sábado, 7 de março de 2015

Vamos refletir?! – Segue-me: Grande Servidor

GRANDE SERVIDOR
“Eu estou entre vós como quem serve”.
— Jesus (Lucas, 22:27)
Sim, o Cristo não passou entre os homens como quem impõe.
Nem como quem determina.
Nem como quem governa.
Nem como quem manda.
Caminhou na Terra à feição do servidor.
Legou-nos o Evangelho da vida, escrevendo-lhe a epopeia no coração das criaturas.
Mestre, tomou o próprio coração para sua cátedra.
Enviado Celestial, não se detém num trono terrestre e aproxima-se da multidão para auxiliá-la.
Fundador da Boa Nova, não se limita a tecer-lhe a coroa com palavras estudadas, mas estende-a e consolida-lhe os valores com as próprias mãos.
A prática é o seu modo de convencer.
O próprio sacrifício é o seu método de transformar.
Aprendamos com o Divino Mestre a ciência da renovação pelo bem. E modificar a nós mesmos, para a vitória do bem, elevando pessoas e melhorando situações, é servir sempre, como quem sabe que fazer é o melhor processo de aconselhar.
Vamos refletir?!
1. Por que o Cristo não impôs seus ensinamentos?
2. Por que ele não determinou o que deveríamos fazer?
3. Ele exige que aceitemos o seu governo em nossas vidas? Por quê?
4. O Cristo manda em nós? Por quê?
5. Por que ele não nos obrigou ou obriga a segui-Lo?
6. Como Jesus consolida os valores da Boa nova que nos trouxe?
7. Que temos que aprender com o Divino Mestre?
8. O que você aprendeu nesta lição?
9. Anote e comente o parágrafo que mais o tocou.












sexta-feira, 6 de março de 2015

Passe adiante… compromisso

compromissoCompromisso é a forma, pública ou não, de se vincular ou assumir uma obrigação com alguém, com algum objetivo. Há diversos tipos de compromissos, como por exemplo: compromisso religioso, compromisso amoroso, compromisso de negócios. Compromisso é, portanto, uma responsabilidade adquirida em virtude de uma afirmação verbal ou escrita, feita por nós mesmos.

A expressão "ter um compromisso" significa estar ocupado em uma data, ou ter um vínculo ou acordo com alguém.

A palavra deriva de "promessa", ou seja, "com promessa". Quer dizer que quando há um compromisso há uma promessa. Em inglês o termo commitment — o termo compromise é um falso cognato, cuja tradução mais próxima seria "meio-termo", como em "nenhum dos dois conseguiu exatamente o queria, e negociamos um meio-termo".

(Fonte: Wikipédia)

Ato de sustentar uma escolha

Qual sua opinião?

qualsuaoopiniao1

quinta-feira, 5 de março de 2015

Mural Reflexivo: Receita para ser feliz

clip_image001

Receita para ser feliz

      Os seres humanos têm buscado, ao longo do tempo, uma fórmula mágica que lhes permita a posse da felicidade plena.

      Todavia, seja por falta de uma receita eficaz ou de vontade firme para a conquista almejada, grande parte da Humanidade se debate, presa nas garras da infelicidade.

      Várias tentativas têm sido improdutivas, já que a felicidade é efêmera e passageira. Logo se vai, deixando em seu lugar a presença desagradável da decepção.

      Assim, interessado em ajudar as criaturas da Terra na sua busca, um Espírito Benfeitor ditou uma receita simples, descomplicada e eficaz para ser feliz.

      A receita é a seguinte:

      Cada manhã na face da Terra, é uma página em branco de que dispomos no livro da vida para fazer os melhores exercícios de elevação e bondade.

      Não te esqueças de que cada pessoa a cruzar-te o passo na trilha das horas, é uma oportunidade de construção espiritual.

      Seja qual seja o motivo para desafeto, cultiva compreensão e amizade, observando que todo favor que possas prestar a benefício de alguém é uma chave que fabricas para a solução de teus problemas futuros.

      Por mais claras as razões que justifiquem esse ou aquele comentário infeliz, procura encaixar uma frase edificante no círculo das palavras rudes que estejam sendo pronunciadas.

      Por muito que um companheiro te haja ofendido, não lhe negues tolerância.  Abençoa-o com as tuas preces e gestos de auxílio, na convicção de que estás, com isso, levantando dispositivos de proteção a ti mesmo.

      Na atividade em que te encontras, faze mais do que o dever, porquanto o serviço extra, espontâneo e sem recompensa, em toda situação será sempre a tua mais alta pregação de virtude.

      Repousa quando necessário, mas não transformes o descanso em ociosidade vazia.

      Começa de casa a execução dos conselhos salutares que ofereces ao próximo, aprendendo que é impossível ajudar a Humanidade quando não saibamos entender e amparar algumas poucas pessoas, entre os limites da parentela.

      Alia ação e oração, sustentando a felicidade dos outros, como queres que Deus concretize tua própria felicidade.

      E quando o dia terminar, agradece ao Senhor a ventura de haver engastado mais uma pérola do tempo em teu colar de realização.

      E, cerrando os olhos para o justo refazimento, guarda por teu maior prêmio a consciência tranquila, com a invariável disposição de viver, cada dia, reconhecendo que tudo na vida depende inteiramente de Deus, mas na certeza de que o trabalho, em tuas mãos, depende unicamente de ti.

      *   *   *

      Na estrada de purificação em que nos encontramos, o discípulo mais feliz é aquele que se sente defrontado pelas maiores oportunidades de servir à elevação dos outros, ainda mesmo com absoluto sacrifício de si próprio à maneira de lâmpada que se consome para iluminar.

(Redação do Momento Espírita com base em mensagem do Espírito Emmanuel, psicografia de Francisco Cândido Xavier e no verbete, Feliz, do livro Dicionário da alma, por Espíritos diversos, psicografia de Francisco Cândido Xavier, ed. Feb.)

Desenvolva o tema…

10983407_837377946322861_534323678299837423_n

Passe adiante… compreensão

10991136_10206078058891909_4629351808100259415_nA compreensão é um processo psicológico que pode indicar a capacidade de entendimento do significado de algo, ou da percepção de algo.

De acordo com a taxonomia de Bloom, é uma das habilidades do domínio cognitivo que solicita a interpretação de um contexto, ou imprime a ele um significado.

compreende as atitudes e emoções dos outro

(Wikipédia)

COM.PRE.EN.SÃO Sf
1- disposição para compreender o outro e compartilhar de seus sentimentos.
2- percepção; entendimento.

Ato de compreender, entender, perceber.

Alguns sinônimos: Entender, perceber, apreensão, assimilação, absorção, incorporação, percepção, entendimento, intuição.

(Dicionário Informal)

segunda-feira, 2 de março de 2015

Estudo dirigido: O Evangelho segundo o Espiritismo

 
--------------------------------------------------------------------------
EESE – Cap. IX – Itens 1 a 5
Tema:   Injúrias e violências
---------------------------------------------------------------------------
A - Texto de Apoio:
Injúrias e violências
1. Bem-aventurados os que são brandos, porque possuirão a Terra. (S. MATEUS, cap. V, v. 4.)
2. Bem-aventurados os pacíficos, porque serão chamados filhos de Deus. (Id., v. 9.)
3. Sabeis que foi dito aos antigos: Não matareis e quem quer que mate merecerá condenação pelo juízo. - Eu, porém, vos digo que quem quer que se puser em cólera contra seu irmão merecerá condenado no juízo; que aquele que disser a seu irmão: Raca, merecerá condenado pelo conselho; e que aquele que lhe disser: És louco, merecerá condenado ao fogo do inferno. (Id., vv. 21 e 22.)
4. Por estas máximas, Jesus faz da brandura, da moderação, da mansuetude, da afabilidade e da paciência, uma lei. Condena, por conseguinte, a violência, a cólera e até toda expressão descortês de que alguém possa usar para com seus semelhantes. Raca, entre os hebreus, era um termo desdenhoso que significava homem que não vale nada, e se pronunciava cuspindo e virando para o lado a cabeça. Vai mesmo mais longe, pois que ameaça com o fogo do inferno aquele que disser a seu irmão: És louco.
Evidente se torna que aqui, como em todas as circunstâncias, a intenção agrava ou atenua a falta; mas, em que pode uma simples palavra revestir-se de tanta gravidade que mereça tão severa reprovação? É que toda palavra ofensiva exprime um sentimento contrário à lei do amor e da caridade que deve presidir às relações entre os homens e manter entre eles a concórdia e a união; é que constitui um golpe desferido na benevolência recíproca e na fraternidade que entretém o ódio e a animosidade; é' enfim, que, depois da humildade para com Deus, a caridade para com o próximo é a lei primeira de todo cristão.
5. Mas, que queria Jesus dizer por estas palavras: "Bem-aventurados os que são brandos, porque possuirão a Terra", tendo recomendado aos homens que renunciassem aos bens deste mundo e havendo-lhes prometido os do céu?
Enquanto aguarda os bens do céu, tem o homem necessidade dos da Terra para viver. Apenas, o que ele lhe recomenda é que não ligue a estes últimos mais importância do que aos primeiros.
Por aquelas palavras quis dizer que até agora os bens da Terra são açambarcados pelos violentos, em prejuízo dos que são brandos e pacíficos; que a estes falta muitas vezes o necessário, ao passo que outros têm o supérfluo. Promete que justiça lhes será feita, assim na Terra como no céu, porque serão chamados filhos de Deus. Quando a Humanidade se submeter à lei de amor e de caridade, deixará de haver egoísmo; o fraco e o pacífico já não serão explorados, nem esmagados pelo forte e pelo violento. Tal a condição da Terra, quando, de acordo com a lei do progresso e a promessa de Jesus, se houver tornado mundo ditoso, por efeito do afastamento dos maus.
B - Questões para estudo e diálogo virtual:
1 – Por que Jesus repreende com tamanha severidade aquele que disser “Raca”?
2 – Qual o significado de "Bem-aventurados os que são brandos, porque possuirão a Terra"?
3 – Extraia do texto acima a frase ou parágrafo que mais gostou e justifique.