sexta-feira, 10 de junho de 2011

ESTUDO DIRIGIDO: O Livro dos Espíritos XXXI

Estude os itens de 776 à 802 e responda às assertivas abaixo, justificando sua resposta:




1) O que se pode falar sobre "Estado Natural"?




2) Por que o progresso moral segue ao intelectual?




3) Quais as causas dos abalos físicos e morais? São eles inevitáveis?




4) Faça uma comparação entre a humanidade de hoje com a existente dos povos da antiguidade e explique se houve, ou não, progressos de ordem moral e intelectual.




5) Qual é o maior obstáculo ao progresso?




(Base: Apostila de estudos das obras codificadas por Allan Kardec, IDE/JF-MG)

domingo, 5 de junho de 2011

MURAL REFLEXIVO: Disciplina do Pensamento







DISCIPLINA DO PENSAMENTO











Você consegue imaginar quantos pensamentos temos por dia?


Estudiosos informam que temos entre sessenta a noventa e cinco mil pensamentos em vinte e quatro horas.


É uma quantidade realmente muito grande...


Isso significa, por exemplo, que durante esta mensagem poderemos chegar a ter entre duzentos a trezentos e trinta pensamentos!


Trazemos então uma primeira reflexão: Quantos desses tantos pensamentos diários são bons, úteis? Quantos são maus, inúteis?


Infelizmente a maioria deles ainda não pode ser classificada como pensamentos saudáveis e construtivos, porém, existem formas de se disciplinar o pensar, pois bem pensar é a elevada forma de se viver.


Aqui vão alguns ensinamentos importantes a respeito da disciplina do pensamento.



Se meditarmos em assuntos elevados, na sabedoria, no dever, no sacrifício, nosso ser impregna-se, pouco a pouco, das qualidades de nosso pensamento.
É por isso que a prece improvisada, ardente, o impulso da alma para as potências infinitas, tem tanta virtude.



É preciso aprender a fiscalizar os pensamentos, a discipliná-los, a imprimir-lhes uma direção determinada, um fim nobre e digno.



Cada tipo de pensamento tem que ter a sua hora, o seu lugar. Não devemos estar em casa, com a família, e com os pensamentos em outro lugar, como, por exemplo, no ambiente de trabalho.



Cada vez que surja um mau pensamento, essa fiscalização fará com que um alerta se acenda em nós, e tomemos alguma atitude para expulsá-lo o mais rápido possível.



É bom também viver em contato, pelo pensamento, com escritores de gênio, com os autores verdadeiramente grandes de todos os tempos e países, lendo, meditando sobre suas obras, impregnando o nosso ser da substância de suas almas.



É necessário escolhermos com cuidado nossas leituras, depois amadurecê-las e assimilar-lhes a quintessência. Em geral lê-se demais, lê-se depressa e não se medita.



O estudo silencioso e recolhido é sempre fecundo para o desenvolvimento do pensamento. É no silêncio que se elaboram as obras fortes.
Há também a prática de meditar. Na meditação o Espírito se concentra, volta-se para o lado grave e solene das coisas. A luz do mundo espiritual banha-o com suas ondas.



Evitemos as discussões ruidosas, as palavras vãs, as leituras frívolas.



Sejamos sóbrios de jornais, TV e Internet. O contato com essas mídias, fazendo-nos passar continuamente de um assunto para outro, torna o Espírito ainda mais instável.



A alma oculta profundezas onde o pensamento raras vezes desce, porque mil objetos externos ocupam-no incessantemente.



Disciplinar os pensamentos significa disciplinar a vida, e escolher caminhos mais seguros.



Na nascente de todos os atos, palavras e ideias estão os pensamentos. Mudemos a matriz e teremos uma vida renovada e mais feliz.



Lembremo-nos: bem pensar é a elevada forma de viver!




(Redação do Momento Espírita com base no cap. XXIV, do livro O problema do ser, do destino e da dor, de Léon Denis, ed. Feb. http://www.momento.com.br/pt/ler_texto.php?id=3012&stat=0 . Recebemos o texto de A Era do Espírito)