sábado, 18 de setembro de 2010

Pergunta feita: Dúvidas.

Mensagem: A menos de 2 anos começei a me envolver com a doutrina espirita, pois foi a que mais me ajudou nas duvias que todos nós todos temos sobre a vida. E me foi de muito ajuda onde encontrei respostas a coisas que me estavam deixando depressiva e sem vontade de viver.
E hoje a coisa que mais quero pra minha vida é através dela, servir para ajudar nosso irmãos, mas sou um pouco sem alternativas pois aqui onde morro e as pessoas que me enlvem são sistematicas.Procuro ajuda espiritual para seguir meu destino. Seria isso obrigada.

===

Resposta:

Cara R,

Muita paz a você!

Agradecemos o seu contato, e vamos tentar ajudá-la nessas dúvidas que nos apresenta.

A Doutrina Espírita nos chega como grande consolador mostrando-nos os caminhos iluminados de Jesus para nosso próprio crescimento. Então, quando absorvemos seus ensinamentos, é inevitável sentir a maravilhosa transformação que sofremos.

O que trazemos como orientação primeira sobre a ajuda que nos pede, é que as bases e reflexões de toda doutrina são transmitidas e aprofundadas através dos estudos, sejam individuais ou em grupos. Nesse último caso, nos estudos coletivos temos a oportunidade de trocar impressões e ideias com outras pessoas que professam a mesma crença, seja religiosa ou filosófica, facilitando o aprendizado. Na Doutrina Espírita não é diferente, e por isso estimulamos a participação de todo espírita em grupos de estudos que são mantidos pelos Centros Espíritas, assim como grupos familiares, e mesmo em virtuais.

Em sua cidade, que acreditamos ser Cruzeiro do Sul, encontramos a instituição abaixo para que entre em contato para obter informações, dentro de suas possibilidades. Caso não seja essa ou necessite demais detalhes, contate a Federação Espírita do Paraná acessando http://www.feparana.com.br/ .

No meio virtual, através de listas de discussão, acesse http://www.cvdee.org.br/sl_salas.asp para cadastrar-se e conhecer o método e
o conteúdo. Para outras atividades na Internet, temos estudos, palestras, vibrações e Atendimento Fraterno, via Paltalk (programa de áudio-conferência, por voz). Informe-se sobre o programa - instalação e uso - no site www.espiridigi.net/paltalk, além da programação semanal de nossos grupos de trabalho, com as atividades e horários.

Paralelamente, e independente dos estudos espíritas, aprendemos que a única forma de exercitar as virtudes que Jesus nos transmite, e que nos exemplificou, é o trabalho em amor ao próximo e a Fé em Deus. As Casas Espíritas mantêm trabalhos e grupos assistenciais que oferecem muitas oportunidades para nossa ação no bem. E lembrando que o alvo dessa ação são nossos irmãos que se encontram carentes de uma mão amiga, temos, além das instituições espíritas, organizações sociais e de outras escolas religiosas que também abrem suas portas a voluntários, atividades com o mesmo valor e
qualidade das nossas Casas. Deus se manifesta sempre nos corações de quem se dedica ao bem, esteja onde estiver.

Assim, R, apesar das limitações que vive em sua cidade, vários recursos estão à sua disposição para que estude e trabalhe em prol do Espiritismo, junto a um Centro Espírita ou através de outro meio possível.

Divulgando, acesse a Tv Mundo Maior - http://www.tvmundomaior.com.br/ - e a TV CEI - http://www.tvcei.com/ - para assistir online a programas espíritas.

Caso algum link esteja com problema de acesso, copie o endereço e cole em seu navegador.

Finalmente, leia sempre. Há um acervo de grande valor no meio espírita para que possa aprender cada vez mais. Recomendamos as obras de Allan Kardec, que nos traz a essência do Espiritismo. A Codificação Espírita e outros livros espíritas instrutivos podem ser obtidos no link www.espiritismo.net/portugues_download ou www.virtual.espiridigi.net (Biblioteca Virtual).

Para conhecer melhor a Doutrina, acesse também os sites www.espiridigi.net/videos e www.espiritismo.net/espiritismo para assistir aos vídeos e ler as informações abordando seus diversos aspectos.

Estamos à disposição para auxiliar no que for necessário e conte sempre conosco.

Um abraço,

André.
Equipe Espiritismo Net Jovem
Dúvidas e Sugestões: www.cvdee.org.br/netjovem.asp

sexta-feira, 17 de setembro de 2010

Notícia: "A fé ajuda a melhorar a sua saúde?"

Será que a fé ajuda a melhorar a saúde?

No hospital israelita Albert Einstein, a sinagoga é ecumênica e virou portal da esperança de quem tem fé, independentemente do credo. “Isso ajuda a pessoa a batalhar para se recuperar e se curar”, disse o rabino Arnold Turcheck.

O médico Wilson Nogueira descobriu a força da fé quando virou paciente.

Há quatro anos ele teve um enfarte. “Fiquei 15 dias entubado. Padres de todas as religiões rezaram por mim. Isso fez a diferença e vai continuar fazendo a diferença”, falou.

A ciência cada vez mais tem acreditado nisso. Se antigamente os estudos sobre medicina e fé investigavam se esses benefícios vinham da religiosidade das pessoas, hoje, as pesquisas consideram o nível de espiritualidade delas - o que é bem diferente.
Em vez de levar em conta os atos sociais, ou seja, quantas vezes o fiel frequenta celebrações como a missa, a ciência está valorizando a ligação pessoal que cada ser humano tem com a entidade superior em que acredita. Isso é a espiritualidade.

Seja quais forem os rumos das pesquisas nos próximos anos, ninguém duvida que fé e medicina vão seguir juntas.

Para falar sobre a fé, a força do pensamento e a saúde, Ana Maria conversou com o psiquiatra Paulo Vicente Bloise e o ginecologista Eduardo Tomioka. “Estudos mostram que, no câncer de mama, as mulheres com fé têm maior sobrevida. A depressão interfere muito. A pessoa com fé não valoriza os momentos ruins”, disse Tomioka.

Para Paulo, a fé é uma forma de fazer o seu corpo reagir aos problemas. “Através dos bons pensamentos você trabalha positivamente a seu favor”, falou.

Notícia publicada na página do Programa Mais Você, em 10 de novembro de 2009.

****

Comentário:

Como acontece com relação a tantos outros conceitos e ensinamentos trazidos pelo Espiritismo, há 150 anos, esta é mais uma constatação da Ciência terrena que vem ao encontro do que a Doutrina ensina. Em O Evangelho segundo o Espiritismo, no capítulo XIX, Allan Kardec explica que "O poder da fé se demonstra, de modo direto e especial, na ação magnética; por seu intermédio, o homem atua sobre o fluido, agente universal, modifica-lhe as qualidades e lhe dá uma impulsão por assim dizer irresistível."

Como na passagem evangélica em que a mulher que sofria de perda de sangue obteve a cura pela transfusão fluídica operada ao tocar as vestes de Jesus. Devido à forte fé em que se sustentava, a mulher conseguiu atrair de Jesus os fluidos de que necessitava para a obtenção da cura, mesmo sem que ele manifestasse sua vontade. Sua fé era tamanha que sabia que se aproximasse de Jesus e o tocasse ficaria curada do mal que há muitos anos lhe afligia. O fluido terapêutico, para atingir a matéria orgânica e repará-la, pode ser dirigido pela vontade do curador ou atraído pelo desejo ardente e pela fé do enfermo. Foi esta a hipótese que ocorreu. Sequer precisou que Jesus fizesse qualquer gesto para curá-la, bastando a irradiação dos fluidos que de si emanava e que foram atraídos pela fé daquela mulher. Para atingir a matéria orgânica, reparando o mal que a acomete precisa ser atraído pelo desejo ardente, pela confiança e pela fé do doente, que funciona como uma espécie de bomba aspirante, na comparação de Kardec. A fé sincera e verdadeira funciona como uma força atrativa dos fluidos curadores.

Sendo o nosso corpo físico uma organização material plasmada pelo espírito, com a intermediação de seu perispírito, nele são refletidas todas as reações decorrentes de nossos atos, pensamentos e sentimentos praticados, ou seja, do nosso psiquismo. O corpo físico, portanto, obedece à reação do espírito. Na medida em que este sustenta uma fé sincera e forte na cura, o corpo reage neste sentido. É claro que a ciência materialista não admite esta realidade, até por desconhecê-la. Mas é importante que já admita a eficácia da fé, mesmo sem conseguir explicar como isto ocorre.

Por: Sergio Rodrigues, espírita e colaborador do Espiritismo.Net.

quinta-feira, 16 de setembro de 2010

Acontecerá: Estudos na Sala EspiritismoNet Jovem

A sala destina-se aos jovens entre 18 e 25 anos e os estudos acontecem às sextas-feiras, das 21h às 23h.


Data: 03/09/2010
Tema: OCI - Doutrina das penas eternas IV
Facilitadora: Iyanla Luiza

Data: 10/09/2010
Tema: Tema Atual
Facilitador: Lúcio Flávio

Data: 17/09/2010
Tema: OLE - Cap. IX - Poder oculto, talismãs, feiticeiros / Bênção e maldição
Facilitador: Sergio Rodrigues

Data: 24/09/2010
Tema: OESE - Cap. VII: Bem-aventurados os pobres de espírito
Facilitadora: LuFrancis

Data: 01/10/2010
Tema: OLM - Das evocações
Facilitadora: Cristina Tinoco

quarta-feira, 15 de setembro de 2010

Artigo: A Força está na Filosofia...

Por: André Henrique de Siqueira

Viana de Carvalho declarou através da psicografia de Divaldo Franco que o movimento espírita cresce, mas que a doutrina permanece esquecida, quando não mutilada em muitos de seus aspectos.

O movimento espírita tem crescido. Segundo a Encyclopaedia Britannica, em 2005 estimava-se a existência de 10 milhões de espíritas no mundo inteiro. Os dados do IBGE, conforme o censo brasileiro de 2000, apontam para 2.262.401 de espíritas em um total de 169.872.856 brasileiros. Ou seja, 1,33% da população brasileira declara-se espírita.

O Brasil é o país com maior número de profitentes da Doutrina Espírita. O movimento espírita brasileiro, com seus esforços de estudo e divulgação, tem conseguido resultados muito eficientes quanto à aceitação do Espiritismo como religião. A este respeito deve-se considerar as informações do relatório do censo, conforme o sítio do próprio IBGE:

“Segundo a publicação, entre as religiões mais numerosas, os espíritas apresentaram os melhores indicadores, tanto de escolaridade (98,1% são pessoas de 15 anos ou mais de idade alfabetizadas), como de rendimento: 8,4% deles ganhavam mais de 20 salários mínimos, enquanto para o total da população, apenas 2,7% tinham esse rendimento. Entre aqueles que ganhavam até 1 salário mínimo, os espíritas tinham a menor proporção (7,9%).”

Vê-se que o Espiritismo tem alcançado com mais intensidade as camadas mais esclarecidas da sociedade.

O movimento espírita, como esforço humano para o estudo, a vivência e a divulgação do Espiritismo, tem contribuído para estes resultados. Entretanto devemos considerar os resultados efetivos destes números para a verdadeira contribuição que o Espiritismo deve desempenhar na Terra. Segundo Allan Kardec, o codificador, “pelo Espiritismo a humanidade deve entrar numa nova era de progresso moral, que lhe é conseqüência inevitável” – declara ele na conclusão de O Livro dos Espíritos. E consoante este propósito, é justo perguntar:

Como está o entendimento e a vivência do Espiritismo?

Em diferentes localidades, temos encontrado companheiros do movimento espírita preocupados com as atitudes e posturas de muitos espíritas que – estranhamente – conflitam com os preceitos doutrinários recomendados pelo Espiritismo. São atitudes de conflito desnecessárias, posturas de absolutismo em pontos de crença, segmentação do conhecimento espírita, retirando-lhe a integridade científico-filosófico-religiosa caracterizada em seus fundamentos; desconhecimento dos fundamentos teóricos doutrinários e conseqüentes práticas mediúnicas equivocadas, etc. Atônitos ante os descalabros de ações – que mais atrapalham que auxiliam, vimos companheiros de lide espírita a se perguntar o que está ocorrendo...

Em nossa visão a resposta é clara: como movimento estamos apostando numa estratégia equivocada: Salientamos a riqueza do tesouro, mas raros sabemos do que se trata!

Novamente recuperamos a palavra de Allan Kardec:

“Falsíssima idéia formaria do Espiritismo quem julgasse que a sua força lhe vem da prática das manifestações materiais e que, portanto, obstando-se a tais manifestações, se lhe terá minado a base. Sua força está na sua filosofia, no apelo que dirige à razão, ao bom-senso.”

O Espiritismo é doutrina educativa. Nasce como esforço educacional que emana dos Espíritos e tem por propósito a renovação da cultura humana pela compreensão de que o Espírito não é uma entidade sobrenatural, mas uma das potências da natureza. A principal implicação deste fato é a revisão dos arcabouços da ciência, pela introdução de um novo conceito estrutural – a saber, o espírito como elemento inteligente do universo. Considerando a ação do espírito no Universo, a ciência renova-se em suas percepções e explicações. Daí decorre toda uma nova formulação sobre o Mundo, sobre a explicação dele. Esta formulação ocorre no entendimento humano, renovado pelo conhecimento revelado pelos Espíritos, e necessariamente ponderado pelo crivo da razão humana.

Mas como construir um novo modelo sobre o mundo sem conhecer os elementos que fundamentam tal construção? Em outras palavras: como ver o mundo através da doutrina espírita sem entender a própria doutrina espírita? Como adotar atitudes conseqüentes da fé raciocinada – aquela que pode encarar a razão face a face – sem que a razão tenha sido preparada para debruçar-se sobre as graves questões da Vida?

A força do Espiritismo está em sua filosofia... E é por isto que devemos empregar nosso tempo por estudá-lo, por refleti-lo, por meditá-lo... Sem este esforço não alcançaremos qualquer resultado efetivo.

E ante a exigüidade do tempo que a atual existência nos coloca, como alunos matriculados na escola que devem aproveitar o ano letivo, refletimos sobre a conclamação de André Luiz, em sua obra mais famosa, Nosso Lar:

“Irmãos que estais na Terra... Acendei vossas luzes antes de atravessardes o portal da Grande Sombra! Buscai a Verdade antes que ela vos surpreenda! Suai agora, para não chorardes depois...”

Brasília, outubro de 2007

terça-feira, 14 de setembro de 2010

Notícia: "Cinco horas após "morrer", mulher "ressuscita" em funerária".

Do UOL Tabloide
Em São Paulo


Uma mulher de 45 anos "ressuscitou" quando o corpo era preparado para o sepultamento em uma funerária da cidade colombiana de Cali, informa a imprensa local.

O caso surpreendente, descrito pelos médicos como "síndrome de Lázaro", aconteceu na madrugada de terça-feira, cinco horas depois da mulher ter sido declarada morta na clínica em que havia sido internada na segunda-feira em estado grave, por uma doença neurológica.

"Os instrumentos eletrônicos aos quais a paciente estava conectada mostravam que não tinha pressão arterial, nem frequência cardíaca", afirmou o médico Miguel Ángel Saavedra.

Ele explicou que o médico responsável pelo caso e a enfermeira chefe da clínica assinaram o atestado de óbito. Pouco depois, funcionários de uma funerária levaram o corpo, que seria preparado para o enterro.

"Quando seria aplicado o formol, a paciente começou a respirar novamente e a fazer movimentos", disse Saavedra.

"Não há uma explicação científica para o fato", completou.

A mulher, que não teve a identidade revelada, foi novamente internada na mesma clínica e está em coma.

Fonte: AFP
Notícia publicada no Portal UOL, em 17 de fevereiro de 2010.
****
Comentário:

Este é mais um caso que ficaria sem explicação não fosse o conhecimento das leis espirituais. Sem esse conhecimento, a interpretação do que ocorreu ficaria no campo do "milagroso" ou, como disse o médico responsável, sem uma explicação científica para o caso.

Allan Kardec, no livro A Gênese, analisa a conhecida passagem evangélica ocorrida com Lázaro, semelhante ao fato narrado na notícia ora comentada. Explica o Codificador que, no estado de letargia ou de catalepsia, cuja duração pode variar, o espírito fica ligado ao corpo físico apenas por alguns pontos fluídicos, fazendo com que o corpo assuma a aparência de morto e podendo, mesmo, entrar em decomposição parcial, ainda que a vida não tenha sido extinta. Por uma ação energética própria ou externa, o espírito pode restaurar por completo as ligações fluídicas que o prendem ao corpo, retomando a vida normal. Em consequência dessa retomada da ligação fluídica plena do espírito ao corpo, recobrando suas faculdades físicas, é que se costuma dizer que a pessoa ressuscitou. Muito provavelmente, foi o que aconteceu no caso presente.

É claro que, apesar das aparências, a morte ainda não havia se consumado. Se esta houvesse se concretizado, não haveria como o corpo retomar a vida, pois o espírito já estaria em processo de separação em relação ao corpo. Uma vez tendo deixado o corpo, não há como o espírito retomá-lo, pois a sua união ao corpo somente se opera molécula a molécula, mediante processo de reencarnação. São fatos que raramente acontecem. No caso de Lázaro, Jesus, como tinha conhecimento pleno acerca das coisas materiais e imateriais, conhecendo em profundidade todas as leis que as regem, desde logo percebeu que Lázaro não havia morrido e, através de uma transfusão de energias, fez com que ele retornasse as faculdades materiais. No caso presente, o que pode ter ocorrido é que uma interferência espiritual revigorou a ligação fluídica do espirito ao corpo, que se encontrava prestes a se romper definitivamente.

Por: Sergio Rodrigues, espírita e colaborador do Espiritismo.Net.

segunda-feira, 13 de setembro de 2010

Mural reflexivo: O Poder do Afeto



A falta de tato para resolver conflitos e tratar de assuntos com pessoas que têm idéias opostas, tem sido responsável por muitos desentendimentos e dissabores nos relacionamentos.

Por vezes, um problema que poderia ser facilmente resolvido, cria sérios rompimentos por causa da falta de jeito dos antagonistas.

O afeto, usado com sabedoria é uma ferramenta poderosa, mas pouco usada pela maioria dos indivíduos.

O mais comum tem sido a violência, a agressividade, a intolerância.

Existem pessoas que não gostam de mostrar sua intimidade e se escondem sob um véu de sisudez, com ares de poucos amigos, na tentativa de evitar aproximações que deixem expostas suas fragilidades.

São como os caramujos, os tatus, as tartarugas e outros semelhantes.

Ao se sentirem ameaçados, escondem-se em suas carapaças naturais, e não deixam à mostra nenhuma de suas partes vulneráveis.

A propósito, você já tentou alguma vez retirar, à força, de seu esconderijo, um desses animaizinhos?

Seria uma tentativa fracassada, a menos que você não se importe em dilacerar o corpo do seu oponente.

No caso da tartaruga, por exemplo, quanto mais você tentar, com violência, retirála do casco, mais ela irá se encolher para sobreviver.

Mas, se você a colocar num lugar aconchegante, caloroso, que inspire confiança, ela sairá naturalmente.

Assim também acontece com os seres humanos. Se em vez da força se usar o afeto, o aconchego, a ternura, a pessoa naturalmente se desarma e se deixa envolver.

Às vezes a pessoa chega prevenida contra tudo e contra todos e se desarma ao simples contato com um sorriso franco ou um abraço afetuoso.

Mas, se ao invés disso encontra pessoas também predispostas à agressão, ao conflito, as coisas ficam ainda piores.

Como a convivência com outros indivíduos é uma realidade da qual não podemos fugir, precisamos aprender a lidar uns com os outros com sabedoria e sem desgastes.

A força nunca foi e nunca será a melhor alternativa, além de causar sérios prejuízos à vida de relação.

Portanto, criar relacionamentos harmônicos é uma arte que precisa ser cultivada e levada a sério.

Mas para isso é preciso que pelo menos uma das partes o queira e o faça.

E se uma das partes quiser, por mais que a outra esteja revestida de uma proteção semelhante à de um porco-espinho, ninguém sairá ferido e o relacionamento terá êxito.

Basta lembrar dessa regra bem simples, mas eficaz: em vez da força, o afeto.

E tudo se resolve sem desgastes.

* * *


De tudo o que fazemos na vida ficam apenas algumas lições:

A certeza de que estamos todos em processo de aprendizagem...

A convicção de que precisamos uns dos outros...

A certeza de que não podemos deter o passo...

A confiança no poder de renovação do ser humano.

Portanto, devemos aproveitar as adversidades para cultivar virtudes.

Fazer dos tropeços um passo de dança.

Do medo um desafio.

Dos opositores, amigos.

E retirar, de todas as circunstâncias, lições para ser feliz.


(Texto da Equipe de Redação do Momento Espírita. http://www.momento.com.br/pt/ler_texto.php?id=1203&let=P&stat=0) (texto recebido de A Era do Espírito) (quadro: neiva Passuello http://neiva.passuello.com.br/pinturas/afeto/)