domingo, 14 de junho de 2009

Artigo: O JOVEM E AS QUESTÕES EXISTENCIAIS

O jovem e as questões existenciais


O jovem que está se firmando e se afirmando como ser humano, caminhando para a adultez, muitas vezes se sente perdido e desamparado por não encontrar resposas adequadas que lhe apontem um norte nessa confusão hormonal e sensorial em que ele vive.


A adolescência apresenta uma grande complexidade, principalmente para quem vive esta fase. Frequentemente surgem, nesse período, interrogações, frustrações e situações embaraçosas, além das questões existenciais tais como: "Quem sou eu?", " Qual o sentido da vida?".


A busca de respostas para suas dúvidas e angústias existenciais, segundo Solange Rodrigues, do Observatório Jovem, a abertura ao novo, a extrema curiosidade, a liberdade frente às exigências incompreensíveis, a crítica aguçada quando percebem nos líderes sociais atitudes consideradas inadequadas, frustra o jovem que não encontra um modelo para se espelhar e busca nos seus pares as referências que não encontra fora do se grupo.


Ao passar por problemas de adaptação ao mundo, o jovem acaba por criar um sentimento de revolta contra os pais e contra a sociedade. Paulo Antonio Ferreira, em Discutindo a Espiritualidade, enfatiza que os colegas possuem os mesmos problemas e com eles os jovens podem se sentir à vontade, passando assim a servirem de modelos uns para os outros, aprendendo mecanismos de defesa mais fáceis de compreender como a ironia, a hostilidade e a violência. Procuram referências de comportamento na televisão, nos livros, nos filmes e nas notícias de jornais, embora esta não seja a melhor forma de aprender. Aos poucos começam a achar que seus pais sabem ainda menos do que eles, que estão atrasados em relação ao que se passa no mundo de hoje.


O Espiritismo traz a contribuição definitiva para essa fase da vida pela compreensão de como se processa a evolução espiritual, através de sucessivas encarnações, trazendo respostas para todas as questões existenciais. O jovem descobre no Espiritismo as respostas para seus questionamentos e é estimulado a construir um caminho seguro, orientado pela fé raciocinada.


Divaldo Franco nos ensina que O Espiritismo é, essencialmente, uma doutrina para jovens e adolescentes, tendo em vista o seu conteúdo iluminativo, de fácil aplicação no cotidiano e libertador de tabus e influências perniciosas. Esclarecendo a mente e confortando o sentimento, o Espiritismo fascina as mentes juvenis, convidando-as a reflexões demoradas e a comportamentos saudáveis. Infelizmente, o exemplo dos pais no lar, nem sempre compatível com as lições ministradas pela Doutrina Espírita, constitui um grande impedimento para o estudo e a vivência dos postulados espiritistas por esses candidatos juvenis. O exemplo no lar é de fundamental importância para o despertamento dos jovens e adolescentes para o estudo e a vivência do Espiritismo, ao mesmo tempo em que instrutores jovens e sinceros tornem-se líderes em relação aos demais membros do grupo juvenil (Jornal Mundo Espírita, 2008).


Assim é que se pode dizer com segurança que no Espiritismo o jovem certamente poderá encontrar, além das respostas para suas dúvidas existenciais, também a diretriz para as escolhas que terá que enfrentar no caminho evolutivo, e tornar-se um adulto em condições de orientar outros jovens no futuro.

(Eloci Mello é membro da Equipe do CVDEE)


Nenhum comentário:

Postar um comentário