sexta-feira, 27 de janeiro de 2012

Anotações de O E.S.E. : Cap XIII – E.S.E. – a caridade material e a caridade moral

Cap XIII – E.S.E. – a caridade material e a caridade moral

- Texto E.S.E. – cap XIII – itens 9 e 10 – pp 218/220 – edição de bolso FEB

- LE – Prolegômenos (no primeiro parágrafo da transcrição da mensagem dos Espíritos acerca da natureza e objetivos da obra e, de modo mais geral, do Espiritismo. Nesse parágrafo, compara- se o Espiritismo a um edifício, cujas bases estavam sendo lançadas com o Livro dos Espírito, um edifício destinado a um dia “reunir todos os homens num mesmo sentimento de amor e caridade”. Recebe, pois, lugar de destaque entre os objetivos do Espiritismo a implantação do amor e da caridade universal.
- LE ainda - A expressão ‘amor e caridade’ volta a ser usada diversas vezes no capítulo 11 da terceira parte, a começar de seu título: “Da lei de justiça, de amor e de caridade”. Essa lei, diz a resposta à questão 648, “é a mais importante, por ser a que faculta ao homem adiantar- se mais na vida espiritual, visto que resume todas as outras entre os homens. E também na seção denominada “Caridade e amor do próximo”.
- LE - questões 886 a 889
- LE - No capítulo “Da perfeição moral”, a primeira questão (893) é sobre qual seria a mais meritória das virtudes.
Depois de ressaltar o valor das demais, o Espírito acrescenta sem rebuços, no final da resposta: “A mais meritória é a que assenta na mais desinteressada caridade”. Segue- se então a referida série de questões que elucidam o processo de gradual aquisição dessa caridade desinteressada.
- LE - resposta à questão 918 logo no início há a afirmativa: O verdadeiro homem de bem é o que pratica a lei de justiça, amor e caridade, na sua maior pureza. Se interrogar a própria consciência sobre os atos que praticou, perguntará se não transgrediu essa lei, se não fez o mal, se fez todo o bem que podia, se ninguém tem motivos para dele se queixar, enfim se fez aos outros o que desejara que lhe fizessem.

- comentários:

* o conhecido dicionário de Aurélio Buarque de Holanda, lendo, no verbete caridade:
Caridade. [...] S.f. 1. (Ética) No voc abulário c ristão, o amor que move a vontade à busc a efetiva do bem de outrem [...]. 2. Benevolência, complacência, compaixão. 3. Beneficência, benefício, esmola. [...]

* A caridade - nada mais que o amor em movimento - é a grande desconhecida. Passa na história da Humanidade com personagens memoráveis, e assim sonhamos tê-la conosco. O grande problema é o de a conquistar: ela não se compra nem se transfere de uns para outros. Adquire- se, construindo- a no íntimo do ser.

* . Caridade, na primeira e mais fundamental acepção do termo, é, pois, um conceito criado, ou pelo menos destacado, por Jesus e seus discípulos. Com a noção de caridade, Jesus trouxe um elemento novo para resolvermos o problema da conquista do amor. Sendo uma ação, a caridade está sempre ao nosso alcance direto. Depende só de querermos.

* a caridade é “contagiante”. Que poder de educação e despertamento têm os exemplos de amor ativo em favor do próximo! Reparemos como nas campanhas públicas para socorrer vítimas de calamidades, por exemplo, mesmo pessoas normalmente acomodadas em seu próprio “canto” mobilizam- se, entram na luta, animam- se.

* A caridade não é obra construída de agora para logo ou de hoje para amanhã, como um produto acabado. O psiquismo humano é complexo, como se se compusesse de diversas camadas que se justa põem numa individualidade una e única.

Um mergulho de superfície na caridade não é de desperdiçar. Mas daí a acreditar- se que o problema de a assimilar é imediato e rápido vai um longo caminho que desmente essa ilusão: o da experiência.

É compreensível: evoluir, amadurec er espiritualmente, não é seguir regras de fora para dentro, memorizar, mas sim debater idéias, estudar, aprender, testar, vivenciar para constituir sabedoria. E esta, patrimônio irreversível (quando muito apenas oc ultado temporariamente via reenc arnatória ou outra), segundo as situaç ões concretas, verte atitudes luminosas de dentro para fora, sem esperar ou desejar aplauso, que não seja o da sua consciência feliz.

Porque a evolução para ser real, autêntica, tem de ser amadurecida em todas as camadas do nosso psiquismo, das mais superficiais para as mais profundas, e só quando atinge, se sedimenta nestas é que se torna mais frequente

* Vejamos a definiç ão elevada, suc inta, c lara e c ompleta de «O Livro dos Espíritos»:
Allan Kardec : - Qual o verdadeiro sentido da palavra caridade, como a entende Jesus?
Resposta: - Benevolência para com todos, indulgência para com as imperfeições alheias, perdão das ofensas.

* Caridade é doação afetiva, desinteressada, espontânea. Traz aos destinatários um bem- estar real, não um gozo periférico. O espírito Emmanuel, numa mensagem ensina que ficamos apenas com o que damos.

Caridade é a fraternidade que ac ompanha o gesto, a atitude interior. Não é o gesto visualizado. Este pode apenas querer parecer, para merecer o aplauso mundano, conforme descreve o Evangelho.

Pensar nos outros, nas suas dificuldades. Ajudar.. . sem atrapalhar.

* A caridade vai-se sedimentando no nosso comportamento tanto mais quanto mais o quisermos, sem angústias ou pressas. E começa nas mais pequeninas coisas. Às vezes ajuda refletir no lado bom das pessoas mais próximas, em casa, no trabalho, na rua, ou das circunstâncias. Pensar na caridade sem ser de cima para baixo, como sendo eu o bom e o outro o desgraçado. Somos seres que caminhamos lado a lado, todos necessitados do amparo recíproco.

Temos momentos melhores umas vezes, de outras têm os outros.

* Caridade não é aplaudir, apoiar a asneira. É manter a fraternidade de, na altura certa, sem violência, dizer o que se pensa, mesmo que não nos seja perguntado diretamente.

* A caridade não exclui a disciplina nem uma conduta coerente, mas sem agressividade.

* A caridade é a conduta da pessoa: o seu equilíbrio, a sua brandura, a sua paz, a sua capacidade de perdoar, numa palavra o seu timbre de caridade. A base da caridade assenta na sensibilidade, no conhecimento, no discernimento. A caridade não tem rótulo. O amor em movimento - a caridade - é universalista, ajuda sem olhar a quem, levantando o ser para a dignificação de si próprio. É louvável matar a fome e a sede a quem a tem, inquestionavelmente. Mas proporcionar-lhe educação para prover a si próprio é o mais desejável. A maior caridade não será a divulgação do espiritismo?

* a caridade, pois, abrange todas as nossas relações com os semelhantes, sejam quem sejam e estejam na posição que estejam. É por isso que a benevolência (desejar o bem), a indulgência (compreender as falhas alheias) e o perdão são apontados como parte essencial da caridade. Doar amor, compreensão, respeito, calor humano . . . eis a caridade integral preconizada por Jesus.

Ninguém discorreu de forma tão sublime acerca da essência da caridade quanto Paulo, no referido capítulo 13 da primeira carta aos coríntios, que agora transcrevemos em parte (vv. 1 a 7 e 13):

Ainda que eu fale todas as línguas dos homens e a língua dos próprios anjos, se eu não tiver caridade, serei como o bronze que soa ou o címbalo que retine.
Ainda que tenha o dom de profecia, que penetre todos os mistérios, e tenha perfeita ciência de todas as coisas; ainda que tenha toda a fé, até o ponto de transportar montanhas, se não tiver caridade, nada serei.
E mesmo que tenha distribuído os meus bens para alimentar os pobres e entregado meu corpo para ser queimado, se não tiver caridade, tudo isso de nada me servirá.
A caridade é paciente; é branda e benfazeja; a caridade não é invejosa; não é temerária, nem precipitada; não se enche de orgulho.
Não é desdenhosa; não cuida de seus interesses; não se agasta, nem se azeda com coisa alguma; não suspeita mal.
Não se rejubila com a injustiça, mas se rejubila com a verdade.
Tudo suporta, tudo crê, tudo espera, tudo sofre. [...]
Agora, estas três virtudes: a fé, a esperança e a caridade permanecem; porém a maior delas é a caridade.

- ouvir a música do legião URbana, que contém esta letra.


(Equipe Espiritismo Net Jovem)

quinta-feira, 26 de janeiro de 2012

A palavra é sua... trocando ideia: “O Jovem Espírita e a Codificação Espírita: você le os livros das obras básicas ou prefere outros livros...

Continuando a idéia do a palavra é sua, para intercambiarmos conhecimento e entendimento, seguindo a linha do "Projeto Trocando Idéias", da FERGS, só que aqui na net, colocamos nosso tema para trocarmos ideia, ok?! :)

Fica, então, aqui, o espaço para que a juventude comente o tema. E aguardamos vocês aumentarem essa lista, combinado?!

Vocês podem participar de clicando aí embaixo em comentários, e deixando sua participação ou comentando sobre alguma participação.



O tema desta semana será:
“O Jovem Espírita e a Codificação Espírita: você le os livros das obras básicas ou prefere romances e outros livros psicografados?”


Esperamos vocês!
Beijos e abraços

quarta-feira, 25 de janeiro de 2012

Estudo dirigido: O Livro dos Espíritos XXXVII

Ainda lendo e estudando os itens de 825 até 872, continue respondendo às questões, justificando sua resposta.


1. Os acontecimentos da nossa vida foram predeterminados?

2. O que se entende por fatalidade?

3. Por que os benfeitores consideram o instante da morte como fatal?

4. De onde vem o pressentimento que têm certas pessoas da hora de sua morte?

5. Pode o homem evitar acontecimentos que estavam programados?

6. As fatalidades que às vezes se verificam estão relacionadas a que tipo de acontecimento?


(Fonte: Apostila de estudo das obras codificadas por Allan Kardec. IDE-JF/MG)

terça-feira, 24 de janeiro de 2012

Acontecerá : Encontros de Mocidades em fevereiro/2012

COMEUDI - CONFRATERNIZAÇÃO DE MOCIDADES ESPÍRITAS DE UBERLÂNDIA
Período: 18 fevereiro/2012 a 22 fevereiro/2012
Local: Escola Estadual Teotônio Vilela
Rua: BAIRRO PLANALTO
Cidade: UBERLÂNDIA
Maiores Informações: http://comeudi2012.webnode.com.br/
Telefone: 8887-4417/91378770/92055099
===
COMEERJ- Confraternização das Mocidades do Estado do Rio de Janeiro
Período: 18 fevereiro/2012 a 22 fevereiro/2012
Local: Estado do Rio de Janeiro - vários polos
Maiores Informações: http://www.ceerj.org.br/comeerj/
===
Encontro de Mocidades e Juventudes Espíritas
Período: 18 fevereiro/2012 a 21 fevereiro/2012
Local: E.E Prof. Luiz Antônio Corrêa de Oliveira "Polivalente"
Cidade: Araxá - Minas Gerais
Maiores Informações: http://www.emejetriangulo.com.br/
===
EME- Encontro de Mocidades Espíritas de Pernambuco
Período: 18 fevereiro/2012 a 22 fevereiro/2012
Local: Colégio Grande Passo
Rua: Rua Professor Aurélio de Castro Cavalcante, 97 Boa Viagem, Recife - PE. (ao lado da Sadia)
Cidade: Recife - PE.
Maiores Informações: http://www.eme-pe.com/
Telefone: Ceminha Flexa – 86479607 Fernada Luna – 8739-4937 Heitor Lacerda – 9432-4165
===
XXXIIICOMEVALP- Confraternização das Mocidades Espíritas do Vale do Paraíba
Período: 18 fevereiro/2012 a 21 fevereiro/2012
Local: Caçapava-SP
Cidade: Caçapava-SP
Maiores Informações: http://www.comevalp.net/
===
17º CONMEL-Confraternização das Mocidades Espíritas de Londrina
Período: 18 fevereiro/2012 a 21 fevereiro/2012
Local: Local: Lar Anália Franco.
Cidade: Londrina-PR
Tema: “Entrega-te a Deus”.
Faça sua inscrição com a Elaine, pelo email: elaine.conmel@hotmail. Ou Fone: (43)3324-4693
Mais informação com: Rosi: Fone: (43) 3328-2821/9912-8282 ou
Elis: Fone (43) 3304-6744//9141-1219.
===
XXX COMEAM- Confraternização de Mocidades Espíritas do Amazonas
Período: 18 fevereiro/2012 a 22 fevereiro/2012
Local: Manaus-AM
Cidade: Manaus-AM
Site ou Mapa: http://www.feamazonas.org.br
===
CONJEB- Confraternização das Juventudes Espíritas do Estado da Bahia
Período: 18 fevereiro 2012 a 21 fevereiro 2012
Local: Feira de Santana-BA
Cidade: Feira de Santana- BA
Maiores Informações: http://cij-feeb.blogspot.com/p/26a-conjeb.html
===
XXXII EMEES- Encontro de Mocidades Espíritas do Espírito Santo
Período: 18 fevereiro/2012 a 21 fevereiro/2012
Local: Instituto Federal do Espírito Santo
Cidade: Vitória-ES
Maiores Informações: http://fees.org.br ou http://emees.wordpress.com/
Telefone: (27)3222-7551
===
CONESMA- Confraternização Espírita no Maranhão 6º CONEJ e 5º Conesminha
Período: 18 fevereiro/2012 a 21 fevereiro/2012
Local: Universidade Federal do Maranhão
Cidade: São Luís-MA
Maiores Informações: http://www.femar.org.br/paginas/proximos_eventos.php
Telefone: (98)3232-1395
===
EMECE- Encontro de Mocidades Espíritas do Ceará
Período: 18 fevereiro/2012 a 21 fevereiro/2012
Local: Lar Fabiano de Cristo
Rua: Rua Jaime Rolemberg, 100 -Maraponga
Cidade: Fortaleza/CE
Maiores informações: http://emecexouxou.blogspot.com/2011/12/xiv-emece-voltei-e-agora.html
Por e-mail: emece.feec@hotmail.com - Pelo fone: (85) 3212-1092
===
XXIV CONREJE -Confraternização Regional de Juventudes Espíritas
Período: 18 fevereiro/2012 a 22 fevereiro/2012
Local: Florianópolis-SC
Cidade: Florianóplois-SC
Maiores Informações: http://www.conreje.com.br/
===
XV CONJER- Confraternização das Juventudes Espíritas de Roraima
Período: 18 fevereiro 2012 a 22 fevereiro 2012
Local: E.E Ayrton Senna
Cidade: Boa Vista-RR
Maiores Informações: http://www.conjer.com.br/

segunda-feira, 23 de janeiro de 2012

Mural reflexivo: Eu Voltarei





EU VOLTAREI

De Cora Coralina, grande poetisa do estado de Goiás, retiramos a seguinte peça literária:

Eu voltarei.

Meu companheiro de vida será um homem corajoso de trabalho, servidor do próximo, honesto e simples, de pensamentos limpos.

Seremos padeiros e teremos padarias. Muitos filhos à nossa volta.

Cada nascer de um filho será marcado com o plantio de uma árvore simbólica.

A árvore de Paulo, a árvore de Manoel, a árvore de Ruth, a árvore de Roseta.

Seremos alegres e estaremos sempre a cantar. Nossas panificadoras terão feixes de trigo enfeitando suas portas, teremos uma fazenda e um horto florestal.

Plantaremos o mogno, o jacarandá, o pau-ferro, o pau-brasil, a aroeira, o cedro.

Plantarei árvores para as gerações futuras.

Meus filhos plantarão o trigo e o milho, e serão padeiros.

Terão moinhos e serrarias e panificadoras.

Deixarei no mundo uma vasta descendência de homens e mulheres, ligados profundamente ao trabalho e à terra que os ensinarei a amar.

E eu morrerei tranquilamente dentro de um campo de trigo ou milharal, ouvindo ao longe o cântico alegre dos ceifeiros.

Eu voltarei...

A pedra do meu túmulo será enfeitada de espigas de trigo e cereais quebrados.

Minha oferta póstuma às formigas que têm suas casinhas subterra, e aos pássaros cantores que têm seus ninhos nas altas e floridas frondes.

Eu voltarei...

* * *

Todos nós, certamente voltaremos a este chão, ou a outro qualquer deste Universo infinito...

A reencarnação é Lei Divina, e todos estamos sujeitos a ela, querendo ou não, tendo consciência disso ou ainda não.

O Criador nos dá a chance de continuar, em próxima existência, aquilo que nesta não pudemos lograr.

O Criador abre sempre a porta do arrependimento, da oportunidade da reparação, àqueles que desejam volver aos braços seguros do amor.

Se porventura, na existência atual, teus sonhos maiores parecerem ser arrancados de teu coração, confia em Deus.

Se vês teus planos de felicidade partirem para longe, embarcados nas caravelas da enfermidade, do sofrimento profundo, segue confiando em Deus.

Se percebes que ainda não lograrás, nesta vida, a alegria que planejaste no imo de teu coração, para ti e para os teus, tem calma e confia em Deus.

Vê a lida atual apenas como capítulo breve da grande obra do teu existir como Espírito imortal.

Guarda teus sonhos e resiste à dor, sem amargura, sem revolta, compreendendo que é o abraço apertado do sofrer que nos faz mais fortes, e mais preparados para merecer e conquistar a ventura maior.

Tem certeza que o sol volverá, o sorriso ressurgirá, e que tu também, viajor universal do tempo, voltarás!

(Redação do Momento Espírita, com citação do poema Eu voltarei, de Cora Coralina, retirado da internet. http://www.momento.com.br/pt/ler_texto.php?id=2253&stat=0)