sexta-feira, 26 de setembro de 2014

Estudo dirigido: O Evangelho segundo o Espiritismo

------------------------------------------------------------------------------------------

EESE – Cap. V – Itens 24 e 25

Tema:  A desgraça real

           A melancolia

-----------------------------------------------------------------------------------------

A - Texto de Apoio:

A desgraça real

24. Toda a gente fala da desgraça, toda a gente já a sentiu e julga conhecer-lhe o caráter múltiplo. Venho eu dizer-vos que quase toda a gente se engana e que a desgraça real não é, absolutamente, o que os homens, isto é, os desgraçados, o supõem. Eles a veem na miséria, no fogão sem lume, no credor que ameaça, no berço de que o anjo sorridente desapareceu, nas lágrimas, no féretro que se acompanha de cabeça descoberta e com o coração despedaçado, na angústia da traição, na desnudação do orgulho que desejara envolver-se em púrpura e mal oculta a sua nudez sob os andrajos da vaidade. A tudo isso e a muitas coisas mais se dá o nome de desgraça, na linguagem humana. Sim, é desgraça para os que só veem o presente; a verdadeira desgraça, porém, está nas consequências de um fato, mais do que no próprio fato. Dizei-me se um acontecimento, considerado ditoso na ocasião, mas que acarreta consequências funestas, não é, realmente, mais desgraçado do que outro que a princípio causa viva contrariedade e acaba produzindo o bem. Dizei-me se a tempestade que vos arranca as arvores, mas que saneia o ar, dissipando os miasmas insalubres que causariam a morte, não é antes uma felicidade do que uma infelicidade.

Para julgarmos de qualquer coisa, precisamos ver-lhe as consequências. Assim, para bem apreciarmos o que, em realidade, é ditoso ou inditoso para o homem, precisamos transportar-nos para além desta vida, porque é lá que as consequências se fazem sentir. Ora, tudo o que se chama infelicidade, segundo as acanhadas vistas humanas, cessa com a vida corporal e encontra a sua compensação na vida futura.

Vou revelar-vos a infelicidade sob uma nova forma, sob a forma bela e florida que acolheis e desejais com todas as veras de vossas almas iludidas. A infelicidade é a alegria, é o prazer, é o tumulto, é a vã agitação, é a satisfação louca da vaidade, que fazem calar a consciência, que comprimem a ação do pensamento, que atordoam o homem com relação ao seu futuro. A infelicidade é o ópio do esquecimento que ardentemente procurais conseguir.

Esperai, vós que chorais! Tremei, vós que rides, pois que o vosso corpo está satisfeito! A Deus não se engana; não se foge ao destino; e as provações, credoras mais impiedosas do que a matilha que a miséria desencadeia, vos espreitam o repouso ilusório para vos imergir de súbito na agonia da verdadeira infelicidade, daquela que surpreende a alma amolentada pela indiferença e pelo egoísmo.

Que, pois, o Espiritismo vos esclareça e recoloque, para vós, sob verdadeiros prismas, a verdade e o erro, tão singularmente deformados pela vossa cegueira! Agireis então como bravos soldados que, longe de fugirem ao perigo, preferem as lutas dos combates arriscados à paz que lhes não pode dar glória, nem promoção! Que importa ao soldado perder na refrega armas, bagagens e uniforme, desde que saia vencedor e com glória? Que importa ao que tem fé no futuro deixar no campo de batalha da vida a riqueza e o manto de carne, contanto que sua alma entre gloriosa no reino celeste? - Delfina de Girardin. (Paris, 1861.)

A melancolia

25. Sabeis por que, às vezes, uma vaga tristeza se apodera dos vossos corações e vos leva a considerar amarga a vida? E que vosso Espírito, aspirando à felicidade e à liberdade, se esgota, jungido ao corpo que lhe serve de prisão, em vãos esforços para sair dele. Reconhecendo inúteis esses esforços, cai no desânimo e, como o corpo lhe sofre a influência, toma-vos a lassidão, o abatimento, uma espécie de apatia, e vos julgais infelizes.

Crede-me, resisti com energia a essas impressões que vos enfraquecem a vontade. São inatas no espírito de todos os homens as aspirações por uma vida melhor; mas, não as busqueis neste mundo e, agora, quando Deus vos envia os Espíritos que lhe pertencem, para vos instruírem acerca da felicidade que Ele vos reserva, aguardai pacientemente o anjo da libertação, para vos ajudar a romper os liames que vos mantêm cativo o Espírito. Lembrai-vos de que, durante o vosso degredo na Terra, tendes de desempenhar uma missão de que não suspeitais, quer dedicando-vos à vossa família, quer cumprindo as diversas obrigações que Deus vos confiou. Se, no curso desse degredo-provação, exonerando-vos dos vossos encargos, sobre vós desabarem os cuidados, as inquietações e tribulações, sede fortes e corajosos para os suportar. Afrontai-os resolutos. Duram pouco e vos conduzirão à companhia dos amigos por quem chorais e que, jubilosos por ver-vos de novo entre eles, vos estenderão os braços, a fim de guiar-vos a uma região inacessível às aflições da Terra. -François de Genève. (Bordéus.)

B - Questões para estudo e diálogo virtual:

1 – Qual é a verdadeira infelicidade, a verdadeira desgraça?

2 – Como devemos nos comportar caso a melancolia nos visite?

3 – Extraia do texto acima a frase ou parágrafo que mais gostou e justifique.

quarta-feira, 24 de setembro de 2014

Elizabete Lacerda - Renova-me

 

Escute aqui:

https://www.youtube.com/watch?list=PL8EE6625CE02B999B&v=LQgyuz2duh0&feature=player_detailpage

https://www.youtube.com/watch?v=LQgyuz2duh0&list=PL8EE6625CE02B999B&index=36

Música: UM SORRISO EM SEUS LÁBIOS

Escute aqui:

https://www.youtube.com/watch?v=GaNyLh_ELGw

https://www.youtube.com/watch?v=GaNyLh_ELGw&feature=player_detailpage

música espírita do grupo vocal União e Harmonia:


"Mestre amado, agora,
Através desta canção
Nos elevamos em prece
Rogando-te em oração
Que o teu perdão nos abrace
Que a tua luz nos ilumine
Que o teu amor nos enlace
Na humildade que redime
Trazendo a cada irmão
Que nos ouve
Neste momento o conforto,
Ao coração o remédio
Para o seu sofrimento
Que a dor se transforme em sorriso...
E a tristeza, em Paz e esperança
E que gravem este momento preciso
Para sempre em sua lembrança
E ao saírem desta casa bendita,
Semeiem os teus conselhos tão
Sábios, socorrendo a quem
Necessita cultivando um
Sorriso em seus lábios
E ao saírem desta casa bendita,
Semeiem os teus conselhos tão
Sábios, socorrendo a quem
Necessita cultivando um
Sorriso em seus lábios."

Música espírita do grupo vocal União e Harmonia.

Escute aqui:

https://www.youtube.com/watch?v=2FkiPigI5xE&feature=player_detailpage

https://www.youtube.com/watch?v=2FkiPigI5xE

 

Música espírita do grupo vocal União e Harmonia:


"Eu tenho um amigo sincero
Que eu tanto venero,
Com quem tanto me dou
É meu professor, meu parceiro,
Meu bom companheiro
E muito me ajudou
Me ensina a ser caridoso,
A não ser orgulhoso
E a orar sempre a Deus
E quando eu tenho um dilema
Resolvo o problema
Com os conselhos seus
Evangelho de luz
Evangelho perdão
Evangelho Jesus
És minha salvação
E quando a angústia revolta
E não acho a porta
Não vejo a solução
É ele, amigo adorado
Que está sempre ao meu lado
E me traz a consolação
Se choro ou preciso socorro
A ele recorro e por feliz me dou
Ele é o evangelho novo
É a mensagem que ao povo
O Cristo deixou
Ele é o evangelho novo
É a mensagem que ao povo
O Cristo deixou
Evangelho de luz,
Evangelho perdão
Evangelho Jesus
És minha salvação."

segunda-feira, 22 de setembro de 2014

Respostas rápidas: Gostaria de saber a opinião de vocês sobre a Cromoterapia.

Gostaria de saber a opinião de vocês sobre a Cromoterapia.

Estamos deduzimos que você conhece o que seja a cromoterapia, ou terapia através das cores.
É conhecido os efeitos de determinadas cores sobre o comportamento humano, sendo que algumas cores incentivam determinadas reações, que podem ser calmantes ou excitantes, conforme a tonalidade.
Baseado nisto, algumas pessoas e casas ditas espiritas, tem incluído em seus trabalhos o banho com luzes de diversas cores, buscando assim uma harmonização maior daqueles que os procuram.
Nada contra a cromoterapia, mas vale uma pergunta: __ será a cromoterapia uma pratica espirita ?
A doutrina é muito clara quando coloca que seu objetivo maior é a reforma moral da humanidade, o desenvolvimento critico da consciência, uma reforma de dentro para fora, buscando a espiritualização do ser.
A melhor terapia que a doutrina espirita recomenda é a evangelhoterapia, ou seja, o estudo e a prática dos ensinos de Jesus, contido no Evangelho, uma vez, que conforme nos ensina O Livro dos Espíritos, na questão 625, Jesus é nosso guia e modelo.
Nos Centros Espiritas, o tratamento de passe e agua fluidificada, já é tradicional, obtém ótimos efeitos, e na nossa opinião, não há porque ficar adotando outras terapias, que acabam complicando e criando mais uma necessidade da criatura.
O objetivo da doutrina, repetimos, é despertar consciências, libertar vidas.
Para isto, estudo e trabalho no bem é a melhor terapia.

Entrevista virtual - Tema: Transcomunicação Instrumental–TCI (Pedro Vieira)

Entrevistado: Pedro Vieira
Tema: Transcomunicação Instrumental - TCI
Número de questões: 68

Leia aqui: http://www.cvdee.org.br/pf_pubrel.asp?idpf=030