sábado, 1 de junho de 2013

Acontece: peça teatral - "O Céu Pode Esperar!"

Peça com temática espírita em apresentação em SP

A Troupe Teatral Paulistana apresenta "O Céu Pode Esperar!", uma adaptação para teatro do romance espírita de mesmo nome, do Espírito Antônio Carlos, psicografado pela médium Vera Lúcia Marinzeck de Carvalho, a mesma autora de “Violetas na Janela”. O espetáculo fica em cartaz até o dia 23 de junho.
Oito atores interpretam quarenta e oito personagens, em cenas temperadas com bom humor e repletas de ensinamentos espirituais, que revelam que o céu pode esperar por aqueles que fazem o bem na Terra, praticando o amor, a abnegação e a fraternidade.
Depois da morte de Alexandre, o filho a quem amava tanto, Pedro perdeu a vontade de viver. Sua esposa, Mônica, apaixonou-se por outro homem e a filha de dezessete anos está grávida. Arrasado, Pedro quer acabar com a sua vida, mas como o suicídio é um pecado grave, resolve então ajudar aqueles que estão em perigo, na esperança de encontrar a própria morte.
A partir daí, começam a acontecer cenas engraçadas e eventos inusitados que vão culminar com um final surpreendente.
As apresentações acontecem sempre aos domingos, às 19h, no Teatro do Corinthians, Rua São Jorge, 777, Tatuapé, São Paulo, SP.
Outras informações podem ser obtidas pelos telefones (11) 2819-9130, (11) 963-640-554, (11) 984-593-020 ou (11) 992-495-544.

sexta-feira, 31 de maio de 2013

quarta-feira, 29 de maio de 2013

Anotações: O necessário e o supérfluo

IV – Necessário e Supérfluo 


(LE, tradução J.Herculano Pires)
715. Como pode o homem conhecer o limite do necessário?
- O sensato o conhece por intuição e muitos o conhecem à custa de suas próprias experiências.
 
716. A Natureza não traçou o limite do necessário em nossa própria organização?
— Sim, mas o homem é insaciável. A Natureza traçou limites de suas necessidades na sua organização, mas os vícios alteraram a sua constituição e criaram para ele necessidades artificiais.
 
717. Que pensar dos que açambarcam os bens da Terra para se proporcionarem o supérfluo, em prejuízo dos que não têm sequer o necessário?
Desconhecem a lei de Deus e terão de responder pelas privações que ocasionarem.
 
Comentário de Kardec: O limite entre o necessário e o supérfluo nada tem de absoluto. A civilização criou necessidades que não existem no estado de selvageria, e os Espíritos que ditaram esses preceitos não querem que o homem civilizado viva como selvagem. Tudo é relativo e cabe à razão colocar cada coisa em seu lugar. A civilização desenvolve o senso moral e ao mesmo tempo o sentimento de caridade que leva os homens a se apoiarem mutuamente. Os que vivem à custa das privações alheias exploram os benefícios da civilização em proveito próprio; não têm de civilizados mais do que o verniz, como há pessoas que não possuem da religião mais do que a aparência.

terça-feira, 28 de maio de 2013

Como ser um consumidor consciente.

 
Para poder fazer escolhas mais adequadas, o consumidor deve ter informações sobre origem, composição, embalagem e destino final dos produtos.
No dia 15 de outubro é comemorado o Dia do Consumo Consciente. A data foi instituída pelo Ministério do Meio Ambiente (MMA), no Brasil, para conscientizar a população sobre os problemas socioambientais que os padrões atuais de produção e consumo estão causando ao planeta Terra e aos próprios seres humanos.
Para nortear as ações do governo nessa área, o MMA lançou, em 23 de novembro de 2011, o Plano de Produção e Consumo Sustentáveis (PPCS), documento que articula as ações de governo, do setor produtivo e da sociedade por um Brasil com padrões mais sustentáveis de produção e consumo.
O PPCS tem seis objetivos: fomentar no país as compras sustentáveis; promover a educação para o consumo sustentável; trabalhar a agenda ambiental na administração pública de forma a transformar os prédios e a gestão pública para que se tornem mais sustentáveis; trabalhar o varejo sustentável; aumentar a reciclagem e fomentar novas cadeias produtivas e torná-las fonte de renda para os catadores nos grandes centros.
A origem de tudo
Em 2003, o Brasil aderiu ao Processo de Marrakesh e o MMA comprometeu-se a promover o consumo sustentável como uma das diretrizes da pasta. O documento solicita e estimula que cada país membro das Nações Unidas, subscritor do processo, desenvolva seu plano de ação para promover o alcance de padrões sustentáveis de consumo e produção, alinhados com as necessidades de desenvolvimento social e econômico, dentro, porém, dos limites da capacidade ambiental.
No âmbito internacional, a organização não governamental “Consumers International” (CI) promoveu uma mobilização mundial (“Global Consumer Action Day”) no dia 15 de outubro de 2008, com o objetivo de mostrar a importância da educação para o consumo sustentável. O movimento contou com a adesão de mais de 40 instituições membros da CI e outros grupos de consumidores em 33 países.
“Para fazer escolhas mais conscientes o consumidor deve buscar informações sobre a origem e o destino de tudo o que consome”, explica a analista ambiental Fernanda Capdeville, lotada no Departamento de Produção e Consumo Sustentável (DPCS) do MMA. “Pare hoje para repensar seus hábitos de consumo e suas atitudes como cidadão-consumidor”.

segunda-feira, 27 de maio de 2013

Pergunta feita: As condições fundamentais para obter a cura são somente o merecimento e a fé do paciente?

As condições fundamentais para obter a cura são somente o merecimento e a fé do paciente?
 
- A cura, na visão espírita, deve ser entendida a partir da tríplice realidade do ser humano: Espírito-perispírito-corpo. O primeiro é a essência inteligente, imortal e indestrutível. É criado simples e ignorante e está sempre em processo evolutivo adquirindo experiências através das provas que se apresentam nas sucessivas reencarnações (O Livro dos Espíritos, de Allan Kardec, questão 115). Além dessa "carência evolutiva" por provas, o ser imortal corre o risco de exceder-se, afrontando as Leis Divinas gravadas na Consciência (op. cit., questão 621), adquirindo expiações para reparar o engano cometido.
Ainda, existem as missões em que Espíritos nobres se valem da existência física para demonstrar como é possível renunciar às paixões materiais frente a uma dificuldade de percurso. Naturalmente, as tribulações da vida durante a encarnação também são causadas pela imprudência, constituindo um grande conjunto de causas atuais das aflições, como Allan Kardec explicou no capítulo V de O Evangelho Segundo o Espiritismo.
O perispírito é a "condensação do fluido cósmico universal em torno de um foco de inteligência" (A Gênese, de Allan Kardec, cap. XIV, item 7). É o reflexo, por assim dizer, do campo mental do Espírito sobre os fluidos, que vibram e se agrupam em torno daquilo que o Espírito emite. Ademais, o perispírito possibilita a ligação entre o Espírito, um ser incorpóreo, ao corpo físico, ligando-se a este molécula a molécula. O corpo físico é um agregado perecível de tecidos celulares que se sustentam pelo fluido vital, um conjunto de energias presentes nas reações bioquímicas dentro e fora das células. O fluido vital ao mesmo tempo dá um automatismo incrível para as funções dos órgãos, porém é sustentado pela retroalimentação do perispírito.
A saúde, conforme define a Organização Mundial da Saúde, é o bem-estar físico, psíquico e social. Na visão espírita, devemos acrescentar o bem-estar espiritual, já que, segundo o que expomos, o Espírito é cerne das necessidades, que se refletem energeticamente nos tecidos perispirituais, os quais, por sua vez, vibram causando a harmonia ou desarmonia do conjunto celular do corpo físico. Uma doença instala-se, pois, apenas dentro do contexto espiritual de provas, expiações, missões ou imprudência que o Espírito gera para si próprio, nesta ou numa encarnação anterior.
É também interessante refletir que quando uma pessoa está doente no corpo físico, é difícil saber se é o fim ou o começo desses processos, o que significa que, nesses casos, não se sabe se o problema ainda também está espiritual e perispiritual ou se é apenas a última exaustão física de uma dificuldade evolutiva resolvida. A cura , da mesma forma, deve ocorrer nos três níveis e apenas será profunda, verdadeira e permanente se o processo espiritual principal for sanado, isto é, se a prova for cumprida com resignação, se a expiação foi bem utilizada para reparar um engano, se a missão foi bem sucedida e/ou se a imprudência foi interrompida. As terapias mais ortodoxas - as cirurgias materiais e os remédios que interferem diretamente nas moléculas celulares - limitam-se ao corpo físico, na tentativa sempre paliativa de conter o processo. São, sem dúvida, indispensáveis em muitos casos, e trarão grandes resultados se a doença apenas limitar-se ao corpo físico, ou seja, estiver na fase final do processo espiritual. As terapias ditas "energéticas" procuram atuar no perispírito, que, em absorvendo energias salutares, refletem para as células que seguirão o compasso do novo "concerto" renovador "consertando" e reestabelecendo a saúde de "dentro para fora".
Entendendo esse contexto, o movimento espírita adotou a fluidoterapia que consiste no passe e na água fluidificada.
 
(fonte:Espiritismo.Net)


domingo, 26 de maio de 2013

E, aí?! Já leu?! :)


Sinopse

Neio Lúcio (espírito) Francisco Cândido Xavier (autor) Wanda Amorim Joviano (organizadora)
A autoria desse livro pertence ao professor Arthur Joviano, o estimado benfeitor espiritual que todos nós conhecemos com o nome de Neio Lúcio, personagem do romance 50 anos depois, de quem recebemos valiosos ensinamentos dirigidos ao espírito imortal que vai vencer a morte e transpor os séculos. Chico Xavier psicografou estas mensagens durante o culto do Evangelho no lar da família Joviano, na Fazenda Modelo em Pedro Leopoldo, onde trabalhava. Neste Colheita do bem estão as mensagens recebidas nos anos de 1949 a 1952, sendo, portanto, as últimas recebidas na Fazenda Modelo, uma vez que em 1952 a família Joviano transferiu definitivamente sua residência para a cidade do Rio de Janeiro. Colheita do bem finaliza a série iniciada com o livro Sementeira de luz, seguido pelo Sementeira de paz — formando uma verdadeira trilogia da luz, da paz e do bem maior, que a todos nos une no carreiro da evolução espiritual para Deus.
Autor: Franscisco Cândido Xavier/Neio Lucio-Joviano/Wanda Joviano
Editora: Vinha de Luz