sábado, 25 de julho de 2009

Biografia: Irma de Castro - Meimei

Seu nome de batismo, aqui na terra, foi Irma de Castro. Nasceu a 22 de Outubro de 1.922, em Mateus Leme (MG). Aos 2 anos de idade sua familia transferiu-se para Itaúna (MG). Constava de pai, mãe e 4 irmãos: Ruth, Carmen, Alaíde e Danilo. Os pais eram Adolfo Castro e Mariana Castro. Com 5 anos ficou orfã de pai. Irma foi, desde criança, diferente de todos pela sua beleza fisica e inteligência invulgar. Era alegre, comunicativa, espirituosa, espontânea. O convivio com ela, em familia, foi para todos uma dádiva do Céu.

Cursou com facilidade o curso primário, matriculando-se, depois, na Escola Normal de Itaúna; porém, a moléstia que sempre a perseguia desde pequena – nefrite – manifestou-se mais uma vez quando cursava com brilhantismo o 2º ano Normal. Sendo a primeira aluna da classe, teve que abandonar os estudos. Mas, muito inteligente e ávida de conhecimentos, foi apurando sua cultura através da boa leitura, fonte de burilamento do seu espírito. Onde quer que aparecesse era alvo de admiração de todos.
Irradiava beleza e encatamento, atraindo a atenção de quem a conhecesse. Ela, no entanto, modesta, não se orgulhava dos dotes que DEUS lhe dera.

Profundamente caridosa, aproximava-se dos humildes com a esmola que podia oferecer ou uma palavra de carinho e estímulo. Pura, no seu modo simples de ser e proceder não era dada a conquistas próprias da sua idade, apesar de ser extremamente bela. Pertencia à digna sociedade de Itaúna.

Algum tempo depois, transferiu-se para Belo Horizonte, em companhia de uma das irmãs, Alaíde, a fim de arranjar colocação. Estava num período bom de saúde, pois a moléstia de que era portadora, ia e vinha, dando-lhe até, às vezes, a esperança de que havia se curado. Foi nessa época que conheceu Arnaldo Rocha com quem se casou aos 22 janeiros de idade. Viviam um lindo sonho de amor que durou 2 anos apenas, quando adoeceu novamente.

Esteve acamada três meses, vítima da pertinaz doença – nefrite crônica. Apesar de todos os esforços e desvelos do esposo, cercada de médicos, veio a falecer no dia 1º de Outubro de 1.946, em Belo Horizonte.

Logo depois, seu espírito já esclarecido começou a manifestar-se através de mensagens psicografadas por FRANCISCO CÂNDIDO XAVIER, e prossegue nessa linda missão de esclarecimento e consolo, em páginas organizadas em várias obras mediúnicas, que têm se espalhado por todo o Brasil e até além das nossas fronteiras.

Seu nome "MEIMEI" (expressão chinesa que significa "amor puro"), agora tão venerado como um "Espírito de Luz", foi lhe dado em vida, carinhosamente, pelo esposo Arnaldo Rocha.


Fonte: http://www.espiritismogi.com.br/

quinta-feira, 23 de julho de 2009

Biografia: Irmã Scheilla

É um espírito esplendoroso pela luz que esparge, e sua presença é notada por ondas perfumadas que imprime ao local.
Segundo o Anuário Espírita, temos notícias apenas de duas existências de Scheilla; uma na França e outra na Alemanha.
Na existência francesa, chamou-se Joana Francisca Frémiot, nascida em Dijon a 28/01/1572 e faleceu em Moulins, a 13/12/1641. Registros mostram que ela desenvolveu um grande trabalho assistencial.
Ao entrar para a história, ficou mais conhecida como Santa Joana de Chantal ( canonizada em 1767). A outra existência conhecida de Scheilla, verificou-se na Alemanha.
Ela era enfermeira e trabalhava no socorro às vítimas da Segunda Guerra Mundial.
Sua morte aconteceu em decorrência do mais violento ataque aéreo em julho ou agosto de 1943, na cidade de Hamburgo.
Depois disso, o espírito de Scheilla vinculou-se a grupos espirituais que atuam em nome de Jesus.
A característica do seu trabalho é na área humana, assistindo aos doentes.

Livros de Irmã Scheilla:
"A mensagem do dia" - de Scheilla para você. Autor: Clayton B. Levy
"Novas mensagens" - de Scheilla para você. Autor: Clayton B. Levy
"Materializações Luminosas". Autor: R. A. Ranieri

Fonte: http://www.comunidadeespirita.com.br

quarta-feira, 22 de julho de 2009

Mural Reflexivo: "As Duas Canções do Homem"



Recebi outro dia a carta de uma pessoa amiga e veio junto uma página de jornal. Era uma crônica de Rubem Alves, tratando de um assunto pouco conhecido: os sons secretos da cítara indiana.
No começo, confesso que achei o texto um pouco dispersivo. Mas, no fim compreendi a beleza do todo, permeada pela poesia vestida em considerações oportunas, comprometidas com a felicidade do ser humano.
Bom lembrar, a quem não sabe, que a cítara é composta de duas camadas de cordas superpostas, uma sobre a outra, muito próximas, sem nunca se tocarem. A camada de cima é sensibilizada pelo músico, e a de baixo não pode nunca ser tocada pelos dedos.
Quem pouco entende dos segredos sonoros pode perguntar-se por que razão um instrumento musical tem cordas que não são tocadas.
A beleza desse mistério está justamente na harmonia que enlaça as duas camadas. Os dedos não tocam a de baixo para que suas cordas possam vibrar pela magia de uma coisa muito mais sutil que os dedos. Tangidas pelos sons que brotam das primeiras, elas reverberam e fazem nascer uma outra música, diversa daquela que o artista produziu.
Eis o segredo. Eis a sensibilidade. Olhemos agora para nós. Quem sabe sejamos cítaras humanas, que vivem dentro de um encanto chamado vida, provocado pelo carinho criador de Deus; lá dentro, no fundo de nossa essência, estão as segundas cordas de uma única verdade, que os dedos nunca tocam, mas que fazem ouvir uma outra voz, a vibrar pelos escaninhos do silêncio... Vem de lá uma canção imortal, jamais tocada, mas que, se ouvida, pode dizer muito de nós.
Talvez seja esta a melodia diferente que os bons médiuns ouvem. Aqueles que lêem com amor o não-dito das palavras humanas, separando a mentira da verdade, o joio do trigo, e escolhendo o bem.
Talvez seja, essa música oculta, a melhor definição de amizade. Afinal, o que um amigo faz senão educar-se para escutar nosso silêncio, que às vezes busca um abraço, um momento de atenção para aplacar sua melancolia?
Um amigo é também algo mais. É aquele que faz do seu sossego um recanto confiável, onde o outro pode guardar seus segredos e não ter medo de perdê-los. Um amigo é aquele onde nossa segunda pauta encontra eco, porque sabe que no âmbito da amizade a solidão é um convite ao recolhimento, para que sejamos ouvidos, para que possamos reverberar. Nos braços de um amigo, nossa solidão se dilui no suave aroma da partilha.
Você, a quem muitos consideram verdadeiro irmão, pode treinar os ouvidos do sentimento para escutar uma nova melodia. Preste, porém, menos atenção no que as pessoas irão tocar e mais nos sons daquelas cordas que nunca serão tangidas.
Aproveite, também para apreciar a beleza da música que brota de todo lugar. Aí escutará a segunda canção de Deus, convidando-o a que habite uma realidade nova: a de ser, finalmente, um bom e melhor amigo, que com muito amor, aprendeu a chamar os outros para fora da solidão.

( Carlos Augusto Abranches, 1993, na Revista Reformador )

Segunda gravidez de adolescente cai 48% em 10 anos em SP

http://www1.folha.uol.com.br/folha/equilibrio/noticias/ult263u570944.shtml
25/05/2009 - 07h47

CLÁUDIA COLLUCCI
da Folha de S.Paulo

Em um período de dez anos, o número de adolescentes paulistas que ficaram grávidas pela segunda vez teve uma queda de 48%, aponta levantamento da Secretaria de Estado da Saúde com base em dados da Fundação Seade. No mesmo período, as taxas de primeira gravidez na adolescência caíram 34%.

Não há dados nacionais sobre a incidência da segunda gravidez. Segundo a OMS (Organização Mundial da Saúde), as chances de uma garota voltar a engravidar após uma primeira gestação na adolescência são de 40% em até três anos.

Em 1998, 26.237 jovens paulistas com menos de 20 anos engravidaram pela segunda vez. Em 2007, o número caiu para 13.674. No mesmo período, o número de primeiras gravidezes na adolescência diminuiu de 148.018 para 96.556.

No Brasil, também houve queda. O número de partos realizados pelo SUS em adolescentes de dez a 19 anos caiu 26,7% entre 1997 e 2007. A região Sul apresentou a maior redução (35,6%), seguida pelas regiões Centro-Oeste (34,1%), Sudeste (32,4%) e Nordeste (22,6%). A região Norte foi a que apresentou a menor queda: 6,7%.

Para a ginecologista Albertina Duarte Takiuti, coordenadora do Programa Estadual de Saúde do Adolescente, a queda em São Paulo é resultado de diversas ações -de terapia em grupo e oficina de artesanato a distribuição de anticoncepcionais e preservativos.

"A família pensa que quando a menina engravida na adolescência, ela já aprendeu a lição e vai se cuidar. Mas não é o que acontece. Ela tende a ficar mais fragilizada e vulnerável a uma segunda gravidez", diz Takiuti.

Abandonar a escola, perder o contato com amigos da mesma idade, ver o corpo transformado após a gravidez e, muitas vezes, ter sido abandonada pelo pai da criança são alguns dos fatores que impactam na autoestima da garota e propiciam outra gestação, avalia a médica.

Além de informação e orientação, ela diz que o trabalho desenvolvido pelo programa do adolescente busca identificar as emoções, medos e dúvidas dos adolescentes sobre afetividade, relacionamentos e sexo seguro. "A menina tem medo de não agradar, e o menino, de falhar", conta a ginecologista.

Para a socióloga Mary Garcia Castro, pesquisadora da Universidade Federal da Bahia, abandonar a escola é um dos principais fatores de risco para a garota voltar a engravidar. "Já a melhoria da qualidade do grupo familiar e um maior grau de escolaridade funcionam como fatores de proteção", avalia.

Balada da saúde

Um dos projetos que visam reduzir a gravidez na adolescência e incentivar o sexo seguro é o Balada da Saúde, que acontece às segundas-feiras na Casa do Adolescente de Pinheiros, zona oeste de São Paulo.

No local, ginecologistas, psicólogos e nutricionistas tiram dúvidas sobre sexo, gravidez precoce, uso de preservativos e problemas de saúde. Há ainda distribuição de preservativos e de folhetos explicativos.

"Tinha vergonha de falar sobre sexo. Aqui perguntei tudo e até perdi o medo de fazer o papanicolaou", conta Andréia, 15.

Grávida aos 13 anos, a garota deixou a escola no oitavo mês de gestação. "Engordei 26 kg e tinha falta de ar. Não dava mais para assistir às aulas." Neste ano, ela retomou os estudos.

A colega Danili, 16, engravidou aos 14. "Já tinha recebido informação sobre camisinha e anticoncepcional, mas não usava nada. Agora, uso camisinha e tomo injeção [anticoncepcional]. Morro de medo de engravidar novamente", diz ela.

Danili ainda não voltou à escola. "Estou esperando uma vaga no supletivo", diz. Assim como ela, outras duas adolescentes que estavam na balada também abandonaram a escola quando engravidaram e ainda não retomaram os estudos.

Para Takiuti, a escola é um fator protetor. "Lá, ela continua a integrar um grupo e a ter outros interesses e atividades."

******************************************

Comentário:

As jovens engravidam muito cedo, principalmente pela falta de orientação e esclarecimento. A idade da infância é muito importante para a educação do espírito que está iniciando a nova encarnação como afirma Kardec, no O Livro dos Espíritos:

"A infância tem ainda outra utilidade: os Espíritos não ingressam na vida corpórea senão para se aperfeiçoarem, para se melhorarem; a debilidade dos primeiros anos os torna flexíveis, acessíveis aos conselhos da experiência e daqueles que devem fazê-los progredir. É então que se pode reformar o seu caráter e reprimir as suas más tendências. Esse é o dever que Deus confiou aos pais, missão sagrada pela qual terão de responder."

A doutrina não diz ser culpa dos pais, pois os jovens, assim como qualquer pessoa tem livre arbítrio e também responsabilidade por seus atos, porém o espírito já traria esta tendência de valorizar as paixões e sensações e é responsabilidade daqueles que os criaram tentar orientá-los e esclarecê-los.

Agora porque o número de jovens grávidas caiu? Porque elas aprenderam na prática, compreenderam a importância e consequência da prática sexual sem controle. Porque elas perceberam que foi através do seu livre arbítrio que chegaram lá.

Fazer sexo antes do casamento, com um namorado não tem nada de pecado, não é errado, nem vai contra as leis Divinas, porém, somos sempre responsáveis e devemos ponderar sempre aquilo que fazemos. Os Espíritos nos explicam mais na questão 908, do livro acima citado.

" Como definir o limite em que as paixões deixam de ser boas ou más?

- As paixões são como um cavalo que é útil quando governado e perigoso quando governa".

O desejo sexual é uma energia natural que não pode comandar o homem, quando isto acontece as consequências podem ser mais dolorosas.

terça-feira, 21 de julho de 2009

Biografia: Maria Dolores

Maria Dolores, nasceu na cidade de Bonfim da Feira, estado da Bahia, aos 10 de setembro de 1901. Dedicou-se à poesia e ao jornalismo. Em Salvador assinou a página feminina do Jornal O Imparcial durante 13 anos, época em que também lecionava humanidades. Receando a apreciação da crítica especializada, guardou para si sua obra poética durante muito tempo, segundo confessa no prefácio do livro Ciranda da Vida.

Sua primeira obra publicada foi em benefício da instituição Lar das Meninas Sem Lar, fato esse que propiciou sua entrada no mundo literário. Dedicou-se ao amparo das crianças assistidas pela citada instituição, estendeu sua obra benemérita abrigando em seu próprio lar crianças desvalidas, orientando-as e assistindo-as.

A Casa de Juvenal Galeno, no estado do Ceará, também recebeu o carinho e a ternura de Maria Dolores. Em 27 de julho de 1958 veio a desencarnar. No ano de 1971, através do médium Francisco Cândido Xavier, sua obra poética continua, presenteando-nos com a ternura dos seus ensinamentos transbordantes de amor e fé.

Desde então envia, pelas mãos abençoadas do médium mineiro, suas páginas normalmente em forma de poesia e rimas, sendo muito comum enviar as tradicionais mensagens das mães e do Natal, por ocasião destas comemorações. Foi o espírito encarregado de enviar a mensagem Dádivas de Amor em vista da desencarnação do Sr. José Gonçalves Pereira. Dados extraídos do livro "A Vida Conta "

Fonte: http://www.comunidadeespirita.com.br

Desculpa que usamos: Vão acabar me deixando louco








Desculpas que usamos





Quanta coisa pra fazer, o dia corre... a manhã passa ligeiro! Me pedem mil coisas!! O que fazer? Vou ficar louca? Não, vão acabar me deixando louco. São muitos pedidos, realmente, que a gente acaba enfrentando na vida, compromissos, horários e exigências.


Ufa! Ei, pára um


pouquinho e leia aqui, com calma.



assim mesmo, meu querido amigo leitor desse blog de luz. Precisamos nós mesmos encontrar tempo para as nossas atividades e não prometer o que não podemos fazer. Já é um bom começo. Assumir compromissos que vão além do nosso tempo e da nossa capacidade de agir nos deixam agitados.


E não é só isso!! Nós deixamos também que as pessoas que nos rodeiam mexam com os nossos nervos. Quem sabe... É por que somos um pouco mais que suscetíveis? Irritadiços? Acho mesmo que sim! Se temos uma educação mental adequada e tentamos ao menos nos manter com uma saúde psicológica dentro dos parâmetros normais, a gente consegue não ficar "loucos" com o que nos fazem. Na vida, meus amigos, encontraremos sempre pedras no caminho, dentro dos nossos sapatos, mas o que importa mesmo é sabermos parar, tirá-las, e continuar a caminhada!


Vamos em frente que atrás vem gente!


E nada com um bom dia de sol, um ar para respirar, umas flores para admirar, uma prece para se elevar, e... "voilá!", a gente tá novinho para outra!


Beijos a todos até a próxima!


Juliana Matos








segunda-feira, 20 de julho de 2009

Jovem diz ter sido condenado por tribunal do tráfico no Rio - comentada

20 de maio de 2009 • 09h56 • atualizado às 09h56

Um jovem de 16 anos afirmou que foi "julgado" e baleado nas mãos por traficantes do Comando Vermelho. O adolescente, morador do morro do Borel, na Tijuca, Rio de Janeiro, assaltou um bar em acesso ao morro do Andaraí na sexta-feira. Armado, ele disse que disparou contra o dono do estabelecimento, que ficou ferido sem gravidade, e roubou um rádio.


O tráfico teria exigido a captura do ladrão, pego na segunda-feira, julgado e condenado. O jovem procurou socorro no Hospital do Andaraí, onde está sob custódia.

Segundo o adolescente, a ordem para a caçada partiu de Enéas da Costa Neto, o Ringo. Dois homens teriam localizado a vítima na rua Borda do Mato, no Lins de Vasconcelos. Após o suposto "julgamento", o adolescente, ferido, desceu o morro e foi de ambulância até o Hospital do Andaraí, onde passou por duas cirurgias nas mãos.

A 20ª Delegacia de Polícia (Vila Isabel) aguarda o adolescente receber alta para que possa prestar depoimento. Quando chegou ao hospital, ele foi interrogado por um comissário de plantão e relatou o "julgamento". Desde então, não pôde mais ser ouvido.

O Dia - © Copyright Editora O Dia S.A. - Para reprodução deste conteúdo, contate a Agência O Dia.


****************************************************

Comentário:

Este episódio me levou a refletir sobre a Lei de Justiça, do qual todos nós já nos colocamos como seus executores.

"873. O sentimento de justiça é natural ou resulata de idéias adquiridas?
- È de tal modo natural que vos revoltai ao pensamento de uma injustiça. O progresso moral desenvolve sem dúvida esse sentimento, mas não o dá; Deus o pôs no coração do homem. Eis porque encontrais frequentemente, entre os homens simples e primitivos, noções mais exatas de justiça do que entre pessoas de muito saber.

874. Se a justiça é uma lei natural, como se explica que os homens a entendam de maneiras tão diferentes, que um considere justo o que a outro parece injusto?
-É que em geral se misturam paixões ao julgamento, alterando esse sentimento, como acontece com a maioria dos outros sentimentos naturais, e fazendo ver as coisas sob um falso ponto de vista.

875. Como se pode definir a justiça?
- A justiça consiste no respeito aos direitos de cada um." O Livro dos Espíritos , Allan Kardec.

Compreendemos aqui que a justiça é um sentimento inerente ao homem, ela é por vezes mal compreendida e executada. Normalmente levamos em consideração nossos próprios interesses e buscamos as mais incríveis e por vezes tolas justificativas para nossos atos, o que raramente fazemos quando julgamos os atos alheios. É deste movimento que se originou o ditado popular "Dois pesos e duas medidas".

"877. A necessidade de viver em sociedade acarreta para o homem obrigações particulares?
- Sim, e a primeira de todas é a de respeitar os direitos dos semelhantes; aquele que respeitar esses direitos será sempre justo. No vosso mundo, onde tantos homens não praticam a lei de justiça, cada um usa de represálias, e vem daí a perturbação e a confusão da vossa sociedade. A vida social dá direitos e impõe deveres recíprocos.

878. Podendo o homem iludir-se quanto à extensão do seu direito, o que é que deve levá-lo a conhecer-lhe os limites?
- Os limites do direito que reconhece para o seu semelhante em relação a ele, na mesma circunstância e de maneira recíproca."

Nesta notícia podemos ver claramente que a justiça foi trocada pela represália, o que se buscava era fazer o ladrão sofrer e inutilizar suas mãos para que ele, com medo de novas represálias, não realiza-se outros assaltos. É o desejo de fazer justiça com as próprias mãos. Pela lei de justiça o ladrão deveria reparar o mal feito e não apenas ser castigado pela dor, desta forma ele não compreende completamente o erro, apenas pode não repetí-lo por medo.

(Comentário por: Claudia Cardamone, psicóloga e espírita. É membro da Equipe Espiritismo.net, atuando nas áreas de atendimento fraterno e notícias.)

domingo, 19 de julho de 2009




É preciso saber viver
Titãs
Composição: Erasmo Carlos / Roberto Carlos

Quem espera que a vida
Seja feita de ilusão
Pode até ficar maluco
Ou morrer na solidão
É preciso ter cuidado
Pra mais tarde não sofrer
É preciso saber viver

Toda pedra do caminho
Você pode retirar
Numa flor que tem espinhos
Você pode se arranhar
Se o bem e o mal existem
Você pode escolher
É preciso saber viver

É preciso saber viver
É preciso saber viver
É preciso saber viver
Saber viver, saber viver!