sexta-feira, 20 de abril de 2012

Mural Reflexivo: A Saudade.


A SAUDADE


Vencido pela profunda angústia da minha mágoa, despertei quando o jovem rosto da manhã adornado de luz e o mar de nuvens viajeiras, me convidaram para o banquete do dia.

Levantei e percebi que não fora um pesadelo... A presença da sua ausência era a mais pura e triste realidade...

Não sei dizer ao certo se é a presença da ausência ou a ausência da presença, ou, talvez seja, simplesmente, saudade...

Lá fora tudo respirava perfume e os braços do vento, carregando o pólen da vida, cantavam nos ramos do arvoredo delicada canção...

Saí a correr, tentando fugir da furna escura dos meus padecimentos.

A presença invisível do bem-amado fazia-me arder em febre de ansiedade, enquanto os pés ligeiros das horas corriam à frente impondo-me fadiga e desconforto...

Embriagado pela saudade, meu ser ansiava pela paz...

Em vão tentei exaurir as forças para livrar-me da dor, mas não lograva libertar-me do punhal da melancolia cravado no coração, e da lembrança da sua ausência...

Quando, enfim, a tarde se escondeu ao longe das montanhas altaneiras, outra vez tombei em mim mesmo, extenuado e só...

Naquele momento desejei que o Todo Poderoso me dominasse com os fortes recursos da soberana misericórdia, livrando-me de mim mesmo...

Parecia que não mais suportaria o espinho da saudade cravado em meu peito, já dorido e exausto...

A ausência da sua presença queimava as fibras mais sutis da minha alma.

E a presença da sua ausência feria-me o coração dilacerado e só...

A noite devorou o dia, e, ao escancarar a sua boca negra, mostrou a primeira estrela engastada no manto escuro, vencendo as sombras...

Minutos depois, miríades de astros brilhantes compuseram o diadema da vitória total da luz...

Só então, solitário e meditativo, compreendi como a minha canção de dor chegara ao ouvidos do Criador, que me respondeu em vibrações fulgurantes de esperanças à distância...

Só então compreendi que não há escuridão que resista a um simples raio de luz, e decidi acender a chama da esperança em minha alma.

E, só então, pude ouvir o Sublime Cancioneiro do silêncio e Suas melodias repletas de sons e paz, convidando-me a confiar em Seu infinito poder e entregar-me aos braços suaves da esperança...

* * *

Se o manto escuro da saudade pesa sobre os seus ombros, ilumine-se com as pérolas da oração sincera em favor do bem-amado que partiu.

Preencha a ausência da presença com a lembrança dos momentos compartilhados nas horas alegres, e confie no reencontro feliz.

(Redação do Momento Espírita, com base no cap. LII do livro Estesia, pelo Espírito Rabindranath Tagore, psicografia de Divaldo Pereira Franco, ed. Leal. Disponível no livro Momento Espírita, v.1 e no CD Momento Espírita, v.4, ed. Fep. http://www.momento.com.br/pt/ler_texto.php?id=580&let=S&stat=0)

quinta-feira, 19 de abril de 2012

Estudo dirigido: O Livro dos Espíritos XLVIII

Com relação às causas do suicídio, enumere as colunas:


1) Se matam na esperança de se juntarem ao ente querido.
2) Se matam para chegar mais cedo a uma vida melhor.
3) Impedir que a vergonha atinja a família.
4) Escapar à vergonha de uma má ação.
5) Escapar às misérias e decepções do mundo.
6) Que tem por causa o desgosto pela vida.

( ) Se trabalhassem mais a existência não lhes teria sido tão pesada.
( ) Quando se teve a coragem de praticar o mal, é preciso tê-la para sofrer as consequências.
( ) Em vez de se unirem ao objeto de sua afeição, dele mais se afastam.
( ) Felizes os que suportam sem se queixar, porque serão recompensados.
( ) Se abolirdes os abusos da vossa sociedade e os vossos preconceitos não tereis mais suicídios.
( ) Retarda a sua entrada num mundo melhor.

(Apostila de estudos das obras codificadas por Allan Kardeck. IDE-JF/MG)

terça-feira, 17 de abril de 2012

Espero que você seja...

ESPERO QUE VOCÊ SEJA... DIGNO


Joamar Zanolini Nazareth






Em um mundo onde o conforto e as facilidades tecnológicas nos tentam com uma postura egocêntrica, convidando-nos a pensar exageradamente em nós mesmos, muitas vezes nos afastamos das pessoas que são imprescindíveis para nossa satisfação de viver. E nessa busca desenfreada de valores perecíveis, sim, perecíveis, porque trocamos os valores mais intrínsecos a nós e perenes por bens de consumo que o tempo deteriora, acabamos por vender a alma, tal a sede de obter, ter e reter. Em troca de vantagens abdicamos de manter nossa consciência integralmente limpa e seguir um caminho mais árduo, mas sem nódoas maiores (somos imperfeitos e falhas acontecem e ainda acontecerão muitas vezes). Podemos idealizar e conquistar benefícios materiais na vida, pois isso não é atitude indecorosa, mas que nossas conquistas sejam sempre pautadas no proceder probo e consciencioso e que jamais nos falte a dignidade. Dignidade de ganhar sem pisar, magoar, lesar ou prejudicar a qualquer pessoa, bem como dignidade para reconhecer que outros também merecem ter os seus ganhos e nem sempre conseguimos o que desejamos. Ser digno é olhar para a vida e para nosso semelhante com respeito e compreensão, sabendo que todos os dias surge novo dia e novas oportunidades poderemos aproveitar, sem manchar nossa alma com a mentira, com a trapaça, com a corrupção, com o ardil, com a o menosprezo a outrem. Sendo dignos, o que ganharmos será alegria e satisfação pessoal e o que não ganharmos será também natural, fazendo parte de nossas vidas. O ser humano cresce e se aprimora com as experiências de alegria e tristeza, paz e dor, vencer e perder. A diferença entre o maduro e o imaturo é a dignidade com que se absorve a tudo.


(autor: Joamar Zanolini Nazareth)

segunda-feira, 16 de abril de 2012

Notícia: "Municípios de SP implantam toque de recolher para menores de 18 anos."

Jovens entre 16 e 18 anos terão que voltar para casa até as 23 horas. Quem descumprir medida pode ser encaminhado ao Conselho Tutelar. - Do G1, com informações do Jornal da Globo.



Começou a valer nesta segunda-feira (20) o toque de recolher para menores de 18 em dois municípios do interior de São Paulo, Itapura e Ilha Solteira.
A partir de agora, sem a companhia dos pais, crianças e adolescentes de até 14 anos só poderão ficar nas ruas e em locais públicos até as 20h30. Os jovens entre 14 e 16 anos terão que se recolher até as 22 horas e os que tiverem entre 16 e 18 terão que voltar para casa até as 23 horas.
A medida foi adotada pelo juiz da Vara da Infância e Juventude de Ilha Solteira, Fernando Antônio de Lima, para garantir a integridade física e moral dos menores. Quem descumprir o toque de recolher pode ser encaminhado ao Conselho Tutelar.







++++++



Comentário:



Trata-se de medida que, certamente, objetiva a proteção dos menores por ela abrangidos, pois a Vara da Infância e Juventude tem como fim legal justamente essa proteção. É preciso não perder de vista, entretanto, que o direito à liberdade de ir e vir desses menores fica arranhado, na medida em que os impede de sair à rua nos horários predeterminados. Supomos que, certamente, algum fato grave prejudicial à formação desses menores deve ter acontecido, dando motivação ao magistrado daquela comarca à decretação da medida em questão, o que a notícia comentada não esclarece. Entretanto, entendemos que somente se deva recorrer ao recurso do cerceamento da liberdade de locomoção, como no caso em tela, ainda que se tratem de menores, quando não resulte alternativa. Outros caminhos deveriam ser tentados, se é que não o foram, como o processo educativo, no sentido mais amplo do termo. Talvez os jovens que supomos tenham praticado atos que ensejaram a medida não tenham recebido um ensinamento moral adequado, no ambiente familiar ou escolar, deixando-se levar para o desregramento. Só resta aguardar para vermos se as consequências serão positivas para a formação desses jovens.



Comentário por: Sergio Rodrigues; - espírita e colaborador do Espiritismo.Net.

domingo, 15 de abril de 2012

Trocando ideia: Qual seria sua escolha?!

A história de Chris Medina e Juliana Ramos



Nos Estados Unidos, em uma edição do Americam Idol, que trouxe em seu juri Steven Tyler e Jennifer Lopez, um dos participantes concorrentes surpreendeu a todos.

"Seu nome é Chris Medina, um jovem de 27 anos dono de uma ótima voz. Ele cantou muito bem, sendo aprovado, mas não foi isso o que mais surpreendeu.

Quando Chris contou sua história é que a coisa mudou. Ele estava acompanhado por sua noiva, Juliana Ramos.

Há 2 anos Chris pediu Juliana em casamento no Starbucks, onde ela trabalhava, fotos e vídeos mostram vários momentos felizes do jovem casal.

Mas com o casamento marcado, um acidente no dia 2 de Outubro de 2009 mudou o rumo da história. Ao voltar para casa do trabalho, o carro de Juliana foi artingido por um caminhão, ela quase não sobreviveu.

Ela sofreu uma grave fratura no cranio que a deixou com o rosto desconfigurado e quase totalmente paralisada.

Confesso que fiquei admirado com o vídeo. O que mais impressiona, é a dedicação de Chris. O Amor nitido que ele tem por Juliana. Imagino o quanto deva ser dificil conviver com isso. Mas ele permaneceu ao lado dela o tempo todo.

Em certo momento ele traz a juliana até o palco para que os Juizes a conheçam, nessa hora da até um nó na garganta.

Pesquisando mais decobri que existe um Site para arrecadar fundos para o tratamento dela, pois os valores são bem altos. Ele também tem uma página no Facebook.

Enfim, assista ao video e veja o que é o amor de verdadeiro."

O vídeo está aqui: http://julianobrum.wordpress.com/2011/02/05/a-historia-de-chris-medina-e-juliana-ramos/

(fonte do texto: http://julianobrum.wordpress.com/2011/02/05/a-historia-de-chris-medina-e-juliana-ramos/)

Qual seria sua decisão? Qual seria sua escolha? Aguardamos sua participação!

Beijos e abraços