é Jesus, e nele acreditamos, mesmo que ainda não consigamos nos remodelar, nos transformar de forma imediata, o caminho é o nosso esforço em promover em nós as transformações necessárias para que alcancemos a perfeição que buscamos, enquanto espíritos imortais que somos.
Ah! A nossa tão falada reforma moral, mais falada do que trabalhada...
E a mensagem nos fez refletir sobre isso: sobre as nossas atitudes cotidianas, a nosso olhar para nós mesmos e o nosso olhar para com o outro... E... eis que mais indagações surgem para podermos refletir:
Como será que andamos com nossos sentimentos, emoções e atitudes diárias?!
Será que ainda olhamos com um olhar diferenciado para os nossos familiares , amigos , vizinhos e inimigos? Será que os vemos como realmente nossos irmãos e no mesmo processo de aperfeiçoamento que nós?
Como anda nosso trabalho interno quanto a julgarmos e criticarmos?
Será que estamos exercitando a nossa tolerância?
Será que já começamos a despertar e entendemos em nós, de verdade, a caridade, a generosidade, a fraternidade?
Será que já temos, de verdade também, atitudes que o conhecimento e o ser espírita nos proporciona?
E a brandura , a moderação , a afabilidade e a paciência nas nossas relações? A quantas andam?
Pois é... A escolha em vivermos e sermos participantes ativos na construção de um mundo melhor, de mais harmonia, de mais paz e de mais amor, está em nossas mãos.

segunda-feira, 2 de fevereiro de 2009

Pergunta Feita: Dúvidas sobre centro espírita

Pergunta Feita:


Se eu frequentar um centro espírita que é umbanda , to começando para o lado errado ?

(M. – 24 anos)


================
Resposta Dada:


Cara, M.

Que Jesus esteja conosco hoje e sempre, e que estejamos nós receptivos à Sua Luz e Amor através do bem que praticamos.

*

Façamos juntas uma leitura sobre o que seja o Espiritismo e a Umbanda, para que possamos saber a diferença entre as duas.

*

Vale a pena lembrar que o Espiritismo surgiu na França, a partir da publicação de "O Livro dos Espíritos" em 18 de abril de 1857, sem nenhuma ligação com as religiões afro-brasileiras que tiveram seu início no século XVI, com a vinda dos escravos africanos para o Brasil colonial. A Umbanda, particularmente, sofreu forte sincretismo (mistura) com o Catolicismo. Isso aconteceu porque os escravos foram obrigados a trocarem suas divindades cultuadas na África pelos Santos da Igreja Católica. Por isso, é que nos Centros Umbandistas as imagens de São Jorge são cultuadas como Ogum, as de São Sebastião como Oxossi, e por aí adiante. Além dos rituais, temos os altares, cânticos, vestimentas, bebidas, incenso, velas, oferendas, danças, músicas, riscadura de pontos, fumo, etc.

*

Já o Espiritismo, este não tem nenhuma forma de cultos exteriores, já que ele veio explicar o Cristianismo à Luz da Ciência. A falta de conhecimento e de aprofundamento da Doutrina Espírita é que nos leva a confusões e informações equivocadas quanto às religiões afro-brasileiros. Vale explicar que quando mostramos as diferenças entre Espiritismo e Umbanda, não temos a pretensão de denegrir o trabalho umbandista, pelo contrário, ele tem seu valor, suas tradições e objetivos. Queremos apenas deixar claro o que é Doutrina Espírita e o que não é.

*

Muitos insistem em confundir a Umbanda com o Espiritismo não só por ambas terem o fenômeno mediúnico, mas principalmente incentivados pelos próprios umbandistas que, por falta de conhecimento da origem do termo "espírita", colocam o nome de Centro Espírita em seus terreiros de umbanda e se chamam de espíritas.

*

Traremos também a diferença dos termos Espírita/Espiritismo e Espiritualista/Espiritualismo:

*

Os termos Espírita e Espiritismo foram criados em 1857 na França para dar nome à doutrina codificada por Allan Kardec e diferenciá-la de todas as outras práticas espiritualistas. Também não existe "Espiritismo Kardecista", "baixo Espiritismo", "alto Espiritismo", "Espiritismo de mesa branca", "Espiritismo de terceiro", etc, pois Espiritismo, por si mesmo, é o nome dado por Kardec à doutrina por ele codificada, recebida de vários Espíritos Superiores no século passado. Caracteriza-se por um conjunto de princípios de ordem científica, filosófica e religiosa, que objetiva o progresso espiritual do homem, com a implantação da fraternidade entre todas as criaturas na Terra. O correto é chamar-se a Doutrina Espírita somente de "Espiritismo" e as outras doutrinas que compartilham da crença na sobrevivência da alma de doutrinas Espiritualistas. Portanto, Espiritualismo é a crença que tem como base a existência da alma e de Deus, seja católico, protestante, espírita, budista, umbandista, todos são espiritualistas. Mesmo com diferenças, crêem na sobrevivência do espírito após a morte. Já Espiritismo "é uma ciência que trata da natureza, origem e destino dos Espíritos, bem como de suas relações com o mundo corporal." Allan Kardec

*

(O que é o Espiritismo - Preâmbulo). "Ele realiza o que Jesus disse do Consolador prometido: conhecimento das coisas, fazendo que o homem saiba donde vem, para onde vai e por que está na Terra; atrai para os verdadeiros princípios da lei de Deus e consola pela fé e pela esperança." Allan Kardec (O Evangelho segundo o Espiritismo - cap. VI - 4). O Espiritismo revela conceitos novos e mais aprofundados a respeito de Deus, do Universo, dos Homens, dos Espíritos e das Leis que regem a vida. Revela, ainda, o que somos, de onde viemos, para onde vamos, qual o objetivo da nossa existência e qual a razão da dor e do sofrimento.

*

Trazendo conceitos novos sobre o homem e tudo o que o cerca, o Espiritismo toca em todas as áreas do conhecimento, das atividades e do comportamento humanos, abrindo uma nova era para a regeneração da Humanidade.

*

Pode e deve ser estudado, analisado e praticado em todos os aspectos fundamentais da vida, tais como: científico, filosófico, religioso, ético, moral, educacional, social.

*

De qualquer forma, cara M., é impossível todos fazermos parte de uma mesma religião. Vivemos num mundo onde o pensamento é heterogêneo, os costumes se divergem e nossos atavismos influenciam na escolha da religião.

*

Jesus disse: "Nem todo o que me diz: Senhor, Senhor! Entrará no reino dos céus, mas aquele que faz a vontade de meu Pai, que está nos céus". Jamais ele falou siga esta ou aquela religião para entrar no céu. O "Caminho da salvação", como dizia o Mestre, está na prática do bem, na obediência das leis morais (ser honesto, não adulterar, respeitar o semelhante, amar a Deus ou as coisas espirituais acima da vida material), que estão contidas nos mandamentos de Deus. Toda religião que busca ensinar ao homem práticas ativas de interesse belo bem-estar coletivo, onde não existam os interesses humanos em detrimento dos espirituais, prestando um bom serviço à sociedade ou ao homem como espírito imortal, com certeza estará cumprindo com seu dever de espiritualizar a humanidade e estará seguindo os desígnios de Deus.

*

Lembremo-nos sempre que "Fora da Caridade não há salvação" e que com certeza o respeito mútuo entre os adeptos das varias religiões, inclusive o respeito por seus pontos de vistas diferentes sobre os mesmos assuntos, faz necessariamente parte da caridade.

*

No site http://www.dominiopublico.gov.br/pesquisa/PesquisaObraForm.do?select_action=&co_autor=10314 você encontrará vídeos que serão bastante esclarecedores para você.

*
Assista nesta ordem:

- Por que Espiritismo?
- A Filosofia Espírita
- A Moral Espírita
- A Prática Espírita
- O Fenômeno Mediúnico
- Sobre a Morte e o Morrer
- Reencarnação

*

M., a melhor forma para conhecer as religiões de seu interesse é comparecer à instituição e observar o trabalho. Informe-se com os atendentes sobre horário, literatura e atividades que realizam. A partir daí, terá a possibilidade de tomar a decisão para aquela com a qual mais se afinize.

*

Estamos à disposição para auxiliar no que for necessário e conte sempre conosco.
Muita paz em seu coração.

Fernanda

Equipe Net Jovem
Dúvidas e Sugestões:
www.cvdee.org.br/netjovem.asp

*

Oferecemos o convite para participar dos nossos estudos na Internet. Conheça o Paltalk: http://www.celd.org.br/celd_paltalk.php.

No Paltalk: categoria "Central & South America" - subcategoria "Brazil", sala Espiritismo Net Jovem - Todas às sextas-feiras, 21h.

Resumo básico: O Livro dos Espíritos



Publicado em 18 de abril de 1857

Este é o livro básico da Filosofia Espírita. Nele estão contidos os princípios fundamentais do Espiritismo, tal como foram transmitidos pelos Espíritos Superiores a Allan Kardec, através do concurso de diversos médiuns. Seu conteúdo é apresentado em 4 partes. Das causas primárias. Do mundo espírita ou dos espíritos. Das Leis Morais e das esperanças e consolações.

Eis alguns dos assuntos de que trata: prova da existência de Deus, Espírito e Matéria, formação dos mundos e dos seres vivos, povoamento da Terra, pluralidade dos mundos, origem e natureza dos Espíritos, perispírito, objetivos da encarnação, sexo dos Espíritos, percepções, sensações e sofrimentos dos Espíritos, aborto, sono e sonhos, influência do Espíritos nos acontecimentos da vida, pressentimento, Espíritos protetores e outros temas de real interesse ao homem atual.

Na parte relativa às Leis Morais, os temas versam sobre o bem e o mal, a prece, necessidade de trabalho, casamento, celibato, necessário e supérfluo, pena de morte, influência do Espiritismo no Progresso da Humanidade, desigualdades sociais, igualdade de direitos do homem e da mulher, livre-arbítrio e conhecimento de si mesmo.

E, finalmente, na última parte, refere-se aos temas: perdas de entes queridos, temor da morte, suicídio, natureza das penas e gozos futuros, Paraíso, Inferno e Purgatório.

É um livro que abre novas perspectivas ao homem, pela interpretação que dá aos diversos aspectos da vida, sob o prisma das Leis Divinas, da existência e sobrevivência do Espírito e sua evolução natural e permanente, através de reencarnações sucessivas.

Seus ensinamentos conduzem o homem atual à redescoberta de si mesmo, no campo do espírito, fornecendo-lhes recursos para que compreenda, sem mistério, que é, de onde veio e para onde vai.


**

Vamos ler e estudá-lo?!

domingo, 1 de fevereiro de 2009

É melhor casar ou morar junto?


É melhor casar ou morar junto?



Sabe quando já não faz mais sentido cada um no seu canto, mas vocês não sabem bem o que fazer? Morar juntos ou casar? Nos dias de hoje, a dúvida pode soar um tanto quanto careta, mas entender bem a diferença entre as situações pode ajudar você a não cair em uma enrascada.



"Na prática, não há diferença entre estar casado e morar junto. Mas algumas pessoas podem não se sentir casadas quando apenas moram juntos, e isso fica no inconsciente", comenta a psicóloga Marina Vasconcellos. O importante é que os dois estejam cientes e satisfeitos com a situação, independentemente se moram juntos ou se houve a troca de alianças.



Segundo a terapeuta sexual Cláudya Toledo, a mulher tende a se sentir menos amada quando não há um marco que sele a união. "A mulher se sente amada quando é pedida em casamento e isso faz com que ela tenha mais facilidade para engravidar e para se sentir à vontade com a relação. Ela fica mais segura", conta.



Cláudya comenta ainda que a mulher pode sentir dúvida sobre as intenções do homem quando não há um marco de início da relação. "O casamento não é um papel, não é somente aquela idéia tradicional de noiva e união civil. Ele é uma união que tem que ser clara, com um marco de inicial. Aí o casal pode organizar suas vidas juntos, sem dúvidas".



A publicitária Juliana Gontad, 26 anos, mora com o namorado Rogério Mendes, 33 anos, a pouco mais de um ano. O casal, que está junto há seis anos, resolveu unir as "trouxas" depois de uma conversa a dois. "Tudo melhorou. A cumplicidade aumenta muito, o que torna a relação mais intensa", comenta Juliana. Para ela, não há diferença de comprometimento entre morar junto e casamento. "Talvez um dia a gente efetive a união por motivos burocráticos, dizem que em algumas situações é vantagem estar casado no papel. Mas seria só por isso", completa.



Ao contrário de Juliana, alguns casais não conseguem encontrar uma sintonia quando não há uma união efetiva. Segundo Cláudya, quando as duas partes não se sentem verdadeiramente entregues na relação, alguns probleminhas podem surgir. O homem, por exemplo, tende a não planejar sua vida com aquela parceira - o que resulta em uma não tão bem sucedida carreira profissional, já que ele não se vê como o "homem da casa". "Já a mulher não consegue investir tanta energia nesse parceiro. Ela pode se negar a ir a uma festa da empresa dele, por exemplo, por não se sentir a esposa", complementa.



Adepta do estilo mais tradicional, a fisioterapeuta Mônica Medeiros Silva Reina, 30 anos, achou que o melhor seria se o casamento fosse oficializado e as alianças trocadas. "Quando não há compromisso oficializado, o casal se separa com mais facilidade em momentos de briga. É mais fácil abrir mão e voltar para a casa dos pais", explica.



Casada há três anos com o fisioterapeuta Leandro de Souza Reina, 30 anos, ela também passou pela experiência de dividir o mesmo teto sem compromisso. "Foram três anos de ‘panos de bunda juntos’", brinca. Se a experiência foi válida? "O relacionamento ficou mais sério, mas só não nos casamos antes por falta de dinheiro. Mesmo porque, esse sempre foi nosso desejo".



Para quem se sente incomodada em apenas morar junto e sonha com um casamento, tradicional ou não, vale a dica da terapeuta Cláudya. "Se o morar junto for um teste para descobrir se o casal dá certo, coloque um limite de tempo para isso. Mas é importante frisar que para a mulher é bastante dolorido o fato de estar ‘sendo testada’. Isso pode causar uma angustia que acaba deixando-a menos amorosa no relacionamento", finaliza.


Matéria publicada no Portal Terra.



***************

Comentário:



Casar ou morar juntos?



"A não ser o que procede de Deus, nada é imutável no mundo. Tudo o que procede do homem está sujeito a mudanças. As leis da natureza são as mesmas em todos os tempos e em todos os países; as leis humanas, porém, modificam-se segundo os tempos, os lugares, e o desenvolvimento intelectual. No casamento, o que é de ordem divina é a união conjugal, para que se opere a renovação dos seres que morrem. Mas as condições que regulam essa união são de tal maneira humanas, que não há em todo o mundo, e mesmo na cristandade, dois países em que elas sejam absolutamente iguais, e não há mesmo um só em que elas não tenham sofrido modificações através dos tempos. Resulta desse fato que, perante a lei civil, o que é legítimo num país e em certa época, torna-se adultério noutro país e noutro tempo. Isso porque a lei civil tem por fim regular os interesses familiais, e esses interesses variam segundo os costumes e as necessidades locais. É assim, por exemplo, que em certos países o casamento religioso é o único legítimo, enquanto em outros o casamento civil é suficiente." O Evangelho segundo o Espiritismo, Allan Kardec.



O importante realmente é a união conjugal, a forma como ela irá ocorrer é uma escolha nossa, dependendo da época e do lugar onde reencarnamos. Hoje em dia, muito casais optam por morarem juntos apenas, e os motivos são os mais variados possíveis. Alguns, psicologicamente, não querem assumir compromissos, desta forma não assumem papéis de esposo ou esposa; outros, inseguros e desacreditados no amor, já planejam a melhor forma de realizar a separação, de forma rápida e o menos dolorosa possível, são como aqueles que vão ao cinema e logo querem saber onde é a saída; há aqueles que o fazem, porque acreditam que casar é muito caro, não conseguem dissociar a união do cerimonial religioso; outros, desumanamente, o fazem para testar o companheiro ou companheira, como o fariam num test drive; mas há um grupo de pessoas que decide apenas morar junto, porque o sentimento que envolve e alicerça a relação é seu aspecto mais importante; o papel, a cerimônia, as convenções sociais, tudo isso pode ser feito ou não, pouco lhes importa, o essencial é estarem unidos, constituírem uma família e se dedicarem uns aos outros o máximo possível.



Todo movimento existente faz parte de um progresso universal, que muitas vezes nos escapam da compreensão. Se todo movimento é progressivo, como compreender o progresso existente nestas mudanças de nossos costumes quanto às uniões conjugais? A resposta pode ser encontrada na Revista Espírita:



"Toda lei, no momento em que é feita, tem sua razão de ser e sua utilidade, mas pode ser que, boa hoje, não o seja mais amanhã. No estado de nossos costumes, de nossas exigências sociais, o casamento tem necessidade de ser regulado pela lei, e a prova de que essa lei não é absoluta, é que ela não é a mesma em todos os países civilizados. É, pois, permitido pensar que, nos mundos superiores, onde não há mais os mesmos interesses materiais a salvaguardar, onde o mal não existe, quer dizer, de onde os maus Espíritos encarnados estão excluídos, onde, conseqüentemente, as uniões são o resultado da simpatia e não de um cálculo, as condições devem ser diferentes; mas o que é bom neles poderia ser mau em nós." Revista Espírita, 1862, Allan Kardec.



A Terra está em seu progresso natural a fim de tornar-se um mundo regenerador. Sendo um mundo de provas e expiações, a Terra serve de lugar de exílio para espíritos rebeldes à lei de Deus, estes precisam ser educados, precisam de normas e leis que sejam úteis a este fim. Um mundo regenerador serve de transição entre os mundos de expiação e os mundos felizes; nestes mundos, os espíritos ainda precisam aprender muito, mas já não possuem tanta rebeldia. Nestes mundos, não é necessário leis e normas tão rígidas.



É este o progresso que podemos ver no casamento. Nós estamos lentamente aprendendo que para uma união amorosa ocorrer não são necessárias leis, normas, convenções, cerimônias, que esta relação é uma união de dois espíritos com um objetivo em comum, vivenciando virtudes como a paciência, a tolerância, a indulgência, a caridade, etc, para esta união se fortalecer nos sentimentos de amor, respeito e fraternidade. Esta aprendizagem é lenta, e muitos cometerão erros, equívocos e desta forma aprenderão.



(Claudia Cardamone é psicóloga e espírita. É membro da Equipe Espiritismo.net, atuando nas áreas de atendimento fraterno e notícias.)

Se Liga: Campanha "Em defesa da Vida! Aborto, não." (Continua valendo)


Campanha "Em defesa da Vida"

São Paulo, SP, com informações da "Comissão Em defesa do Vida! Aborto, não", 23/05/2006

A Campanha "Em defesa da Vida! Aborto, não." continua ativa e cada vez mais contando com a participação de vários segmentos da sociedade, além dos espíritas.

Os abaixo-assinados contra a legalização do aborto no Brasil continuam chegando de toda parte. Estamos unidos em defesa da vida! As cidades realizam eventos, palestras e debates.

Um pouco da história

Tramita na Câmara dos Deputados o projeto de lei nº 1135/91, que, com substitutivo, pretende liberar no Brasil o aborto desde o início da gestação até o momento do parto. O SUS- Sistema Único de Saúde será obrigado a realizar este ato contra a vida, se a paciente quiser, por qualquer motivo fútil. Por proposta da USE- Distrital Centro, o Conselho Deliberativo Estadual da USE aprovou o movimento de captação de assinaturas contra o projeto de lei, para ser entregue à Câmara dos Deputados; nesta mesma reunião foi constituída uma comissão formada por Marilia de Castro (coordenação), Fernando de Oliveira Porto, Helena Delphino Bragatto, Julia Nezu, Paulo Ribeiro e Sergio Ruys Piovezam.

O projeto de lei na Câmara– No final do ano passado o projeto estava prestes a ser aprovado na Comissão de Seguridade Social e Família. Os deputados, contrários à descriminalização do aborto, formaram a Frente Parlamentar em defesa da Vida. Aborto, não. presidida pelo espírita baiano Deputado Luiz Bassuma. Esta Frente, que reúne dezenas de deputados federais de diferentes religiões, juntamente com a sociedade civil conseguiram pressionar para não votação do PL. Em 2006, continua a mobilização, que não pode diminuir a sua intensidade.

Seguem algumas formas de participação:

-Abaixo-assinado: divulgar o documento anexo e coletar as assinaturas. O abaixo-assinado pode ser obtido aqui. Depois de preenchido deverá ser remetido à sede da USE, na rua Dr. Gabriel Piza, 433, Santana, CEP 02036-011, São Paulo, SP;

-Mensagens aos deputados: individualmente, encaminhar mensagens contra a legalização do aborto no Brasil aos deputados federais membros da Comissão de Seguridade Social e Família. O endereço da Câmara dos Deputados é Praça dos Três Poderes, Brasília, DF, CEP 70160-900, e a relação dos deputados (com seus endereços eletrônicos e outras informações) está aqui;

-Eventos no Movimento Espírita: promover encontros, palestras e debates no Centro Espírita e nos órgãos de unificação informando sobre o Projeto de lei, divulgando a fundamentação jurídica e científica dos que defendem a vida, juntamente com a visão espírita sobre tema tão relevante.

-Eventos Externos: Promover atos ecumênicos ou inter-religiosos em defesa da vida contra o aborto. Alguns órgãos da USE já estão realizando estes eventos com muito êxito.

Lembramos a questão nº 932 de O Livro dos Espíritos:

Por que, no mundo, tão amiúde, a influência dos maus sobrepuja a dos bons? É pela fraqueza dos bons. Os maus são intrigantes e audaciosos, os bons são tímidos. Quando estes o quiserem, preponderarão.