sábado, 17 de junho de 2017

Mural reflexivo: Dar a volta por cima

Dar a volta por cima

       É impressionante como algumas pessoas sabem agir com inteligência e bom senso diante das situações adversas que a vida lhes apresenta.
      Há algum tempo, um ator famoso sofreu um assalto e foi ferido gravemente, ficando em coma por muito tempo. Os dias se passaram, os meses se somaram e, apesar das limitações impostas ao corpo físico, continuou lutando com bravura.
      Gerson Brenner não se deixou vencer pela soma de acontecimentos amargos e começou a grande luta para dar a volta por cima e continuar vivendo, ainda que com graves limitações nos movimentos do corpo.
      Um narrador de futebol, não menos famoso, sofreu um acidente de automóvel e ficou por longo tempo sem contato com o mundo exterior.
      Apesar das barreiras imensas que tentavam isolá-lo do mundo, Osmar Santos empreendeu uma batalha acirrada e, depois de longo tempo, conseguiu se comunicar com o mundo através da arte, pintando quadros.
      Ele conseguiu dar a volta por cima e reinventar sua vida.
      Um dia, um acidente de ultraleve matou a esposa de um cantor popular e o jogou num leito de hospital com graves ferimentos na medula e no cérebro.
      Poucos acreditavam que ele sairia dessa.
      Mas Herbert Viana deu a volta por cima, demonstrando rara coragem e uma disposição inabalável.
      Surpreendendo médicos e enfermeiros, ele aparece cantando e dedilhando sua guitarra para alegrar a enfermaria repleta de pacientes que, como ele, enfrentam horas seguidas de fisioterapia.
      Assim como essas pessoas famosas, há também muitos heróis anônimos que dão a volta por cima e vencem situações de extrema dificuldade.
      E, ao contrário do que muita gente pensa, essas são atitudes de pessoas que sabem usar a razão e o bom senso.
      Percebem que não há como vencer, senão aceitando o desafio que as Leis maiores lhes oferecem, com resignação e coragem.
      Esses são os verdadeiros vencedores, pois transformam uma situação aparentemente sem saída, numa nova maneira de encarar a vida.
      É como se admitissem a si mesmas: Se Deus me ofereceu esta situação difícil é porque preciso aprender alguma lição com ela. E é isso que vou fazer.
      Nesse caso, é a obediência consentida pela razão, e a resignação aceita pelo coração.
      Essa é a posição de um filho que confia no seu Pai e Dele sempre espera o melhor, ainda que esse melhor chegue com aparência de desgraça.
      Um filho que confia num Pai amoroso e justo e procura retirar de cada situação uma lição a mais, um aprendizado útil, mesmo que seja uma demonstração de coragem, de fé, de humildade, de confiança.
      E você? Já pensou nas lições que Deus espera que aprenda com as situações que lhe apresenta?
      Se ainda não havia pensado, pense agora, ainda há tempo.
      Considere que as provas sempre guardam relação com o tipo de aprendizagem que precisamos demonstrar e são proporcionais ao nosso grau de evolução.
      Assim, se é a nossa paciência que deve ser testada, teremos uma prova correspondente. Se é a humildade, uma prova em que possa ser demonstrada, e assim por diante.
     *   *   *
      Conforme nos recomendou o grande Apóstolo Paulo de Tarso, aprendamos a dar graças por tudo.
      A flor agradece, com o seu perfume, a terra escura que lhe permitiu nascer e florescer.
      A borboleta dá graças ao casulo desprovido de beleza que lhe permitiu efetuar a sensível metamorfose, bailando no ar e contribuindo com a polinização.
      Quando o enfermo recupera a saúde, bendiz a dor que lhe trouxe a lição do equilíbrio.
      Por todas essas razões, aprendamos a agradecer a tempestade que renova, a luta que aperfeiçoa, o sofrimento que ilumina.
      Lembrando sempre que a alvorada é dádiva do céu que surge após a noite escura na Terra.


      Redação do Momento Espírita

Crie a história - Desenvolva o tema




Você sabia?!


sexta-feira, 16 de junho de 2017

Revista Espírita - fevereiro 1864 - Noticias Bibliográficas - No Céu que se reconhece

REVISTA ESPIRITA
JORNAL DE ESTUDOS PSICOLÓGICOS
7 a ANO NO. 1
FEVEREIRO 1864
NOTICIAS BIBLIOGRÁFICAS.

No Céu se se reconhece.
Pelo Rev. Pé. Blot, da Companhia de Jesus (1- (1) Paris, 1863. 1 vol. pequeno in-18.-Preço: 1 fr., casaPoussielgue-Rusand, rua Cassette, n 0 27 ).

Um de nossos correspondentes, o Sr. doutor C..., nos assinala esse pequeno livro, e nos escreve a este respeito o que segue:
"Há algum tempo palavras que, como cristão e Espírita, abstenho-me de qualificar, foram freqüentemente pronunciadas por homens que receberam a missão de falar aos povos de caridade e de misericórdia. Permiti-me, para vos confortar das penosas impressões que deveram vos causar, como a todo homem verdadeiramente cristão, de vos falar de um pequeno volume do Rev. Pe. Blot. Não penso que ele seja Espírita, mas encontro em sua obra o que, no Espiritismo, faz amar a Deus e esperar em sua misericórdia, e diversas passagens que tocam de muito perto ao que nos ensinam os Espíritos."
Dela anotamos as passagens seguintes, que confirmam a opinião de nosso correspondente:
"No sétimo século, o papa São Gregório o Grande, depois de ter contado que um religioso viu, ao morrer, os profetas virem diante dele, e que os designou por seus nomes, acrescentou: "Esse exemplo nos faz claramente entender quão grande será o conhecimento que teremos uns dos outros na vida incorruptível do céu, uma vez que esse religioso, estando ainda numa carne corruptível, reconheceu os santos profetas que jamais tinha visto."
"Os santos se vêem reciprocamente como o pedem a unidade do reino e a unidade da cidade onde vivem na companhia do mesmo Deus. Eles se revelam espontaneamente uns aos outros seus pensamentos e suas afeições, como as pessoas da mesma casa que estão unidas por um sincero amor. Entre seus concidadãos do céu, conhecem aqueles mesmos que não conheceram neste mundo, e o conhecimento das belas ações os conduz a um conhecimento mais completo daqueles que os cumpriram. (Berti, De theeologicis disciplinis.)
"Perdestes um filho, uma filha? recebei as consolações que um patriarca de Constantinopla dirigiu a um pai desolado. Esse patriarca não pode mais ser contado entre os grandes homens senão entre os santos: é Photius, o autor do cisma cruel que separa o Oriente e o Ocidente, mas suas palavras disso não provam senão melhor do que os Gregos pensam sobre este ponto como os Latinos. Ei-los: "Se vossa filha vos aparecesse, se, colocando sua mão em vossa mão e sua fronte jovial sobre vossa fronte, ela vos falasse, não seria a descrição do céu que ela vos faria? Depois ela acrescentaria: "Por que vos afligir, ó meu pai? estou no paraíso, onde a felicidade é sem limites. Vireis um dia com minha mãe muito amada, e então achareis que não vos disse nada de mais deste lugar de delícias, tanto a realidade se imporá sobre as minhas palavras."
Os bons Espíritos podem, pois, se manifestar, se fazer ver, tocar os vivos, falar-lhes, descrever sua própria situação, vir consolar e fortalecer aqueles que amaram; se podem falar e segurar a mão, por que não poderiam fazê-los escrever? "Os Gregos, disse o Pé. Blot, pensando sobre esse ponto como os Latinos;" por que, pois, hoje os Latinos dizem que esse poder não é dado senão aos demônios para enganarem os homens? A passagem seguinte é ainda mais explícita:
"São João Crisóstomo, em uma de suas homílias sobre São Mateus, dizia a cada um de seus ouvintes: "Desejaríeis ver aquele que a morte vos levou! Segui o mesmo caminho que ele no caminho da virtude, e logo gozareis desta santa visão. Mas gostaríeis de vê-lo aqui mesmo? Pois bem! quem, pois, isso vos impede? É-vos permitido e fácil vê-lo, se fordes sábio; porque a esperança dos bens a virem é mais clara do que a própria visão."
O homem carnal não pode ver o que é puramente espiritual; se, pois, ele pode ver os Espíritos, é que eles têm uma parte material acessível aos seus sentidos; é o envoltorio fluídico, que o Espiritismo designa sob o nome de perispírito.
Depois de uma citação de Dante sobre o estado dos bem-aventurados, o Pé. Blot acrescenta:
"Eis, pois, o princípio de solução para as objeções: Ao céu, que é menos um lugar do que um estado, tudo é luz, tudo é amor."
Assim, o céu não é um lugar circunscrito; é o estado das almas felizes; por toda a parte onde elas são felizes, elas estão no céu, quer dizer, para elas tudo é luz, amor e inteligência. É o que dizem os Espíritos.
Fénelon, na morte do duque de Beauvilliers, seu amigo, escreveu à duquesa: "Não, não há senão os sentidos e a imaginação que tenham perdido seu objeto. Aquele que não podemos mais ver está mais do que nunca conosco. Nós o encontramos sem cessar em nosso centro comum. Ele nos vê ali e ouve, nos proporciona ali os verdadeiros recursos. Ali conhece melhor do que nós as nossas enfermidades, ele que não tem mais as suas; e pede os remédios necessários para a nossa cura. Por mim, que estou privado de vê-lo há tantos anos, eu lhe falo, abro-lhe meu coração."
Fénelon escreveu ainda à viúva do duque de Chevreusi: "Unamos nosso coração àquele que lamentamos; não está distante de nós tornando-se invisível; ele nos vê, nos ama, é tocado por nossas necessidades. Chega felizmente ao porto, ora por nós que estamos ainda expostos ao naufrágio. Diz-nos com uma voz secreta: "Apressai-vos em vos reencontrar." Os puros Espíritos vêem, ouvem, amam sempre seus verdadeiros amigos em seu centro comum. Sua amizade é imortal como sua fonte. Os incrédulos não amam senão a si mesmos; deveriam se desesperar de perder para sempre seus amigos; mas a amizade divina muda a sociedade visível em uma sociedade de pura fé; ela chora, mas chorando se consola pela esperança de reencontrar seus amigos no país da verdade e no seio do próprio amor."
Para justificar o título de seu livro: No céu se se reconhece, o Pé. Blot cita um grande número de passagens de escritores sagrados, de aparições e de manifestações diversas que provam a reunião, depois da morte, daqueles que se amaram, as relações que existem entre os mortos e os vivos, os recursos que se dão mutuamente pela prece e inspiração. Em nenhuma parte fala da separação eterna, conseqüência da condenação eterna, nem dos diabos, nem do inferno; mostra, ao contrário, as almas mais sofredoras libertadas pela virtude do arrependimento e da prece e pela misericórdia de Deus. Se o Pé. Blot lançasse anátema contra o Espiritismo, isso seria lançá-lo contra seu próprio livro, e contra todos os santos dos quais ele evocou o testemunho. Quaisquer que sejam suas opiniões sobre esse assunto, diremos que se não tivesse jamais pregado senão nesse sentido, haveria menos incrédulos.

Enviado por: "Joel Silva"

quinta-feira, 15 de junho de 2017

Você sabia? (2)


Reflexão - Qual sua opinião? - Desenvolva o tema.


Crie a história - Desenvolva o tema.(2)


Você sabia?!


Desenvolva o tema à luz da Doutrina Espírita





Crie a história - Desenvolva o tema.


A Série Psicológica de Joanna de Ângelis - Módulo 1 - Aula 4 - A Estrutura da Psique III


quarta-feira, 14 de junho de 2017

A Série Psicológica de Joanna de Ângelis - Módulo 1 - Aula 3 - A Estrutura da Psique II


A Série Psicológica de Joanna de Ângelis - Módulo 1 - Aula 2 - A Estrutura da Psique I


A Série Psicológica de Joanna de Ângelis - Módulo 1 - Aula 1 - Introdução


Aproveite Bem Seu Dia - Questão de Escolha


E, aí! Você sabia?! Já leu?!


Biografia - Vida e obra de Anna Prado


E, aí! Já leu?!

Brasil, década de 1920. Fatos paranormais incomuns agitam Belém do Pará, provocando repercussão em nível nacional e internacional. Uma mulher protagoniza eventos, que vão desde efeitos luminosos à materialização de espíritos. Anna Prado é tema desta obra de caráter histórico, científico e doutrinário, que retrata as lutas, a vida e a mediunidade da grande pioneira dos fenômenos de efeitos físicos no Brasil. Apresentado de forma clara e suave, o livro conjuga fato e emoção, razão e espiritualidade superior, sem comprometer o denso conteúdo abordado, reunido em oito anos de meticulosas pesquisas.



Café com Luz Sarau - Canto do jovem


terça-feira, 13 de junho de 2017

Minha Nada Mole Encarnação - Seja você mesmo


1º Ciclo de Debates de Medicina, Direito e Espiritualidade - Desafios e Propostas na Busca da Saúde e da Justiça Integral.

Acontecerá no dia 14 de julho de 2017, de 19h às 21h no Museu da Gente Sergipana, o 1º Ciclo de Debates de Medicina, Direito e Espiritualidade - Desafios e Propostas na Busca da Saúde e da Justiça Integral.
Para abordar o tema "Aborto", os palestrantes serão Carlos Alberto Santiago e Tatiane Gonçalves. O evento é promovido pela Associação Médico-Espírita de Sergipe (AME-SE) e Associação Jurídico-Espírita do Estado de Sergipe (AJE).
O Museu da Gente Sergipana fica na Avenida Ivo do Prado, 398 - Centro, Aracaju/SE. Mais informações podem ser obtidas em www.amesergipe.org.br ou através do telefone (79) 3218-1551.

4º Fórum Espírita Léon Denis - Tema central: "Mediunidade Gloriosa - 'No Invisível', parte 3".

Será realizado no dia 16 de julho de 2017, de 8h30 às 13h no Centro Espírita Léon Denis do Rio de Janeiro, o 4º Fórum Espírita Léon Denis.
O tema central é "Mediunidade Gloriosa - 'No Invisível', parte 3". Os expositores serão Suely Caldas Schubert e Humberto Schubert Coelho. Haverá também o lançamento do livro "Divaldo Franco: uma vida com os espíritos" e a Feira do Livro Espírita na Sala Deolindo Amorim. A entrada custa 1 kg de alimento não perecível.
O Centro Espírita Léon Denis fica na Rua Abílio dos Santos, 137 - Bento Ribeiro, Rio de Janeiro/RJ. Mais informações podem ser obtidas em www.celd.org.br ou pelo telefone (21) 2452-1846.


6º Encontro de Educação e Cultura Espírita de Guarulhos e Região - Tema Central: "A morte na visão espírita"

Será realizado no dia 9 de julho de 2017, de 8h30 às 12h30 no Grupo Espírita Bezerra de Menezes (GEBEM), o 6º Encontro de Educação e Cultura Espírita de Guarulhos e Região.
O tema central é "A morte na visão espírita". Na programação, palestras de Aldeniz Leite, Mário Mas, Fernanda Fernandes e Tarcísio Basílio, além da apresentação musical de Rai Souza e mesa redonda ao final com debate entre palestrantes e o público presente.
O GEBEM fica na Rua Castelo Branco, 279 - Vila Barros, Guarulhos/SP. Mais informações em www.useguarulhos.com.br ou através do telefone (11) 2414-5210.

9º Simpósio de Psicologia e Espiritismo de Guarulhos - Tema central : “Saúde Mental á Luz do Espiritismo”

Acontecerá no dia 18 de junho de 2017, de 9h às 17h no Centro Municipal de Educação Adamastor, o 9º Simpósio de Psicologia e Espiritismo de Guarulhos. 
O tema central é “Saúde Mental á Luz do Espiritismo”. Na programação, palestras de Mario Mas, Edson Hamazaki, Deusa Samú e João Chinaglia. O evento é promovido pelo Centro Espírita Lar Escola Semeadura de Jesus. A entrada custa dois litros de leite, que serão destinados às Casas André Luís.
O Centro Municipal de Educação Adamastor fica na Avenida Monteiro Lobato, 734 – Macedo, Guarulhos/SP. Mais informações podem ser obtidas através do telefone (11) 97225-4959.


IV Fórum da Mocidade Espírita

No dia 23/06 de Junho o Fórum da Mocidade Espírita traz Haroldo Dutra Dias para conversar sobre o livro "Pensamento e Vida", de Francisco Cândido Xavier/Emmanuel.
IDADE: 18 a 30 anos
HORÁRIO: das 19h às 21h30
LOCAL: Centro Espírita Nosso Lar Casas André Luiz
ENDEREÇO: Rua Duarte de Azevedo, 691, Santana, São Paulo/SP (pertinho do metrô Santana)
ENTRADA: 1 kg de alimento não-perecível


INSCRIÇÕES AQUI: