sábado, 17 de janeiro de 2009

ACONTECERÁ NO CARNAVAL: ALGUNS ENCONTROS ESPÍRITAS

01) COMEERJ - Confraternização de Mocidades Espíritas do Estado do Rio de Janeiro
TEMA 2009: Que fazeis de Especial?
Inscrições Encerradas
02) 36º ENCONTRO GERAL DE MOCIDADES ESPÍRITAS – S.P. OESTE
ALIANÇA ESPÍRITA EVANGÉLICA
Tema 2009: Minha Vida, Dois Planos
O Encontro abordará o Espiritismo como 3ª revelação, utilizando-se das bases científicas, filosóficas e religiosas da doutrina para estudo e desenvolvimento do tema.
Local: Regional São Paulo Oeste – SP
Inscrições Encerradas
03) XVI COMESPEL - Confraternização de Mocidades Espíritas de Pedro Leopoldo
Local: Pedro Leopoldo/MG.
Inscrições até 25 de janeiro
04) CONRESPI
De 21 a 24 de fevereiro de 2009, Barretos sediará a 27ª Conrespi - Confraternização Regional Espírita, promovida pela USE Regional Ribeirão Preto e realizada pela USE Intermunicipal Barretos. A Conrespi é uma oportunidade ímpar de estudo, confraternização e alegria (intensa!). Data: 21 fevereiro a 24 fevereiro. Local: E.E. "Profª. Paulina Nunes de Moraes" (Rua 28, 2814, bairro Aeroporto, Barretos, SP). Informações: Gustavo: (17) 9708-9864 / Silvia: 3324-2734 / Angélica: 9777-7003.
05) CONCAFRAS
No mês de fevereiro de 2009, durante o Carnaval, acontecerá o encontro anual da CONCAFRAS-PSE - Confraternização das Campanhas de Fraternidade Auta de Souza e Promoção Social Espírita. A CONCAFRAS-PSE tem deixado nas cidades por onde passou um rastro de luz, fundando e aperfeiçoando centenas de Campanhas de Fraternidade Auta de Souza e de trabalhos de assistência e promoção social espírita. A CONCAFRAS-PSE, acontecerá, simultaneamente, em duas cidades do estado de Goiás: Catalão e Cristalina. Informações e Inscrições, acesse http://www.concafras2009.org.br/ .
06) Congresso Espírita de Goiás - com Seminário específico também para a Juventude
Com análise do tema geral "A Era do Espírito", acontece nos dias 21, 22, 23 e 24 de fevereiro, o 25º Congresso Espírita Estadual, em Goiânia (GO). Desenvolverão palestras e seminários os convidados: Geraldo Lemos Neto, Simão Pedro, Moacir Costa Lima, Suely Caldas Shubert, Ricardo Di Bernardi, Otaciro Rangel, Haroldo Dutra Dias, Alberto Ribeiro Almeida e Divaldo Pereira Franco. Os locais das apresentações e os horários dos eventos podem ser conferidos diretamente na página eletrônica da Federação Espírita do Estado de Goiás, a organizadora do evento: http://www.feego.org.br/ ou pelo telefone: (62) 3281-0200.
07) Enesp
Estão abertas as inscrições para o próximo Encontro Espírita da Paraíba, que acontecerá na capital João Pessoa, de 21 a 24 de fevereiro de 2009, período de carnaval. “O Espiritismo na contemporaneidade” será o tema central do evento, que terá a participação, dentre outros, do presidente da Federação Espírita Brasileira, Nestor João Masotti, e dos também expositores Frederico Menezes, Geraldo Guimarães, Ana Guimarães e Anete Guimarães. O encontro contará ainda com uma versão para o público jovem, a partir dos 7 anos de idade. Tanto o Enesp 2009 quanto o Enesp Jovem ocorrerão na sede da Federação Espírita Paraibana, responsável por toda a organização. Endereço: Avenida General Bento da Gama, 555 – Torre – CEP 58040-090, João Pessoa, PB – telefone (83) 3221- 3590, fax 3221-6878, correio eletrônico: fesppb@gmail.com e página http://www.fepb.org.br/ .
08) COMEAN 2009
Estão abertas as inscrições para a 27ª Confraternização das Mocidades Espíritas do Amazonas, que ocorrerá no período de 21 a 25 de fevereiro de 2009, na Escola Estadual José B. Lindoso. Com o tema “Do outro lado da vida, a vida continua”, o evento contará com a participação do expositor Aluisio Almeida (PA) e terá a prévia para os jovens e trabalhadores inscritos no mesmo, no dia 17 de janeiro, a tarde, com o orador espírita Alberto Almeida (PA).
09) Se você é Evangelizador/Coordenador de Infância e Juventude:
XXIV CURSO PARA EVANGELIZADORES - em Araras-SP
Inscrições abertas no site: http://www.pedagogiaespirita.org/
ou entre diretamente por aqui: http://www.pedagogiaespirita.org/curso2009.htm
LOCAL: Instituto de Difusão Espírita
Rua Emílio Ferreira, 177 - Centro - Araras-SP
INFORMAÇÕES info@ide.org.br
FONE (19) 3541-0077 FAX: (19) 3541-0966
Inscrições até 12/02/2009
10) XX Comemofra
Inscrições para a XX Comemofra
Tema: Cooperação: trabalhando com Jesus.
Data do Encontro: 20/02/2009 a 23/02/2009
Inscrições até: 16/01/2009.
11) 18ª edição do Encontro Espírita "Voz do Evangelho"
Tema Central "Ação e Reação: O mundo em minhas mãos"
Local: Centro Espírita "Allan Kardec", Rua João Signorelli, 860, Ipê Amarelo, Frutal, MG.
Inscrições, gratuitas, até o dia 8 de fevereiro.
Haverá alojamento no local, pedindo-se levar colchonete e roupa de cama
Informações podem ser obtidas pelos telefones (34) 3421-8791, com Edimar ou (34) 3421-6204, com Rosa

sexta-feira, 16 de janeiro de 2009

Lançamento de Filme: 'ROTEIROS DA VIDA'

Dia 18 de janeiro estréia o longa "Roteiros da Vida" da produtora Melion Filmes

Confira a programação do dia do lançamento, mas é só para convidados:
PROGRAMAÇÃO: 16:30
ABERTURA do teatro: 17:00
CERIMÔNIA DO EVENTO: 18:00
INÍCIO DA EXIBIÇÃO: 20:00
TÉRMINO DA EXIBIÇÃO: 20:10
CERIMÔNIA DE ENCERRAMENTO: 20:40
TÉRMINO DO EVENTO (Comes e bebes)
Como Agendar O Filme "Roteiros Da Vida" Na Região De São Paulo e Juiz de Fora - MG?

As casas espíritas da cidade de São Paulo e Região, além Juiz de Fora -MG, já podem agendar a exibição do filme "Roteiros da Vida" a partir de 1º de Fevereiro de 2009.
A MELION Filmes o convida a usar o espaço da sua instituição para exibir o Filme: “ROTEIROS DA VIDA”.
Sinopse: Gabriel e Sofia abrem uma produtora para fazer filmes com conteúdo educativo moral, além de divulgar notícias cujo conteúdo levem a sociedade a ter esperanças num futuro melhor.
São amparados e intuídos por uma equipe de bons espíritos os quais inspiram a manter a fé e perseverar em seu trabalho já combinado antes de reencarnarem, tomando cuidados para não interferirem no livre-arbítrio.
Em contrapartida há um grupo de desencarnados regidos por uma organização dominada por Érebo, que estão sempre atrapalhando a missão dos jovens.
Incertezas, medos, desconfianças, raiva, decepções, etc., são artifícios usados para destruir os sonhos de Gabriel e Sofia.
Gabriel e Sofia com o projeto para um filme pronto, procuram os empresários espíritas para patrocinarem a produção usando a Lei Rouanet e encontram muitas barreiras.
Os protetores de Gabriel e Sofia colocam em seu caminho Fontana, um empresário espírita bem sucedido que poderia sem dificuldades ajudá-los na produção do filme.
A trama mostra como uma simples ajuda pode influenciar em nossas próprias vidas.
Roteiros da Vida é um filme longa-metragem com 115 min., de duração. Foi gravado digitalmente para ser exibido em casas espíritas, associação de amigos de bairro, instituições filantrópicas, associações espiritualistas ou qualquer entidade interessada no filme.
Para saber os detalhes para agendamento envie uma mensagem para:
SÃO PAULO -São Paulo e Região
Fone: 11-3487-8348
MINAS GERAIS - JUIZ DE FORA E REGIÃO
Representante: Hilário José dos Santos
Veja o trailer!
Copie o link abaixo e cole na barra de endereço:
"Roteiros da Vida"... Você já decorou o seu?

quarta-feira, 14 de janeiro de 2009

Comentário de música - Pulsos (Pitty)

Pulsos(Pitty)

E um dia se atreveu
A olhar pro alto
Tinha um céu mas não era azul
No cansaço de tentar, quis desistir
Se é coragem eu não sei.

Tenta achar que não é assim tão mal
Exercita a paciência
Guarda os pulsos pro final
Saída de emergência. (2X)

E um dia decidiu, quis terminar
Só mais um gole, duas linhas horizontais
Sem a menor pressa,
Calculadamente
Depois do erro, a redenção!

Tenta achar que não é assim tão mal
Exercita a paciência
Guarda os pulsos pro final
Saída de emergência. (4X)

===================

“{Des}concerto” é o primeiro álbum ao vivo da discografia de Pitty, cantora baiana, gravado em julho de 2007. Como carro chefe do CD, a música Pulsos (acima), tocada nas rádios e sempre presente nos programas de tv e sites de videoclips, arrebatou e continua conquistando fãs com sua batida contagiante e sua letra transpirando rebeldia. Não há dúvidas de que é um sucesso para quem aprecia o gênero, mas é importante ir além das aparências para compreender sua mensagem.

Desde seu lançamento, veem-se em blogs e nos espaços das páginas pessoais e comunidades no Orkut versos desta música, onde jovens gritam, tomados pelo embalo da melodia e por um sentimento de insatisfação com a vida que têm: “Tenta achar que não é assim tão mal... Exercita a paciência... Guarda os pulsos pro final... Saída de emergência”.

A Psicologia há muito tempo se dedica ao estudo do comportamento dos adolescentes devido às complexas mudanças físicas, sociais e psíquicas que inevitavelmente experimentam. Acompanhando essas transformações, vêm com alguma regularidade conflitos atribuídos a relacionamentos difíceis nos mais diversos grupos em que estão inseridos, como a família, amigos, colegas de escola, etc, além das inevitáveis cobranças e sonhos frustrados que completam esse cenário, mas que, aos poucos, vão sendo resolvidos.

Pelas atitudes, a linguagem mais expressiva que utilizam, manifestam suas opiniões a respeito de si mesmos, do seu habitat e da própria vida. São roupas, linguajar, adereços e tatuagens, hábitos e condutas que, quando bem interpretados, revelam ideias e tendências que geralmente ficam protegidas do mundo exterior. Até aqui, observamos um processo natural por que todos passam, passaram ou passarão na jornada da vida.

Em casos mais perturbadores, entretanto, quando se vê diante de situações de maior dificuldade, trazendo tantas dúvidas e sem as respostas que tanto deseja, o jovem poderá recorrer a alguns recursos para aliviar seu sofrimento, como fazer uso de drogas, apresentar um quadro depressivo, manifestar ideias suicidas, tentar o suicídio ou até se destruir efetivamente.

*****

Taxa de suicídio no Brasil aumentou nos últimos anos

O novo Mapa da Violência divulgado pelo Ministério da Justiça mostra que a taxa de suicídio no Brasil tem se elevado nos últimos anos, mais ainda entre os jovens com idades entre 15 e 24 anos, passando de 4,0 por 100 mil habitantes em 2000 para 4,7 em 2005.

Essa diferença é substancial porque os números apontam para taxas juvenis 45% superiores as dos adultos, bem diferente de outras regiões do mundo, como Ásia e a Europa, onde o suicídio apresenta-se como fenômeno específico de pessoas com mais idade.

Veja na íntegra o artigo acima publicado no site http://www.abril.com.br/noticias/ciencia-saude/taxa-suicidio-brasil-aumentou-ultimos-anos-408097.shtml

*****

O artigo citado revela a gravidade do tema, que já é motivo de grande preocupação para o governo e da sociedade.

Voltando à música, que é muito mais que um sucesso, ela mostra a simplicidade e a frieza do ato suicida, oferecendo, inclusive, um tônico estimulante e uma breve despedida – “Só mais um gole, duas linhas horizontais... Sem a menor pressa,... Calculadamente...” – como se fugir da vida fosse uma forma de solucionar os problemas do Espírito, ser imortal. No entanto, devemos tratar das consequências vindas dessa triste escolha.

Emmanuel, Espírito amigo, nos orienta: "- A primeira decepção que os aguarda (aos suicidas) é a realidade da vida que se não extingue com as transições da morte do corpo físico, vida essa agravada por tormentos pavorosos, em virtude de sua decisão tocada de suprema rebeldia. Suicidas há que continuam experimentando os padecimentos físicos da última hora terrestre, em seu corpo somático, indefinidamente. Anos a fio, sentem as impressões terríveis do tóxico que lhes aniquilou as energias, a perfuração do cérebro pelo corpo entranho partido da arma usada no gesto supremo, o peso das rodas pesadas sob as quais se atiraram na ânsia de desertar da vida, a passagem das águas silenciosas e tristes sobre os seus despojos, onde procuraram o olvido criminoso de suas tarefas no mundo e, comumente, a pior emoção do suicida é a de acompanhar, minuto a minuto, o processo da decomposição do corpo abandonado no seio da terra, verminado e apodrecido. De todos os desvios da vida humana o suicídio é, talvez, o maior deles pela sua característica de falso heroísmo, de negação absoluta da lei do amor e de suprema rebeldia à vontade de Deus, cuja justiça nunca se fez sentir, junto dos homens, sem a luz da misericórdia." (Do livro “O Consolador”, de Emmanuel, ed. FEB, pergunta 154)

Sem mais para detalhar o quadro ou alertar para a seriedade do tema, pois muito já foi dito para despertar nossa atenção, é fundamental que estejamos conscientes do amparo de Jesus e outros tantos amorosos irmãos que zelam por todos nós. Nas horas mais difíceis, roguemos pelo Amparo Divino que jamais ignora um pedido de ajuda. Contemos, também, com nossa família e amigos que nos apoiam em nossa caminhada.

Quanto aos pulsos, devemos fortalecê-los para que, junto das mãos, sejam instrumentos de trabalho na senda do amor e da caridade, atitude que renova o espírito e nos aproxima de Deus.
(André Luiz Rodrigues dos Santos é paulista, espírita desde 1991, militar e professor. É membro da Equipe Espiritismo.net, atuando nas áreas de Atendimento Fraterno, divulgação e estudos doutrinários no meio virtual)