sábado, 11 de fevereiro de 2012

Mural Reflexivo: Quem é o mais forte?



QUEM É O MAIS FORTE?


Era uma vila simples, perdida entre as montanhas. Ali não havia muitas distrações.

A vida seguia seu ritmo entre estudo, trabalho, as questões domésticas, educação dos filhos. Vidas simples, onde grande parte da população vivia do trato da Terra.

Talvez por isso, vez ou outra, os rapazes inventavam algumas brincadeiras para quebrar o que eles consideravam a monotonia.

Certa feita, decidiram eleger, entre os jovens, o mais forte.

Logo se inscreveram três rapazes altos, musculosos. Acostumados ao trabalho duro, tinham os músculos forjados diariamente.

O povo se reuniu para assistir à disputa. O primeiro jovem se apresentou, foi até uma árvore e utilizando sua força, a derrubou.

A exclamação foi geral. Como era forte aquele rapaz!

O segundo, contudo, mostrou-se confiante e, sem parecer despender maior esforço do que o primeiro, derrubou duas árvores.

O povo vibrou. Esse era mais forte!

Mas, o terceiro, sem se deixar abalar pelo que haviam realizado os dois primeiros, preparou-se e logo havia derrubado três árvores.

Ovação geral. Gritos de exclamação. Torcida para um e para outro.

Então, o juiz escolhido para aquela disputa, um homem cujos anos lhe haviam conferido sabedoria, pediu silêncio.

Dirigiu-se até uma árvore ainda em pé e quebrou um pequeno ramo. Depois, postou-se bem no meio da praça e disse:

Aquele que tomar deste ramo que tenho nas mãos e o conseguir colocar exatamente de volta ao seu local, de forma que ele continue a receber a seiva e floresça e frutifique, esse será o mais forte.

E, ante o espanto geral, continuou: Destruir é muito fácil. Pode-se derrubar, em minutos, o que outros construíram, ao cabo de muita perseverança e labor ou o que a natureza levou anos para formar.

Isso não significa ser forte. Forte mesmo é aquele que constrói onde esteja. Porque construir exige esforço, elaboração, dedicação.

A semente para se tornar árvore deve vencer a cova escura onde é colocada, projetando-se para fora, ao mesmo tempo que necessita alongar as raízes, a fim de ter base firme.

Após, necessita enfrentar os ventos, a chuva, o granizo, as alternâncias de temperatura, o sol causticante para espreguiçar-se e crescer, vestir-se de folhas e frutos.

É um longo tempo. Mas, como viram, para destruir, bastou a força concentrada por alguns minutos.

Quando o sábio concluiu a fala, um por um os habitantes da localidade foram se retirando, cada qual reflexionando sobre a lição recebida.

* * *
Existem, no mundo, obras beneméritas, erguidas e sustentadas por devotadas criaturas, anônimas e perseverantes.

Um grande número de homens e mulheres se entrega a fazer o bem, todos os dias.

São construtores da era nova, do mundo do Terceiro Milênio.

E nós, já nos decidimos a engrossar as fileiras dos construtores ou ainda nos detemos somente na crítica, que nada edifica e muito atrapalha?

Pensemos nisso e nos decidamos.

(Redação do Momento Espírita, com base em conto narrado por Haroldo Dutra Dias. http://www.momento.com.br/pt/ler_texto.php?id=3224&stat=0)

sexta-feira, 10 de fevereiro de 2012

Filme: O Mistério da Libélula



O Mistério da Libélula - Título original: (Dragonfly)

Lançamento: 2002 (EUA)

Direção: Tom Shadyac

Atores: Kevin Costner, Joe Morton, Ron Rifkin, Linda Hunt.

Duração: 90 min

Gênero: Ficção
=======
Comentário:

Joe Darrow (Kevin Costner), médico muito competente, morador de Chicago, entra em profunda depressão quando sua esposa Emily Darrow (Susanna Thompson), médica da Cruz Vermelha, é dada como morta após desaparecer em um acidente no meio da selva venezuelana.
Mergulha no trabalho desesperadamente, buscando, em vão, deixar de sentir a dor que o atormenta. Afasta-se dos amigos, isolando-se na certeza de que jamais tornará a encontrar o ser amado.
Ateu, ele não crê em nada que não possa tocar, muito menos em vida após a morte. Por isso, tudo fica muito confuso para ele, quando objetos começam a se movimentar sozinhos em sua casa e crianças que ele nunca havia visto antes passam a lhe dar 'recados' de Emily.
É claro que ninguém acredita nele. Ele próprio passa a acreditar que está enlouquecendo. Porém, a constância e a intensidade dos fenômenos convencem-no de que não se tratam de meras coincidências e de que algo muito maior está acontecendo.
O filme é bem feito e a trama, envolvente. A atuação de Kevin Costner é capaz de expressar os sustos e as angústias pelas quais o personagem vai passando ao longo da história.
A busca de Joe pela verdade faz com que ele se abra para novos conceitos, abandonando sua velha atitude arrogante e descrente.
O filme explora ainda, com grande acerto, os casos de pessoas que passaram pela experiência de quase morte, com descrições do desprendimento do corpo físico e do contato com aqueles que já haviam partido para o outro plano da vida.
O desenvolvimento da história mescla cenas lentas e emocionantes, com outras de maior tensão (eu, assustada como sou, pulei do sofá meia dúzia de vezes).
No entanto, o suspense se dá pelo inusitado e na medida certa, não se utilizando recursos gosmentos e sangrentos, tão comuns em filmes que tratam da comunicabilidade dos espíritos.
O final do filme é surpreendente e belo, deixando dois ensinamentos importantes: que a comunicação dessa natureza só se dá quando realmente necessária e útil, e que encarar de frente a morte/afastamento de um ente querido pode nos proporcionar/trazer uma vida nova.
Detalhe: na versão em DVD é possível, nos extras, assistir a um depoimento de um caso real de experiência de quase morte.
Muito interessante.


(Recebemos o resumo comentado do grupo ev_infantil - http://br.groups.yahoo.com/group/ev_infantil/)

quarta-feira, 8 de fevereiro de 2012

Estudo dirigido: O Livro dos Espíritos XXXIX

Estude os itens 873 a 919 e responda, justificando, às seguintes indagações:


1) O que se entende por Justiça?

2) O sentimento de justiça é inato ao homem ou surge em decorrência da educação?

3) Todos os homens entendem a justiça da mesma forma? Por que?

4) Justifique a sentença: "O direito dos homens nem sempre é conforme a justiça".

5) Justifique o pensamento: "A subordinação não estará comprometida quando a autoridade foi conferida à sabedoria".



(Apostila de estudos das obras codificadas por Allan kardec. IDE-JF/MG)

terça-feira, 7 de fevereiro de 2012

Informativo legal: O que é tolerância à drogas?

A tolerância acontece quando o organismo acaba por se acostumar ou fica tolerante à droga, ou seja, a droga faz a cada dia menos efeito. Assim para se obter o que se deseja, é preciso ir aumentando cada vez mais as doses.


Autor: Centro Brasileiro de Drogas Psicotrópicas - CEBRID/UNIFESP

(Fonte: http://www.adolec.br/adolecfaq/index.php?action=artikel&cat=2&id=136&artlang=pt-br)

segunda-feira, 6 de fevereiro de 2012

Notícia: "Jogos violentos alteram a função cerebral em jovens."

Segundo estudo, as regiões afetadas do cérebro são importantes para controlar a emoção e comportamento agressivo.

Jovens que jogam games violentos apresentam mudanças na região cerebral que está associada à função cognitiva e ao controle emocional. É o que sugerem os resultados de um estudo apresentado no encontro anual da Sociedade Radiológica da América do Norte.

Os pesquisadores da faculdade de medicina da Universidade de Indiana, autores da pesquisa, estudaram a violência nos meios de comunicação e o impacto disso na vida dos jovens por mais de uma década. Esta, porém, é a primeira vez que eles realizaram um estudo experimental que mostrou uma relação direta entre jogar games violentos durante um período e a mudança em regiões cerebrais... (...).

Comentário:


É crescente o interesse, na sociedade moderna, por alternativas no âmbito do lazer, para as quais os avanços tecnológicos têm contribuído fortemente, devido a evolução no contexto virtual.

Paralelamente, vinculado a isso, com o crescimento da insegurança social, de uma forma geral (inclusive a violência nas ruas), muitos pais passaram a optar, e passaram a preferir (e a permitir), e incentivar outros meios de diversão para os seus filhos, financiando em atividades de lazer que lhes permitam manter os filhos em casa, como forma de controle e proteção.

Dessa realidade, a televisão, os filmes e o videogame aparecem como "babás eletrônicas", características da era pós-moderna... (...)


Leia mais 

domingo, 5 de fevereiro de 2012

Dica Legal: Ave, Cristo!



"Esse livro conta a história de Quinto Varro, um patrício romano com poucos recursos financeiros.

Traído pela esposa com o seu antigo patrão, deixa o filho querido e parte em viagem. Quinto mal sabe, mas está prestes a sofrer uma tentativa de assassinato no navio que o levará para longe, para nunca mais retornar ao lar. Porém, no momento final, seu executor não consegue completar o serviço do qual fora incumbido, libertando Quinto, que irá desembarcar em Lião e lá transformará sua vida.

Os anos se passam e Quinto se transforma em um grande missionário do Cristianismo. Tratava de muitas crianças enfermas, curava pessoas doentes e era muito querido por escravos e patrícios influentes.

Naquele ambiente de renovação e alegria por trabalhar para a causa do novo mundo (causa cristã), apenas uma coisa o preocupava: se reencontraria algum dia o filho que tanto amava."


Uma dica bem legal esta, não é? Vamos ler e comentar sobre o livro?! :)

beijos e abraços