sábado, 30 de maio de 2015

Richard Simonetti: Do modo mais difícil

A senhora, diante do médico, apresenta a adolescente de dezesseis anos.
– Doutor, minha filha perdeu o apetite, está anêmica, tem náuseas e tontura… Por favor, veja o que a menina tem!
O médico, após examiná-la:
– Minha senhora, sua “criança” está esperando outra criança. Está grávida de três meses!
A senhora, indignada:
– Impossível! Ela nunca esteve a sós com um homem! Não é verdade, minha querida?
– Claro, mamãe!
O médico vai até a janela e contempla o firmamento.
– O que o senhor está fazendo? – pergunta a jovem, visivelmente nervosa.
– Da última vez que isso aconteceu, nasceu uma estrela no Oriente e chegaram três reis magos. Não quero perder o espetáculo!
***
Por traz da jocosidade dessa história, há o drama de um milhão e cem mil adolescentes que ficam grávidas anualmente, no Brasil, não raro aos doze anos, sem nenhum preparo para a maternidade.
Complicam seu futuro, prejudicam seus estudos, veem-se às voltas com compromissos e responsabilidades para os quais não estão preparadas.
Há quem considere semelhante situação um carma, uma fatalidade programada.
Ideia lamentável! Sugere que situações dessa natureza são impostas por Deus, quando, na verdade, decorrem da iniciativa humana. Gravidez na adolescência não é fruto de inexorável determinismo.
Fácil demonstrar isso.
Quando medidas educativas são adotadas, tende a decrescer a ocorrência.
No Estado de São Paulo houve 148.018 casos em 1998.
Não obstante o crescimento da população, o índice caiu para 116.368, em 2002, a partir de um programa de orientação sexual aplicado nas escolas.
***
A questão que se levanta é quanto à concepção, que envolve um Espírito de retorno á Terra para experiências evolutivas.
Pergunta-se:
Não é a reencarnação um processo que exige planejamento da espiritualidade, com todos os cuidados para localizar o reencarnante na família adequada, no tempo previsto? Se uma adolescente de doze anos engravida, não está inserida nesse contexto?
Não é bem assim. Em boa parte ocorre o que denominaríamos reencarnação natural, envolvendo Espíritos que, ligados psiquicamente aos parceiros do sexo, podem ser atraídos à experiência humana pelo campo vibratório que se instala quando ocorre a concepção.
Poderá o leitor contestar, evocando a observação de Jesus:
Não cai uma folha de uma árvore sem que seja pela vontade de Deus.
Bem, depende do significado que emprestamos à expressão vontade.
Se considerarmos desejo, intenção, determinação, estaremos justificando o assassinato, o estupro, o roubo, o adultério, a traição, como decorrentes dos desígnios divinos, um absurdo.
O mal é sempre obra do homem, não de Deus.
Mais correto considerar consentimento, admitindo que Deus nos concede o livre-arbítrio, com o compromisso de respondermos por nossas ações.
Nestes tempos de liberdade sexual confundida com libertinagem, em que sexo se tornou sinônimo de amor (daí esse horrível “fazer amor”), as pessoas, principalmente os adolescentes, exercitam sua sexualidade sem considerar que pode resultar, como acontece frequentemente, em gravidez não desejada. Ela é consentida por Deus, envolvendo experiências dolorosas, preocupações e dificuldades que reverterão em seu próprio benefício.
Aprendem hoje o que não devem fazer, a fim de que amanhã façam o que deve ser feito, disciplinando suas emoções e contendo seus arroubos juvenis.
Richard Simonetti
Referência:
Do Livro Abaixo a Depressão!

quinta-feira, 28 de maio de 2015

Resposta rápida – previsão do futuro

 

Conheci uma mulher que olha para você e fala tudo, sua vida, sua personalidade, seus problemas. Ela me falou que não devo me formar em veterinária, que é o que pretendo, será que devo acreditar? O resto ela acertou tudo.
===
Como você não é espírita, devo te explicar primeiro que a mediunidade é um talento que nosso Pai que está nos céus nos dá, para podermos auxiliar os necessitados em Seu nome. Isso requer postura cristã, pois o que "de graça recebemos, de graça damos" e como medianeiros do Plano Maior, o médium é aquele que além de ajudar, deve orientar de forma evangélica. Quer dizer, que aqueles que nesta encarnação, que vieram com mediunidade de trabalho, usarem-na para apenas matar curiosidades e receber dinheiro ou vantagens, estará sujeito a arcar com o aumento de suas dívidas cármicas. Não sei se essa pessoa cobrou ou não, porém não agiu de forma evangélica ao tentar "prever o futuro". O nosso futuro é um somatório de muitíssimos fatores, entre eles, merecimento, dividas cármicas (provas que teremos que passar e que escolhemos antes de reencarnar), esforço pessoal entre outros, por isso, prever o futuro é, nos nossos dias, mera especulação de probabilidades. O Plano Espiritual é o mesmo para todos nós, o que muda é o ponto de vista que cada religião enfoca. Nossa humanidade, não é composta de pessoas diferentes? Como podemos querer que todos encontrem Deus da mesma maneira? Temos que entender que cada um encontra o Pai, conforme o seu coração manda. Então, querida, vá até a sua igreja e reze, pois é a medida mais salutar que você faz. Peça sempre antes de dormir que seu mentor individual (anjo da guarda) possa estar presente te auxiliando e protegendo. Estude, leia tudo que possa e tire suas próprias conclusões, pois a fé só pode balsamizar nossos corações, quando nos mostra coerência.

segunda-feira, 25 de maio de 2015

O surpreendente lado ruim de ser bonito

 

O surpreendente lado ruim de ser bonito

David Robson

Da BBC Future

É praticamente impossível para a maioria de nós imaginar que ser bonito demais pode ser algo negativo, a ponto de prejudicar vários aspectos da vida de alguém.

Mas para uma dupla de psicólogas da Universidade da Carolina do Norte em Charlotte, nos Estados Unidos, que analisaram centenas de estudos sobre o assunto realizados nas últimas décadas, a beleza traz suas maldições.

Diante das evidências coletadas, Lisa Slattery Walker e Tonya Frevert perceberam que, de maneira superficial, a beleza é algo que carrega uma espécie de aura. "Quando vemos alguém com um atributo positivo, nosso subconsciente, por associação, acredita que aquela pessoa também tem outras qualidades", explica Walker. "Isso é uma característica que identificamos nas primeiras interações de um bebê com o mundo".

Para a Psicologia, essa associação intuitiva explicaria o fenômeno coletivo da premissa de que "tudo o que é bonito é bom". Walker e Frevert descobriram uma grande quantidade de estudos que mostraram que alunos mais bonitos em escolas e universidades tendem a ser julgados por professores como os mais competentes e inteligentes – e isso se reflete em suas notas.

Além disso, a influência dessa premissa tende a aumentar com o passar dos anos. "Ocorre um efeito cumulativo: ao ser bem tratado, você se torna mais autoconfiante e tem pensamentos mais positivos e mais oportunidades para demonstrar sua competência", afirma Frevert.

'Efeito penetrante'

No ambiente de trabalho, seu rosto pode realmente selar o seu destino. Considerando-se todas as variáveis, foi descoberto que as pessoas mais atraentes tendem a ganhar melhor e a subir mais rápido na carreira do que aqueles considerados fisicamente pouco interessantes.

Um estudo feito com alunos de um curso de MBA dos Estados Unidos mostrou que a diferença entre os salários dos mais bonitos e dos menos atraentes do grupo variava de 10% a 15% - o que significa um acúmulo (ou perda) de até US$ 230 mil ao longo da vida laboral. "As vantagens de uma pessoa bonita começam na escola e a acompanham durante toda a carreira", conclui Walker.

Até nos tribunais, a beleza parece exercer seu fascínio. Réus mais bonitos têm mais chances de obter penas mais leves ou até serem absolvidos.

Da mesma forma, se aquele indivíduo que entrou com o processo for mais atraente, é para ele que a balança da Justiça tende a pender, fazendo com que ganhe seu caso e consiga indenizações maiores. "É um efeito penetrante", define Walker.

Prejudicial à saúde

Apesar de a beleza ser algo favorável na maioria das circunstâncias, há situações em que ela ainda atrapalha. Enquanto homens bonitos podem ser considerados bons líderes, certos preconceitos de gênero costumam atrapalhar as mulheres atraentes, diminuindo suas chances de serem contratadas para cargos mais elevados, que requerem autoridade.

E, como é de se esperar, os bonitões também são vítimas de inveja. Um estudo revelou que se você é entrevistado para um emprego por alguém do mesmo sexo, corre mais risco de não ser considerado para a vaga se o recrutador achar que você é mais bonito do que ele.

Mais preocupante ainda é o fato de a beleza poder prejudicar a saúde: as doenças são encaradas com menos seriedade quando afetam os bonitões. Ao tratarem de pacientes com dores, por exemplo, os médicos tendem a descuidar das pessoas mais bonitas.

A "bolha" criada em volta da beleza também pode criar um certo isolamento. Uma pesquisa americana mostrou que as pessoas tendem a se afastar quando cruzam com uma mulher bonita na rua – talvez em um gesto de respeito, mas tornando a interação mais distante.

"O fato de uma pessoa ser atraente pode transmitir uma noção de que ela tem mais poder sobre o espaço à sua volta, mas isso pode fazer com que os outros sintam que não podem se aproximar dela", afirma Frevert.

Um exemplo interessante disso foi a recente informação, divulgada pelo site de encontros britânico OKCupid, de que pessoas que aparecem lindas em seus perfis conseguem menos pretendentes do que aquelas cujas fotos apresentam algumas imperfeições, e, portanto, são menos intimidadoras.

Atalho 'pouco confiável'

Por isso, como você pode imaginar, ser bonito ajuda, mas não é um passaporte carimbado para a felicidade.

Frevert e Walker, no entanto, enfatizam que as influências da beleza são superficiais e não estão arraigadas em nossa biologia, como alguns cientistas já sugeriram.

"Temos um conjunto completo de padrões culturais sobre a beleza que nos permite dizer se alguém é ou não atraente – e através dos mesmo padrões, começamos a associá-la com competência", diz Walker.

De certo modo, trata-se de um atalho cognitivo para uma rápida avaliação.

"Assim como muitos dos outros atalhos que usamos, esse também não é muito confiável", rebate Frevert.

E é relativamente fácil diminuir o impacto da beleza – por exemplo, se um departamento de recursos humanos recolher mais detalhes sobre a experiência do candidato antes de fazer uma entrevista, sem se deixar influenciar tanto por sua aparência.

Infelizmente, Frevert ressalta que concentrar-se demais na aparência também pode ser prejudicial se isso criar estresse e ansiedade – mesmo entre aqueles que já são abençoados com esse atributo. "Se você ficar obcecado com a beleza, isso pode alterar suas experiências e relações", afirma ela.

Notícia publicada no site da BBC Brasil, em 3 de março de 2015.

Cristiano Carvalho Assis* comenta

A beleza, junto com a riqueza e o poder, é um dos atributos almejados pela maioria das pessoas. Não é à toa que o comércio da estética está sempre em alta. Muitas atitudes de nossas vidas giram em torno de buscar ser mais belo exteriormente. O que comemos, exercícios físicos, roupas, cabeleireiros, maquiagens e muitas outras coisas buscam o objetivo de ser mais bonito e conquistar tudo o que foi dito na reportagem.

Mas, normalmente, não achamos que a beleza poderia trazer algo de ruim, mas isto é real. Os exemplos negativos dados no texto (preconceito na liderança, inveja, isolamento e descuido nas doenças) iniciam o despertar da nossa sociedade superficialista para os muitos problemas que a beleza sem conteúdo espiritual pode trazer. Estes são apenas alguns dos muitos dilemas conhecidos pela Espiritualidade Superior para a prova de ser bonito.

Não são poucos os livros que nos relatam casos de Espíritos solicitando corpos com beleza mediana ou feia, com algumas deformidades e problemas de saúde. Pedem com a intenção de se protegerem do assédio dos outros e de suas tentações íntimas. E outros casos que relatam seu fracasso pós-desencarne, devido ao desequilíbrio causado pela beleza. Alguns tenderam ao sexo desregrado, outros se utilizaram para dominarem psicologicamente as pessoas e muitos foram causadores de destruição de famílias.

Sempre me lembro da frase: "O essencial é invisível aos olhos", de Saint-Exupéry, quando medito sobre a beleza ou a nossa valorização pelo que vemos. Ela resume bem que precisamos valorizar mais o que nos emociona no coração do que o que é estimulado pela visão.

Quantas decepções já sofremos porque fomos influenciados pelo canto da sereia chamada beleza. Homens e mulheres abandonando seus lares porque encontraram a alma gêmea que incrivelmente nunca é feia. Estelionatos, roubos e violências causados porque confiamos na pessoa que era bonita. E muitos outros exemplos que, se meditarmos, veremos que valorizamos a aparência e erramos na análise do caráter, por não termos a preocupação de buscar a essência das pessoas e dos lugares.

O cuidado de ver além da parte física é uma constante nos ensinamentos de Jesus, pois era necessário nos precaver da hipocrisia e das aparências dos outros e de nós mesmos: "Ai de vós, escribas e fariseus, hipócritas! pois que sois semelhantes aos sepulcros caiados, que por fora realmente parecem formosos, mas interiormente estão cheios de ossos de mortos e de toda a imundícia." (Mateus, 23:27.) "Acautelai-vos quanto aos falsos profetas. Eles se aproximam de vós disfarçados de ovelhas, mas no seu íntimo são como lobos devoradores. Pelos seus frutos os conhecereis." (Mateus, 7:15.)

Não temos dúvida que a beleza física deve ser almejada, não estamos aqui condenando. A vaidade, quando equilibrada, é necessária para nos cuidar e desenvolver nossa auto-estima e auto-amor. O que necessitamos é não descuidar na busca da verdadeira beleza, a espiritual. Nesta não utilizaremos academias, botox, maquiagens ou produtos de beleza para conquistá-la, mas sim o uso da humildade, perdão, renúncia, bondade e caridade. A física poderá nos dar satisfação externa momentânea, mas terminará com a velhice ou as doenças e não nos dará resistência para as contrariedades da vida. Já a beleza espiritual dará sustentação íntima em todas as fases da vida e em todas as contrariedades que advirem, perdurando por toda imortalidade do ser, trazendo a felicidade verdadeira e a paz no coração.

* Cristiano Carvalho Assis é formado em Odontologia. Nasceu em Brasília/DF e reside atualmente em São Luís/MA. Na área espírita, é trabalhador do Centro Espírita Maranhense e colaborador do Serviço de Atendimento Fraterno do Espiritismo.net

domingo, 24 de maio de 2015

Mural reflexivo: COM O QUE TENS

 

clip_image001

COM O QUE TENS

    Narram os versículos primeiros do capítulo 3 de Atos dos Apóstolos, no Novo Testamento, que Pedro e João subiram ao templo para orar.
    Perceberam, ao lado da porta, um coxo de nascimento, que era diariamente trazido, e ali deixado, a fim de esmolar.
    Ao ver os dois apóstolos por ele passarem, fez a sua rogativa.  Pedro pôs nele os olhos e lhe disse: "Olha para nós.”
    O homem os olhou com atenção, ficando na expectativa de que eles lhe dessem alguma coisa.
    Mas o velho apóstolo, passando as mãos ao longo da túnica rústica, emocionado, falou: "Não tenho prata nem ouro.”
    Na seqüência, distendeu os braços na direção do mendigo e com os olhos marejados de sentidas lágrimas, usou a voz embargada para falar: "Mas o que tenho, isso te dou: em nome de Jesus Cristo Nazareno, levanta-te, e anda.”
    Tomou-lhe da mão direita, levantou-o e imediatamente as pernas se consolidaram, os pés se firmaram e o coxo pôs-se a andar, exultando de felicidade.
    Meditemos na profundidade da lição.  Pensemos em como seria o Mundo se todos os homens estivessem resolvidos a dar o que possuem para a edificação do bem geral.
    Ainda hoje, muitos dizemos: "Como poderei dar se não tenho?” e outros: "Quando tiver, darei.” Contudo, para o serviço real do bem, não necessitamos, em caráter absoluto, dos bens perecíveis da Terra.
    O homem generoso distribuirá dinheiro e utilidades com os necessitados que encontre pelo caminho.
    Entretanto, se não realizou em si mesmo o sentimento do amor, que é sua riqueza legítima, não fixará dentro de si a luz e a alegria que nascem das dádivas.
    Todos trazemos conosco as qualidades nobres já conquistadas.  Não há ninguém tão pobre que não possa se dar.  Dar de si mesmo.
    Pedro ofereceu seu amor ao pedinte e lhe devolveu o uso das pernas, o que o retirou, desde então, da condição de mendigo.
    Curado, a possibilidade do trabalho e o conseqüente ganho honrado se lhe abriram.
    Também nós podemos dar do que temos, agora, no momento que se faz precioso.
    Todos os que esperamos pelo dinheiro, pelas posses, para contribuir nas boas obras, em verdade ainda nos encontramos distantes da possibilidade de ajudar a nós próprios.
    Doar-se é servir com desinteresse.  Dar das nossas horas, do nosso tempo, das nossas habilidades.  Há tanto para dar, desde que cada criatura, na Terra, é depositária da enorme fortuna que angariou ao longo dos séculos, nas várias vidas.
    Fortuna que não se guarda em cofres ou casas bancárias, mas se aloja na intimidade do coração e na lucidez da mente.
* * *
    O discípulo de Jesus que, na relação dos apóstolos, é chamado Pedro chamava-se Simão.
    Ele nasceu em Betsaida, mas na época do seu encontro com Jesus morava em Cafarnaum.
    Pedro é a forma masculina que em grego significa rocha. Talvez por isto mesmo tenha recebido de Jesus, desde o primeiro encontro, o apelido aramaico de Cefas, que significa rocha.


(Redação do Momento Espírita, com base nos versículos 1 a 8, do cap.  3 de Atos dos apóstolos; no cap.  XXVI do livro Esquina de pedra, de Wallace Leal Rodrigues, ed.  O Clarim e no verbete Pedro (I) do Dicionário enciclopédico da bíblia, de A.  Van den Born, ed.  Vozes. - www.momento.com.br)

Pre Encontro Luiz Sergio - Tema Central - falando aos jovens: O jovem e a valorização da vida




 


---------- Mensagem encaminhada ----------
De: Jennifer Rocha
Data: 20 de maio de 2015
Assunto: Mocidade Luiz Sergio Convida
Para: "cvdeeespnetjovem@gmail.com"

Caros irmãos , venho através deste texto, apresentar uma proposta.
Chamo-me Jennifer e sou responsável pela evangelização de jovens a partir de 11 anos. Em um posto de assistência Espírita cujo nome é Candeeiro de Luz Eterna , localizado na cidade de Castro- Paraná. Este Posto está localizado em uma periferia da cidade , onde infelizmente o símbolo de família quase não existe , os valores morais estão sendo substituídos pela prostituição , drogas, violência, etc.
Devido a essa triste realidade estamos organizando um evento para jovens de diferentes crenças , com o objetivo de divulgar á luz ao Espiritismo a consequência ao espirito para quem decidir consumir drogas, pratica do aborto, suicídio.
Mas por outro lado felizmente temos um grande número de evangelizandos, faremos esse evento no dia 28/06/2015. Com inicio a partir das 8h até as 18hs. Esse encontro será totalmente gratuito sem taxa de inscrição, pois o mesmo será servido : café da manhã, almoço e lanche da tarde.
Com um propósito de o jovem ouvir palestras com base em livros espíritas que abordam os temas já citado logo acima . Também será realizado atividades práticas, onde o jovem leva mensagens espíritas as pessoas em parques, praças , divulgando o perigo do uso de drogas, prática do aborto, suicídio.
Já que a sociedade atual necessita de um alerta para esses fatos . Porém estamos pedindo apoio na divulgação, para que os jovens encaminhem videos aos nossos jovens apoiando e interagindo com as nossas mocidade Alvorada Nova do nosso centro e Mocidade Luiz Sergio do nosso posto, se puderem nos encaminhar videos seremos eternamente gratos .
O encontro tem como objetivo inicial é atender os jovens, mas o evento é aberto à todos.
Também queremos fazer uma apresentação artística com os nossos evangelizando e os jovens das outras religiões. Cantando a musica do Grupo Arte Nascente com a musica: Seja diferente, essa musica descreve todo nosso próposito . Segue a letra da musica : 
Tem muita gente por aí
Brincando com as drogas
Se arriscando pelo mundo
Deixando de viver

Dizem que ser igual
É fazer o que todo mundo faz
Se viver é assim,
Prefiro ser diferente

Ser diferente é curtir a vida
Com muita alegria, mas sendo diferente
Ser diferente é viver para o amor
Seja onde for seguindo sempre em frente

Eu vou, vou andar na longa estrada
Eu sei que vai, vai ser dura a caminhada Mas não me entrego às franquezas desse mundo Carrego em mim algo forte lá no fundo

Seja diferente, seja diferente, seja diferente Drogas não

Seja diferente, seja diferente, seja diferente Drogas não!

Eu vou, vou andar na longa estrada
Eu sei que vai, vai ser dura caminhada
Vou transformar toda essa crença
Mudando o meu mundo fazendo a diferença

Seja diferente, seja diferente, seja diferente Drogas não

Seja diferente, seja diferente, seja diferente Drogas não!

Be different, be different, be different No drugs!

Aguardamos sua presença  , desde já agradecemos

Jennifer Inajara Rocha