sábado, 4 de fevereiro de 2012

[boletim-6ª URE:87] ERJE 2012 - Encontro Regional de Jovens Espírita




Abertas as inscrições para o ERJE 2012



É com grande satisfação que estão abertas as inscrições para o ERJE 2012 (Encontro Regional de Jovens Espíritas) com o tema "Conscientizar os participantes de sua responsabilidade na transição planetária" e voltado para jovens espíritas de 13 a 25 anos - os evangelizadores que quiserem acompanhar o seu grupo de jovens também podem inscrever-se, e para estes não há restrição etária.

O ERJE 2012 ocorrerá na cidade de Indaial, das 14:00 do dia 6 de Abril até as 14:00 do dia 8 de Abril de 2012, e as inscrições vão até 4 de março de 2012.

Se sua casa espírita possui jovens, mas não possui grupo de jovens, estes também podem participar.

Os interessados podem conseguir a ficha de inscrição e demais esclarecimentos por email e telefone abaixo. O DIJ da 6a. URE está se mobilizando quanto a questão dos transportes.

Muita paz e abraços fraternos,

Thiago Luis Garcia - 6a. URE

Coordenação Geral ERJE 2012

thiagoluisgarcia@gmail.com - (47) 9196-3180

quinta-feira, 2 de fevereiro de 2012

Qual sua opinião? - Você participa de grupos de estudos?

Oi, Pessoal! :)

Com tantas divulgações sobre Encontros de mocidade, ficamos pensando sobre como andamos com nossos estudos na Casa Espírita.

Está lá em O Evangelho segundo o Espiritismo: "Espíritas! Amai-vos, este o primeiro ensinamento; instruí-vos, este o segundo(...)"

E, aí, vamos papear um cadinho sobre esse lance do estudar?

Vocês participam de cursos e de estudos em sua Casa Espírita?

O que vocês acham sobre essa questão?

Aguardamos vcs, ein!!! :)
beijos e abraços

quarta-feira, 1 de fevereiro de 2012

Mural reflexivo: Sabedoria sem diplomas



SABEDORIA SEM DIPLOMAS

No mercado competitivo de hoje, em que os comerciantes desejam obter lucros a qualquer preço, existem empresários que realmente se importam com seus funcionários e com a boa harmonia no ambiente de trabalho.

É o caso de um lojista especial, que não se altera diante das costumeiras oscilações do mercado, mas sofre quando um de seus empregados tem um problema qualquer.

A maneira calma de falar, o respeito pela opinião dos outros, e a ponte do diálogo sempre estendida, é sua prática administrativa.

Ele nunca fez um curso de administração, não entende de contabilidade nem de economia, mas sabe como se consegue estimular uma equipe para atingir os objetivos.

Um homem simples, sem diplomas, mas com grande sabedoria.

Faz reuniões constantes e ouve o que os funcionários têm a dizer. Não faz terrorismo com os vendedores, apenas esclarece que a estabilidade da loja depende do esforço de cada um.

Os funcionários chegam sempre visivelmente alegres pela manhã, e terminam o dia com a mesma disposição de ânimo, até mesmo nos dias em que não entra um único cliente na loja.

Isso porque não existe aquela pressão para que se venda, venda e venda...

É claro que são estabelecidas metas, mas ninguém se desespera quando não consegue atingi-las, uma vez ou outra.

Esse empresário é um exemplo de como as coisas podem ser diferentes, mesmo num mercado competitivo e ávido por lucros.

Essa prática traz benefícios tanto para o patrão como para funcionários e clientes.

E sabe por quê?

Porque sua preocupação é com o bem-estar, acima do lucro. E isso faz com que não precise se desgastar com funcionários insatisfeitos, rebeldes, infelizes.

Por outro lado, as vendas e o lucro acabam sendo uma conseqüência natural dessa prática administrativa, pois o cliente que chega se sente acolhido e respeitado.

E os funcionários se sentem seguros, já que a maioria está na loja há vários anos, e nenhum deles pretende sair.

É claro. Quem não gostaria de trabalhar num lugar assim?

Talvez alguns administradores não concordem com essa prática, mas a verdade é que ela funciona.

E funciona porque existe respeito, sinceridade, comprometimento, confiança e lealdade de ambas as partes...

Na verdade, segundo alguns especialistas, essa é a verdadeira liderança. A liderança compartilhada, a autoridade real, contrária ao despotismo e à tirania, que oprimem e infelicitam.

Se todos os administradores tivessem essa consciência e agissem com seus subordinados conforme gostariam que com eles agissem, a sociedade seria mais feliz.

E todos se levantariam, a cada manhã, com bom ânimo para ir trabalhar, mesmo nos dias frios e chuvosos, porque estariam indo para um lugar onde se sentem bem e são respeitados.

Quem não gosta de ser valorizado, ouvido e bem quisto?

Você, que é administrador, pense nisso, e considere que o comprometimento da sua equipe não se dará por decreto.

Ou você conquista seus pares, ou passará boa parte do seu dia se desgastando com fofocas, intrigas, ciúmes, motins e sabotagens.

Muitas vezes os ambientes de trabalho se tornam verdadeiros infernos para patrões e empregados, que não cumprem com seus deveres básicos, como o do respeito mútuo, que deveria reger as relações.

Patrões e empregados por vezes se esquecem de que são, antes de tudo, seres humanos, que têm sentimentos, sofrem, choram, têm problemas, amam e desejam ser felizes.

Portanto, você, que é funcionário, pense nisso, e busque agir com aqueles que dividem o ambiente de trabalho com você, como gostaria de ser tratado.

E você, que é líder da equipe, considere que, em vez de mandar e ser obedecido, mas também odiado, seria mais producente praticar a liderança com humanidade e conquistar uma equipe comprometida, eficaz e invencível.

Pense nisso, você é capaz. Basta querer.

(Texto da Equipe de Redação do Momento Espírita. http://www.momento.com.br/pt/ler_texto.php?id=1277&let=S&stat=0)

terça-feira, 31 de janeiro de 2012

Estudo dirigido: O Livro dos Espíritos XXXVIII

Ainda estudando os itens 825 a 872, responda e justifique sobre as questões abaixo:


1. O homem que comete um assassinato sabe, ao escolher a sua existência, que se tornará assassino?

2. Que papel exercem os costumes sociais no exercício do livre-arbítrio do homem?

3. O que dizer de pessoas que parecem ser sempre favorecidas pela sorte?

4. O que entender da expressão: "A vida mais feliz é sempre agitada, sempre perturbada"?

5. Em que difere o livre-arbítrio no estado de Espírito do livre-arbítrio no estado corpóreo?

6. O que falta à educação para que possa combater mais eficazmente as más tendências do homem?


(Apostila de estudo das obras codificadas por Allan Kardec - IDE/JF-MG)

segunda-feira, 30 de janeiro de 2012

Acontecerá: COMEJUS (fevereiro/2012)



Caros, (Cod_AME)

As inscrições para a COMEJUS (Confraternização de Mocidades Espíritas de Juiz de Fora e sub-região) foram prorrogadas até o dia 5 de Fevereiro.

Pegue sua inscrição com o seu coordenador de mocidade, no anexo desse e-mail ou pelo endereço abaixo:

https://www.facebook.com/groups/154167554680399/

ATENÇÃO: A Comejus se destina a jovens espíritas entre 13 e 24 anos. Sua inscrição deverá ser assinada pelo seu coordenador de mocidade e pelo presidente da sua casa espírita.

O depósito bancário deve ser feito na conta da AME (Veja anexo) e a inscrição entregue na AME-livros ou na caixa de correios da AME.

Abraços, Tiago Nunes Linhares.

domingo, 29 de janeiro de 2012

Notícia: "Alunos desmaiam em escola no Vietnã por 'fantasmas' no banheiro."

Em um dos casos, 12 estudantes perderam a consciência ao mesmo tempo.
Fantasmas teriam sido vistos no banheiro do dormitório dos alunos internos.

Alunos de uma escola na província de Phu Yen, no Vietnã, desmaiaram após terem visto supostos fantasmas no banheiro do dormitório, segundo o jornal "Tuoi Tre". (...)

Comentário:


Existem sociedades e grupos de investigação psíquica, em quase todos os países, analisando casos parecidos . Sabemos que tais fenômenos no nosso país estão desacreditados ou caiem nas superstições populares por não conhecerem a Doutrina Espírita.




A maioria dos cientistas diz que o fenômeno dos fantasmas não passa de uma visão psicológica inconsciente, que pode acontecer sem sequer estarmos a pensar nisso, o que é raro, sendo mais freqüente estarmos com um medo incontrolável quando tal ocorre, como o ocorrido aos alunos do Vietnã (...)



Leia mais





Alunos desmaiam em escola no Vietnã por 'fantasmas' no banheiro.



Alunos de uma escola na província de Phu Yen, no Vietnã, desmaiaram após terem visto supostos fantasmas no banheiro do dormitório, segundo o jornal "Tuoi Tre".
O diretor da escola, Phan Van Tho, confirmou que um grande número de alunos internos desmaiou ou gritou à noite no mês passado de causas desconhecidas.
De acordo com o periódico, em um dos incidentes 12 estudantes chegaram a perder a consciência ao mesmo tempo.
A situação tem causado um clima de medo entre os alunos, e muitos têm medo de entrar no dormitório.



Fonte: http://g1.globo.com/planeta-bizarro/noticia/2011/12/alunos-desmaiam-em-escola-no-vietna-por-fantasmas-no-banheiro.html

****************************************************************************************

Comentário



Existem sociedades e grupos de investigação psíquica, em quase todos os países, analisando casos parecidos . Sabemos que tais fenômenos no nosso país estão desacreditados ou caiem nas superstições populares por não conhecerem a Doutrina Espírita.



A maioria dos cientistas diz que o fenômeno dos fantasmas não passa de uma visão psicológica inconsciente, que pode acontecer sem sequer estarmos a pensar nisso, o que é raro, sendo mais freqüente estarmos com um medo incontrolável quando tal ocorre, como o ocorrido aos alunos do Vietnã



Em tais situações, nosso medo é tão grande que inconscientemente, criamos uma situação psicológica que nos assusta. Se um aluno achou que viu algo em algum lugar , todos teriam a mesma suspeita de ver, e a expectativa acaba se tornando uma materialização mental. Todo pensamento criado sempre chega a seu destino ou a quem foi destinado, podendo se materializar ou não.



Mas, fantasmas existem realmente? Quem são eles? O que procuram? Até onde o sobrenatural nos causa terror?



Fantasma, na crença popular, é a alma ou espírito de uma pessoa ou animal falecido que pode aparecer para os vivos de maneira visível ou através de outras formas de manifestação.” http://pt.wikipedia.org/wiki/Fantasma .



E a Doutrina Espírita o que nos diz a respeito? A doutrina Espírita afirma que qualquer tipo de espírito, dos mais elevados aos mais grosseiros, pode fazer-se visível ou presente através de ruídos, vozes ou movimentação de objetos.



O "medo de fantasma” é uma atitude irracional gerado pelo desconhecimento sobre a natureza dos espíritos. Consta no Livro dos Médiuns– Allan Kardec (Cap 6 – Manifestações Visuais), Sobre as aparições, que "são muito mais freqüentes do que se pensa.”



Os Espíritos podem se tornar visíveis?

— Sim, sobretudo durante o sono. Entretanto, certas pessoas os vêem também no estado de vigília, mas isso é mais raro.



Como podemos ver os Espíritos em estado de vigília?

— Isso depende do organismo, da facilidade maior ou menor do fluido do vidente de se combinar como o do Espírito. Assim, não basta o espírito querer mostrar-se; é também necessário que a pessoa a quem se quer mostrar tenha a aptidão para vê-lo.



Todos são aptos a ver os Espíritos?

— Durante o sono, todos. Mas não quando estão acordados. No sono, a alma vê diretamente; quando estais acordados ela sofre em maior ou menor grau a influência dos órgãos. Eis porque as condições não são as mesmas nos dois casos.

O que a ciência tem a nos dizer?



Para a ciência, espíritos não existem. Nossa inteligência, nosso caráter, tudo é determinado pelas conexões cerebrais. Quando morremos, as células têm o mesmo fim, sem deixar possibilidade para alma ou fantasmas aflorarem.



Para o Espiritismo, nunca houve conflito entre ciência e religião e as conquistas da ciência, ao invés de enfraquecer a fé dos espíritas, fortalecem e dão força aos seus postulados.



Diz-nos Allan Kardec em O Evangelho Segundo o Espiritismo (Cap. I, Item 8):



A ciência e a Religião são duas alavancas da inteligência humana; uma revela as leis do mundo material e a outra as do mundo moral. Tendo, no entanto, essas leis o mesmo princípio, que é Deus, não podem contradizer-se. Se fossem a negação uma da outra, uma necessariamente estaria em erro e a outra com a verdade, portanto Deus não pode pretender a destruição de sua própria obra. A incompatibilidade que se julgou existir entre estas duas ordens de idéias provém apenas de uma observação defeituosa e de excesso de exclusivismo, de um lado e de outro. Daí um conflito que deu origem à incredulidade e à intolerância.



Sobre os lugares denominados assombrados? Podemos encontrar explicação no capitulo IX - Dos Lugares Assombrados. Aonde poderemos ler na integra no seguinte endereço: http://www.panoramaespirita.com.br/novo/codespirita/olivrodosmedius/7907-capitulo-ix-dos-lugares-assombrados.html



O mais importante, é tirarmos o ensinamento profundo das situações, como Allan Kardec fez quando todos olhavam as mesas girantes como divertimento e ele viu algo muito maior.





Comentário por: Márcia Jek, estuda o Espiritismo há mais de 25 anos e é trabalhadora do Centro Espírita Francisco de Assis, em Jacaraipe, Serra, ES.