quinta-feira, 28 de setembro de 2017

Estudo dirigido: O Evangelho segundo o Espiritismo

--------------------------------------------
EESE – Cap. XXIII – Itens 1 a 3
Tema:  Odiar os pais
--------------------------------------------

A - Texto de Apoio:

Odiar os pais

1. Como nas suas pegadas caminhasse grande massa de povo, Jesus, voltando-se, disse-lhes: - Se alguém vem a mim e não odeia a seu pai e a sua mãe, a sua mulher e a seus filhos, a seus irmãos e irmãs, mesmo a sua própria vida, não pode ser meu discípulo. -E quem quer que não carregue a sua cruz e me siga, não pode ser meu discípulo. - Assim, aquele dentre vós que não renunciar a tudo o que tem não pode ser meu discípulo. (S. LUCAS, cap. XIV, vv. 25 a 27 e 33.)

2. Aquele que ama a seu pai ou a sua mãe, mais do que a mim, de mim não é digno; aquele que ama a seu filho ou a sua filha, mais do que a mim, de mim não é digno. (S. MATEUS, cap. X, v. 37.)

3. Certas palavras, aliás, muito raras, atribuídas ao Cristo, fazem tão singular contraste com o seu modo habitual de falar que, instintivamente, se lhes repele o sentido literal, sem que a sublimidade da sua doutrina sofra qualquer dano. Escritas depois de sua morte, pois que nenhum dos Evangelhos foi redigido enquanto ele vivia, lícito é acreditar-se que, em casos como este, o fundo do seu pensamento não foi bem expresso, ou, o que não é menos provável, o sentido primitivo, passando de uma língua para outra, há de ter experimentado alguma alteração. Basta que um erro se haja cometido uma vez, para que os copiadores o tenham repetido, como se dá frequentemente com relação aos fatos históricos.
O termo odiar, nesta frase de S. Lucas: Se alguém vem mim e não odeia seu pai e sua mãe, está compreendido nessa hipótese. A ninguém acudirá atribuí-la a Jesus. Será então supérfluo discuti-la e, ainda menos, tentar justificá-la. Importaria, primeiro, saber se ele a pronunciou e, em caso afirmativo, se, na língua em que se exprimia, a palavra em questão tinha o mesmo valor que na nossa. Nesta passagem de S. João: "Aquele que odeia sua vida, neste mundo, a conserva para a vida eterna", é indubitável que ela não exprime a ideia que lhe atribuímos.
A língua hebraica não era rica e continha muitas palavras com várias significações. Tal, por exemplo, a que no Gênese, designa as fases da criação: servia, simultaneamente, para exprimir um período qualquer de tempo e a revolução diurna. Daí, mais tarde, a sua tradução pelo termo dia e a crença de que o mundo foi obra de seis vezes vinte e quatro horas. Tal, também, a palavra com que se designava um camelo e um cabo, uma vez que os cabos eram feitos de pelos de camelo. Daí o haverem-na traduzido pelo termo camelo, na alegoria do buraco de uma agulha. (Ver capítulo XVI, nº 2.) (1)
(1) Non odit, em latim: Kaï ou miseï em grego, não quer dizer odiar, porém, amar menos. O que o verbo grego miseïn exprime, ainda melhor o expressa o verbo hebreu, de que Jesus se há de ter servido. Esse verbo não significa apenas odiar, mas, também amar menos, não amar igualmente, tanto quanto a um outro. No dialeto siríaco, do qual, dizem, Jesus usava com mais frequência, ainda melhor acentuada é essa significação. Nesse sentido é que o Gênese (capítulo XXIX, vv. 30 e 31) diz: "E Jacob amou também mais a Raquel do que a Lia, e Jeová, vendo que Lia era odiada..." É evidente que o verdadeiro sentido aqui é: menos amada. Assim se deve traduzir. Em muitas outras passagens hebraicas e, sobretudo, siríacas, o mesmo verbo é empregado no sentido de não amar tanto quanto a outro, de sorte que fora contrassenso traduzi-lo por odiar, que tem outra acepção bem determinada. O texto de S. Mateus, aliás, afasta toda a dificuldade. - ( Nota do Sr. Pezzani.).
Cumpre, ao demais, se atenda aos costumes e ao caráter dos povos, pelo muito que influem sobre o gênio particular de seus idiomas. Sem esse conhecimento, escapa amiúde o sentido verdadeiro de certas palavras. De uma língua para outra, o mesmo termo se reveste de maior ou menor energia. Pode, numa, envolver injúria ou blasfêmia, e carecer de importância noutra, conforme a ideia que suscite. Na mesma língua, algumas palavras perdem seu valor com o correr dos séculos. Por isso é que uma tradução rigorosamente literal nem sempre exprime perfeitamente o pensamento e que, para manter a exatidão, se tem às vezes de empregar, não termos correspondentes, mas outros equivalentes, ou perífrases.
Estas notas encontram aplicação especial na interpretação das Santas Escrituras e, em particular, dos Evangelhos. Se se não tiver em conta o meio em que Jesus vivia, fica-se exposto a equívocos sobre o valor de certas expressões e de certos fatos, em consequência do hábito em que se está de assimilar os outros a si próprio. Em todo caso, cumpre despojar o termo odiar da sua acepção moderna, como contrária ao espírito do ensino de Jesus. (Veja-se também o cap. XIV, nº 5 e seguintes.)

B - Questões para estudo e diálogo virtual:

1 - Jesus terá mesmo dito: “Se alguém vem a mim e não odeia a seu pai e a sua mãe”?
2 - Segundo o texto, cite possível(is) significado(a) para a palavra “Odiar”.
3 - Extraia do texto acima a frase ou parágrafo que mais gostou e justifique.


quarta-feira, 27 de setembro de 2017

“Orientação / Diálogo Mediúnico” com Jaider Rodrigues de Paulo,


Mini-Curso com Jaider Rodrigues de Paulo
(inscrições no link abaixo)
“Orientação / Diálogo Mediúnico” com Jaider Rodrigues de Paulo, data 11/10, 18/10 e 25/10, três quartas-feiras, das 19h30min às 21h
Inscrições neste link: https://goo.gl/uFPnNy
Dúvidas neste telefone: 3334-7841

E, aí! Já leu?!





A VIDA CONTRA O ABORTO: DEZ
PERGUNTAS SOBRE A ORIGEM DA VIDA E
A NATUREZA DO EMBRIÃO

Dra. Marlene Nobre

O feto teria memória antes da formação do cérebro? Podem os genes determinar completamente o desenvolvimento humano ? 
A Ciência tem fortes e definitivos argumentos contra o aborto. Saiba quais são lendo as respostas deste livro às questões sobre a origem da vida e a natureza do embrião

E, aí! Vai ler?!

De: "Enrique Baldovino"
Enviada: 2017/09/24 22:22:16
Assunto: Lançamento pela LEAL das "Pérolas da Série Evangélica Amélia Rodrigues"
        Estimados amigos:
        Jesus sempre conosco!
    a) A Editora LEAL (Livraria Espírita Alvorada) lançou, em 7 de Setembro deste ano de 2017, no Centro Espírita Caminho de Redenção(Salvador, Bahia), os 2 volumes das "Pérolas da Série Evangélica Amélia Rodrigues" (https://www.livrarialeal.com.br/), com mais de 1.100 páginas.
    O Espírito AMÉLIA RODRIGUES ditou, através da psicografia de DIVALDO PEREIRA FRANCO, até esta data, 10 Livros de excelente conteúdo evangélico, doutrinário, poético e histórico, desde 1967, isto é, há 50 ANOS, data do Prólogo da Obra Primícias do Reino.
    b) Apartir dessa data, novos livros desse Espírito de escol foram ditados ao prestigioso médium, orador e educador Divaldo Franco, a saber (toda a Série tem quase 2.000 páginas):
    1) Primícias do Reino (1969) - PDR.
    2) Luz do Mundo (1971) - LDM.
    3) Quando voltar a Primavera (1977) - QVAP.
    4) Há flores no Caminho (1982) - HFNC.
    5) Pelos caminhos de Jesus (1987) - PCDJ.
    6) Trigo de Deus (1993) - TDD.
    7) Dias venturosos (1997) - DV.
    8) ...Até o fim dos Tempos (2000) - AOFDT.
    9) A Mensagem do Amor Imortal (2008) - AMAI.
    10) Vivendo com Jesus (2012) - VCJ.
   
    Ambos os volumes das "Pérolas da Série Evangélica Amélia Rodrigues" foram organizados por Regina Baldovino e Enrique Baldovino, destacando, por ordem alfabética, mais de 1.000 palavras-chaves (MIL), em forma de entradas principais, indicando vocábulos histórico-geográficos citados na comovente Série, nomes próprios da época evangélica e do contexto anterior e posterior à vinda do CRISTO, termos doutrinários, personagens e lições do EVANGELHO e de todos os tempos etc.
    c) As entradas secundárias somam mais de 4.600 remissões complementares, extraídas das 10 Obras da portentosa Série Amélia Rodrigues, Livros que formam como um Colar de Pérolas em torno das magníficas lições de JESUS, à guisa de um Quinto Evangelho.
    d) Além do dicionário alfabético, a obra conta com uma ampla Biografia Inédita de Amélia Augusta do Sacramento Rodrigues (26/05/1861 - 22/08/1926), em homenagem aos 50 ANOS do lançamento da Série Evangélica e como tributo à Vida e Obra de Dona Amélia Rodrigues, nas suas inúmeras e esquecidas facetas de:
    mestra, literata polígrafa, tradutora, abolicionista, pesquisadora, humanista, conferencista, católica militante, romancista, teatróloga, poetisa, educadora, articulista, pensadora, jornalista, estudiosa, ensaísta, dados precedidos por uma mini-biografia de Divaldo Pereira Franco, em homenagem também a este notável médium e conferencista, que acaba de cumprir 90 anos de idade e 70 anos de mediunidade com Jesus (mediunato ou mediumato).
    e) Finalmente, acreditamos, minha esposa Regina e eu, que com esta compilação homenageamos os 50 ANOS da referida Coleção, à que chamaremos SEMEAR, siglas da "Série Evangélica AliA Rodrigues", sigla-verbo com a qual destacamos carinhosamente a ação profícua desse Espírito, fiel a Jesus há tantos séculos, cujas pérolas colocamos à disposição de todo o público, a fim de facilitar a localização e a busca dessas pérolas-ensinos, fornecendo com facilidade o número do capítulo, da página e o nome do Livro citado da Série.
    Com o afeto de sempre,
     Enrique e Regina Baldovino.
    Foz do Iguaçu/PR - 24/09/2017

segunda-feira, 25 de setembro de 2017

Pergunta feita: Sempre tive muita vontade de fazer regressão...


Pergunta feita:

Sempre tive muita vontade de fazer regressão, e a cada dia que passa penso mais na ideia. Algo me diz que encontrarei respostas que busco desde a infância. O que pensar desse pensamento que me acompanha a tanto tempo?

Resposta dada:


É preciso, inicialmente, saber-se o por quê da vontade de se submeter a esse tipo de tratamento. Se for por mera curiosidade, todos os terapeutas que se especializaram no assunto desaconselham. 



O processo de regressão de memória, conhecido como terapia de vidas passadas ou, como preferem muitos, terapia de vivências passadas, pois a vida é uma só, é um procedimento que vem sendo adotado há algum tempo mas que somente nos últimos tempos vem ganhando notoriedade.



Muitos casos de fobias, de ansiedade, podem ter são tratados com esse tipo de terapia. Um fato ocorrido em um experiência corporal do passado pode afetar o bem-estar físico, espiritual, mental ou emocional do espírito numa posterior encarnação.



Como o próprio nome diz, trata-se de uma terapia, ou seja, um tratamento para curar algum tipo de distúrbio psicológico. E, como todo tratamento terapêutico, deve ser recomendado e ministrado por profissional devidamente habilitado. A sua utilização para satisfazer curiosidade ou através de quem não esteja capacitado a fazê-lo, pode trazer conseqüências danosas à saúde psíquica do paciente.



Portanto, entendemos que não há nenhum mal em fazê-lo, desde que seja recomendado por um psicoterapeuta especializado no assunto, a quem se deve procurar para uma avaliação sobre a sua conveniência. Nem todos os problemas psíquicos por que passamos têm a sua origem em existências passadas e somente o profissional habilitado é capaz de pode dizer da necessidade ou não do tratamento.

Equipe CVDEE

domingo, 24 de setembro de 2017

Superando Desafios - Programa 008

OUÇA AQUI:

parte 1


parte 2

Libertação - Programa 016

OUÇA AQUI:

Memórias De Um Suicida - Programa 016

OUÇA AQUI:

Pedagogia Espírita na Educação - PEE Programa 016

OUÇA AQUI

Parábolas E Ensinos De Jesus - Programa 016

OUÇA AQUI