sexta-feira, 11 de janeiro de 2013

Literatura Espírita

Autor: Boletim Informativo Seara


Apesar de existirem atualmente incontáveis títulos de várias editoras, a base de toda Doutrina Espírita está nas cinco obras Obras Básicas codificadas por Allan Kardec: O Livro dos Espíritos, O Evangelho segundo o Espiritismo, O Livro dos Médiuns, O Céu e o Inferno e a Gênese.

Às vezes, por falta de conhecimento doutrinário muitos autores não conseguem identificar o que deve ser publicado e o que não passa de exercício mediúnico, contradição, ilusão ou polêmica sem finalidade construtiva. Aliados a editoras ávidas em vender, esses autores acabam por confundir o leitor, levando-o a fantasias e desinformação.

Muitas obras ditas “espíritas” na realidade são apenas obras espiritualistas ( embasadas na existência de Deus e na sobrevivência do espírito após a morte do corpo físico). O fato de um livro ter sido psicografado ( inspirado por um espírito desencarnado) não o torna necessariamente um livro espírita ou um bom livro. Há espíritos de todos os graus evolutivos ditando livros para médiuns desavisados. É necessário muita disciplina, responsabilidade, treino, preparação moral e espiritual para se tornar um escritor espírita, seja por meio mediúnico ou não.

Se não temos ainda conhecimento doutrinário para conhecer obras espíritas, que nos auxiliarão na compreensão do Espiritismo, devemos solidificar nossos conhecimentos através de Kardec e de outros autores consagrados no meio espírita como Chico Xavier ( possui mais de 400 obras publicadas), Divaldo Pereira Franco, Richard Simonetti, Yvonne Pereira, Hermínio de Miranda RAul Teixeira, entre outros, A ajuda da FERGS ( Federação Espírita do Rio Grande do Sul), que é criteriosa na distribuição de livros, também pode ser de grande valia.

Baseados na frase: “Espíritas, amai-vos e instrui-vos”, busquemos o conhecimento nos livros espíritas nos Grupos de Estudo Sistematizado da Doutrina e nos trabalhos edificantes do dia-a-dia, a fim de melhor colocarmos em prática o amor e a caridade ensinados por Jesus.


BIS BOLETIM INFORMATIVO SEARA - DEZEMBRO DE 1999

quarta-feira, 9 de janeiro de 2013

Vamos comentar?! ;-)

Oiês! Ouvindo a música " Senhor, eu sei que tu me sondas - salmo 139", na voz da Paula Zamp, ficamos interessados em saber qual seria seu comentário ou sua forma de entender a música, mesmo que ela não tenha sido composta por espíritas.
Deixamos o vídeo aí embaixo e aguardamos seu comentário, combinado?!
Beijos e abraços

terça-feira, 8 de janeiro de 2013

Acontecerá: Evento "Em Defesa da Vida" acontece no RJ

A Caravana Bezerra de Menezes percorrerá os municípios de Seropédica, Conservatória, Vassouras e Piraí, nos dias 19 e 20 de janeiro de 2013, com estudos em torno da valorização da vida. A organização é do Instituto Espírita Bezerra de Menezes.
Dia 19, sábado, a Caravana começa em Seropédica, no Centro Espírita "Paulo de Tarso", com a participação de Hélio Ribeiro Loureiro, abordando o tema "O Aborto no Projeto do Novo Código Penal".
Na sequência do dia 19, a Caravana chega em Vassouras, no "Lar Bezerra de Menezes", com a presença de Maurício Mancini e suas reflexões em torno do tema "Consequências Espirituais do Suicídio".
A programação do sábado finaliza com Hélio Ribeiro Loureiro falando sobre "A Eutanásia na Visão Espírita", no Centro Espírita "Fonte Viva", em Conservatória.
No domingo, dia 20, o evento será encerrado em Piraí, no Instituto Espírita "Oásis no Caminho", quando Lucia Moyses abordará o tema "A Responsabilidade Espiritual dos Pais."

Outras informações podem ser obtidas na secretaria do IEBM, Rua Coronel Gomes Machado, 140, Centro, Niterói, RJ, ou pelo telefone (21) 2618-0633.

segunda-feira, 7 de janeiro de 2013

O Livro dos Espíritos - Apreciações diversas


ESCRITO SOB O DITADO E PUBLICADO POR ORDEM DE ESPÍRITOS SUPERIORES
Por ALLAN KARDEC
Esta obra, como o indica seu título, não é uma doutrina pessoal, é o resultado do ensinamento direto dos próprios Espíritos, sobre os mistérios do mundo onde estaremos um dia, e sobre todas as questões que interessam à Humanidade; nos dão, de alguma sorte, o código da vida em nos traçando o caminho da felicidade futura. Este livro, não sendo o fruto de nossas próprias idéias, uma vez que, sobre muitos pontos importantes, tínhamos um modo de ver muito diferente, nossa modéstia nada sofreria com os nossos elogios; preferimos, entretanto, deixar falar aqueles que são inteiramente desinteressados na questão.
O Courrier de Paris, de 11 de junho de 1857, continha, sobre esse livro, o artigo seguinte:

A DOUTRINA ESPÍRITA

O editor Dentu vem de publicar, há pouco tempo, uma obra muito notável; queríamos dizer muito curiosa, mas, há dessas coisas que repelem toda qualificação banal.
O Livro dos Espíritos, do senhor Allan Kardec, é uma página nova do grande livro do Infinito, e estamos persuadidos de que se colocará um marcador nessa página. Ficaríamos desolados se cressem que fazemos, aqui, um reclamo bibliográfico; se pudéssemos supor que assim fora, quebraríamos nossa pena imediatamente. Não conhecemos, de modo algum, o autor, mas, confessamos francamente que ficaríamos felizes em conhecê-lo. Aquele que escreveu a introdução, colocado no cabeçalho de O Livro dos Espíritos, deve ter a alma aberta a todos os nobres sentimentos.
Para que não se possa, aliás, suspeitar da nossa boa-fé e nos acusar de tomar partido, diremos, com toda sinceridade, que jamais fizemos um estudo aprofundado das questões sobrenaturais. Unicamente, se os fatos que se produziram nos espantaram, não nos fizeram, pelo menos, jamais dar de ombros. Somos um pouco dessas pessoas que se chamam de sonhadores, porque não pensam inteiramente como todo o mundo. A vinte léguas de Paris, à tarde sob as grandes árvores, quando não tínhamos ao nosso redor senão algumas cabanas disseminadas, pensamos, naturalmente, de qualquer outro modo do que na Bolsa, no macadame dos bulevares, ou nas corridas de Longchamps. Perguntamo-nos, com freqüência, e isso muito tempo antes de ter ouvido falar de médiuns, o que se passava nisso que se convencionou chamar lá no alto. Esboçamos mesmo, outrora, uma teoria sobre os mundos invisíveis, que havíamos guardado, cuidadosamente, para nós, e que ficamos bem felizes de reencontrar, quase inteiramente, no livro do senhor Allan Kardec.
A todos os deserdados da Terra, a todos aqueles que caminham ou que caem, molhando com suas lágrimas a poeira do caminho, diremos: lede O Livro dos Espíritos, isso vos tornará mais fortes. Aos felizes, também, aqueles que não encontram, em seu caminho, senão aclamações da multidão ou os sorrisos da fortuna, diremos: Estudai-o, ele vos tornará melhores.
O corpo da obra, diz o senhor Allan Kardec, deve ser reivindicado, inteiramente, pelos Espíritos que o ditaram. Está admiravelmente classificado por perguntas e por respostas: Estas últimas são, algumas vezes, verdadeiramente sublimes, isso não nos surpreende. Mas não foi preciso um grande mérito a quem soube provocá-las?
Desafiamos os mais incrédulos a rirem lendo esse livro, no silêncio e na solidão. Todo o mundo honrará o homem que lhe escreveu o prefácio.

Leia Mais