sábado, 15 de junho de 2013

Acontecerá: Saúde espiritual e cura é destaque em Seminário em BH


O Grupo Espírita Nosso Lar promove o Seminário Saúde Espiritual e os Rumos da Cura no Terceiro Milênio. O evento será realizado no dia 22 de junho de 2013, das 8h30min às 18h, na Fundação Nosso Lar. O evento é gratuito e as vagas são limitadas.
Serão abordados os seguintes assuntos: "A Cura Real", "Uma nova visão de Medicina", "Depressão" e "Câncer e Auto-obsessão".
Como palestrantes convidados, as participações de Wellerson Santos, Gilson Freire, Roberto Lúcio Vieira e Margareth M. de Barros.
O endereço da Fundação Nosso Lar é Rua Professor Raimundo Nonato, 220 B, Santa Tereza, Belo Horizonte, MG (atrás do Colégio Tiradentes).
Outras informações podem ser obtidas pelo telefone (31) 3037-9282.

sexta-feira, 14 de junho de 2013

Valores: respeito...

respeito

respeito - honrar e demonstrar consideração
A história era a mesma toda semana. Nós dois saltávamos do carro e corríamos para abraçar a vovó antes de ela nos convidar a entrar na casa, onde biscoitos frescos nos aguardavam. Meu avô ficava sempre no estúdio, esperando que fôssemos vê-lo. Quando entrávamos, era pura magia. Sentávamos ali durante horas, ouvindo suas histórias, enquanto vovó nos trazia biscoitos e leite até não conseguirmos comer mais nada. Ele falava principalmente sobre a guerra. Histórias incríveis de bravura, coragem, nobreza e dignidade. Falava dos homens a quem não via há mais de 40 anos, homens que ele reconheceria se os visse naquele momento, homens a quem ele ainda podia chamar de irmãos. Ele sempre olhava bem nos olhos do meu irmão, Dave, e lhe dizia que ele tinha o coração igual ao daqueles homens. Punha a mão na minha cabeça e explicava a força que minha avó lhe dera naqueles tempos difíceis e quanta força que eu dava aos outros da mesma forma. O amor é poderoso, ele dizia. E tinha razão.
Todo ano, no 4 de julho, ficávamos em pé do lado de fora da casa enquanto ele içava a bandeira. Ele sempre tirava o chapéu e o entregava a Dave que o segurava de encontro ao coração, como aprendera. Juntos, olhávamos a bandeira, lembrávamos das histórias e analisávamos o significado de tudo aquilo. Observar seu rosto enquanto ele desfraldava a bandeira é algo que nunca esquecerei. Bastava a lágrima solitária em sua face enquanto as lembranças vinham com toda força para me fazer chorar. Ele viu uma causa justa e arriscou a vida para lutar por aquela causa. Esse sacrifício me ensinou uma das maiores lições que já aprendi. Respeite-se, respeite o próximo e, acima de tudo, respeite aquilo em que você acredita.


Lembre-se não só de dizer a coisa certa no lugar certo, mas ainda muito mais difícil, de não dizer a coisa errada no momento de tentação.

Benjamin Franklin - 1706-1790 político, escritor, cientista

segunda-feira, 10 de junho de 2013

Mural reflexivo: Razão de viver

Razão de viver
 
 
Muitas pessoas erguem-se pela manhã acreditando não existir qualquer sentido para despertarem.
Dormem sem nenhum objetivo e acordam do mesmo modo, transformando o dia a dia, em uma experiência insossa ou vazia.
Vagam pelas ruas, sem destino certo, à mercê do que lhes aconteça no curso do dia.
Levam uma vida sem direção, desvalorizando o tempo e a oportunidade de estarem reencarnados.
Deixam-se levar pelos ventos do acaso.
Não veem significado em família, em amigos, nem em trabalho.
Quando se estabelece esse estado d’alma, a pessoa corre o risco de ser tragada pelo aguaceiro das circunstâncias, sem quaisquer resistências morais para enfrentar as dificuldades.
Com certeza, não é o melhor modo de se viver.
É urgente que nos possamos sentir como peças importantes nas engrenagens da vida.
É necessário que tomemos gradual consciência quanto ao nosso exato papel frente às leis de Deus.
Seria muito belo se cada pessoa – principalmente as que não veem sentido para a própria vida – resolvessem se perguntar: O que posso fazer em prol do mundo onde estou?
Para que, afinal, é que eu vivo?
Para quem é que eu vivo?
Dificilmente não achará respostas valiosas, caso esteja, de fato, imbuída da vontade de conferir um sentido para sua existência.
Cada um de nós, quando se encontra nas pelejas do mundo terreno, pode viver para atender, para cuidar de alguém ou de alguma coisa, dando valor às suas horas.
É importante dar sentido à vida.
É importante viver por algo ou por alguém.
Dedique-se a um ser que lhe seja querido, que lhe sensibilize a alma, e passe a viver em homenagem a ele, ou a eles, se forem vários.
Dedique-se a uma causa que lhe pareça significativa para o bem geral, e passe a viver em cooperação com ela.
Dedique-se a cuidar de plantas, de animais, do ambiente.
Apoie-se em algum projeto justo, desde que voltado para as fontes do bem, pois isso alimentará o seu íntimo.
Assim seus passos na Terra não serão a esmo, ao azar.
Quando se encontram razões para viver, passa-se a respeitar e a honrar as bênçãos da existência terrestre.
Cada momento se converte em oportunidade valiosa para crescer e progredir.
A vida na Terra não precisa ser um campo de concentração a impor-lhe tormentos a cada hora.
Se você quiser, ela será um jardim de flores ou um pomar de saborosos frutos, após a sementeira responsável e cuidadosa que você fizer.
Dedique-se a isso.
Empreste sentido e beleza a cada um dos seus dias terrenos.
Liberte-se desse amortecimento da alma que produz indiferença.
Sinta que, apesar de todos os problemas e dificuldades que se abatem sobre a Humanidade, a chuva continua a beijar a face do mundo e um sol magnífico segue iluminando e garantindo a vida em todo lugar.
Isso porque, todos nós somos alvos da dedicação de Deus.
* * *
O tempo é uma dádiva que Deus nos oferece sem que o possamos reter.
Utilizá-lo de forma responsável e útil é dever que nos cabe a todos.
Dê sentido às suas horas, aos seus dias, e assim, por consequência, a toda a sua vida.

Redação do Momento Espírita, com base no cap. 25, do livro Para uso
diário, pelo Espírito Joanes, psicografia de Raul Teixeira, ed. Fráter.

domingo, 9 de junho de 2013

Pergunta feita: ideia fixa

Ajuda sobre o tema "Ideia Fixa".

 Para falarmos sobre ideia fixa, vamos primeiro definir o que seja ideia: No livro Vozes do Grande Além, cap. 20 temos: "A ideia é um elemento vivo, de curta ou longa duração que exteriorizamos de nossa alma e que, exprimindo criação nossa, forma acontecimentos e realizações, atitudes e circunstancias que nos ajudam ou desajudam, conforme a natureza que venhamos a imprimir. Força atuante - opera em nosso caminho, enquanto lhe asseguramos o movimento. Raio Criador - estabelece atos e fatos, em nosso campo de ação, enquanto lhe garantimos o impulso. Expressa flor ou espinho, pão ou pedra, asa ou algema, que arremessamos na mente alheia e que retornarão, inevitavelmente até nós, trazendo o perfume ou chaga, suplicio ou alimento, cadeia ou liberdade." Assim vemos que, ligada ao pensamento, a ideia é uma emanação nossa. Pode ser boa ou ruim...depende da natureza de nossos pensamentos ou projetar esta ideia. A ideia fixa é uma criação permanente e constante, e fixada num único ponto, sem observar o em torno. Deixamos de ter ai o pensamento dinâmico e passamos a ter um pensamento em apenas uma coisa ou um fato, persistentemente. A ideia fixa está muito ligada a processos obsessivos, e funcionam de certa forma como uma técnica de hipnose, praticada pelos obsessores. Termos ideais é sempre bom, mas a ideia fixa produz um aprisionamento do ser.

 (fonte CVDEE)