sábado, 3 de março de 2012

Informativo Legal: O que é gênero?

O que é gênero?
O conceito de gênero é relativamente recente, surgiu dos estudos sobre a mulher na década de 70, visando eliminar os obstáculos da vida social, política, econômica e cultural na promoção da igualdade entre homens e mulheres. Esses estudos permitiram uma maior visibilidade aos problemas das mulheres e expuseram a desigualdade de poder nas relações entre as pessoas de ambos os sexos, particularmente no que diz respeito às decisões sobre a vida reprodutiva.

O conceito de gênero surgiu como um instrumento de análise para ajudar a melhor entender as relações entre homens e mulheres numa determinada sociedade e num determinado momento histórico. É um conceito importante porque procura mostrar que certos modelos de conduta e expectativas para homens e mulheres são construídos socialmente através dos tempos - e não determinados pelo sexo biológico - e, assim sendo, podem ser mudados. Aliás, há autores que se referem a gênero como o sexo social para diferenciá-lo do sexo biológico.

Autor: Comunicação em Sexualidade - ECOS

(fonte:) http://www.adolec.br/adolecfaq/index.php?action=artikel&cat=3&id=64&artlang=pt-br)

quinta-feira, 1 de março de 2012

Estudo Dirigido: O Livro dos Espíritos XLI

Ainda estudando os itens de 873 à 919, responda as questões abaixo, justificando sua resposta:


1) O que pensar da mendicidade?

2) Em que difere o amor maternal nos animais do amor maternal do homem?

3) Como justificar o ódio de uma mãe pelo próprio filho?

4) Como entender as pessoas que fazem o bem por um impulso espontâneo?

5) Qual o indício masi característico da imperfeição?


(Apostila de estudos das obras codificadas por Allan kardec - IDE-JF/MG)

quarta-feira, 29 de fevereiro de 2012

Notícia: "Voto de castidade não impede sexo entre jovens, diz estudo."

da Efe, em Washington.

Os adolescentes que fizeram voto de castidade até o casamento praticam sexo tanto como os que deixaram a promessa de lado, e é provável que não tenham tanto cuidado para evitar doenças e a gravidez, afirma um estudo publicado na revista americana "Pediatrics".
A pesquisa foi conduzida por Janet Rosenbaun, da Escola John Hopkins Bloomberg de saúde pública, dos Estados Unidos, e teve foco na relação entre promessa e prática dos adolescentes de ambos os sexos, que fizeram votos públicos de se absterem de atividade sexual até o casamento.

Nas últimas décadas, essa foi uma prática entre muitos grupos religiosos mais conservadores e, em cerimônias, os adolescentes proclamam sua decisão de se manter virgens até o casamento, e em muitos casos usam um anel que simboliza esse compromisso. (...).



Comentário:


A nota acima nos dá o resultado de um estudo feito nos Estados Unidos. Se esse estudo fosse feito aqui no Brasil, qual seria o resultado?
A promessa de castidade seria levada mais a sério? Acreditamos que não. A sexualidade faz parte do desenvolvimento do ser humano e na adolescência os hormônios estão em plena efervescência.
Diante dos estímulos e apelos sexuais que estão no dia a dia em diversos meios de comunicação, nas redes sociais, na moda, fica muito difícil para o adolescente administrar essa sexualidade. (...).





terça-feira, 28 de fevereiro de 2012

Qual sua opinião?! - Katie Kirkpatrick – Mesmo com câncer terminal, ela lutou até o fim!

A história abaixo é real e nos faz refletir em vários aspectos que lemos e estudamos na Doutrina Espírita e que muitas vezes temos dificuldades em verificar sua presença e a possibilidade de vivermos em conformidade com esses ensinamentos.

Assim, depois de ler a história da Katie, que tal conversarmos sobre o que podemos aprender e como podemos nos auxiliar com o exemplo dado?!

Aguardamos vc E sua opinião, tá?! :)
beijos e abraços



Katie Kirkpatrick – Mesmo com câncer terminal, ela lutou até o fim!



Essa é uma das muitas histórias que circulam pela rede; mas, ao contrário de muita mensagem falsa que circula por aí, essa é verdadeira e conta realmente como foram os últimos dias na vida da jovem Katie Kirkpatrick.

A curta, porém rica, história de Katie teve seu primeiro solavanco em 2002, quando ela foi diagnosticada com um tipo de tumor malígno no cérebro. Isso não a abateu, pois ela continuou com os estudos normalmente, até que em 2003, foi diagnosticada novamente com outro tumor.

Dessa vez, Kirkpatrick recebeu um diagnóstico de um tumor malígno e inoperável muma das artérias próximas ao pulmão.


Você pensa que ela desanimou? Nananinanão!


A jovem Katie, ainda participou de um tour na França para levantar fundos em prol de uma fundação cuida de pessoas com cancer!

No dia 15 janeiro de 2005, depois de 3 anos lutando contra a doença, a moça casou-se com o delegado da cidade de Lapeer, Nick Godwin, na Igreja de Cristo em Hazel Park – Michigan.

Cinco dias depois, Katie Kirkpatrick Godwin faleceu no McLaren Regional Medical Center, em Flint – Michigan.

Sites pesquisados:

- Rochester College - http://www.rc.edu/news/news_katieandlance.htm
- Katie Kirkpatrick - Site oficial - http://katiekirkpatrick.com/
- Fotografias - http://bop.nppa.org/2006/still_photography/winners/OES/67966/134497.html
- Spa Katie - http://www.katiesspa.com/about.php#section-about-katies
- Snopes -
http://www.snopes.com/photos/people/katie.asp



LEGENDA DAS FOTOS:



(1) A moça da foto se chama Katie Kirkpatrick, de 21 anos. Ao lado dela está o noivo, Nick, de 23. A foto foi tirada pouco antes da cerimônia de casamento dos dois, realizada em 11 de janeiro de 2005 nos Estados Unidos. Katie tem câncer em estado terminal e passa horas por dia recebendo medicação. Na foto Nick aguarda o término de mais uma destas sessões.

(2) Apesar de sentir muita dor, de vários órgãos estarem apresentando falência e ter que recorrer à morfina, Katie levou adiante o casamento e fez questão de cuidar do máximo de detalhes. O vestido teve que ser ajustado várias vezes, pois Katie perde peso todos os dias devido ao câncer.

(3) Um acessório inusitado na festa foi o tubo de oxigênio usado por Katie. Ele acompanhou a noiva em toda a cerimônia e na festa também. O outro casal da foto são os pais de Nick, emocionados com o casamento do filho com a mulher que namorou desde a adolescência.

(4) Katie, sentada em uma cadeira de rodas e com o tubo de oxigênio, ouve o marido e os amigos cantarem para ela.


(5) No meio da festa Katie tira um tempo para descansar. A dor a impede de ficar de pé por muito tempo.


(6) Katie morreu 5 dias após o casamento. De qualquer forma, ver uma menina tão debilitada vestida de noiva e com um sorrisão nos lábios faz pensar se a vida é mesmo tão complicada...

(fonte: http://www.e-farsas.com/katie-kirkpatrick-mesmo-com-cancer-terminal-ela-lutou-ate-o-fim.html)

segunda-feira, 27 de fevereiro de 2012

Se liga: Campanha Se beber, não dirija!






"A idéia que se faz do álcool como produto estimulante é falsa, não passa de mito. Na verdade, a sensação estimulante provocada pelo álcool, nada mais é do que a diminuição da inibição. De fato, o álcool é depressivo e a sua ação pode induzir ao sono.

A ação depressiva do álcool no cérebro e no sistema nervoso central reduz a capacidade mental e física diminuindo a habilidade para a realização de tarefas mais complexas como por exemplo conduzir um veículo.

Conduzir veículo é tarefa que requer habilidade e prudência, todavia, estes requisitos são facilmente anulados após o motorista ter ingerido bebida alcoólica.
Grande parte dos acidentes de trânsito ocorridos no Brasil é consequência direta da embriaguez ao volante, isso porque muitas pessoas ainda acreditam no falso poder estimulante do álcool.

Todo condutor de veículos em estado de embriaguez, mesmo leve, compromete gravemente a sua segurança e a dos usuários da via. "

domingo, 26 de fevereiro de 2012

Desculpas que usamos: Segunda-feira eu começo...






Quantas vezes, diante de uma tarefa, um objetivo, um sonho, você já soltou esta frase "Segunda-feira eu começo"?


Você é daquelas pessoas que está sempre deixando para começar amanhã ou segunda-feira algo que deseja fazer? Está sempre dizendo que vai começar sua tarefa, sonhos, objetivos, metas amanhã ? Algumas pessoas têm a característica de adiar qualquer coisa que tenha que fazer, independente do seu grau de importância, com o intuito de aproveitar um pouco mais as vantagens, se é que existem, de continuar com os mesmos velhos hábitos, mesmo que esses sejam algo negativo.

Adiar mudanças, deixar sempre para depois, muitas vezes é motivado pela necessidade de manter o velho, porém o velho é aquilo que já conhecemos e sabemos lidar com ele, mesmo que esse velho possa nos deixar tristes, estagnados, parados...

Bem, é certo que, às vezes, é sábio deixarmos o tempo passar e agir, de forma a nos auxiliar a ver uma situação, fato, questão, solução de forma mais clara. No entanto, nem sempre deixar o tempo correr produz um resultado positivo, pois essa nossa parada pode esconder, na verdade, nossos medos, nossas angústias e nossas inseguranças em adotar uma postura diferente, ou demonstrar um ponto de vista diferente ou apresentar uma solução diferente das conhecidas ou mesmo em buscar realizar nosso sonho e, portanto, em medo de sermos felizes.

Daí arrumamos várias desculpas para adiarmos o que temos que resolver, fazer, agir, realizar: "hoje não dá mais tempo"; "hoje tenho tantas coisas para fazer"; “ainda não estou amadurecido para assumir essa tarefa” Podemos ainda adiar algumas coisas porque consideramos que será cansativo, trabalhoso, chato, bobo. Daí nossa desculpa será: “Mas se é tão ruim/cansativo/bobo/chato, nada positivo, por que terei que fazê-lo?” etc e tal.

E teremos, com certeza, várias outras desculpas – disfarçadas em justificativas plausíveis, uma vez que nem mesmo perceber que o fazemos - para adiarmos o fazer/realizar/produzir algo que nos modifique e modifique nossa vida.

Pera lá! Claro que toda tarefa, mudança, busca de realizar objetivos dará trabalho, não é mesmo? Assim, transforme a insegurança, a indecisão, o medo, a baixa auto-estima em: ação, em coragem, em certeza. E vá fazendo, vá agindo, vá realizando do jeito que você pode e consegue, com os recursos que você tem.

Não espere, portanto, ser perfeito para realizar e para agir.

Não se esqueça de que cada pequena conquista fará com que se sinta realizado consigo mesmo e caminhando rumo à felicidade real, mas a cada hora que adiar para começar a jornada, estará adiando na mesma proporção os resultados que tanto deseja e merece.

Lembre-se de que não sabemos, enquanto estamos encarnados, se haverá o amanhã aqui no mundo material, mas no hoje podemos agir, semear, sermos afetivos, enfim, investirmos em todas as nossas possibilidades e oportunidades.

Lembre-se você pode e é capaz de começar agora! Ou... Será que ainda assim você prefere deixar para segunda-feira?


(Lu - colaboradora efetiva das equipes do CVDEE e do Espiritismo.Net)