sábado, 10 de janeiro de 2015

49ª Manhã Musical - Faça Arte!–Federação Espírita do Maranhão

Dia 18 de janeiro teremos nossa 49ª Manhã Musical, comemorando os 4 anos desta atividade. Convidamos os grupos de arte para fazerem arte!!!! Grupo de Arte Espírita Despertar, Grupo de Arte Espírita Alegria Cristã, Grupo de Arte Espírita Meimei GAEM, Grupo de Arte Espírita Cativar, e demais grupos e jovens que queiram participar. Todos estão convidados! Faça Arte!
Dia 18 de janeiro de 2015
09 horas
Sociedade de Estudos Espírita Fraternidade
Bairro Recanto dos Vinhais
(entrada pela Via Expressa- Vinhais Velho, próximo a igreja católica)

façaarte1812015

Estudo dirigido: O Evangelho segundo o Espiritismo

------------------------------------------------------------------------------------------
EESE – Cap. VIII – Itens 1 a 4
Tema:   Simplicidade e pureza de coração
-----------------------------------------------------------------------------------------

A - Texto de Apoio:

Simplicidade e pureza de coração

1. Bem-aventurados os que têm puro o coração, porquanto verão a Deus. (S. Mateus, cap. V, v. 8.)

2. Apresentaram-lhe então algumas crianças, a fim de que ele as tocasse, e, como seus discípulos afastassem com palavras ásperas os que lhas apresentavam, Jesus, vendo isso, zangou-se e lhes disse: "Deixai que venham a mim as criancinhas e não as impeçais, porquanto o reino dos céus é para os que se lhes assemelham. - Digo-vos, em verdade, que aquele que não receber o reino de Deus como uma criança, nele não entrará." - E, depois de as abraçar, abençoou-as, impondo-lhes as mãos. (S. MARCOS, cap. X, vv. 13 a 16.)

3. A pureza do coração é inseparável da simplicidade e da humildade. Exclui toda ideia de egoísmo e de orgulho. Por isso é que Jesus toma a infância como emblema dessa pureza, do mesmo modo que a tomou como o da humildade.

Poderia parecer menos justa essa comparação, considerando-se que o Espírito da criança pode ser muito antigo e que traz, renascendo para a vida corporal, as imperfeições de que se não tenha despojado em suas precedentes existências. Só um Espírito que houvesse chegado à perfeição nos poderia oferecer o tipo da verdadeira pureza. E exata a comparação, porém, do ponto de vista da vida presente, porquanto a criancinha, não havendo podido ainda manifestar nenhuma tendência perversa, nos apresenta a imagem da inocência e da candura. Daí o não dizer Jesus, de modo absoluto, que o reino dos céus é para elas, mas para os que se lhes assemelhem.

4. Pois que o Espírito da criança já viveu, por que não se mostra, desde o nascimento, tal qual é? Tudo é sábio nas obras de Deus. A criança necessita de cuidados especiais, que somente a ternura materna lhe pode dispensar, ternura que se acresce da fraqueza e da ingenuidade da criança. Para uma mãe, seu filho é sempre um anjo e assim era preciso que fosse, para lhe cativar a solicitude. Ela não houvera podido ter-lhe o mesmo devotamento, se, em vez da graça ingênua, deparasse nele, sob os traços infantis, um caráter viril e as ideias de um adulto e, ainda menos, se lhe viesse a conhecer o passado.

Aliás, faz-se necessário que a atividade do princípio inteligente seja proporcionada à fraqueza do corpo, que não poderia resistir a uma atividade muito grande do Espírito, como se verifica nos indivíduos grandemente precoces. Essa a razão por que, ao aproximar-se-lhe a encarnação, o Espírito entra em perturbação e perde pouco a pouco a consciência de si mesmo, ficando, por certo tempo, numa espécie de sono, durante o qual todas as suas faculdades permanecem em estado latente. E necessário esse estado de transição para que o Espírito tenha um novo ponto de partida e para que esqueça, em sua nova existência, tudo aquilo que a possa entravar. Sobre ele, no entanto, reage o passado. Renasce para a vida maior, mais forte, moral e intelectualmente, sustentado e secundado pela intuição que conserva da experiência adquirida.

A partir do nascimento, suas ideias tomam gradualmente impulso, à medida que os órgãos se desenvolvem, pelo que se pode dizer que, no curso dos primeiros anos, o Espírito é verdadeiramente criança, por se acharem ainda adormecidas as ideias que lhe formam o fundo do caráter. Durante o tempo em que seus instintos se conservam amodorrados, ele é mais maleável e, por isso mesmo, mais acessível às impressões capazes de lhe modificarem a natureza e de fazê-lo progredir, o que toma mais fácil a tarefa que incumbe aos pais.

O Espírito, pois, enverga temporariamente a túnica da inocência e, assim, Jesus está com a verdade, quando, sem embargo da anterioridade da alma, toma a criança por símbolo da pureza e da simplicidade.

B - Questões para estudo e diálogo virtual:

1 – O que significa “receber o reino de Deus como uma criança”?

2 – Por que a pureza do coração é inseparável da simplicidade e da humildade?

3 – Extraia do texto acima a frase ou parágrafo que mais gostou e justifique.

FEB – Jovem humilde

JOVEM HUMILDE – Não procura dar valor ao seu espírito, nem aos seus talentos; aproveita todas as ocasiões para fazer ressaltar o que seja proveitoso nos outros. Não se envaidece da sua riqueza, nem de suas vantagens pessoais, nem mesmo das virtudes conquistadas, por saber que tudo o que lhe foi dado ou conquistado é para servir e não para mostrar

sexta-feira, 9 de janeiro de 2015

Mural reflexivo: ROMPANTES

 

clip_image001

ROMPANTES

        A vida moderna caracteriza-se pela pressa.
        Os recursos tecnológicos permitem que pessoas distantes troquem mensagens de forma instantânea.
        A internet viabiliza a circulação de informações com rapidez vertiginosa.
        Se algo relevante acontece em determinado país, em instantes isso pode ser levado ao conhecimento dos habitantes do outro lado do globo.
        O dinheiro circula com grande desenvoltura pelas bolsas de valores de todo o planeta.
        No jargão empresarial, tempo é dinheiro.
        Decisões importantes freqüentemente têm de ser tomadas com prontidão e presteza.
        Essa pressa já contamina as relações pessoais.
        Relacionamentos começam e terminam em uma velocidade impensável há algum tempo atrás.
        As pessoas se permitem intimidades tão logo se conhecem.
        Mas igualmente têm pressa em seguir adiante, ao menor sinal de incompatibilidade.
        Isso logra banalizar, de certo modo, o contato humano.
        A agilidade que tudo impulsiona tende a fazer com que se tome pouco cuidado no lidar com o semelhante.
        Esquece-se de que ele não é uma aplicação financeira ou um negócio a ser finalizado.
        Nessa urgência de viver intensamente, as pessoas esquecem algumas regras básicas de educação.
        Tornam-se quase desumanas, no afã de rapidamente partir para uma próxima etapa, mesmo sem atinar com o que vem a seguir.
        À míngua de calma, vive-se na base de rompantes.
        Sem muito refletir, as pessoas falam e agem.
        Nesse processo, frequentemente ferem os que as rodeiam.
        Mas não se preocupam com isso, de acordo com uma nova e rasa perspectiva de vida.
        Se confrontadas, afirmam-se apenas sinceras.
        Reputam como virtude o hábito de dizer o que pensam, sem se preocupar com os sentimentos alheios.
        Contudo, ninguém aprecia ser tratado com rudeza.
        Mesmo quem age rudemente não gosta de receber pontapés.
        Segundo um antigo provérbio, a verdade é como uma jóia preciosa.
        Se uma jóia for atirada com violência na face de alguém, provocará ferimentos ou até cegueira.
        Mas se for oferecida em um belo embrulho, de forma gentil, agradará bastante.
        Então, é preciso cuidado com a forma como a verdade é aplicada na vida do próximo.
        Uma verdade feroz apenas gera ferimentos e animosidade.
        Mas se ela for apresentada com tato e gentileza, há grande chance de ser bem aceita.
        Contudo, para ser gentil é necessário gastar algum tempo.
        A gentileza é incompatível com rompantes.
        Para não ser causa de sofrimentos e mágoas, reflita antes de falar e agir.
        Lembre que ação gera reação.
        O tratamento que você concede aos outros mais tarde lhe será concedido.
        Deixe a rapidez e a pressa para questões objetivas, como negócios e notícias.
        Em suas relações, seja calmo e ponderado.
        Quem reage ao primeiro impulso, tem grandes chances de se arrepender.
        O hábito de formular juízo de valor com rapidez implica, não raro, condenar sem permitir defesa.
        Essa é uma atitude típica de déspotas, que sempre acabam sós.
        Relações amorosas ou fraternas não se consolidam sem dedicação e cuidado.
        Em clima de rudeza e insensibilidade, elas fenecem.
        Tempo pode ser dinheiro, como habitualmente se afirma.
        Mas a fortuna é uma compensação muito insignificante para a falta de amores e amigos.
        Pense nisso.

(Redação do Momento Espírita. - www.momento.com.br)

quinta-feira, 8 de janeiro de 2015

E, aí! Já viu?!

As Cartas Psicografadas Por Chico Xavier – Nacional

Sinopse 1: Um filme dirigido por Cristiana Grumbach. As cartas psicografadas por Chico Xavier é um filme de conversas e silêncio. Mães e pais que perderam filhos, procuraram Chico, receberam cartas. Sentimentos, lembranças, imagens da falta de alguém. A procura por alento para a dor sem nome. As palavras chegam em papel manuscrito. As cartas são lidas. Sobreviver a isso, viver ainda assim. As cartas são os elos entre mães e filhos, entre Chico e essas mães e seus filhos, entre o público e o filme.

Sinopse 2: As Cartas Psicografadas por Chico Xavier, documentário de Cristiana Grumbach com a participação de famílias que receberam notícias de seus entes queridos por meio de cartas psicografadas pelo médium espírita Francisco Cândido Xavier (1910 + 2002). Essa Edição Especial traz mais de uma hora de extras, incluindo depoimentos inéditos. As Cartas Psicografadas por Chico Xavier é um filme de conversas e silêncio. Sentimentos, lembranças, imagens da falta de alguém. A procura por alento para a dor sem nome. As palavras chegam em papel manuscrito. As cartas são lidas. Sobreviver a essa dor, viver ainda assim. As cartas são os elos entre mães e filhos, entre Chico e essas mães e seus filhos, entre o público e o filme.

ASSISTA AQUI: https://www.youtube.com/watch?v=4nqrBE8fSXs

Entrevista com a diretora:  http://www.crisisprodutivas.com/ascartaspsicografadasporchicoxavier/

E, aí! Já leu?!

REvol1Revista Espírita Vol. I – 1858 (Novo Projeto)

Autor: Allan Kardec

Tradução: Evandro Noleto Bezerra

Páginas: 522  - Edição: 5ª edição

Sinopse: Periódico mensal, a Revista Espírita ? Jornal de Estudos Psicológicos ? circulou pela primeira vez em Paris, no dia 1º de janeiro de 1858, e foi publicada sob a responsabilidade direta de Allan Kardec até a sua desencarnação, ocorrida em 31 de março de 1869, passando, a partir de então, a ser administrada pelos seus continuadores até os nossos dias. Allan Kardec transformou-a numa espécie de tribuna livre, na qual sondava a reação dos homens e a impressão dos Espíritos acerca de determinados assuntos, ainda hipotéticos ou malcompreendidos, enquanto lhes aguardava a confirmação, utilizando o critério da concordância e da universalidade do ensino dos Espíritos. Inúmeros capítulos dos livros básicos da Codificação, na íntegra ou com pequenas modificações, vieram à luz por meio da Revista Espírita. Pelas suas páginas admiráveis desfilam os assuntos mais diversos, desde a fenomenologia mediúnica nos seus variados matizes, até as dissertações da mais pura moral evangélica, a vida no mundo espiritual, a sorte futura reservada aos que praticam e aos que não praticam o bem, a justiça da reencarnação, a bondade e a misericórdia divinas, enfim, os princípios fundamentais em que se assenta o Espiritismo. Com quase sete mil páginas em sua versão brasileira, esta Coleção compõe-se de doze volumes, referentes aos anos de 1858 a 1869, além do Índice geral elaborado para facilitar a pesquisa, permitindo mais amplo estudo do Espiritismo.

terça-feira, 6 de janeiro de 2015

Juventude e Tarefa Espírita

Juventude e Tarefa Espírita

JUVENTUDE: SOME ESFORÇOS, MULTIPLIQUE TALENTOS

A Juventude representa fase importante para o desenvolvimento do espírito.
Enquanto ser reencarnante em processo de aprimoramento, o jovem trilha caminhos que o convidam, continuamente, ao autoconhecimento e à escolha de atitudes alinhadas aos seus objetivos e ideais, comprometendo-se com uma opção mais consciente de vida. Mediante os desafios da atualidade, a mensagem de Jesus à luz do Espiritismo representa roteiro seguro e convida o jovem, igualmente, a assumir-se como tarefeiro no bem e a colaborar na construção do mundo novo.

A contribuição na seara espírita favorece ao jovem o conhecimento mais aprofundado da Doutrina Espírita e a vivência mais próxima do Movimento Espírita, permitindo unir cabeças, corações e mãos em prol da promoção do bem e da construção da paz.

A criação e o fortalecimento dos laços entre o jovem e a Casa Espírita trazem benefícios para todos:

Para a Casa Espírita e para o Movimento Espírita

  • Enaltece a função educativa da Casa Espírita pelo acesso à vivência do Evangelho Cristão;
  • integra os diversos segmentos etários, fortalecendo a troca de experiências e o sentimento de união;

  • orienta trabalhadores – atuais e futuros – nos diversos campos de atuação espírita;

  • renova as habilidades dos atuais trabalhadores e compartilha experiências aos novos colaboradores;

  • valoriza as habilidades e talentos dos jovens colaboradores, orientando-os e acompanhando-os na diretriz doutrinária das ações da Casa Espírita;

  • proporciona o aumento de trabalhadores qualificados;

  • investe na continuidade, a médio e a longo prazos, dos trabalhos desenvolvidos pela Casa Espírita

Para o Jovem

  • Desperta para a oportunidade do trabalho voluntário na seara cristã, contribuindo para a realização de diferentes atividades oferecidas pela Casa Espírita;
  • participa de um processo permanente de formação para ação no bem, contando com o acompanhamento seguro de pessoas mais experientes;

  • vivencia o sentido de solidariedade, de responsabilidade e de compromisso com o aprimoramento de si e do meio social;

  • cria o hábito do estudo, que contribui para o autoconhecimento e amplia a capacidade de fazer escolhas;

  • desenvolve novas competências e habilidades que contribuirão com as atividades que desempenha nos demais contextos sociais;

  • constrói vínculos de amizade e fortalece as relações sociais.

OPORTUNIDADE NA CASA ESPÍRITA + ORIENTAÇÃO ADEQUADA = TRABALHADOR DO BEM

A necessária OPORTUNIDADE para servir deve sempre acompanhar a imprescindível ORIENTAÇÃO aos jovens tarefeiros, a fim de que se prepararem adequadamente para as atividades que serão abraçadas, respeitando-se a disponibilidade e a área de interesse.

Algumas recomendações, baseadas no documento “Orientação ao Centro Espírita” (CFN/FEB, 2006), poderão auxiliar os dirigentes de Casas Espíritas e os coordenadores da Área de Infância e Juventude:

  • As atividades dos jovens junto a outros setores, ou fora do Centro Espírita, devem ser sempre orientadas pelo dirigente/coordenador de Juventude ou pela Diretoria do Centro.
  • Propiciar aos jovens a capacitação para desempenhar atividades no Centro Espírita tais como: colaboração nas aulas para crianças, prestação de serviços nos setores de secretaria, tesouraria, informática e atividades assistenciais; colaboração nas reuniões públicas, doutrinárias, quer ocupando a tribuna, quer realizando outras atividades programadas para essas reuniões, e ajudar na divulgação da Doutrina.

Conforme nos aponta Emmanuel:

“a juventude pode ser comparada a esperançosa saída de um barco para viagem importante. A infância foi a preparação, a velhice será a chegada ao porto. Todas as fases requisitam as lições dos marinheiros experientes, aprendendo-se a organizar e a terminar a viagem com o êxito desejável.”

(Psicografia de Francisco Cândido Xavier. Caminho, Verdade e Vida, FEB)

Trabalhemos, pois, apontando caminhos e caminhando juntos, para que a juventude encontre êxito nessa importante viagem reencarnatória.

(Departamento de Infância e Juventude-DIJ – FEB)

segunda-feira, 5 de janeiro de 2015

O Jovem e o Espiritismo

O Jovem e o Espiritismo

Sérgio Biagi Gregório

RESUMO: 1. Introdução. 2. Infância e Juventude de Acordo com a Psicologia e Ciências Afins: 2.1. Infância; 2.2. Juventude: a) Adolescência Biológica; b) Adolescência Psicológica; 2.3. O Jovem-Adulto. 3. Infância e Juventude de Acordo com a Doutrina Espírita. 4. Desenvolvimento Integral da Personalidade. 5. O Jovem no Centro Espírita. 6. Mensagem aos Jovens. 7. Conclusão. 8. Bibliografia Consultada.

1. INTRODUÇÃO

O nosso propósito é obter conhecimentos sobre as tendências da mentalidade juvenil, no sentido de melhor encaminhar o jovem para a potencialização de sua dimensão social e espiritual, não só dentro de uma Casa Espírita, mas também no lar e na sociedade.

2. INFÂNCIA E JUVENTUDE DE ACORDO COM A PSICOLOGIA E CIÊNCIAS AFINS

2.1. INFÂNCIA

A infância é uma longa fase de preparação e de elaboração da personalidade. Contrariamente aos animais, o bebê da raça humana possui poucas capacidades inatas. Nos primeiros meses a criança não percebe ainda as formas precisas dos seres, nem as distâncias das coisas, nem as cores diversificadas, nem a configuração das pessoas. Contudo, com o passar do tempo, vai adquirindo o poder de assimilar, de recriar, etapa por etapa, todas as conquistas da civilização.

Pode-se dizer que a mentalidade infantil caracteriza-se por:

a) egocentrismo (geral e não pejorativo);

b) ênfase ao concreto em contrapartida ao abstrato;

c) não possuidora do conhecimento de si mesmo, que o distingue dos outros;

d) nível baixo de atenção e de concentração;

e) desejo de permanecer num estado de despreocupada liberdade e ter uma vida ativa e aventureira. (Gauquelin, 1987)

2.2. JUVENTUDE

Na Conferência Internacional sobre a Juventude realizada em Grenoble (1964), a UNESCO estabeleceu o seguinte conceito de juventude: "O termo juventude designa um estado transitório, uma fase da vida humana de começo bem definido pelo aparecimento da puberdade; o final da juventude varia segundo os critérios e os pontos de vista que se adote para determinar se as pessoas são ‘jovens’. Por juventude entende-se não só uma fase da vida, mas também os indivíduos que pertencem aos grupos de idade definidos com jovens".

Na análise da juventude ou adolescência, distingue-se:

a) Adolescência Biológica

Numa etapa cujo início depende de fatores climáticos, começa uma série de fenômenos físico-químicos em algumas glândulas de secreção interna. Parece que a glândula que inicia todo o processo é a hipófise, especificamente a adeno-hipófise.

A adolescência biológica é um fenômeno comum a todas as espécies animais, com a diferença de que no homem dura muito mais. Além disso, na espécie humana, as motivações sexuais se acham mais desvinculadas da taxa sanguínea em hormônios sexuais.

b) Adolescência Psicológica

A adolescência psicológica, ao contrário, é imposta por fatores culturais. É em essência um período de adaptação às normas culturais de um grupo: precisamente naquele em que vive o adolescente. Por isso, entre os romanos a adolescência consistia no cursus honorum: aos 40 anos um homem podia aspirar a ser eleito cônsul, mas até lá era só adolescente. Entre os aborígenes australianos, a adolescência é antes, pois a cerimonia de iniciação da puberdade praticamente marca o fim da infância e converte o indivíduo em membro adulto do clã. Já na civilização ocidental o processo de "adultização" é muito mais longo; o homem só é adulto quando goza de absoluta independência econômica e conseguiu inclusive fundar um lar. (Dicionário de Ciências Sociais)

2.3. O JOVEM-ADULTO

Como o termo juventude pode expressar pessoas de 7 a 77 anos, seria melhor falar não de juventude, mas de jovem-adulto, ou seja, pessoas na faixa etária entre 14 e 24 anos. Mas mesmo aí este termo está embutido de ambiguidade. Por exemplo, um moço que exerce alguma atividade profissional aos 18 anos deve ser considerado jovem ou adulto? E aquele outro que, aos 23 anos, participa de uma atividade de reflexão, é jovem ou adulto? (Polis –Enciclopédia Verbo)

3. INFÂNCIA E JUVENTUDE DE ACORDO COM A DOUTRINA ESPÍRITA

A Doutrina Espírita, que tem a lei da Reencarnação como fundamento básico, esclarece-nos que um ente na fase infantil pode designar um Espírito velho, possuidor de muitas outras vivências. Por isso, a assertiva do Cristo de "Deixar vim a mim as criancinhas, por que delas é o reino de Deus", está centrada no período em que o Espírito passa num corpo infantil e não na idade do Espírito propriamente dito. As perguntas 379 a 385 de O Livro dos Espíritos , de Allan Kardec, esclarece esta questão.

Assim sendo, e de acordo com o Espírito Emmanuel, a educação da criança deve começar no ato da concepção. É justamente no momento em que o Espírito reencarnante está adentrando no mundo físico, que ele necessita das vibrações dos seus progenitores para dar continuidade à sua tarefa. No caso de haver divergências ou dívidas de outras vidas, o momento é ainda mais propício, porque como o corpo ainda é tênue, ele pode já ir assimilando as energias que irão modificar o seu temperamento e o seu caráter.

4. DESENVOLVIMENTO INTEGRAL DA PERSONALIDADE

Os psicólogos falam do desenvolvimento integral da personalidade humana. Acham que cada idade deve receber o alimento adequado em instrução e afeto. É como adubar uma planta: se lhe dermos muita água, podemos encharcá-la; se lhe dermos pouca, pode não crescer o suficiente. De modo que o meio termo é o ideal.

Nesse sentido, Pestalozzi, o mestre de Kardec, preconizava que a educação deve estar centrada no desenvolvimento integral "da mente, do coração e das mãos", ou seja, o raciocínio deve estar em equilíbrio com as emoções e o seu estado físico.

Espiritismo, que é o libertador de consciências, nada mais faz do que desenvolver a integralidade da personalidade humana, pois nos oferece as ferramentas necessárias para ligarmos os fatos presentes com os do passado e os do futuro. Sendo assim, um sofrimento atual, como a morte de uma criança, cuja explicação foge-nos do controle, pode ser encontrado numa encarnação passada.

5. JOVEM NO CENTRO ESPÍRITA

A cada dia mais jovens procuram uma Casa Espírita. É preciso que os mais velhos abram espaços para eles. Não como nós gostaríamos que fosse, mas da maneira como eles necessitam de se expressarem.

Os Cursos de Evangelização Infanto-juvenil, teatro e atividades sociais, como auxiliar em Chás Beneficentes e campanhas para arrecadação de alimentos são sempre estimuladoras de sua participação.

No Centro Espírita Ismael, como forma de lhes dar mais atividade, estamos criando um Rádio Interno, em que através deles, estaremos divulgando todo o manancial de informações aos nossos frequentadores.

6. MENSAGEM AOS JOVENS

  • "Foge também aos desejos da mocidade; e segue a justiça, a fé, o amor e a paz com os que, de coração puro, invocam o Senhor." — Paulo (II Timóteo, 2, 22.)

     

  • Moderar as manifestações de excessivo entusiasmo, exercitando-se na ponderação quanto às lutas de cada dia, sem, contudo, deixar-se intoxicar pela circunspecção sistemática ou pela sombra do pessimismo.

    O Culto da temperança afasta o desequilíbrio.

    Anotar a extensão das suas forças, consultando sempre os corações mais amadurecidos no aprendizado terrestre, sobre as diretrizes e os passos fundamentais da própria existência, prevenindo-se contra prováveis desvios.

    Invigilância conservada, desastre certo.

    Guardar persistência e uniformidade nas atitudes, sem dispersar possibilidades em múltiplas tarefas simultâneas, para que não fiquem apenas parcialmente executadas.

    Inconstância e indisciplina são portas de frustração.

    Abster-se do mergulho inconsciente nas atividades de caráter festivo, evitando, outrossim, o egoísmo doméstico que inspire a deserção do trabalho de ordem geral.

    A imprudência constrói o desajuste, o desajuste cria o extremismo e o extremismo gera a perturbação.

    Apagar intenções estranhas aos deveres de humanidade e ao aperfeiçoamento moral de si mesmo.

    A insinceridade ilude, primeiramente, aquele que a promove.

    Buscar infatigavelmente equilíbrio e discernimento na sublimação das próprias tendências, consolidando maturidade e observação no veículo físico, desde os primeiros dais da mocidade, com vistas à vida perene da alma.

    Os compromissos assumidos pelo Espírito reencarnante têm começo no momento da concepção. (Xavier, 1981, cap. 2)

    7. CONCLUSÃO

    Saibamos cuidar bem dos valores morais de nossa juventude. São estes os fundamentos que irão moldar-lhes o caráter e a personalidade.

    8. BIBLIOGRAFIA CONSULTADA

    GAUQUELIN, M. e F. Dicionário de Psicologia. Lisboa/São Paulo, Verbo, 1987.
    KARDEC, A. O Livro dos Espíritos. 8. ed., São Paulo, FEESP, 1995.
    SILVA, B. (coord.) Dicionário de Ciências Sociais. Rio de Janeiro, Fundação Getúlio Vargas, 1986.
    XAVIER, F. C. Conduta Espírita, pelo Espírito André Luiz. 8. ed., Rio de Janeiro, FEB, 1981.

    Sérgio Biagi Gregório

    domingo, 4 de janeiro de 2015

    Estudo analisa veracidade de cartas psicografadas por Chico Xavier

    Estudo analisa veracidade de cartas psicografadas por Chico Xavier

    O médium Chico Xavier, falecido em 2002

    • O médium Chico Xavier, falecido em 2002

    Pesquisa cientifica realizada por núcleo da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) concluiu que informações contidas em lote de cartas psicografadas pelo médium Chico Xavier (1910-2002) eram verídicas.

    Ao todo, foram analisadas treze cartas atribuídas a Jair Presente, morto por afogamento em 1974, na cidade de Americana (SP). As correspondências começaram a ser psicografadas pelo médium Chico Xavier ainda no ano da morte de Presente e prosseguiram até 1979.

    Conforme o psiquiatra Alexander Moreira-Almeida, diretor do Núcleo de Pesquisas em Espiritualidade e Saúde (NUPES-UFJF), o estudo teve início em 2011 e foi feito em parceria com o Departamento de Psiquiatria da Universidade de São Paulo (USP), a partir do pós-doutorado dos pesquisadores Denise Paraná e Alexandre Rocha.

    O resultado, de acordo com o pesquisador, foi publicado em setembro deste ano pela revista científica Explore, editada na Holanda.

    O interesse para desenvolver a pesquisa, explica Almeida, foi a relevância dada no país às cartas psicografadas.

    "A motivação foi a importância que as chamadas cartas psicografadas têm no Brasil e a falta de estudos acadêmicos a respeito delas. Sabe-se que pessoas enlutadas podem aceitar, como sendo reais e precisas, cartas que contêm apenas informações genéricas", afirmou o pesquisador.

    Segundo ele, o estudo comprovou que os dados colhidos nas cartas atribuídas a Presente eram críveis.

    "As informações comunicadas nas cartas eram precisas (nomes, datas e descrições de fatos acontecidos na vida da família) e verídicas (nenhuma informação comunicada nas cartas estava incorreta ou era falsa)", afirmou Almeida em entrevista ao UOL por e-mail.

    O pesquisador informou que a análise foi feita nas cartas originais, das quais foram extraídas 99 informações objetivas e passíveis de verificação.

    "Familiares e amigos de Jair Presente foram entrevistados, documentos como jornais de época foram checados, além de escritos do Jair Presente e registros em cartórios", disse.

    Conforme Moreira, o intuito era comprovar se Chico Xavier poderia ter tido acesso a essas informações por meios convencionais e se as cartas continham dados verídicos e específicos em relação ao falecido.

    "A probabilidade de Chico Xavier ter tido acesso a grande parte destas informações por vias convencionais era extremamente remota. Em vários casos, eram informações muito privativas da família e, em algumas delas, até desconhecidas dos familiares que visitaram Chico Xavier para obter as cartas psicografadas", afirmou.

    O pesquisador citou como exemplo o falecimento da madrinha da mãe de Presente, "fato que ainda não era do conhecimento da família", descreveu Almeida.

    Médiuns em atividade

    O psiquiatra Alexander Moreira-Almeida informou que o resultado de outro lote de cartas psicografadas por Chico Xavier, também investigado por Denise Paraná e Alexandre Rocha, será publicado em breve. Ele adiantou que o núcleo dará início a pesquisas com médiuns em atividade.

    "Assim teremos maior possibilidade de um controle experimental do vazamento das informações para o médium. Seu desenho metodológico nos permitirá investigar um número bastante significativo de médiuns em atividade", disse.

     

    As Cartas Psicografadas de Chico Xavier(6 fotos - 6 / 6)

    Pôster do filme "As Cartas Psicografadas de Chico Xavier", que estreia dia 12 de novembro Leia mais Divulgação