sábado, 21 de abril de 2018

8º Congresso Espírita Amazonense - Tema Central: "São chegados os tempos?"

De 31 de maio a 3 de junho de 2018 acontecerá no Centro de Convenções do Amazonas o 8º Congresso Espírita Amazonense.
O tema central é "São chegados os tempos?" Na programação, palestras de Alberto Almeida, Haroldo Dutra Dias, Rossandro Klinjey, Josie Nobre, entre outros. Em paralelo será realizado também o 2º Congresso Espírita Jovem.
O Centro de Convenções do Amazonas fica na Avenida Constantino Nery, 5001 - Flores, Manaus/AM. Mais informações podem ser obtidas através do site www.congresso.feamazonas.org.br.

Arara da felicidade - Abra-se à...


Conferência Espírita de Santa Catarina - Polo Centro-OesOe. Tema Central: Espiritismo:Ciência, Filosofia e RELIGIÃO





Arara da felicidade


14º Seminário de Pedagogia Espírita na Educação - Tema central: "A Educação Espírita e a Arte de Educar"

Será realizado no dia 6 de maio de 2018, de 8h30 às 13h no Centro Espírita Léon Denis (CELD) do Rio de Janeiro, o 14º Seminário de Pedagogia Espírita na Educação.
O tema central é "A Educação Espírita e a Arte de Educar". O objetivo do estudo ao longo do evento é ampliar a visão da educação do espírito imortal.
O CELD fica na Rua Abílio dos Santos, 137 - Bento Ribeiro, Rio de Janeiro/RJ. Mais informações podem ser obtidas em www.celd.org.br ou através do telefone (21) 3251-8039.


sexta-feira, 20 de abril de 2018

Vida Plena - Autorrealização


Vida Plena - Fatores de perturbação


Cidadão do Universo - Você


Revista Espírita - 1858 - Fevereiro - A Avareza


A Avareza

DISSERTAÇÃO MORAL DITADA POR SÃO LUÍS À SENHORITA
ERMANCE DUFAUX

6 de janeiro de 1858

Tu, que possuis, escuta-me. Certo dia, dois filhos de um mesmo pai receberam, cada um, o seu alqueire de trigo. O mais velho guardou o seu num lugar oculto; o outro encontrou no caminho um pobre a pedir esmolas; dirigindo-se a ele, despejou no seu manto metade do trigo que lhe coubera; depois, seguiu caminho e foi semear o resto no campo paterno.

Ora, por esse tempo veio uma grande fome, as aves do céu morriam à beira dos caminhos. O irmão mais velho correu ao seu esconderijo, ali não encontrando senão poeira; o caçula, tristemente, ia contemplar o trigo que havia secado no pé, quando depara com o pobre que havia assistido. – Irmão, disse-lhe o mendigo, eu ia morrer e tu me socorreste; agora que a esperança secou em teu coração, segue-me. Teu meio alqueire quintuplicou em minhas mãos; aplacarei tua fome e viverás em abundância.

Escuta-me, avaro! Conheces a felicidade? Sim, não é? Teus olhos brilham com um sombrio esplendor, nas órbitas que a avareza cavou mais profundamente; teus lábios se cerram; tuas narinas estremecem e teus ouvidos se apuram. Sim, ouço: é o tilintar do ouro que tua mão acaricia, ao se derramar no teu esconderijo. Dizes: É a suprema volúpia. Silêncio: vem gente! Fecha depressa! Oh! como estás pálido! todo o teu corpo estremece. Tranquiliza-te; os passos se afastam. Abre: olha, ainda teu ouro. Abre; não tremas mais; estás sozinho. Ouves? não é nada; é o vento que geme a passar pelas frestas. Olha; quanto ouro! mergulha as mãos: faze soar o metal; tu és feliz.

Feliz, tu! mas a noite não te dá repouso e teu sono é atormentado por fantasmas.

Tens frio! aproxima-te da lareira; aquece-te junto a esse fogo que crepita tão alegremente. Cai a neve; o viajor friorento envolve-se em seu manto e o pobre tirita sob seus andrajos. A chama da lareira diminui; atira mais lenha. Não; para! É o teu ouro que consomes com essa madeira; é o teu ouro que queima.

Tens fome! olha, toma; sacia-te; tudo isso é teu, pagaste com o teu ouro. Com o teu ouro! esta abundância te revolta; esse supérfluo é necessário para sustentar a vida? não, esse pedaço de pão será bastante; ainda é muito. Tuas roupas caem em frangalhos; tua casa se fende e ameaça ruir; sofres frio e fome, mas, que importa! tens ouro!

Infeliz! a morte vai separar-te do ouro. Deixá-lo-á à beira do túmulo, como a poeira que o viajor sacode à soleira da porta, onde a família bem-amada o espera para festejar o seu regresso.

Teu sangue congelou-se em tuas veias, enfraquecido e envelhecido por tua voluntária miséria. Ávidos, os herdeiros atiram teu corpo num canto qualquer do cemitério; eis-te face a face com a eternidade. Miserável! Que fizeste do ouro que te foi confiado para aliviar o pobre? Ouves estas blasfêmias? vês estas lágrimas? este sangue? São as blasfêmias do sofrimento que terias podido acalmar; as lágrimas que fizeste correr; o sangue que derramaste. Tens horror de ti; desejarias fugir e não podes. Tu sofres, condenado! e te contorces em teu sofrimento! Sofre! nada de piedade para ti. Não usaste de misericórdia para com o teu irmão infeliz; quem a teria por ti? sofre! sofre! teu suplício não terá fim. Para te punir, quer Deus que assim o CREIAS.

Observação – Escutando o fim dessas eloquentes e poéticas palavras, estávamos surpreendidos por ouvir São Luís falar da eternidade dos sofrimentos, enquanto todos os Espíritos superiores são concordes em combater tal crença, quando estas últimas palavras: Para te punir, quer Deus que assim o CREIAS, vieram tudo explicar. Nós as reproduzimos nos caracteres gerais dos Espíritos da terceira ordem. De fato, quanto mais imperfeitos os Espíritos, mais restritas e circunscritas são suas ideias; para eles o futuro está vago; não o compreendem. Sofrem; seus sofrimentos são longos e, para quem sofre por muito tempo, é sofrer sempre. Por si mesmo, esse pensamento já é um castigo.


1 Oficina de Inclusão e Acessibilidades - CEERJ


13 Fórum Espírita de Juiz de Fora - MG


quinta-feira, 19 de abril de 2018

Se liga...


A Fraternidade sem Fronteiras (FSF) segue pela trilha da solidariedade, da caridade e, como bem prega o nome da organização, da fraternidade universal. Com os olhos voltados às regiões mais pobres do mundo, a ONG atua na implantação de centros de acolhimento em lugares do planeta onde a fome, a miséria e o desamparo fazem todos os dias novas vítimas inocentes.

Com sede localizada em Campo Grande, no Mato Grosso do Sul, fundada em 2009, a FSF tem braços espalhados por diversas regiões do Brasil e por inúmeros países, entre os quais Suíça, Estados Unidos, Alemanha, Áustria, Finlândia, Noruega, Dinamarca, Reino Unido e Emirados Árabes.
(...)

JORNADAS DE CULTURA ESPÍRITA DO OESTE – 2018 - Caldas da Rainha/Portugal

JORNADAS DE CULTURA ESPÍRITA DO OESTE – 2018


Nos dias 21 e 22 de Abril de 2018, irá ter lugar a 14ª edição das Jornadas de Cultura Espírita do Oeste, no Centro Cultural e Congressos (CCC) de Caldas da Rainha, Portugal.
Este evento de índole cultural, organizado por 2 centros espíritas, de Caldas da Rainha e de Alcobaça, tem o apoio da Associação de Divulgadores de Espiritismo de Portugal (ADEP) e da Federação Espírita Portuguesa (FEP) e irá abordar a temática da “Mediunidade”, na sequência das muitas sugestões nesse sentido, no ano passado.
A conferência de abertura estará a cargo de Paula Silva (médica).
No Sábado das 14H às 19H e, no Domingo das 09H às 17H, este evento irá ter como base intervalos maiores, que proporcionem o convívio, exposição de pósteres temáticos espíritas, duas mesas redondas, várias conferências abordando especificamente a mediunidade no nosso dia-a-dia, música, vídeo, livraria e autógrafos.
Estará presente um conhecido conferencista espanhol, Antonio Lledó, e o cantor lírico brasileiro Maurício Virgens.

Encontra todas as informações em www.cceespirita.wordpress.com ou www.facebook.com/jornadas.espiritas
As inscrições podem ser efectuadas em http://bit.ly/2BJJ7Sh , têm o preço simbólico de 12,50 € e o auditório está limitado a 600 lugares.

terça-feira, 17 de abril de 2018

Diante das dores não existe injustiça no Código de Deus (Jorge Hessen)

Jorge Hessen
jorgehessen@gmail.com


Letícia Franco, de 36 anos, médica de Cuiabá já foi internada dezenas vezes desde 2010.  Só na UTI (Unidade de Terapia Intensiva) foram 34 vezes. O grande sofrimento é causado por uma doença crônica degenerativa que fez com que ela postasse recentemente, uma espécie de despedida nas redes sociais: "Em 16 dias estarei longe, na Suíça, fazendo o que me deixará livre da dor e do medo. Acho que amanhã ou depois desligo esse facebook [...] (sic) Toda minha família deixo meu mais sincero amor", postou no dia 1º de março de 2018. [1]
Foi em 2017, quando foi internada e fez a traqueostomia para poder respirar, que começou a pensar no suicídio assistido. Como médica, ela sempre defendeu que pacientes de doenças incuráveis ou com morte cerebral pudessem ter essa opção. A decisão de colocar fim à vida, segundo Letícia Franco, foi extremamente difícil e envolveu questões religiosas. No momento, Franco afirma ter suspendido o plano - a possibilidade de poder ter seu caso estudado e ajudar outras pessoas que tenham a mesma doença a levou a mudar de ideia. [2]
A viagem à Suíça citada na mensagem apontava para o plano de “eutanásia” ou suicídio assistido em uma conhecida clínica que oferece esse serviço para pacientes terminais que desejam por um fim a sua vida, prática que é legal naquele país, ao contrário do que acontece no Brasil.
No Brasil, a Constituição e o Direito Penal são bem claros: a eutanásia constitui assassínio comum. Nas hostes médicas, sob o ponto de vista da ética da medicina, a vida é considerada um dom sagrado, e portanto é vedada ao médico a pretensão de ser juiz da vida ou da morte de alguém. A propósito, é importante deixar consignado que a Associação Mundial de Medicina, desde 1987, na Declaração de Madrid, considera a eutanásia como sendo um procedimento eticamente inadequado.
Não cabe ao homem, em circunstância alguma, ou sob qualquer pretexto, o direito de escolher e deliberar sobre a vida ou a morte de seu próximo, e a eutanásia , essa falsa piedade, atrapalha a terapêutica divina nos processos redentores da reabilitação. Nós, espíritas, sabemos que a agonia prolongada pode ter finalidade preciosa para a alma e a moléstia incurável pode ser, em verdade, um bem.
Nós, espíritas, sabemos que a agonia física e emocional prolongada pode ter finalidade preciosa para a alma e a enfermidade pertinaz pode ser, em verdade, um bem. A questão 920, de O Livro dos Espíritos, registra que “a vida na Terra foi dada como prova e expiação, e depende do próprio homem lutar, com todas as forças, para ser feliz o quanto puder, amenizando as suas dores”. [3]
O verdadeiro espírita porta-se, sempre, em favor da manutenção da vida, respeitando os desígnios de Deus, buscando não só minorar seus próprios sofrimentos, mas também se esforçar para amenizar as dores do próximo (sem eutanásias), confiando na justiça perfeita e na bondade do Criador, até porque, nos Estatutos Dele não há espaço para injustiças e cada qual recebe da vida segundo suas necessidades e méritos. É da Lei maior!

Referências bibliográficas:
[1]       Disponível em http://www.bbc.com/portuguese/brasil-43575735, acesso em 10/04/2018
[2]       Idem
[3]       KARDEC, Allan. O Livro dos Espíritos, RJ: Ed FEB, 2002, pergunta 920
(Fonte: http://www.redeamigoespirita.com.br/profiles/blogs/diante-das-dores-n-o-existe-injusti-a-no-c-digo-de-deus-jorge)

Estudo interativo da Obra Jovens, Semeadores de Esperança - Capítulo: Um caso de amor e esperança: Brasil


22 Semana Espírita de Colatina - Tema central: Sou jovem, vc me entende?


Superando Desafios - Programa 028

PARTE 01


PARTE 02



segunda-feira, 16 de abril de 2018

Entre A Terra E O Céu - Programa 012

OUÇA AQUI

Memórias De Um Suicida - Programa 036

OUÇA AQUI

Pedagogia Espírita na Educação

OUÇA AQUI

Arara felicidade - tenha uma forte compreensão...


Parábolas E Ensinos De Jesus - Programa 036

OUÇA AQUI

Espíritirinha - Umbrer


O Problema Do Ser E Do Destino - Programa 036

OUÇA AQUI

Divaldo Pereira Franco - Leiria, 2017 + 5 minutos




domingo, 15 de abril de 2018

Divaldo Pereira Franco: Mini-seminário em Lisboa em 2017

PARTE 01

PARTE 02



Você sabia?!


André Trigueiro - Os jovens e o centro espírita


Você sabia?!


Terapia Fluídica: Apresentação de um Instrumento de Avaliação

Link de acesso = https://drive.google.com/file/d/10n4A2BbFV-kae5Wfiwm90clicphbr44m/view




J. Est. Esp. 6, 010203 (2018): 


Terapia Fluídica: Apresentação de um Instrumento de Avaliação 
Fluidic Therapy: Introducing an Assessment Tool

Raphael Vivacqua Carneiro1 & Clóvis Aurélio Vervloet1
1 Grupo de Pesquisa Lampejo - Comunidade Espírita Esperança, Vitória, ES.

Recebido em 15 de Fevereiro de 2018, publicado em 10 de Abril de 2018.
Trabalho apresentado no 13o ENLIHPE, ocorrido nos dias 26 e 27 de agosto de 2017, com apoio da USE e CCDPE.




Resumo: Denominamos Terapia Fluídica a aplicação do magnetismo humano-espiritual de forma sistemática, visando à melhoria do bem-estar físico e espiritual de quaisquer indivíduos, como parte dos processos de Atendimento Espiritual no Centro Espírita, preconizados pela FEB. Grande número de relatos orais atestam os benefícios recebidos por pessoas que se submeteram de boa vontade à Terapia Fluídica. Este trabalho tem por objetivo apresentar um instrumento de avaliação do serviço de Terapia Fluídica e analisar os dados que foram coletados numa instituição espírita em Vitória, ES. Investigamos indicadores da Terapia Fluídica e seus reflexos na percepção de bem-estar das pessoas atendidas, incluindo saúde geral, ansiedade, qualidade de vida e dor. Selecionamos como amostra de pesquisa as pessoas que procuram o Atendimento Espiritual no Centro Espírita e que mostram sinais de ansiedade ou depressão, ou que apresentam problemas físicos cuja causa não se consegue diagnosticar, ou que persistem mesmo após tratamento médico. Aplicando o instrumento de avaliação antes do início do tratamento de Terapia Fluídica e após a conclusão do ciclo de seis encontros semanais de tratamento, constatamos que os principais indicadores pesquisados apresentaram melhoras estatisticamente significantes (p < 0,05), com variações positivas de 44% a 60%..

Palavras-Chave: Terapia fluídica, magnetismo humano-espiritual, passe espírita.
 

Abstract: We define Fluidic Therapy as the systematic application of human-spiritual magnetism to improve the physical and spiritual welfare of any individual, as part of the Spiritual Care at the Spiritist Center, described by FEB. A large number of oral reports attest the benefits for people submitted to the Fluidic Therapy. This paper presents an assessment tool for the evaluation of the Fluidic Therapy, and analyzes the data collected at a spiritist institution in Vitória, ES, Brazil. We investigated indicators of Fluidic Therapy by the attended people’s perception of well-being, including general health, anxiety, quality of life and pain. We selected as research subjects the people who seek spiritual care at a spiritist institution and who show one or more of the following symptoms: anxiety or depression aspects, physical problems not responding to medical treatment, or whose cause is not clearly diagnosed. Applying the assessment tool before the beginning of the Fluidic Therapy and after completing the cycle of six weekly sessions, we found that the main indicators surveyed showed statistically significant improvements (p < 0.05) by factors from 44% to 60%. 

Keywords: Fluidic therapy; human-spiritual magnetism; spiritist pass.

© 2018 - Autor(es)
Link para o artigo: [PDF (1688 Kb) - DOI: 10.22568/jee.v6.artn.010203]


***
---------- Mensagem encaminhada ----------
De: Jornal de Estudos Espíritas <jestudosespiritas@gmail.com>
Data: 10 de abril de 2018 22:00
Assunto: Publicação de novo artigo no JEE
Para: Alexandre Fonseca <
jestudosespiritas@gmail.com>


Olá Todos,

É com bastante satisfação que anunciamos a publicação do artigo "Terapia Fluídica: Apresentação de um Instrumento de Avaliação" de autoria de Raphael Vivacqua Carneiro e Clóvis Aurélio Vervloet no Jornal de Estudos Espíritas (JEE). 
O artigo descreve um trabalho muito interessante de acompanhamento da evolução dos assistidos no trabalho de passes e terapia fluídica que o Grupo de Pesquisa Lampejo - Comunidade Espírita Esperança, localizado em Vitória, ES, realiza. O artigo apresenta e descreve um instrumento de avaliação dos resultados do passe de acordo com uma metodologia científica que é aplicada pelo grupo. Através da investigação de indicadores de saúde geral e bem estar, os Autores conseguem demonstrar os benefícios reais do tratamento fluídico no alívio dos assistidos. Este trabalho é, certamente, um modelo para instituições interessadas em realizar esse tipo de pesquisa e avaliação de modo científico e cuidadoso. 
Esse artigo foi apresentado no o 13o Encontro Nacional da Liga de Pesquisadores do Espiritismo (LIHPE) ou 13o ENLIHPE, ocorrido nos dias 26 e 27 de agosto de 2017, em São Paulo, com apoio da USE e CCDPE.

O artigo pode ser acessado gratuitamente, lido no browser ou baixado para o seu computador através do link:
http://dx.doi.org/10.22568/jee.v6.artn.010203 
Embora o acesso e leitura gratuitos, lembramos que os direitos autorais pertencem aos Autores, portanto, o artigo não pode ser reproduzido, em parte ou em todo, sem a autorização dos Autores. 
Se você gostou do artigo ajude a divulgá-lo. Se conhecer pessoas interessadas em receber notícias sobre novas publicações do JEE, peça para que entrem em contato com o Editor enviando mensagem para jestudosespiritas@gmail.com solicitando o cadastro do seu email em nossa lista de divulgação de notícias. 
Caso não conheça ainda, acesse os outros artigos publicados pelo JEE, todos de acesso gratuito, através da navegação pelos links de volumes no menu à esquerda do site, https://sites.google.com/site/jeespiritas/ 

O JEE agora faz parte da duas bases de dados de revistas científicas e acadêmicas: Sumários e LivRe. Esse cadastro reflete um esforço de nossa parte em divulgar de modo sério os artigos de pesquisa espíritas publicados pelo JEE. 

Agradecemos mais uma vez a atenção! 
Um abraço fraterno, 
Alexandre Fontes da Fonseca
Descrição: https://ssl.gstatic.com/ui/v1/icons/mail/images/cleardot.gif-- 
Editor - Jornal de Estudos Espíritas
ISSN: 2525-8753

Conversando com Léon Denis - Ajuda-me a avançar


Você sabia?!