sábado, 1 de fevereiro de 2014

E, aí! Já assistiu?! -- Qual sua opinião?! - Eu Maior (Higher Self)

Um filme sobre autoconhecimento e busca da felicidade. A film about self-knowledge and the pursuit of happiness.

Foram entrevistados trinta personalidades, incluindo líderes espirituais, intelectuais, artistas e esportistas. EU MAIOR também está disponível em DVD/Blu-ray (com conteúdos extras exclusivos), e CD (trilha musical). Exibições independentes no cinema também podem ser organizadas. Mais informações no www.eumaior.com.br.

Eu Maior (Higher Self) is a Brazilian feature-length documentary presenting a fresh look at self-knowledge and the pursuit of happiness. The filmmakers interviewed thirty individuals with distinct backgrounds, including spiritual leaders, intellectuals, artists and professional athletes. For more information, please visit www.eumaior.com.br.

- Para legendas, clique no botão "cc" no canto inferior direito do player e esolha seu idioma (inglês, espanhol ou português).

- For subtitles, click on the "cc" button located on the lower right of the player and choose your language (English, Spanish, or Portuguese)

ASSISTIR EM:

sexta-feira, 31 de janeiro de 2014

Desculpas que usamos: 'estou atolado de serviços'


          Essa é a outra versão para o “ufa... Não tenho tempo para nada”!

Ouvimos, por muitas vezes a frase “não tenho tempo”; “estou atolado de serviço”, e nós mesmos também  as repetimos vez ou outra.

No entanto, se pararmos para observar e refletir verificaremos que, na verdade, o que nos falta é um pouco mais de organização e disciplinarmos quais seriam as nossas reais prioridades e , também, admitirmos que, vez ou outra, usamos essa desculpa de estarmos atolado de serviços para justificar nossa negativa em fazer algo.

Claro que, hoje em dia, nossos dias são recheados de coisas a fazer: escola ou faculdade, trabalho ou estágio, atividades esportivas diversas, atividades de conhecimento diversas, e ainda tem o estudo e trabalhos que devem ser realizado em casa para que sejam avaliados, etc. e tal. Embora com toda essa agitação se realmente fizermos a listinha de prioridades e nos organizarmos, veremos que conseguimos ajustar e reajustar ou equilibrar e reequilibrar os compromissos com o tempo e a realização de tarefas e ainda nos sobrar algum tempo.

Você enlouqueceu?! Me perguntariam alguns...Fala isso porque não sabe da minha vida e da correria total que tenho no meu todo dia!!!!!

            Daí, perguntamos a você: Como as suas tarefas vão? Tem conseguido organizá-las direitinho? O Evangelho no Lar tem sido feito no dia certinho? Tem ido às reuniões de jovens? Tem conversado – mas de conversar de verdade, frente a frente, cara a cara – com seus pais, seus irmãos, seus amigos? Como vai indo na escola ou faculdade? Como seus estudos estão correndo, sempre no sufoco ou de boa? E como vai ido as suas ações cidadãs, as tem realizado ou fica só no blá blá blá?

Pois então, avalie, verifique, reflita se houvesse uma organização melhor de seu tempo e de suas prioridades você ainda diria que está atolado de serviços?

Então, que tal dar uma reformulada aí e, com perseverança e persistência, conseguirá organizar melhor seu dia e seus compromissos. Faça sua lista de prioridades, as divida nos dias da semana, cole bilhetinhos de lembretes, organize uma agenda (tá sem grana pra comprar uma? Pega um caderno e organize uma agenda artesanal, não precisa ser rebuscada, precisa apenas ser agenda para auxiliar você).

Assim, verificaremos que se organizarmos nossa vida material, vamos organizar nossa vida espiritual, vamos ter tempo para nossas ações cidadãs e... uau!! Mais tempo pro ‘face’... hehehehe

Experimente!

Beijos e abraços

quinta-feira, 30 de janeiro de 2014

O que é aconselhável para os dias de carnaval? E como a Doutrina Espírita vê o carnaval?

O que é aconselhável para os dias de carnaval? E como a Doutrina Espírita vê o carnaval?

 

    A doutrina espirita nem apoia nem condena o carnaval.

    O Carnaval é uma festa popular, e o que a doutrina sempre faz é nos esclarecer.

    No carnaval, como qualquer outro dia, o importante é buscarmos ficar em equilíbrio e tranquilidade, sem aflições, sem excessos. Enquanto muitos se divertem, desequilibradamente, podemos fazer o bem. Se gostamos de carnaval, podemos entrar na festa, mas lembrando que a doutrina nos ensina a manter uma postura moral elevada, independente de dia ou festa. Uma dica boa é ler o livro Conduta Espirita.
CVDEE

 

Na época da folia...

 

 

André Luiz Rodrigues dos Santos

 

Falar sobre o carnaval dentro de uma visão espírita exige muito cuidado, ponderação e bom senso, isso porque temos opiniões vindas dos dois planos existenciais, cada uma destacando aquilo que mais chama a atenção. Os Espíritos nos esclarecem sobre nossos vínculos reais com os desencarnados, destacando as extravagâncias, excessos e desequilíbrios praticados nesses dias, que de fato observamos pelo país afora, propiciando uma nociva e estreita relação com aqueles que ainda experimentam as sensações inferiores. Por outro lado, irmãos encarnados oferecem suas opiniões relevando a seriedade, a inocência e a ingenuidade com que muitos foliões brincam nos dias de carnaval, como sendo uma época de legítimas alegria, confraternização e expressão cultural.

 

O Brasil tem a característica de ser um país festivo. Comemora-se a conquista de um título de futebol, o Ano Novo, o Natal, Dias dos Pais, Mães e Crianças, datas religiosas... E, claro, o carnaval. Nessas festas, os aspectos positivos e negativos trazem suas impressões. Positivamente, a alegria, o amor e a confraternização são os combustíveis que movem esses encontros; tem-se a oportunidade para o descanso das rotinas intensas, o estreitamento dos laços de amizade e familiares, etc. Se procurarmos seu lado negativo, veremos a violência entre torcedores, acidentes trágicos nas estradas devido ao excesso de velocidade para melhor se aproveitar dos feriados, os abusos do álcool e da comida nas festividades de fim de ano, o consumismo desvairado nas compras dos presentes em substituição aos verdadeiros sentimentos, condutas reprováveis no campo da sensualidade e sexualidade num “vale tudo” sem fim, dentre tantos outros.

 

Estudando o Espiritismo, como ciência, filosofia e fé raciocinada, compreende-se um princípio fundamental e inviolável, que é o livre-arbítrio de cada indivíduo, ou seja, a não proibição de qualquer ideia, escolha ou ação que seja. Sua maior força está no esclarecimento, explorando as causas e analisando suas consequências, que proporcionarão felicidade ou sofrimento.

 

Partindo desse princípio, agora envolvendo o foco de nosso raciocínio, cada pessoa dispõe de liberdade para escolher qual festa, como, com quem e onde quer comemorar, assumindo todos os riscos dessa escolha. Há a afirmação de que “a maldade está nos olhos de quem a procura”, e se Deus nos julga pelas nossas intenções, então já temos um elemento a mais a considerar, contra nós ou a nosso favor, que são nossos valores.

 

Há, sabemos, uma imensa preocupação por parte dos amigos desencarnados por nós, isso para que amadureçamos no entendimento da nossa realidade espiritual, preferencialmente sem os sobressaltos que sempre atrasam nosso progresso. Essa atenção se deve ao estágio evolutivo em que nos encontramos, onde os estímulos físicos ainda são uma necessidade para nos provocar sensações, despertando em nós o autocontrole, a responsabilidade e o senso de consequência. Nesse período carnavalesco, porém, avançamos na tolerância e nos desejos, permitindo a intensificação dos prazeres, quase como uma tradição, podendo criar compromissos graves e com dolosos efeitos.

 

O Espírito André Luiz, por exemplo, na obra Conduta Espírita, assinala, no capítulo Perante as Fórmulas Sociais, que se deve, por garantia, “afastar-se de festas lamentáveis, como aquelas que assinalam a passagem do carnaval, inclusive as que se destaquem pelos excessos de gula, desregramento ou manifestações exteriores espetaculares. A verdadeira alegria não foge da temperança.”

 

Se temos essas fraquezas mundanas e devemos avançar espiritualmente, a preocupação dos Espíritos se justificam, mas, mesmo desejando nos conduzir, não podem, nem devem, interferir. A questão é, então: como lidar com essas comemorações hoje, diante da nossa realidade?

 

A resposta está no entendimento de tudo o que nos envolve. Já disse Emmanuel, Espírito, que no campo da sexualidade não deve haver proibição, mas educação. Assim, em qualquer área de nossa existência, desenvolvendo respeito por nós mesmos e pelos demais, nossa conduta será sempre equilibrada. Não haverá tolhimento do direito de expressão, nem violação de consciências, mas retidão; não mais impulsos, mas racionalidade.

 

No campo mediúnico, que também devemos considerar, as preocupações vão além das condutas públicas nesse ou naquele ambiente. Nesse caso, já adentramos na esfera das energias mentais, que se tornam quase que palpáveis, segundo o grau de sensibilidade do médium. O Espírito Manoel Philomeno de Miranda, na obra Nas Fronteiras da Loucura, nos traz algumas considerações a esse respeito: “(...) Em lugares onde o comportamento mental é pernicioso, idêntico em muitas pessoas pela gama de interesses vividos, surgem redutos de incúria e sofrimento espiritual, que se ampliam de acordo com a continuidade de exteriorizações psíquicas como graças ao volume e teor delas. A recíproca é verdadeira: onde se concentram tônus psíquicos superiores, abrem-se vias de comunicação com as Esferas elevadas, surgem construções de paz e Espíritos benignos convivem com as almas que se lhes afinam (...)”

 

Isso nos faz refletir sobre a liberdade sagrada de ir e vir, mas muito mais sobre a capacidade de cada um de resistir às forças contrárias desse caminho, em oposição aos princípios morais que se abraça. “Tudo me é lícito, mas nem tudo me convém”, já disse o Apóstolo dos Gentios, ou seja, confiar em si mesmo é o que determinará o sucesso ou fracasso dessas comemorações.

 

De um modo geral, na expectativa de nossa evolução espiritual, não estamos percebendo, pelo menos dentro de nossa pequena perspectiva, grandes avanços morais em nossa sociedade ao ponto de desfrutarmos de tamanha liberdade de ação para enfrentar toda e qualquer provocação instintiva, mas não nos iludamos com essa visão pessimista, pois só de se estudar a questão, desvendando seus benefícios e malefícios, já é um avanço significativo, até mesmo para compreender sua gravidade.

 

Cada pessoa tem o direito de aproveitar esses eventos e se divertir como melhor lhe convier. É o princípio fundamental. As ideias espíritas, entretanto, nos ampliam o discernimento para classificar o que é ou não saudável, e através delas podemos olhar para o mundo e decidir a direção mais adequada, a mais sensata. Carnaval é uma festa para todos gostos e paixões. Viver esse momento é uma opção pessoal e intransferível, cujas consequências baterão às portas somente daqueles que forem ao seu encontro. Portanto, diante dessa comemoração, aproveitar cada bom momento com respeito e responsabilidade é a chave para não se desviar da trilha tão arduamente percorrida. Para o caso de não apreciar, resta aproveitar o feriado com os mesmos cuidados e valores.

 

* * *

 

908. Como se poderá determinar o limite onde as paixões deixam de ser boas para se tornarem más?

 

“As paixões são como um corcel, que só tem utilidade quando governado e que se torna perigoso desde que passe a governar. Uma paixão se torna perigosa a partir do momento em que deixais de poder governá-la e que dá em resultado um prejuízo qualquer para vós mesmos, ou para outrem.” (O Livro dos Espíritos.)

 

(Autor: André Luiz Rodrigues dos Santos)

terça-feira, 28 de janeiro de 2014

Cada vez mais cães consomem maconha nos EUA

Cada vez mais cães consomem maconha nos EUA

Jaime González
Da BBC em Los Angeles

Nos últimos anos, o uso de maconha para fins medicinais se estendeu rapidamente pelos Estados Unidos. Agora especialistas afirmam que a popularidade da planta está tendo efeitos colaterais em cães.
Veterinários em Estados onde o uso medicinal da maconha é permitido – como Colorado e Califórnia – dizem que estão tratando cada vez mais cães com intoxicação por maconha.
Os especialistas explicam que os animais acabam ingerindo de forma acidental alimentos como biscoitos que contém maconha. Alguns cães acabam comendo diretamente a planta, que é guardada pelos seus donos.
A intoxicação é tratável na maioria dos casos. Os sintomas são falta de coordenação, pupilas dilatadas, vômitos, cansaço, incontinência urinária, mudança no ritmo cardíaco e tremores.
Um estudo divulgado na publicação científica americana Veterinary Emergency and Critical Care concluiu que, entre 2005 e 2010, os casos de cães que precisaram ser tratados no Colorado por ingestão de maconha quadruplicaram.
Uma das autoras do estudo, Elisa Mazzaferro, disse à BBC que o número de intoxicações registradas no Estado cresceu exponencialmente desde a legalização da maconha para uso medicinal.
"Antes, na área de Denver, nós tratávamos anualmente algo como quatro ou cinco cães. Nos últimos anos, os casos aumentaram à medida que eram abertos mais ambulatórios [com maconha medicinal]", disse a especialista.
"Para nos certificarmos de que não se tratava apenas de um fenômeno local, recolhemos informações de diversas partes do Estado e os dados mostraram um aumento significativo no número de cães intoxicados", disse.

Mudança de comportamento
Mazzaferro e seus colegas examinaram os casos de 125 cães que foram tratados em centros veterinários. Dois animais acabaram falecendo devido à intoxicação.
Para Ahna Brutlag, que trabalha para a empresa de serviços de emergência para animais Pet Poison Helpline, o fenômeno não acontece apenas no Colorado.
Ela diz que, nos últimos cinco anos, foi registrado um incremento de 200% no número de consultas sobre animais que ingeriram maconha. Para Brutlag, isso ocorre tanto pelo aumento dos casos, como também por uma mudança de comportamento das pessoas em relação à maconha.
"Um fator-chave foi a legalização da maconha medicinal. Mas o estigma ao redor da planta também está desaparecendo, e os donos dos cães já não têm tanta vergonha de registrar os casos."
Ela recomenda que donos de cães intoxicados deixem o animal em um lugar pouco iluminado, até que passem os efeitos. Os sintomas começam a surgir entre 30 e 60 minutos após a ingestão. Casos mais graves precisam de acompanhamento de um veterinário.
Notícia publicada na BBC Brasil, em 7 de novembro de 2013.

Raphael Vivacqua Carneiro* comenta
Dois aspectos merecem destaque no estudo publicado pela sociedade americana protetora dos animais Veterinary Emergency and Critical Care: a legalização da maconha e o desleixo que resulta em intoxicações acidentais de animais de estimação.
Nos locais analisados pelo estudo, a maconha foi legalizada apenas para fins medicinais. Isto pressupõe que o seu uso seja racional e restrito. As principais indicações terapêuticas são para reduzir a dor em doenças como glaucoma e esclerose múltipla, e também para conter náusea e vômito provocados pela quimioterapia. Contudo, a maconha possui efeitos colaterais, assim como todo medicamento ou droga, seja lícita ou não. A lista de possíveis efeitos indesejáveis é extensa, incluindo: surtos psicóticos, problemas de memória e aprendizado, sonolência e problemas na coordenação motora, entre vários outros. Estes efeitos certamente favorecem a ocorrência dos acidentes.
Via de regra, todo aquele que possui um animal de estimação nutre afeto por ele e deseja o seu bem-estar. As intoxicações desses animais pela ingestão acidental de drogas certamente é um fato alheio à vontade dos donos. Entretanto, isto ocorre, causando sofrimento e, por vezes, a morte.
Onde não há intenção, não há dolo. Contudo, há sempre um quinhão de responsabilidade quando o mal resulta do desleixo daquele que deveria ser o guardião e provedor de criaturinhas dependentes. Se, em vez de uso medicinal, o desleixo for provocado por uso recreativo da maconha, certamente a responsabilidade pelo mal causado será ainda maior.
Não devemos julgar, porque somos maus juízes. Contudo, temos o dever de estimular a razão e o bom proceder, em todas as ocasiões.

* Raphael Vivacqua Carneiro é engenheiro e mestre em informática. É palestrante espírita e dirigente de grupo mediúnico em Vitória, Espírito Santo. É um dos fundadores do Espiritismo.net.

segunda-feira, 27 de janeiro de 2014

Estudo dirigido: O Evangelho segundo o Espiritismo

 
As Três Revelações (Estudo 5 de 135)
  
-------------------------------------------------------------------
EESE005b - Cap. I - Itens 1 a 7
Tema: As Três Revelações
-------------------------------------------------------------------
A - Questão para estudo e dialogo virtual:
1 - Faça uma paralelo entre as Três Revelações.
 
B - Texto de Apoio:
* Não penseis que eu tenha vindo destruir a lei ou os profetas: não os vim destruir, mas cumpri-los: - porquanto, em verdade vos digo que o céu e a Terra não passarão, sem que tudo o que se acha na lei esteja perfeitamente cumprido, enquanto reste um único iota e um único ponto. (S. MATEUS, cap. V, vv. 17 e 18.)
* Na lei moisaica, ha duas partes distintas: a lei de Deus, promulgada no monte Sinai, e a lei civil ou disciplinar, decretada por Moises. Uma e invariável; a outra, apropriada aos costumes e ao caráter do povo, se modifica com o tempo.
* Todas as outras são leis que Moises decretou, obrigado que se via a conter, pelo temor, um povo de seu natural turbulento e indisciplinado, no qual tinha ele de combater arraigados abusos e preconceitos, adquiridos durante a escravidão do Egito. Para imprimir autoridade as suas leis, houve de lhes atribuir origem divina, conforme o fizeram todos os legisladores dos povos primitivos.
* Jesus não veio destruir a lei, isto e, a lei de Deus; veio cumpri-la, isto e, desenvolve-la, dar-lhe o verdadeiro sentido e adapta-la ao grau de adiantamento dos homens.
* Mas, o papel de Jesus não foi o de um simples legislador moralista, tendo por exclusiva autoridade a sua palavra. Cabia-lhe dar cumprimento as profecias que lhe anunciaram o advento; a autoridade lhe vinha da natureza excepcional do seu Espirito e da sua missão divina. Ele viera ensinar aos homens que a verdadeira vida não e a que transcorre na Terra e sim a que e vivida no reino dos céus; viera ensinar-lhes o caminho que a esse reino conduz, os meios de eles se reconciliarem com Deus e de pressentirem esses meios na marcha das coisas por vir, para a realização dos destinos humanos. Entretanto, não disse tudo, limitando-se, respeito a muitos pontos, a lançar o gérmen de verdades que, segundo ele próprio o declarou, ainda não podiam ser compreendidas.
* O Espiritismo e a ciência nova que vem revelar aos homens, por meio de provas irrecusáveis, a existência e a natureza do mundo espiritual e as suas relações com o mundo corpóreo. Ele no-lo mostra, não mais como coisa sobrenatural, porem, ao contrario, como uma das forcas vivas e sem cessar atuantes da Natureza, como a fonte de uma imensidade de fenômenos ate hoje
incompreendidos e, por isso, relegados para o domino do fantástico e do maravilhoso.
* Assim como o Cristo disse: "Não vim destruir a lei, porem cumpri-la", também o Espiritismo diz: "Não venho destruir a lei crista, mas dar-lhe execução." Nada ensina em contrario ao que ensinou o Cristo; mas, desenvolve, completa e explica, em termos claros e para toda gente, o que foi dito apenas sob forma alegórica. Vem cumprir, nos tempos preditos, o que o Cristo anunciou e preparar a realização das coisas futuras. Ele e, pois, obra do Cristo, que preside, conforme igualmente o anunciou, a regeneração que se opera e prepara o reino de Deus na Terra.

 

Frase rápida, reflexão nem tanto...


domingo, 26 de janeiro de 2014

Espero que você seja...

Espero que você seja...

Sereno

Joamar Zanolini Nazareth 
               
Em um mundo onde a pressa e a ansiedade têm conduzido as criaturas a uma correria desenfreada, onde se corre tanto sem saber aonde chegaremos, onde o relógio, em vez de amigo para nos auxiliar na organização de nossos compromissos e realização de planos de vida, se tornou objeto torturante, a nos lembrar ininterruptamente de que o tempo não está sendo suficiente para todos os projetos.

Estamos tentando colocar toda a água do Oceano Atlântico dentro de um copo.

Essa briga contra o tempo, que não temos a mínima chance de vencer, acaba por desgostar e induzir-nos à tristeza, ao desânimo e à depressão. A inconformação e a não aceitação são perigosos agentes a causarem o desalento e a irritação no coração humano.

Angustiar-se e cultivar ansiedade desmedida não solucionarão problema algum. É como o cão que começa a correr atrás da própria cauda; se cansa, se desgasta, quase nunca a alcança, e mesmo nas raras vezes em que consegue mordê-la, se decepciona, porque nada de bom sente com isso, a não ser desencanto e decepção.

Somente uma postura é remédio contra a avalanche de sentimentos contraditórios e impressões que vivenciamos no turbilhão da vida moderna: manter a serenidade. Sermos seremos, além de profilaxia adequadíssima aos nossos dias, constitui também terapêutica para os problemas já instalados em nosso mundo íntimo, e também representa o mapa para nos guiar por caminhos mais seguros nas trilhas da vida.

Sejamos serenos. A vida pode não ser fácil, mas bem vivida é um tesouro imensurável, que vale a pena aprender a conquistar.

(autor: Joamar Zanolini Nazareth)