sábado, 26 de janeiro de 2013

Jovem de 15 anos assina estudo publicado na 'Nature'

Pesquisa aponta a rotação sincronizada de um disco de galáxias ao redor de Andrômeda

O estudante francês Neil Ibata, de 15 anos, é um dos destaques da última edição da revista Nature, uma das mais conceituadas publicações científicas do mundo. Ele aparece como um dos 16 coautores, entre físicos e astrônomos, de uma pesquisa sobre evolução de galáxias. O autor principal do trabalho é o pai dele, Rodrigo Ibata, pesquisador do Observatório Astronômico de Estrasburgo.
O trabalho aponta que metade das galáxias-satélites que estão “no entorno” (distâncias que variam de 100 a 1.300 anos-luz) de Andrômeda estão alinhadas em um mesmo plano orbital e giram sincronizadas em torno de seus próprios eixos. A descoberta mostra que as estruturas fazem parte de um conjunto e estão conectadas de algum modo, o que contraria as teorias atuais sobre formação de galáxias.
Andrômeda está a 2,5 milhões de anos-luz da Terra e é a galáxia gigante mais próxima da Via Láctea - a nossa -, o que permite estudá-la em detalhes.
O pai trouxe o filho ao local onde trabalha para que ele fizesse um estágio sobre a linguagem de programação Python, utilizada para este estudo sobre a evolução das galáxias ao redor de Andrômeda.
De acordo com o Centro Nacional de Pesquisa Científica, da França, Neil foi o primeiro a colocar em evidência a rotação de um disco de galáxias anãs ao redor da galáxia de Andrômeda no âmbito desse projeto. "Eu estava esperando o oposto", afirmou Rodrigo Ibata.
Segundo a reportagem do francês Le Figaro, o jovem Neil foi o primeiro a detectar que as galáxias rodavam com velocidades sincronizadas, após rodar os dados coletados pelo pai em um programa de computador que ele mesmo desenvolveu.
(Com AFP e Estadão Conteúdo)
Matéria publicada na Revista Veja, em 5 de janeiro de 2013.

Andreia Azevedo* comenta
Os pais exercem grande influência no desenvolvimento dos filhos. As crianças e os adolescentes, de maneira geral, são frutos da educação que os pais lhe transmitem. Os Espíritos, em O Livro dos Espíritos, nos falam do processo de evolução do Espírito reencarnante, bem como dos que participam de seu contexto. Os laços que ligam os Espíritos em famílias, numa dada reencarnação, podem ocorrer através da simpatia existente entre eles. Há, também, Espíritos que nascem em famílias que lhe auxiliarão na eliminação de seus vícios e defeitos. Em outro aspecto, por exemplo, o Espírito reencarnante é que nasce em família cheia de vícios e defeitos, para que suas virtudes sirvam de inspiração aos seus familiares. A razão da união dos Espíritos em família dependerá da necessidade que existir entre os envolvidos para que se alavanque esse processo de evolução entre os mesmos.
Uma criança ou adolescente que se envolve em assuntos de ciências, ou temas acadêmicos, mostra a tendência que o Espírito traz consigo de estar ligado a temas edificantes. Os pais - a exemplo de Rodrigo Ibata, um astrofísico -, lhe oferecendo oportunidades para esse desenvolvimento, ativam essa tendência, facilitando assim o crescimento desses espíritos nas tarefas que abraçaram para atuar na presente encarnação, auxiliando dessa forma o progresso moral e intelectual do globo que habitam.
Não há que considerar se são esses Espíritos vindos de esferas mais evoluídas ou não. Mas há sim que considerar o exemplo que eles já nos transmitem, a partir desse interesse em desenvolver trabalhos que podem auxiliar a humanidade num futuro.
Allan Kardec, em A Gênese, nos fala das emigrações e imigrações dos Espíritos. Esse trânsito entre os diversos mundos no cosmos sempre aconteceu e assim perdurará. Não se deve, portanto, rotular essas imigrações no cenário atual, colocando no palco da presente vida títulos de crianças especiais supostamente vindas da estrela Alcione, etc. A necessidade iminente que envolve essa questão é a preocupação frente ao desenvolvimento de nosso próprio aspecto intelectual e moral, franqueando a nossos bens íntimos a Reforma Íntima realizada, para alcançar o Reino de Deus asseverado por Jesus.

Referências Bibliográficas
- Kardec, Allan. O Livro dos Espíritos. Ed. FEB. Cap. IV - Da Pluralidade das Existências. Cap. IV - Parentesco, Filiação; Parecenças Físicas e Morais;
- Kardec, Allan. A Gênese. Ed. FEB. Cap. XI - Gênese Espiritual - Emigrações e Imigrações dos Espíritos.


* Andreia Azevedo é natural de São Paulo, especialista em Tecnologia da Informação, astrônoma amadora e espírita desde 1980
.

quarta-feira, 23 de janeiro de 2013

Frase rápida, reflexão nem tanto...

"Se você é o centro, mesmo involuntário, de algum fato desagradável, seja a primeira pessoa a sorrir, desfazendo tensões e aborrecimentos capazes de aparecer."

André Luiz

terça-feira, 22 de janeiro de 2013

Revista Espírita: O laço do Espírito e do corpo

 Revista Espírita

Jornal de Estudos Psicológicos
Segundo Ano – 1859


O laço do Espírito e do corpo

Revista Espírita, maio de 1859

A senhora Schutz, uma de nossas amigas, que é perfeitamente deste mundo, e não parece dever deixá-lo tão cedo, tendo sido evocada durante seu sono, mais de uma vez, nos deu a prova da perspicácia de seu Espírito nesse estado. Um dia, ou melhor uma noite, depois de uma conversa bem longa, ela disse: Estou fatigada; tenho necessidade de repouso; eu durmo; meu corpo dele tem necessidade.
Sobre isso se lhe fez esta pergunta: Vosso corpo pode repousar; falando-vos, eu não o altero; é vosso Espírito que está aqui, e não o vosso corpo; podeis, pois, conversar comigo, sem que este sofra com isso. Ela respondeu:
"Estais errado crendo isso; meu Espírito se desliga bem pouco do meu corpo, mas é como um balão cativo retido por cordas. Quando o balão recebe os abalos ocasionais pelo vento, o poste que o mantém cativo sente a comoção dos abalos transmitidos pela amarração. Meu corpo está no lugar do poste, com a diferença que ele experimenta sensações desconhecidas ao poste, e que essas sensações cansam muito o cérebro; eis porque meu corpo, como meu Espírito, têm necessidade de repouso."
Esta explicação, na qual nos declarou que, durante a vigília, ela não havia jamais sonhado, mostra perfeitamente as relações que existem entre o corpo e o Espírito, quando este último goza de uma parte de sua liberdade. Sabemos muito bem que a separação absoluta não ocorre senão depois da morte, e mesmo algum tempo depois da morte, mas essa ligação não nos fora pintada com uma imagem tão clara e tão surpreendente; também felicitamos sinceramente essa senhora por tanto espírito que tinha enquanto dormia. Isso, todavia, não nos pareceria senão uma engenhosa comparação, quando recentemente essa figura tomou proporção de realidade. - O senhor R..., antigo ministro residente nos Estados Unidos, junto ao rei de Nápoles, homem muito esclarecido sobre o Espiritismo, vindo nos ver, perguntou-nos se, nos fenômenos de aparição, nunca havíamos observado uma particularidade distintiva entre o Espírito de uma pessoa viva e o de uma pessoa morta; em uma palavra, se quando um Espírito aparece espontaneamente, seja durante a vigília, seja durante o sono, temos um meio de reconhecer se a pessoa está morta ou viva. Sobre nossa resposta de que disso não conhecemos além do que perguntá-lo ao Espírito, ele nos disse conhecer na Inglaterra um médium vidente, dotado de um grande poder, que, cada vez que o Espírito de uma pessoa viva se apresentava a ele, notava um rastro luminoso, partindo do peito, atravessar o espaço sem ser interrompido pelos obstáculos materiais, e indo chegar ao corpo, espécie de cordão umbilical, que une as duas partes momentaneamente separadas do ser vivo. Ele jamais notou quando a vida corpórea não existe mais, e é por esse sinal que reconhece se o Espírito é de uma pessoa morta ou ainda viva.
A comparação da senhora Schutz nos veio ao pensamento, e dela encontramos a confirmação do fato que acabamos de narrar. Faremos, todavia, uma nota a esse respeito.
Sabe-se que no momento da morte a separação não é brusca; o perispírito não se desliga senão pouco a pouco, e enquanto dure a perturbação, ele conserva uma certa afinidade com o corpo. Não seria possível que o laço observado pelo médium vidente, do qual acabamos de falar, subsistisse ainda quando o Espírito aparece no próprio momento da morte, ou pouco instantes depois, como isso ocorre freqüentemente? Nesse caso, a presença desse cordão não seria um indício de que a pessoa está viva. O senhor R... não pôde nos dizer se o médium fez essa anotação. Em todos os casos, a observação não é menos importante, e lança uma nova luz sobre isso que podemos chamar a fisiologia dos Espíritos.

(enviado por JoellSilva via email)

segunda-feira, 21 de janeiro de 2013

Acontecerá: Grupo AME faz show beneficente em Fortaleza

O Grupo AME - Arte e Música Espírita apresenta-se no próximo dia 26 de janeiro de 2013, às 19h30min, no Centro Espírita Francisco de Assis, na capital cearense, num show em benefício da organização do XV EMECE - Encontro de Mocidades Espíritas do Ceará.
Um dos grupos musicais espíritas mais antigos em atividade no Brasil - foi criado em 1989 por jovens da Mocidade Espírita Joanna de Ângelis, da Federação Espírita do Estado do Ceará -, tem, entre os discos lançados, os seguintes títulos: Sementes de Amor II (1993), O Chamado (1996), Parnaso (1998), Sementes (1999) e Traduções (2004).
O EMECE é uma atividade que congrega jovens espíritas desde 1998, sendo realizada anualmente durante o período de carnaval. Conta com a participação de representantes das instituições espíritas, levando aos jovens que dela participam incentivos novos e profundos para a conscientização de seu papel na sociedade contemporânea e na construção da sociedade do porvir. Neste ano, o evento acontecerá de 9 a 12 de fevereiro de 2013, no Lar Fabiano de Cristo.
O show do Grupo AME será realizado no Centro Espírita Francisco de Assis, Rua Senador Catunda, 117, Benfica, Fortaleza, CE.
Os ingressos já se encontram à venda e podem ser adquiridos na Livraria Sinal Verde, na FEEC, Rua Princesa Isabel, 255, Centro, Fortaleza, CE.
Outras informações podem ser obtidas pelos telefones (85) 9665-9788 ou (85) 8794-9945.

domingo, 20 de janeiro de 2013

Como responderíamos?!

Oi, Galera! Estavamos papeando e verificamos algumas questões que achamos legal para podermos ver juntos.
 
Assim, abaixo relacionamos cinco questões para que todos nós, desde já, possamos responder, à luz da Doutrina Espírita.
 
Seguem elas no aguardo de sua(s) colocação(ôes), combinado?! :)
01) Existe namoro, casamento, família no plano espiritual?
02) Por que a DE é contra o sexo antes do casamento? (Será que é mesmo?)
03) Qual a visão espírita da onda do "ficar"?
04) Como o espiritismo ve: a fertilização artificial, a clonagem e as pesquisas científicas na área da genética?
05) Se um jovem que frequenta a mocidade e tem dúvidas quanto à sua opção sexual, pode ele trabalhar normalmente nos trabalhos da CE?
Vamos verificar essas questões?! :) Te aguardamos!
Beijos e Abraços