sábado, 23 de novembro de 2013

Mural reflexivo: A beleza de cada um

A BELEZA DE CADA UM

    No momento em que a mídia enfatiza a beleza como questão de êxito para o sucesso e condição para se enriquecer de forma muito rápida;

    no momento em que se observa que muitos dos nossos jovens estão mais preocupados em mostrar e explorar o corpo, do que em conquistar valores reais;

    cabe-nos proceder a uma pequena pausa para meditação a respeito dos caminhos que temos buscado trilhar e daqueles que estamos apontando para os nossos filhos.

    Conta-se que um homem acabrunhado entrou em um templo para fazer as suas orações. Em determinado momento, confidenciou a Deus:

    Senhor, eu estou aqui porque em templos não há espelhos, pois nunca me senti satisfeito com minha aparência.

    Então, na intimidade da consciência, ele começou a ouvir uma voz que lhe dizia, com entonação paternal:

    Meu filho, nenhuma das minhas obras surgiu ou ficou sem beleza, pois, lembre-se, que tudo criei com amor.

    A aparente feiura é resultado da miopia dos homens, que não sabem, por vezes, descobrir a beleza oculta.

    De toda forma, lembre que não importa se o seu corpo é gordo ou magro. O que tem capital importância é que ele é o templo do Espírito imortal. Merece toda a consideração, pois, graças a ele, o Espírito atua no mundo para seu próprio crescimento.

    Não importa se seus braços são longos ou curtos. O que tem valor é o desempenho do trabalho honesto que executam.

    Não importa se as suas mãos são delicadas ou grosseiras. Sua função é distribuir o bem às outras criaturas. É acarinhá-las e lhes transmitir bem-estar.

    Não importa a aparência dos pés. Sua função é tomar o rumo do amor e da humildade.

    Não importa o tipo de cabelo, cor, comprimento e se existe ou não numa cabeça. O que importa são os pensamentos que por ela passam e que ela transmite, como criação sua, beneficiando ou destruindo seus irmãos.

    Não importa a forma ou a cor dos olhos. O que importa é que eles vejam o valor da vida e, assim ilustrados, colaborem para demonstrar esse valor a outros tantos seres que não gozam da mesma facilidade.

    Não importa o formato do nariz. O que importa é inspirar e expirar bom ânimo, entusiasmo, fé.

    Não importa se a boca é graciosa ou sem atrativos. O que importa são as palavras que dela saem, edificando vidas ou destruindo pessoas.

    * * *
    Se você não está feliz com a sua aparência física, medite a respeito. Olhe-se no espelho, outra vez, e descubra o brilho dos seus olhos graças ao amor que lhe vai na alma.

    Agradeça a possibilidade de um corpo para viver sobre a Terra, nosso lar e nossa escola.

    Finalmente, recorde de grandes vultos da Humanidade, que não ganharam prêmios ou foram admirados pela sua beleza física, mas transformaram as comunidades, influenciaram o mundo com seus gestos extraordinários.

    Lembre da pequenina irmã Dulce, da Bahia, da também pequena em estatura Madre Teresa de Calcutá.

    Por fim, de nosso Francisco Cândido Xavier que, de sua casa, em Uberaba, portador de variadas complicações físicas, espalhava luz para o mundo, através das suas mãos envelhecidas pelo tempo.

    Pense nisso.

 (Redação do Momento Espírita, com variações a partir do texto O espelho, de autoria desconhecida)

sexta-feira, 22 de novembro de 2013

Trocando ideia: O Ciúmes e o relacionamento afetivo

Oi, Galera!
  Jorge Andrea, no livro psicologia espírita volume II, afirma o seguinte:
  "A história do homem está diretamente ligada aos alicerces de seu próprio espírito ou zona do inconsciente, história que foi lastreada pela absorção das experiências que o rosário reencarnatório propiciou. No interior do homem está a sua verdade, a sua autenticidade, o seu legítimo degrau evolutivo. Os que não alcançaram ainda certa e determinada posição evolutiva convivem em reduzidas percepções psíquicas, onde os componentes dos sentimentos de inferioridade chegam a ser acirrados pelas naturais e compreensíveis discussões estéreis que caracterizam os tipos carentes. É como se os instintos ainda muito pouco burilados continuassem a participar dos mecanismos de atividades intelectuais e afetivas. Não desenvolveram o amor, tal como entendementos: são carentes; encontram-se limitados pela evolução. Onde há falta de amor, há querelância e desarmonia; exemplo típico está no ciúme como resultado inconteste da falta de amor"(pp 14/15)

  Assim,  vamos trocar ideia sobre esse lande do ciúmes e sua repercussão em nossos relacionamentos afetivos?
 Aguardamos vocês!
Beijos e abraços,

Para refletir e comentar...


quinta-feira, 21 de novembro de 2013

Gostaria de saber como deve ser a conduta de um casal sob o ponto de vista espírita.

Gostaria de saber como deve ser a conduta de um casal sob o ponto de vista espírita.
Que tipo de comportamento sexual deve ser evitado e por que?
 
    O casamento é sobretudo uma instituição civil, legal (estabelecida em lei).
    Naturalmente, quando se casam, homem e mulher assumem um compromisso mútuo não apenas no aspecto legal, mas também no sentido espiritual. Esta ligação permanente de dois seres visa a assistência mutua, o auxilio reciproco, a permuta de carinho e amor, a troca de energias ligadas a sexualidade, a disciplina emotiva, ao respeito pelo outro, a formação de um lar que possa receber outros espíritos, a educação dos filhos, entre muitas outras finalidades.
    O sexo, do ponto de vista espírita, tem o papel de energia criadora, de impulso criador. No nosso estagio evolutivo, o sexo possui (de forma resumida) três grandes funções: a reprodução (formação de novos corpos que permitam a reencarnação de outros espíritos); a permuta de energias entre dois seres - estas energias, que trazem em si o prazer e a satisfação, amparadas pelo sentimento de amor que une o casal, servem de sustenção ao espirito; a função criativa, que nos permite dilatar a sensibilidade e capacidade de "realizar" coisas, tanto no campo artístico quanto nas atividades em que precisamos "criar" ideias.
    Naturalmente, que a maioria de nós, ainda muito ligados aos instintos que predominavam na fase animal, ainda não utilizamos a razão de modo equilibrado, e somos levados pela busca de prazer e satisfação pessoal, o que ocasiona uma utilização equivocada das energias sexuais.
    A conduta sexual portanto vai expressar a condição evolutiva em que se encontram os cônjuges, e isto é bastante variável, de casal para casal. A Doutrina espírita não estabelece normas de conduta, mas orienta, conforme dissemos, para a necessidade de respeito mútuo e compreensão entre ambos. É muito comum cada um trazer uma vivência diferente no que se relaciona ao sexo, com desejos, vontades, e pontos de vistas diferentes. O casamento é uma relação que visa harmonizar estas vivências, permitindo a utilização benéfica e correta do sexo, ampliando a noção de responsabilidade perante o uso das energias sexuais. devem ser evitados, sob este ponto de vista, portanto, todos os comportamentos que degradem a criatura humana, que não expressem afetividade real, que sejam considerados imorais por um dos parceiros da relação, que firam a sensibilidade, que não expressem respeito.
    O sexo é assunto profundamente íntimo das duas criaturas que se unem.
(fonte: CVDEE)
 

Dica legal: Usando a camisinha

 

Camisinha Funciona

 
Diversos estudos confirmam a eficiência do preservativo na prevenção da aids e de outras doenças sexualmente transmissíveis. Em um estudo realizado recentemente na Universidade de Wisconsin (EUA), demonstrou-se que o correto e sistemático uso de preservativos em todas as relações sexuais apresenta uma eficácia estimada em 90-95% na prevenção da transmissão do HIV. Os autores desse estudo sugerem uma relação linear entre a frequência do uso de preservativos e a redução do risco de transmissão, ou seja, quanto mais se usa a camisinha menor é o risco de contrair o HIV.


A camisinha é mesmo impermeável?

A impermeabilidade é um dos fatores que mais preocupam as pessoas. Em um estudo feito nos Estados Unidos, ampliou-se o látex do preservativo (utilizando-se de microscópio eletrônico), esticando-o em 2 mil vezes e não foi encontrado nenhum poro. Outro estudo examinou as 40 marcas de preservativos mais utilizadas em todo o mundo, ampliando 30 mil vezes (nível de ampliação que possibilita a visão do HIV) e nenhum exemplar apresentou poros. Em outro estudo mais antigo que usou microesferas semelhantes ao HIV em concentração 100 vezes maior que a quantidade encontrada no sêmen, os resultados demonstraram que, mesmo nos casos em que a resistência dos preservativos mostrou-se menor, os vazamentos foram inferiores a 0,01% do volume total. O estudo concluiu que, mesmo nos piores casos, os preservativos oferecem 10 mil vezes mais proteção contra o vírus da aids do que a sua não utilização.

 
E por que às vezes estoura?

 
Quanto à possibilidade do preservativo estourar durante o ato sexual, as pesquisas sustentam que os rompimentos se devem muito mais ao uso incorreto do preservativo, do que a uma falha estrutural do produto. O dado mais convincente sobre a eficiência do preservativo na prevenção contra o HIV foi demonstrado por um estudo realizado entre casais, onde um dos parceiros estava infectado pelo HIV e o outro não. O estudo mostrou que, com o uso consistente dos preservativos, a taxa de infecção pelo HIV nos parceiros não infectados foi menor que 1% ao ano. Diante dos resultados dos estudos realizados por instituições renomadas e de credibilidade, pode-se dizer que o correto e freqüente uso do preservativo contribui de forma eficaz tanto para a prevenção de enfermidades quanto para evitar a ocorrência de gravidez não planejada.


Dúvidas Frequentes


Que cuidados devem ser tomados para garantir que a camisinha masculina seja usada corretamente?

Abrir a embalagem com cuidado - nunca com os dentes ou outros objetos que possam danificá-la. Colocar a camisinha somente quando o pênis estiver ereto. Apertar a ponta da camisinha para retirar todo o ar e depois desenrolar a camisinha até a base do pênis. Se for preciso usar lubrificantes, usar somente os que sejam à base de água, evitando vaselina e outros lubrificantes à base de óleo. Após a ejaculação, retirar a camisinha com o pênis ainda ereto, fechando com a mão a abertura para evitar que o esperma vaze de dentro da camisinha, e dar um nó no meio da camisinha para depois jogá-la no lixo. Nunca usar a camisinha mais de uma vez!

Além desses cuidados, também é preciso certificar-se de que o produto contenha a identificação completa do fabricante ou do importador. Observe as informações sobre o número do lote e a data de validade e verifique se a embalagem do preservativo traz o símbolo de certificação do INMETRO - Instituto Nacional de Metrologia, cuja finalidade é atestar a qualidade do produto. Não utilize preservativos que estejam há muito tempo guardados em locais abafados, como bolsos de calça, carteiras ou porta-luvas de carro, pois ficam mais sujeitos ao rompimento. Utilize somente um preservativo por vez, já que preservativos sobrepostos podem se romper com o atrito.

Quando a camisinha estoura, que atitude deve ser tomada?

Sabe-se que a transmissão sexual do HIV está relacionada ao contato da mucosa do pênis com as secreções sexuais e o risco varia de acordo com diversos fatores, incluindo o tempo de exposição, a quantidade de secreção, a carga viral do(a) parceiro(a) infectado(a), a presença de outra doença sexualmente transmissível, entre outros. Sabendo disso, se a camisinha se rompe durante o ato sexual e há alguma possibilidade de infecção, ainda que pequena (como, por exemplo, parceiro de sorologia desconhecida), deve-se fazer o teste após 90 dias para que a dúvida seja esclarecida. A ruptura da camisinha implica risco real de adquirir a infecção por HIV. Independente do sexo do parceiro, o certo é interromper a relação, realizar uma higienização e iniciar o ato sexual novamente com um novo preservativo. A higiene dos genitais deve ser feita da forma habitual (água e sabão), sendo desnecessário o uso de substâncias químicas, que podem inclusive ferir pele e mucosas, aumentando o risco de contágio pela quebra de barreiras naturais de proteção ao vírus. A lesão de mucosas genitais pode implicar um risco adicional,  pois, caso signifique presença de uma doença sexualmente transmissível, como a gonorréia, o risco de aquisição da aids aumenta. Na relação anal, mesmo quando heterossexual, o risco é maior, pois a mucosa anal é mais frágil do que a vaginal.
 
(Fonte: Ministério da Saúde.

quarta-feira, 20 de novembro de 2013

Dia do Jovem Espírita em São Paulo

Dia do Jovem Espírita em São Paulo

Será realizado no dia 23 de novembro de 2013, a partir das 17h no Centro Espírita Denizard Rivail, o Dia do Jovem Espírita de Praia Grande, em São Paulo.
O evento é promovido pelo Departamento de Mocidade da USE Municipal. Na programação estão previstos jogos cooperativos e esquete de teatro com a participação do Grupo de Arte Espírita Livre Arbítrio.
O Centro Espírita Denizard Rivail fica na Rua Costa Rica, nº 59, Bairro Guilhermina. Mais informações podem ser obtidas através do e-mail borboletimpg@hotmail.com.

Sexo, Amor e Espiritismo

Sexo, Amor e Espiritismo

Sérgio Biagi Gregório
 
 
 
SUMÁRIO: 1. Introdução. 2. Conceito. 3. Evolução do instinto sexual: 3.1. Reino Vegetal; 3.2. Reino animal; 3.3. Reino hominal. 4. Sexo nos Espíritos. 5. Amor. 6. Criação. 7. Conclusão. 8. Fonte de Consulta. 


1. INTRODUÇÃO
O que significa a palavra sexo? Ela difere do termo sexualidade? Pode haver sexo sem amor e amor sem sexo? Como podemos interpretar a sexualidade e a sensualidade, constantemente exploradas pelos meios de comunicação social? Como analisar o amor e sexo sob a ótica do Espiritismo?2. CONCEITO
Amor – Totalidade dos sentimentos e desejos que estruturam o pensamento para a liberação de energia e forças que guiam a ação na produção do bem e possibilitam a aquisição de qualidades constituintes de crescimento do Espírito. (Curti, 1981, p. 81)Sexo – Conformação particular que distingue o macho da fêmea, nos animais e nos vegetais, atribuindo-lhes um papel determinado na geração e conferindo-lhes certas características distintivas. (Dicionário Aurélio)3. EVOLUÇÃO DO INSTINTO SEXUAL
O Espírito André Luiz, no capítulo XVIII do livro Evolução em Dois Mundos, trata da evolução do instinto sexual nos vários reinos da natureza. 3.1. REINO VEGETAL
"Por milênios e milênios o princípio inteligente se demorou no hermafroditismo das plantas, como por exemplo, nos fanerógamos, em cujas flores os estames e os pistilos articulam, respectivamente, elementos masculinos e femininos".
Nas plantas criptogâmicas celulares e vasculares ensaiara longamente a reprodução sexuada, na formação de gametos (anterozóides e oosfera)" (Xavier, 1977, p. 138)
Nos protozoários, há ensaios de reprodução monogâmica. 3.2. REINO ANIMAL
"Longo tempo foi gasto na evolução do instinto sexual em vários tipos de animais inferiores, alternando-se-lhe os estados de hermafroditismo com os de unissexualidade para que se lhe aperfeiçoasse as características na direção dos vertebrados." (Idem, p. 138) 3.3. REINO HOMINAL
Nesse reino, o princípio inteligente adquire o pensamento contínuo, o livre-arbítrio, a razão, o sentimento e a responsabilidade moral. Temos a reprodução sexuada como continuidade dos outros reinos da natureza. 4. SEXO NOS ESPÍRITOS
Pergunta n.º 200 de O Livro dos Espíritos – Os Espíritos têm sexo? – Não como o entendeis, porque os sexos dependem da constituição orgânica. Há entre eles amor e simpatia, mas baseados na afinidade de sentimentos.
Deduz-se daí, e com a contribuição do Espírito André Luiz, que a sede real do sexo não se acha no veículo físico, mas na estrutura mais complexa da entidade espiritual.

No âmbito da Doutrina Espírita, a maioria da população terrestre trás consigo dramas e problemas não resolvidos de outras encarnações, de modo que todos nós, indistintamente, devemos ter muito cuidado em nossa análise e comentários sobre o assunto.

Nesse sentido, o homossexualismo, o celibato, a transexualidade devem ser vistos com moderação e respeito.
 
5. AMOR
 
O sexo, muitas vezes, é tomado como sinônimo de amor.

O amor é muito mais amplo, pois representa a totalidade dos sentimentos e desejos que estruturam as nossas ações para a produção do bem.

É como aquele sol ardente que fecunda e reúne em um único foco todas as aspirações humanas e sobre humanas.

O amor não reclama, não exige, não se apodera.

Quem verdadeiramente ama está sempre pronto a doar-se, a renunciar aos seus desejos e até à sua própria personalidade se as circunstâncias assim o exigirem.
 
6. CRIAÇÃO
 
O instinto sexual liga-se à co-criação. Há a co-criação em plano maior e co-criação em plano menor. Em plano maior, observa-se o trabalho dos Espíritos superiores a produzirem novos mundos; em plano menor, é a proliferação da espécie humana.

A co-criação é um direcionamento das forças sexuais da alma para um determinado fim.

Quanto mais animalizado for o Espírito, mais tenderá para os gozos sensíveis. Conforme for depurando o instinto sexual, mais tenderá para a sua integração com a Humanidade.

Nesse "status quo" o amor assume dimensões mais elevadas tanto para os que se verticalizam na virtude como para os que se horizontalizam na inteligência.

Objetivo maior é a sublimação do instinto sexual.
 
7. CONCLUSÃO
 
Sublimemos o instinto sexual, dilatando o amor ao infinito. Mantendo-nos firmes neste propósito, verticalizaremos substancialmente as virtudes de nossa alma.
 
8. FONTE DE CONSULTA
 
XAVIER, F. C. e VIEIRA, W. Evolução em Dois Mundos, pelo Espírito André Luiz, 4. ed., Rio de Janeiro, FEB, 1977.
KARDEC, A. O Livro dos Espíritos. 8. ed., São Paulo, FEESP, 1995.
CURTI, R. Espiritismo e Reforma Íntima. 3. ed., São Paulo, FEESP, 1981.

 
 
(Autor: Sérgio Biagi Gregório - fonte: Site Ceismael)
 
 
 

terça-feira, 19 de novembro de 2013

Richard Simonetti: O Jovem Espírita e o Sexo

O Jovem Espírita e o Sexo   

 Richard Simonetti

 
1- Fala-se que Deus permitiu o aparecimento das doenças sexualmente transmissíveis com o fim de alertar os homens sobre o uso abusivo e desequilibrado do sexo. Essa afirmação tem fundamento?
    Quase sempre há uma revelação moral na enfermidade. As doenças venéreas sinalizam o regime monogâmico como o ideal para a saúde.
2- O problema da AIDS pode ser relacionado com o sexo livre?
    É o que dizem, inquestionavelmente, as estatísticas.
3- Por que atualmente assistimos ao uso da sexualidade de forma tão promíscua e descontrolada?
    Imaginemos uma criança impedida de comer doces, sob a alegação de que lhe fazem mal. Ela cresce, liberta-se de tutelas e - desconta o atraso, empanturrando-se. Algo semelhante está acontecendo com a sexualidade humana, reprimida durante séculos pela ortodoxia religiosa medieval, que situava a atividade sexual como algo pecaminoso. Basta lembrar que até hoje. há quem imagine que Adão foi expulso do Paraíso porque relacionou-se sexualmente com Eva.
4- Quais as causas do homossexualismo? Qual deve ser a postura da juventude perante esse assunto?
    O homossexualismo pode ser decorrente de um comprometimento cármico, originando uma psicologia masculina em corpo feminino e vice-versa.
    Na maior parte das vezes, entretanto, trata-se de simples viciação, como ocorre em relação ao fumo, ao álcool, às drogas. No primeiro caso estamos diante de companheiros torturados que devemos compreender e ajudar. No segundo, precisam eles próprios, como diziam os antigos, "tomar vergonha".
5- O que você poderia dizer a respeito do sexo na adolescência? _ O adolescente tem maturidade biológica para o sexo, mas falta-lhe a maturidade psicológica para assumir as responsabilidades inerentes à atividade sexual, envolvendo compromisso, lealdade, sinceridade. Muitos não assumem nunca.
    Querem apenas "fazer amor", expressão infeliz de quem confunde amar com "transar".
6- A que se pode atribuir o crescente número de casamentos fracassados que existe anualmente?
    Geralmente é o resultado desses "amores" inspirados em humores sexuais, num envolvimento passional que gera casamentos precipitados, filhos negligenciados, tensões e angústias, abortos e suicídios, em lamentáveis semeaduras de desequilíbrio e sofrimento.
7- Qual deveria ser a orientação sexual do jovem espírita?
    Estará no caminho certo se respeitar as pessoas com as quais venha a se relacionar afetivamente, tanto quanto gostaria que seus irmãos fossem respeitados.
8- Como o jovem pode contribuir para o ajustamento da sociedade anual?
    O perfeito ajuste da sociedade humana somente ocorrerá quando os homens vivenciarem em plenitude a moral cristã, que sintetiza leis divinas que regem nossa evolução. Assim, a mais autêntica contribuição que poderemos oferecer, neste particular, será nosso empenho por nos ajustarmos às lições de Jesus.

(Autor: Richard Simonetti - A força das Idéias - Ed O Clarim)