sexta-feira, 12 de setembro de 2014

Encontro Semearte 2014 - Doutrina Espírita através da Arte

encontrosemearte

 

Mocidade Espírita André Luiz

Rua Abílio dos Santos, 137 – Bento Ribeiro, Rio de Janeiro

Esse ano iremos viajar para a Itália com Léon Denis através de Giovana, uma história que encanta corações!
Um delicado romance, adaptado agora para o teatro, Giovana é um dos primeiros textos espíritas de Denis.
Foi publicado em 1880, inspirado por uma viagem à Itália feita a serviço da casa comercial em que trabalha...va.
A história narra o encontro de dois jovens afinizados pelas muitas ideias e dúvidas relacionadas à imortalidade e ao progresso da alma alcançado através das vidas sucessivas e em diversos mundos.


Anote na sua agenda:

14 de Setembro - Domingo
10:30 a 12:30 - Salão do CELD

Com almoço temático, em seguida! Não perca!
Entrada Franca - Opcional um brinquedo para OSAA

Estudo dirigido: O Evangelho segundo o Espiritismo

------------------------------------------------------------------------------------------

EESE – Cap. V – Itens 20 e 21

Tema:  A felicidade não é deste mundo

           Perda de pessoas amadas. Mortes prematuras

-----------------------------------------------------------------------------------------

A - Texto de Apoio:

A felicidade não é deste mundo

20. Não sou feliz! A felicidade não foi feita para mim! exclama geralmente o homem em todas as posições sociais. Isso, meus caros filhos, prova, melhor do que todos os raciocínios possíveis, a verdade desta máxima do Eclesiastes: "A felicidade não é deste mundo." Com efeito, nem a riqueza, nem o poder, nem mesmo a florida juventude são condições essenciais à felicidade. Digo mais: nem mesmo reunidas essas três condições tão desejadas, porquanto incessantemente se ouvem, no seio das classes mais privilegiadas, pessoas de todas as idades se queixarem amargamente da situação em que se encontram.

Diante de tal fato, é incontestável que as classes laboriosas e militantes invejem com tanta ânsia a posição das que parecem favorecidas da fortuna. Neste mundo, por mais que faça, cada um tem a sua parte de labor e de miséria, sua cota de sofrimentos e de decepções, donde facilmente se chega à conclusão de que a Terra é lugar de provas e de expiações.

Assim, pois, os que pregam que ela é a única morada do homem e que somente nela e numa só existência é que lhe cumpre alcançar o mais alto grau das felicidades que a sua natureza comporta, iludem-se e enganam os que os escutam, visto que demonstrado está, por experiência arqui-secular, que só excepcionalmente este globo apresenta as condições necessárias à completa felicidade do indivíduo.

Em tese geral pode afirmar-se que a felicidade é uma utopia a cuja conquista as gerações se lançam sucessivamente, sem jamais lograrem alcançá-la. Se o homem ajuizado é uma raridade neste mundo, o homem absolutamente feliz jamais foi encontrado.

O em que consiste a felicidade na Terra é coisa tão efêmera para aquele que não tem a guiá-lo a ponderação, que, por um ano, um mês, uma semana de satisfação completa, todo o resto da existência é uma série de amarguras e decepções. E notai, meus caros filhos, que falo dos venturosos da Terra, dos que são invejados pela multidão.

Conseguintemente, se à morada terrena são peculiares as provas e a expiação, forçoso é se admita que, algures, moradas há mais favorecidas, onde o Espírito, conquanto aprisionado ainda numa carne material, possui em toda a plenitude os gozos inerentes à vida humana. Tal a razão por que Deus semeou, no vosso turbilhão, esses belos planetas superiores para os quais os vossos esforços e as vossas tendências vos farão gravitar um dia, quando vos achardes suficientemente purificados e aperfeiçoados.

Todavia, não deduzais das minhas palavras que a Terra esteja destinada para sempre a ser uma penitenciária. Não, certamente! Dos progressos já realizados, podeis facilmente deduzir os progressos futuros e, dos melhoramentos sociais conseguidos, novos e mais fecundos melhoramentos. Essa a tarefa imensa cuja execução cabe à nova doutrina que os Espíritos vos revelaram.

Assim, pois, meus queridos filhos, que uma santa emulação vos anime e que cada um de vós se despoje do homem velho. Deveis todos consagrar-vos à propagação desse Espiritismo que já deu começo à vossa própria regeneração. Corre-vos o dever de fazer que os vossos irmãos participem dos raios da sagrada luz. Mãos, portanto, à obra, meus muito queridos filhos! Que nesta reunião solene todos os vossos corações aspirem a esse grandioso objetivo de preparar para as gerações porvindouras um mundo onde já não seja vã a palavra felicidade. - François-Nicolas-Madeleine, cardeal Morlot. (Paris, 1863.)

Perda de pessoas amadas. Mortes prematuras

21. Quando a morte ceifa nas vossas famílias, arrebatando, sem restrições, os mais moços antes dos velhos, costumais dizer: Deus não é justo, pois sacrifica um que está forte e tem grande futuro e conserva os que já viveram longos anos cheios de decepções; pois leva os que são úteis e deixa os que para nada mais servem; pois despedaça o coração de uma mãe, privando-a da inocente criatura que era toda a sua alegria.

Humanos, é nesse ponto que precisais elevar-vos acima do terra-a-terra da vida, para compreenderdes que o bem, muitas vezes, está onde julgais ver o mal, a sábia previdência onde pensais divisar a cega fatalidade do destino. Por que haveis de avaliar a justiça divina pela vossa? Podeis supor que o Senhor dos mundos se aplique, por mero capricho, a vos infligir penas cruéis? Nada se faz sem um fim inteligente e, seja o que for que aconteça, tudo tem a sua razão de ser. Se perscrutásseis melhor todas as dores que vos advêm, nelas encontraríeis sempre a razão divina, razão regeneradora, e os vossos miseráveis interesses se tornariam de tão secundária consideração, que os atiraríeis para o último plano.

Crede-me, a morte é preferível, numa encarnação de vinte anos, a esses vergonhosos desregramentos que pungem famílias respeitáveis, dilaceram corações de mães e fazem que antes do tempo embranqueçam os cabelos dos pais. Frequentemente, a morte prematura é um grande benefício que Deus concede àquele que se vai e que assim se preserva das misérias da vida, ou das seduções que talvez lhe acarretassem a perda. Não é vítima da fatalidade aquele que morre na flor dos anos; é que Deus julga não convir que ele permaneça por mais tempo na Terra.

É uma horrenda desgraça, dizeis, ver cortado o fio de uma vida tão prenhe de esperanças! De que esperanças falais? Das da Terra, onde o liberto houvera podido brilhar, abrir caminho e enriquecer? Sempre essa visão estreita, incapaz de elevar-se acima da matéria. Sabeis qual teria sido a sorte dessa vida, ao vosso parecer tão cheia de esperanças? Quem vos diz que ela não seria saturada de amarguras? Desdenhais então das esperanças da vida futura, ao ponto de lhe preferirdes as da vida efêmera que arrastais na Terra? Supondes então que mais vale uma posição elevada entre os homens, do que entre os Espíritos bem-aventurados?

Em vez de vos queixardes, regozijai-vos quando praz a Deus retirar deste vale de misérias um de seus filhos. Não será egoístico desejardes que ele aí continuasse para sofrer convosco? Ah! essa dor se concebe naquele que carece de fé e que vê na morte uma separação eterna. Vós, espíritas, porém, sabeis que a alma vive melhor quando desembaraçada do seu invólucro corpóreo. Mães, sabei que vossos filhos bem-amados estão perto de vós; sim, estão muito perto; seus corpos fluídicos vos envolvem, seus pensamentos vos protegem, a lembrança que deles guardais os transporta de alegria, mas também as vossas dores desarrazoadas os afligem, porque denotam falta de fé e exprimem uma revolta contra a vontade de Deus.

Vós, que compreendeis a vida espiritual, escutai as pulsações do vosso coração a chamar esses entes bem-amados e, se pedirdes a Deus que os abençoe, em vós sentireis fortes consolações, dessas que secam as lágrimas; sentireis aspirações grandiosas que vos mostrarão o porvir que o soberano Senhor prometeu. - Sanson, ex-membro da Sociedade Espírita de Paris. (1863.)

B - Questões para estudo e diálogo virtual:

1 – No Eclesiastes encontramos: "A felicidade não é deste mundo." Podemos ter alguma felicidade nesse mundo?

2 – Por que alguns retornam ainda jovens ao mundo espiritual?

3 – Extraia do texto acima a frase ou parágrafo que mais gostou e justifique

quinta-feira, 11 de setembro de 2014

7ème Congrés Francophone de Médecine et Spiritualité – Lyon/France

jornadamedespfran

E, aí! Já viu?!

umolharnoparaisoTítulo Original: The Lovely Bones

Gênero: Drama/Espiritualista - 2009

Direção: Peter Jackson

Elenco: Saoirse Ronan, Mark Wahlberg, Stanley Tucci, Rachel Weisz

 

Um Olhar no Paraíso:
Uma menina preocupada em zelar por sua família mesmo depois de morrer. Essa é Susie (Saoirse Ronan), a personagem principal de Um Olhar no Paraíso (2009), que é assassinada brutalmente aos 14 anos. Presa em um espaço entre o céu e o inferno, ela precisa lidar com um paradoxo de sentimentos: o desejo de vingança contra seu assassino e a vontade de ver sua família superar sua morte traumática.

Comentário em Rede Amigo Espírita:

Filme atual, sensível e tocante no seu teor espírita. Vale a pena assistir!

O longa-metragem relata a história de uma menina que, depois de assassinada, ajuda o pai a desvendar o crime. O filme tem produção executiva de Steven Spielberg.Aos 14 anos, Susie Salmon foi estuprada, assassinada e estripada, mas não morreu completamente. De onde está ela pode observar sua família e seu assassino e torcer para que ele seja preso. Ainda assim, “Um Olhar
do Paraíso” não é um filme sobrenatural. É um drama sobre crime e castigo. Trata-se de uma adaptação do romance “
Uma Vida Interrompida“, realizada pelo diretor e corroteirista Peter Jackson (famoso pela trilogia “O Senhor dos Anéis”). O roteiro, que Jackson assina com Fran Walsh e Phillippa Boyens (suas parceiras na adaptação do texto de “O Senhor dos Anéis”), baseia-se no romance da norte-americana Alice Sebold, publicado em 2002, apresentando uma trama intrincada e bem observada que já demonstrava seu potencial para uma versão cinematográfica.

Em “Um Olhar do Paraíso”, Susie (Saoirse Ronan, de “Desejo e Reparação”) encanta-se com aquele lugar para onde vai depois de morta — a que chamam de “meio-termo”. Parte sonho lisérgico, parte parque de diversões, esse lugar reúne todas as garotas assassinadas pelo mesmo sujeito — interpretado por Stanley Tucci (indicado ao Oscar de ator coadjuvante por este trabalho). De lá, Susie observa esse homem e suas tramoias para encobrir seus crimes. Além disso, ele também joga uns olhares estranhos para a irmã mais nova de Susie, Lindsey (Rose McIver), que é também uma vítima em potencial.

De seu purgatório pessoal, a garota também assiste à dissolução de sua família. O pai, Jack (Mark Wahlberg, de “Os Infiltrados”), obcecado por capturar o assassino, negligencia a mãe e os outros filhos. A mãe, Abigail (Rachel Weisz, de “Um beijo roubado”), não aguenta a tragédia e vai embora de casa. Já Lindsey tenta levar a sua vida. Susie se preocupa com todos aqueles que ficaram.O filme é denso, mas o roteiro acerta no clima de suspense ao fazer a narradora dizer à plateia que será morta e adiar a cena do assassinato por vários minutos, que se tornam cada vez mais intensos pela expectativa gerada. São particularmente emocionantes e doloridos os momentos em que Susie ainda não sabe que morreu e sai pela cidade em busca de seus pais. Porém, mostrar visualmente o que acontece após a morte é sempre um desafio ingrato. Era necessário não cair nos velhos lugares comuns de nuvens e seres vestidos de branco. A solução encontrada é satisfatória: o limbo de Susie reflete seus sonhos, medos e aspirações de menina. E a cena dos barcos engarrafados se quebrando na praia por si só já é um belo momento

Além do tema difícil, repleto de sofrimentos e perdas irreparáveis, Spielberg e Jackson ainda tinham de driblar a sempre complicada questão da verossimilhança, ou seja, fazer o público realmente acreditar que é possível uma pessoa morrer e ficar, do outro lado, acompanhando o que acontece por aqui. E nada melhor para resolver questões desta ordem que um elenco competente. Sábia decisão. Além dos já citados Tucci e Saoirse, o elenco é completado por outros nomes de peso que dão conta do recado,como Mark Wahlberg, Rachel Weisz e Susan Sarandon.

O livro de Sebold força a narrativa a um extremo, no qual a menina morta é uma narradora onisciente que fala com seus leitores com uma franqueza brutal. Há algo de muito interessante na forma como a história se abre, como a tragédia maior alavanca pequenas tragédias individuais que ameaçam o núcleo familiar. O título original do livro e do filme, “The Lovely Bones” (traduzido nas legendas como “restos angelicais”), não se refere apenas aos delicados restos mortais de Susie, mas, também, à trama complexa e frágil que une e separa as pessoas.


Assista o filme completo :

http://sementesdasestrelas.blogspot.com.br/2013/11/um-olhar-do-paraiso-filme-completo.html

quarta-feira, 10 de setembro de 2014

1o. Festival de Música Espírita de São Bernardo do Campo–SP

festivalmusicaespsbcsp

O que acontece com a alma de quem se mata? Perde a alma? A alma tem salvação?

O que acontece com a alma de quem se mata? Perde a alma? A alma tem salvação?

- Segundo a Doutrina Espírita a alma é imortal, portanto é indestrutível. Um dos princípios básicos da Doutrina Espírita é a reencarnação que representa uma das formas pela qual se manifesta a Justiça de Deus. Portanto, todas as almas têm salvação.
Em uma reencarnação a criatura desenvolve valores; noutra, ela já realiza outra experiência, como se fossem etapas, séries de uma grande escola. Quando alguém se equivoca e falha em uma existência corporal reencarna-se mais tarde com os mesmos problemas e repete a experiência fracassada. Quando vence as dificuldades, é promovido a um estágio superior.
Somos Espíritos em aprendizagem, em constante progresso. Todos nós, um dia, seremos perfeitos, felizes. Como bem disse Jesus: "Nenhuma das ovelhas de meu Pai se perderá, mas todas elas terão que pagar ceitil, por ceitil, do que devem". Equivale dizer que, nenhum de nós estará mergulhado em um sofrimento eterno. Não! O Pai é de Infinita Bondade. E se é infinitamente Bom, não podemos imaginar que ele Castiga seus filhos eternamente por uma falta! Às vezes, nem um pai humano faz isso. Imaginemos Deus!
No entanto, todos nós teremos que recuperar as nossas faltas, reeducar os nossos sentimentos, para um dia chegarmos à felicidade total. Aquele que se suicida comete um crime grave! Talvez seja um dos crimes de maior gravidade. Isso porque ele tenta destruir o maior patrimônio que existe: A Vida! E ele não é Autor da Vida, mas sim alguém que desfruta da Vida. Os Espíritos Suicidas que se comunicam falam das suas dores, do seu remorso intenso. A primeira decepção do suicida é se deparar, surpreendido, com a Vida. Ele esperava que fosse mergulhar em um escuro total, na Inconsciência. Mas, o que ocorre é totalmente diferente. Ele continua vivo. Com os mesmos problemas!
Uma sensação que ocorre também é o suicida encontrar-se preso ao corpo físico. Porque ele destruiu o corpo, mas não houve desencarnação natural. Ou seja, os laços que prendiam o espírito ao corpo não foram, por assim dizer, liberados. O que ocorre então são sensações de dores horríveis! Ele acompanha o enterro, e sente todo o processo de transformação do corpo. A decomposição, os vermes roerem o corpo, os suicidas experimentam as sensações com dores incríveis!
O sofrimento da consciência arrependida é difícil de ser narrado por eles. Eles constatam que não conseguiram fugir dos problemas, e agora estão em situação pior. Porque terão que reencarnar talvez em um corpo doente, para dar valor à vida.
Uma das obras da Doutrina Espírita mais lidas, "Memórias de um Suicida", recebida pela médium Yvonne do Amaral Pereira, narra o martírio dos suicidas. A conclusão que se tira desse livro é que: todas as misérias humanas, todas as desgraças, todas as tragédias juntas, são muito pouco ao lado dos sofrimentos que o suicídio proporciona.
Como ajudar um suicida? Através da oração. A oração, o pedido a Deus por aquela alma, é como se fosse um bálsamo, um alivio na sua vida. O Espírito sente, e fica sensibilizado com as preces que fazem por ele!
Se alguém sente a vontade ou pensa em abreviar a própria vida pensando em solucionar seus problemas, recomendamos buscar ajuda em uma casa espírita séria, perto de onde se encontra ou contate a Federação Espírita do seu Estado para maiores esclarecimentos. Também sugerimos a prática do Evangelho no lar. É um trabalho simples: escolhemos alguns minutos por semana e nos reunimos com todos aqueles que vivem conosco, para o aprendizado das lições de Jesus.
Recomendável seja feito esse estudo no mesmo dia da semana e horário. Iniciamos com uma prece espontânea, abrimos uma página do Evangelho e lemos, em voz alta, alguns trechos, comentando-os em seguida. Se os familiares não quiserem participar da leitura, não se deve desanimar, e sim prosseguir fazendo a leitura e reflexão do Evangelho, pois os bons espíritos e Jesus estarão amparando.

terça-feira, 9 de setembro de 2014

4o. Congresso Espírita do Estado do Rio de Janeiro

congressoesprio2014

Vídeo e reflexão: Heterofobia


Assista o vídeo AQUI

Caminhada pelo Dia Mundial da Prevenção do Suicídio

O dia 10 de setembro é designado oficialmente em todo o mundo como o Dia Mundial da Prevenção do Suicídio - iniciativa da Associação Internacional para Prevenção do Suicídio em parceria com o Organização Mundial de Saúde (OMS).
Hoje, uma vida se perde a cada 40 segundos em todo o planeta. No Brasil, cerca de 25 pessoas por dia cometem o suicídio e, para cada um que é consumado, aproximadamente 20 tentam mas não desencarnam.
Por isso o Centro de Valorização da Vida (CVV) organiza a 2ª Caminhada Noturna pela Valorização da Vida, que acontecerá no dia 11 de setembro de 2014 em São Paulo, a partir das 20h. A saída será da Praça Ramos de Azevedo, em frente ao Teatro Municipal.
Mais informações sobre o evento podem ser obtidas no site www.cvv.org.br.

segunda-feira, 8 de setembro de 2014

Homem encontra terra sem dono e faz de sua filha a princesa

Homem encontra terra sem dono e faz de sua filha a princesa

Jeremias Heaton, dos EUA, prometeu a sua filha, Emily, que a transformaria em uma princesa de verdade. Com um território entre o Egito e o Sudão, ele quase conseguiu
Um americano está reivindicando um pedaço de terra entre o Sudão e o Egito, no norte da África. Segundo ele, o território não pertence a nenhuma nação e ele quer ser o rei do local, tranformando sua filha de sete anos em, literalmente, uma princesa. As informações são do jornal The Telegraph.
Segundo a publicação, Jeremias Heaton, de Virginia, prometeu a sua filha, Emily, que a transformaria em uma princesa de verdade. Por isso, pesquisou sobre o lugar na internet e, mais tarde, viajou junto com ela até o local. Ao chegar lá, plantaram uma bandeira com o brasão da família no solo.
De acordo com especialistas, para reivindicar o reino, o qual chamou de "Sudão do Norte", Heaton deverá conseguir uma permissão do governo do Egito e do Sudão, além do reconhecimento das Nações Unidas e de outros grupos.
Emily anda com uma coroa para onde quer que vá, agora que se sente uma princesa. Enquanto isso, Heaton garante que, em breve, terá os documentos necessários para tomar posse do "reino", onde não mora ninguém.
Notícia publicada no Portal Terra, em 15 de julho de 2014.

Claudio Conti* comenta
A notícia é muito interessante quando analisada à luz do Espiritismo, pois demonstra até onde espíritos compatíveis com um mundo de expiação e provas podem chegar para satisfazer o que acreditam ser as suas necessidades.
Na pergunta 823 de “O Livro dos Espíritos”, Kardec questiona sobre o desejo que o homem sente de perpetuar sua memória por meio de monumentos fúnebres. A resposta é que este seria o “Último ato de orgulho”.
Assim, percebemos como se pode levar o orgulho a limites extremos, tentando mantê-lo, inclusive, após a morte. A pergunta que vem à mente é: Até que ponto, neste sentido, chega-se durante a encarnação? Na notícia em análise, podemos dizer que até o ponto de fazer qualquer coisa para se tornar rei.
Apesar de parecer esdrúxulo, presenciamos, vivenciamos ou estamos sujeitos a situações muito semelhantes, quando a busca pelo poder se torna, muitas vezes, voraz e sem limites, e em que os contendores perdem todas as restrições que a moral impõe, sendo capazes de atitudes de baixeza extremas. Essas situações são encontradas em disputas eleitorais, cargos em empresas, nos lares, etc.
Um bom alerta pode ser encontrado em “O Evangelho Segundo o Espiritismo”, cap. XVII, item 7, sob o título de O DEVER. O espírito Lázaro afirma que o dever fica entregue ao livre-arbítrio e que o aguilhão da consciência adverte sobre os caminhos a seguir, porém pode ser impotente diante dos sofismas da paixão.
"Sofisma" é uma mentira, propositalmente maquiada por argumentos verdadeiros, para que possa parecer real, e isto, muitas vezes, é feito inconscientemente quando se encontram motivos para justificar comportamentos inadequados. Portanto, é preciso estar atento diante das opções e decisões para não incorrer em equívocos decorrentes do orgulho que podem perdurar no tempo, transcendendo o próprio período da encarnação.

* Claudio Conti é graduado em Química, mestre e doutor em Engenharia Nuclear e integra o quadro de profissionais do Instituto de Radioproteção e Dosimetria - CNEN. Na área espírita, participa como instrutor em cursos sobre as obras básicas, mediunidade e correlação entre ciência e Espiritismo, é conferencista em palestras e seminários, além de ser médium pscógrafo e psicifônico (principalmente). Detalhes no site www.ccconti.com.

Vídeo reflexão

Assista o vídeo AQUI