sábado, 7 de maio de 2016

Mural Reflexivo: Mãe, simplesmente


Mãe, simplesmente

 

     Deus, em Sua Criação, fez no infinito, um belo jardim. Pelo Universo lançou sementes de amor. Sol a sol, luz a luz, um por um, um por vez.

     Em todo o jardim encontramos o Criador. Em tudo, a divina assinatura. Feche os olhos, sinta e creia, procure.

     No Universo, tudo é movimento, dinâmica, equilíbrio, perfeição. Não há pergunta sem resposta, não há efeito sem causa, conquista sem trabalho, mérito sem doação.

     As sementes foram lançadas, espalhadas por onde a vista não alcança. Não há morte, não há fim. Em cada morte, um recomeço. Em cada fim, uma esperança.

     *   *   *

     Olhos atentos encontrarão a mais bela flor do jardim do Onipotente. Para ela, adjetivos diversos: ternura, vida, carinho, amor, devoção. Ou mãe, simplesmente.

     *   *   *

     Senhor, rogo a Ti por todas as mães.

     Em todo gesto de amor Tu te revelas e, ainda mais te encontro, ó Pai, no amor de mãe, pois sei que a maternidade é uma de Tuas faces.

     Mães, Senhor. Mães que são exemplo de doação, de sacrifício, de abnegação, de generosidade, de fé.

     Rogo-te, Pai, pelas mães que, durante nove meses, carregaram em seus ventres os rebentos de amor e que, para toda a vida, continuam a lhes guiar os passos, a perdoar-lhes as fraquezas e a lhes ofertar o abraço reparador.

     Peço, também, pelas mães adotivas, que amam com desprendimento e desinteresse o filho de outras mães. E por aquelas que tiveram seus filhos desaparecidos, jamais recuperados e, assim, perderam parte de seu próprio coração.

     Eu te rogo, Deus do perdão, pelas mães presidiárias, que não podem estar junto dos seus e sofrem a aguda dor da saudade.

     E, por aquelas que têm os filhos na prisão e que, esperançosas, depositam neles a confiança, aguardando retornem ao bom caminho que elas lhes apontaram.

     Pelas mães doentes, acamadas, hospitalizadas. Que os bons Espíritos, cumpridores de Tua vontade, lhes fortaleçam os ânimos e derramem sobre elas o bálsamo de Teu consolo, misericórdia e paz.

     Rogo também pelas mães abandonadas. Aquelas que, na velhice, foram deixadas em asilos, derramando as lágrimas amargas da solidão.

     E pelas avós, tias, madrastas que, por amor, transformam netos, sobrinhos, enteados, em filhos do coração.

     Ainda, Senhor da eternidade, te rogo pelas mães desencarnadas, esses verdadeiros anjos da guarda, que continuam a zelar pelos seus, pois compreendem que a maternidade não é mero fenômeno biológico e, sim, um laço eterno de almas.

     *   *   *

     Doce mãe de Jesus, na singela manjedoura, Tu o acolheste em Teus braços. Teu coração, no silêncio, bateu no ritmo do dEle e Tu soubeste: era o Teu filho, também o filho de Deus.

     Acolhe, mãe por excelência, todas as mães do mundo em Teu amor. Faz do coração delas manjedoura para o Cristo Jesus, a fim de que Ele nasça no Espírito de cada filho deste nosso chão.

      
     Redação do Momento Espírita

sexta-feira, 6 de maio de 2016

Em Junho - 1º Seminário da Associação Médico-Espírita (AME) do Brasil e o 7º Congresso da Associação Médico-Espírita do Rio Grande do Sul (AMERGS).

Congresso e Seminário em RS

Nos dias 4 e 5 de junho de 2016 serão realizados no Hotel Plaza Rafael o 1º Seminário da Associação Médico-Espírita (AME) do Brasil e o 7º Congresso da Associação Médico-Espírita do Rio Grande do Sul (AMERGS).
O tema central é “Medicina da Alma: Desafios no Terceiro Milênio”. Os eventos celebram os vinte anos de fundação da AMERGS. Na programação, palestras de Jorge Daher, Décio Iandoli Jr., Sérgio Lopes, Márcia Colasante, Carlos Roberto Oliveira, Gilson Luiz Ribeiro e Irvênia Prada.
O Hotel Plaza São Rafael fica na Avenida Alberto Bins, 514 – Centro Histórico, Porto Alegre/RS. Mais informações podem ser obtidas em www.amergs.org ou pelo telefone (51) 3224-1493.

Seminário em Mato Grosso - “A Educação da Criança e do Adolescente para a Prática das Virtudes”.

Seminário em Mato Grosso

 
Nos dias 28 e 29 de maio de 2016 acontecerá no Espaço FEEMT o segundo módulo do Seminário “A Educação da Criança e do Adolescente para a Prática das Virtudes”.

O tema é “A Importância da Formação Moral do Lar” e os facilitadores serão Alírio de Cerqueira Filho e Afro Stefanini II. O evento faz parte do Projeto Espiritizar e será transmitido ao vivo em www.espiritizar.org.

O Espaço FEEMT fica na Avenida Djalma Ferreira de Souza, 260 – Morada do Ouro, Cuiabá/MT. Mais informações em www.feemt.org.br ou pelo telefone (65) 3644-2727.

Simpósio no Rio Grande do Sul - tema central é “Em Busca da Saúde Integral”.

Simpósio no Rio Grande do Sul

Será realizado no dia 28 de maio de 2016 no Centro Espírita Luz da Esperança de São Francisco de Assis (CELE) o 3º Simpósio Espírita da Casa.
O tema central é “Em Busca da Saúde Integral”. Na programação, palestras e mesas redondas com Michelle Ponzoni, Paulo Capra, Lucianne Jobim, Alexandre Peixoto, Vanderlei Dutra, entre outros expositores.
O CELE fica na Rua Veríssimo Rosa, 153 – Partenon, Porto Alegre/RS. Mais informações podem ser obtidas através do site www.cele.com.br ou pelo telefone (51) 3315-2636.

Peça Espírita no Distrito Federal - peça “Samara Sempre Sabe”.

Peça Espírita no Distrito Federal

Nos dias 7 e 8 de maio de 2016 os Amigos da Luz apresentam no Teatro Ulysses Guimarães quatro sessões da peça “Samara Sempre Sabe”.

O espetáculo mistura humor e suspense, com linguagem inspirada nos antigos clássicos da comédia pastelão, para falar sobre os perigos do mau uso dessa ferramenta divina que é a mediunidade. No sábado às 19h e 21h e no domingo às 17h e 19h.

O Teatro Ulysses Guimarães fica no Setor de Grandes Áreas Sul 913 Sul – Asa Sul, Brasília/DF. Mais informações em www.fedf.org.br ou pelos telefones (61) 3344-8237 / 9868-7999.

quinta-feira, 5 de maio de 2016

Pergunta feita - resposta rápida - sobre sonhos


De: IGS

Dúvida: preciso de uma orientação ou esclarecimento eu tenho as vezes sonhos relacionado a pessoas q eu conheço e conheci  mais em especifico tenho sonhado com uma pessoa q esta viva sonho como esta a vida dela e o que esta acontecendo , quando acordo sinto a presença dele do meu lado e o cheiro , um dia acordei e vi ele do meu lado sorrindo pra mim . Esse tipo de acontecimento faz com q eu me sinta mal , eu nao penso nessa pessoa é assustador. Desde já agradeço

--

RESPOSTA DADA:
Olá I,

Todos nós temos mediunidade em algum grau; uns são mais sensíveis do que outros e, por afinidade, muitas vezes temos uma maior ligação com alguma pessoa que nem suspeitamos, pois apenas a conhecemos espiritualmente. Essas condições fazem com que espiritualmente sonhemos com ela ou temo intuições ligadas a ela.
É uma condição normal, não há o que temer.

Estudando o Espiritismo temos muitas dessas perguntas respondidas porque compreendemos os mecanismos desses fatos.
Esperamos ter ajudado,
Att, Elo/CVDEE

Pergunta feita - resposta rápida - sobre intuição

De: LF

Dúvida: Bom dia. Eu tenho uma dúvida.

A intuição pode mudar ?

Quando eu namorava minha ex minha intuição dizia que a gente ia terminar com 2 anos de namoro, de fato aconteceu, era tipo uma voz, minha mente ficava dizendo que vamos voltar daqui 3 anos, me sentia bem, mais agora diz que vamos voltar daqui um ano, eu me sinto mal, a intuição pode mudar ??

--

RESPOSTA DADA

Olá L,
A intuição como atributo do espírito, em si, não muda – pode se tornar mais intensa pelo exercício da meditação, por exemplo.

O que parece que mudou são suas percepções sobre um mesmo fato.
Temos que levar em conta que o nosso desejo pode influir naquilo que percebemos e mascarar a intuição.

O melhor é relaxar e deixar que as situações se resolvam por si mesmas.
Esperamos ter ajudado.
Att, Elo/CVDEE

Livro em estudo: Nos Bastidores da Obsessão – Editora FEB - 1970 - CONCLUSÃO - A016 – Cap. 4 – Estudando o hipnotismo

Livro em estudo: Nos Bastidores da Obsessão – Editora FEB - 1970
Autor: Espírito Manoel Philomeno de Miranda, psicografia de Divaldo Pereira Franco

A016 – Cap. 4 – Estudando o hipnotismo

 

CONCLUSÃO

 

1)     O que é hipnotismo? Por que o mensageiro espiritual recomendava este estudo?

O hipnotismo ou hipnose é uma técnica utilizada que permite a mudança de idéias ou pensamentos em outra pessoa, a partir de uma determinada sugestão. Este processo é realizado ao promover no hipnotizado um estado de sonolência artificial.

O Espírito benfeitor recomenda o estudo desta técnica para que seja possível compreender a forma pelo qual os obsessores atuam prejudicando encarnados com quem mantém desejos de vingança.

 

2)     Que tipo de contribuição trouxe Mesmer com os seus estudos?

Mesmer trouxe os primeiros estudos referentes ao magnetismo, observando que há fluidos em todos os seres vivos e até mesmo no ambiente. Através de suas pesquisas, ele conseguiu observar que a sugestão também era capaz de influenciar uma pessoa e não apenas a emissão de fluidos.

 

3)     Quais as duas “alavancas” descritas pelo mentor espiritual que podem nos impulsionar ao progresso ou nos prejudicar? Como isto acontece?

O pensamento e a vontade são descritas como duas alavancas do Espírito. A vontade impulsiona o pensamento para o seu objetivo almejado.

Assim, os pensamentos impregnados de bons sentimentos atingem os Espíritos protetores e produzem no indivíduo bem estar e melhoria.

Mas, quando estes pensamentos são voltados para objetivos inferiores, como vingança, maldade, etc, atingem espíritos que mantém esta afinidade e produzem no indivíduo sofrimento.

Pergunta feita - resposta rápida - sobre o mal

De: R

Duvida: Se uma pessoa estiver travando uma batalha com as forças do mal e perder.
Um grupo de observadores leigos sem saber sobre a batalha, visualizando todo o processo e principalmente o resultado final, baseando-se em suas ignorâncias; caluniam, ridicularizam, e humilham o indivíduo.

Estaria este grupo de observadores abrindo portas para que as forças mal entre em suas vidas?
Sabemos que o amor é o antídoto sobre as forças do mal, mas havendo amor e karma juntos, quem prevalece?

--

RESPOSTA DADA

Olá R,
O mal só prevalece onde as forças do bem forem anuladas.

Como se anulam as forças do bem? Caluniando, humilhando, maldizendo o próximo – isso abre portas para associações com espíritos do mal que vibrem nessa mesma sintonia.
Entre carma e amor o que prevalece? Nenhum. O carma é o resgate necessário, do qual ninguém pode fugir porque é consequência de atos passados, mas que pode ser suavizado pela prática do amor ao próximo.

Esperamos ter ajudado.
Att, Elo/CVDEE

terça-feira, 3 de maio de 2016

Buscando a resposta... quando surge o perispírito?


 Olá queridos,
    Preciso saber quando surge o perispírito na evolução do Espírito.

   Surge na entrada no mundo hominal, ou o princípio espiritual já utilizava este corpo, já que desde o início, ainda no reino mineral, já teve que se “associar” à matéria para evoluir?

Bjks

E

---
Resposta 1:

E, não sabemos quando o princípio espiritual se uniu ao princípio material, formando o que alguns chamam de "mônada". De qualquer forma, a ideia de que o perispírito é "intermediário" do Espírito com a matéria, só vale para os encarnados: os desencarnados possuem perispírito e nem por isso ele é intermediário. Por isso, o mais simples é pensar que o que chamamos de "perispirito" é apenas a "energia" que liga o princípio espiritual (ou Espírito, quando já humano) à matéria do mundo em que ele esteja vivendo. No nosso caso (humanos na Terra), o períspirito possui tanto fluidos "espirituais" (que nos acompanham no processo evolutivo) quanto fluidos "materiais" (da Terra), como Kardec explica aa Gênese (cap. 14, itens 7-8).
Abraços,
Ely

Resposta 2:

Olá E,
um livro que me marcou bastante foi Evolução em Dois Mundos, e nele se discute a chega do princípio espiritual ao reino hominal e a consequente formação do perispírito.
Pelo que me recordo, os animais e os vegetais, embora tenham um princípio espiritual que os individualiza, não é um perispírito, elaborado como citou Ely sobre a Gênese, por fluidos espirituais e materiais. O perispírito somente é constituído no reino hominal, porque neste momento o homem conquista o pensamento continuado, em oposição ao fragmentário dos animais. O pensamento continuado será, enfim, uma fonte de magnetismo permanente aglutinando fluidos ao redor de si para constituir o corpo espiritual.
Outro livro que estou lendo e me interessou bastante sobre a questão, dentre outras, do perispírito é Ícaro Redimido, de Adamastor/Gilson T Freire.
Até mais, manuel

Resposta 3:

OI gente,
 
Permitam dar o meu pitaco, pois já participei de muitas discussões sobre essa questão.
 
Entendo que esta é uma questão puramente semântica. Que os animais têm algo além do princípio inteligente, parece fora de dúvida. Gabriel Delanne, no livro “A alma dos animais”, diz que pode se dar o nome que se queira a este corpo energético que os animais possuem, com o qual se apresentam no mundo espiritual e que vai servir de matriz à formação de um novo corpo material. É correspondente ao perispírito dos humanos, afirma, e, por isso, para simplificar e não se perder em questões que nada esclarecerão, podemos chamar esse corpo energético de perispírito. O importante é que compreendamos a idéia, dê-   -se o nome que se queira, até porque não encontro em parte alguma da Codificação a ideia de que somente na fase hominal o princípio espiritual possui perispírito.
 
Abraços a todos
 

Sergio

Reflexão...


segunda-feira, 2 de maio de 2016

Passe adiante... Lealdade


Lealdade, palavra bonita...que quer dizer digno, fiel. Qualidade que todos nós gostaríamos de ver associadas a nós mesmos e a amigos. Somos leais aos nossos princípios, leais até a aquele chefe horroroso!

O substantivo lealdade significa respeito aos princípios e regras que norteiam a honra e fidelidade aos compromissos assumidos. Ou seja: ter palavra, cumprir o que prometeu, essas coisas básicas e tão esquecidas. E a lealdade pode começar a ser aprendida na convivência com um animal de estimação, sim, um cão é sempre leal, não é à toa que é chamado de melhor amigo do homem. Amigo de verdade é sempre leal. É dando exemplo, por meio das amizades que temos, que ensinamos os nossos filhos a importância desse valor. Ser leal a si mesmo, aos seus próprios sentimentos e crenças, aos amigos e familiares e dormir sem peso na consciência.

Como disse Shakespeare: “a lealdade dá tranquilidade ao coração"

(fonte: blog em banho maria)

Passe adiante... Justiça


O termo justiça (do latim iustitia, por via semi-erudita), de maneira simples, diz respeito à igualdade de todos os cidadãos. É o principio básico de um acordo que objetiva manter a ordem social através da preservação dos direitos em sua forma legal (constitucionalidade das leis) ou na sua aplicação a casos específicos (litígio). 

Justiça é um conceito abstrato que se refere a um estado ideal de interação social em que há um equilíbrio razoável e imparcial entre os interesses, riquezas e oportunidades entre as pessoas envolvidas em determinado grupo social. Trata-se de um conceito presente no estudo do direito, filosofia, ética, moral e religião. Suas concepções e aplicações práticas variam de acordo com o contexto social e sua perspectiva interpretativa, sendo comumente alvo de controvérsias entre pensadores e estudiosos.

Em um sentido mais amplo, pode ser considerado como um termo abstracto que designa o respeito pelo direito de terceiros, a aplicação ou reposição do seu direito por ser maior em virtude moral ou material. A justiça pode ser reconhecida por mecanismos automáticos ou intuitivos nas relações sociais, ou por mediação através dos tribunais, através do Poder Judiciário.

Na Roma Antiga, a justiça era representada por uma estátua, com olhos vendados, visa seus valores máximos onde "todos são iguais perante a lei" e "todos têm iguais garantias legais", ou ainda, "todos têm direitos iguais". A justiça deve buscar a igualdade entre os cidadãos.

Justiça também "é uma das quatro virtudes cardinais", e ela, segundo a doutrina da Igreja Católica, consiste "na constante e firme vontade de dar aos outros o que lhes é devido" (CCIC, n. 381).

(fonte: Wikipédia)

 

domingo, 1 de maio de 2016

Mural reflexivo: Vítimas do hábito


Vítimas do hábito


Existem pessoas que encontram muita dificuldade em fazer pequenas mudanças em seus hábitos.

Pessoas que têm suas coisas bem arrumadas e nos lugares certos, sempre na mesma posição e, de preferência, na mesma ordem.

Seguem sempre pelos mesmos caminhos, frequentam os mesmos restaurantes e pedem os pratos já conhecidos.

Encontram sempre os mesmos amigos, torcedores do mesmo time, e conversam com os que trabalham em profissões semelhantes.

Geralmente ouvem a mesma rádio, assistem os mesmos canais de televisão, e variam pouco a programação.

De certa forma, isso as faz sentirem-se seguras. Arriscar não é do seu feitio.

Por outro lado, pessoas assim acabam sendo vítimas do hábito e têm grande dificuldade para resolver problemas. A menos que sejam problemas já conhecidos.

Isso gera ansiedade, depressão e baixa autoestima quando precisam encontrar solução para situações inesperadas e sua criatividade é solicitada

Ah, se esses adultos pudessem se ver quando tinham a desenvoltura dos seus 5 ou 6 anos de idade...

Era uma idade em que a criatividade brotava por todos os poros.

Não faltava solução para problema algum. Não havia perigo que não fosse afastado com um disparo de água, com seu revólver de brinquedo.

Não havia guerra que não pudesse ser vencida com algumas bolinhas de papel, arremessadas com um elástico esticado na ponta dos dedos.

Agora são executivos, homens e mulheres de negócio...

Pessoas que precisam mostrar seriedade.

Todavia, esquecem-se de que seriedade não quer dizer sisudez nem falta de um sorriso nos lábios.

Essas reflexões nos fazem lembrar um garoto de setenta e poucos anos, homem público, respeitável profissional reconhecido no mundo inteiro, que se diverte brincando com um bilboquê, ou andando de balanço.

Podemos até imaginar a felicidade dos seus netos ao ver o avô brincando como um garoto...

Esse homem é um ilustre professor, psiquiatra, educador e escritor brasileiro.

Ninguém imagina que um homem desses não seja um profissional sério só porque não assassinou o menino que corria pelos quintais, fazia piruetas e despencava dos galhos das árvores de vez em quando.

Não podemos crer que esse profissional seja menos competente só porque todas as vezes que se sente inseguro, chama o menino que habita seu ser, e este vem e lhe dá a mão.

Podemos imaginar justamente o contrário: uma grande capacidade de resolver conflitos e problemas.

Uma pessoa assim tem grande criatividade, leveza e satisfação em tudo o que faz.

Seus escritos exalam um suave perfume de jardim em flor. Suas ideias fluem com a suavidade da brisa das manhãs primaveris.

É de pessoas assim que o mundo precisa.

Homens e mulheres confiantes, alegres, honestos, descomplicados, leves...

Pense nisso!

A seriedade é uma característica do espírito. Um sorriso não a destrói. Um rosto fechado não a garante.

Pense nisso, e considere que a criança que habita em você pode lhe ajudar a encontrar a felicidade que há muito você vem procurando.

 

(Texto da Equipe de Redação do Momento Espírita)

Reflexão...