terça-feira, 3 de novembro de 2009

Pergunta Feita: Sobre mediunidade...

Pergunta Feita: Olá, meu nome é M, tenho 21 anos, sou católica mas, na verdade, não vou à igreja e sempre quando possível vou ao centro espírita na minha cidade natal com a minha mãe, em Matão. Minha tia, que é espirita e médium (aliás muita gente da minha família é medium e espírita), me disse que eu tenho muita mediunidade pois tenho alteraçoes de humor e comportamente muito facilmente e muitas vezes não me recordo do que falei ou fiz. Gostaria de contar algumas histórias porque realmente queria ajuda. Uma vez, uns meses após a separação de uma tia minha, eu entrei na casa dela, e desandei a chorar, sem motivo algum, me sentia muito mal, e logo que sai da casa essa sensação ruim passou e eu fiquei bem. No reveillón do ano retrasado estavamos todos reunidos com a família e eu comecei a ficar muito estressada, grossa e estúpida com todo mundo, minha tia(médium) me disse para ir num centro espírita tomar um passo porque havia uma menina comigo, uma garota pré adolescente que havia falecido há pouco tempo, minha mãe seguiu o conselho da minha tia, e me levou no centro, no centro confirmaram o que a minha tia havia me dito e me deram um passe, fui mais umas duas ou tres vezes no centro e me senti bem melhor, mas depois não tive oportunidade de ir. Mas a historia mais recente que me incomodou muito e que por causa dela eu resolvi pedir ajuda a vocês e se puderem me ajudar eu agradeço muito. Há um mes, mais ou menos, sonhei com um tio meu que faleceu em 2000, eu nunca havia sonhado com ele. Neste sonho ele me dizia que eu iria embora no final do ano, eu perguntava para onde e ele me dizia que eu iria embora com Deus, e com ele. Após esse sonho, logo que acordei liguei assustada para minha mãe chorando. Ela pediu para uma moça do centro espirita da minha cidade para me dar um passe a distancia, ela me deu 3 passes, e falou para minha mãe que sentiu uma energia diferente comigo, uma pessoa comigo. Acontece que após esse sonho eu passei o dia inteiro mal, chorando, mas o que me incomodava não era o fato de meu tio ter me falado que eu iria embora com Deus e com ele, porém alguma coisa, que eu não sei exatamente o que, estava me incomodando, deixando meu dia triste, e péssimo. Hoje, um mês após esse meu sonho eu não posso nem pensar em contar para alguém sobre isso que eu começo a chorar e ficar mal novamente.
Gostaria que, se fosse possivel, vocês me ajudassem, eu não quero perder minha mediunidade, se eu tiver mesmo, queria trabalhá-la para que esses mal estar nao me atrapalhassem no dia a dia, para que eu pudesse fazer alguma coisa, porque se realmente tem alguem comigo, achu que é para que eu ajude e eu não estou sabendo fazer isso.

Obrigada!

================================
Resposta dada:
Olá, M!

Que Jesus nos auxilie no entendimento de nossas dúvidas.

A mediunidade é uma faculdade que todos temos, indiferente da idade, religião, sexo, grau intelectual, etc, sendo uma parte natural de todos nós que aqui estamos. Cada religião, e mesmo a sabedoria popular, dá um nome próprio a ela – dom, sensibilidade, paranormalidade (equivocadamente), dentre outros –, sendo todos a mesma capacidade de captarmos as energias mentais que nos envolvem, seja desse mundo em que vivemos, seja do mundo invisível com que nos relacionamos. O que diferencia o potencial mediúnico entre as pessoas é a intensidade com que ela se manifesta. Dentro do Espiritismo, chamamos de médiuns ostensivos aqueles que apresentam sinais claros dessa manifestação, e ainda sim variam dessa intensidade e do seu gênero (vidência, psicografia, psicofonia, cura, intuitiva, etc).

Muito há para ser falado sobre a mediunidade a fim de esclarecê-la, cara irmã, mas demandaria muito tempo para abordar esse tema em toda sua profundidade. Por isso, já indicamos para ajudá-la o livro “Mediunidade: Caminho para ser feliz”, de Suely Caldas Schubert. Ao final, um trecho interessante do livro para situá-la em seu contexto e mais vídeos e palestra para orientá-la. Também, como obra fundamental do Espiritismo a respeito da mediunidade, o “O Livro dos Médiuns”, de Allan Kardec. Duas obras que oferecem grandes instruções.

M, a eclosão da mediunidade, ou seja, os primeiros sinais de sua manifestação, não raramente vem acompanhado de grandes dificuldades para o médium para lidar com essas forças invisíveis. Consideramos, de imediato, que não há mediunidade boa ou má, ela é o que é e somos nós que a direcionamos conforme nossa capacidade de lidar com ela, com nosso conhecimento e nossa intenção (de fazer o bem, o mal, ou manter-se indiferente a ela). Assim, indicamos que conheça, informe-se sobre o que é, como controlá-la e o que pode fazer para ser ajudada e ajudar o próximo com esse abençoado recurso.

Outro fator a ser considerado é que estamos rodeados de irmãos espirituais influenciando-nos e sendo influenciados por nós constantemente, conforme nossos princípios e nossas atitudes. Então à nossa volta irmãos esclarecidos e amigáveis, contribuindo para nosso crescimento, assim como os que ainda buscam esclarecimento, perturbando-nos com seu contato, intencionalmente ou não. O ditado popular “diga-me com quem andas que direi quem és” nos aponta uma direção para refletirmos, mas nos faz construir outra ideia a respeito das nossas relações com o mundo espiritual: “Diga-me o que pensas que direi com quem andas”. A partir desse raciocínio, devemos entender que assim como nos tornamos vulneráveis pela nossa invigilância, podemos nos proteger mantendo um padrão mental elevado e equilibrado, tendo como referência os ensinamentos de nosso mestre maior.

Especificamente sobre seu sonho, devemos ter em mente que todos os Espíritos que nos influenciam e nos contatam, seja quando estamos despertos ou durante nosso sono físico, assim como acontece com nas nossas relações pessoais, cada Espírito deixa em nós uma impressão característica de seu caráter. Para fazermos uma simples comparação, interpretemos essas impressões como sendo odores, cheiros, que são o cartão de visita de uma pessoa. Se esta exala um perfume agradável, deixando em nós uma sensação agradável, então podemos considerá-la como alguém de boa higiene, de bons hábitos. Caso seja um odor fétido, teríamos o oposto. Assim acontece com as vibrações, com o contato fluídico dos Espíritos.

Então, tendo em sonho ou em transe mediúnico contato com os Espíritos, avalie a qualidade do contato, o tipo de mensagem deixada (se tranquilizadora ou perturbadora), as impressões que deixaram, enfim, o fato de serem espíritos não os coloca acima de nós em termos de superioridade. No mundo espiritual, a elevação é determinada pelo amor que transmite através das ideias, palavras e atitudes. Fora isso, em nada são superiores.

M, Jesus foi o maior dos médiuns, e com sua autoridade moral e intelectual nos deixou o modelo de conduta que precisamos seguir. Mais uma vez, os Espíritos estão em torno de nós, e somos nós mesmos que determinaremos a quem permitiremos que influenciem nossas vidas.

Quanto ao futuro, Deus rege nossas vidas, e será Ele que apontará para qual direção seguiremos. Confiemos, cara irmã, no amor que vem Dele e em todos os irmãos que agem sobre nós em nome Dele.

Frequente com a assiduidade possível uma Casa Espírita próxima à sua residência. Vá e converse com os trabalhadores da equipe de Atendimento Fraterno a respeito de suas experiências, peça orientação e informe-se sobre os estudos e auxílio que a Casa oferece. A Casa Espírita também proporciona o benefício do passe – verdadeiro tratamento energético –, o qual constitui-se duma transfusão de energias, que irá reequilibrá-la e fortalecê-la. O tratamento magnético (passes e água fluidificada) vem como um poderoso recurso para o equilíbrio que todos precisamos e nele encontramos o suporte espiritual para nossas lutas cotidianas.

Outro fator importante é que, assistindo às palestras de uma Casa Espírita, prestando a devida atenção, você irá encontrar respostas para suas dúvidas, por meio dos ensinamentos dos oradores e da assistência inspiradora dos mentores e protetores espirituais.

Procure um fortalecimento espiritual através da prática dos ensinamentos do Evangelho de Jesus. A participação em atividades de caridade, de ajuda ao próximo, proporciona a higiene mental necessária à nossa renovação. “É dando que se recebe”.

Para seu fortalecimento imediato, procure uma maior intimidade com Jesus através da oração, do estudo e meditação sobre os seus ensinamentos.

Joanna de Ângelis, Espírito, no livro “Alegria de Viver”, psicografado por Divaldo Franco, nos fala sobre a oração: “A mente que ora se revitaliza, fortalecendo o corpo. Portadora de altas cargas de energia positiva, a prece faculta a sintonia com as Fontes Geradoras da Vida, propiciando o intercâmbio com outras mentes que se movimentam nas faixas superiores do Cosmo. Por mais complexas se te apresentem as situações, faze uma pausa e ora. A atitude te oferecerá calma e lucidez. Diminuirá a tensão e o temor, renovando-te o ânimo e propiciando-te uma visão mais lúcida a respeito da questão que defrontas. Talvez não te proporcione a solução que almejas, que te parece, no momento, a melhor. Desencadeará, porém, fatores transcendentes que irão contribuir para a equação correta em torno do problema, no instante próprio”.

Uma importante ação neste sentido, além da prática diária, é fazer a Reunião do Evangelho no Lar para que não somente você, mas todos da família, e auxiliares, possam receber os seus benefícios, que envolvem todo o ambiente doméstico.

Segundo Emmanuel, Espírito, não devemos esquecer a necessidade de trazer o Cristo para o cenário de amor onde nos refugiamos. É um trabalho simples. Escolhemos alguns minutos por semana e nos reunimos com todos aqueles que vivem conosco, para o aprendizado das lições de Jesus.

É recomendável que esse estudo seja feito no mesmo dia da semana e no mesmo horário. Inicie com uma prece espontânea, abra uma página do Evangelho e leia, em voz alta, alguns trechos, comentando-os em seguida. Todos os participantes devem expor suas dúvidas, seus temores e dificuldades. Através da conversação edificante produzida, os benfeitores da espiritualidade superior "distribuirão a todos ideias e forças, em nome do Cristo, para que horizontes novos iluminem o espírito de cada um."

Caso não tenha quem faça esse estudo com você. Faça sozinha mesmo. O importante é começar e transformar isso em um maravilhoso hábito. Você sempre estará acompanhada de seu Espírito Protetor e dos Espíritos familiares e amigos que procurarão compartilhar com você desse momento de paz e de luz. Experimente!

Um Roteiro e outros esclarecimentos sobre o assunto poderão ser encontrados no seguinte endereço: http://www.espiritismo.net/evangelho_no_lar.

Leia sempre livros instrutivos e edificantes – caso seja do seu interesse, a Codificação Espírita e outros livros espíritas instrutivos podem ser obtidos no link www.espiritismo.net/portugues_download ou www.virtual.espiridigi.net (Biblioteca Virtual).

As Casas Espíritas costumam manter uma biblioteca e/ou livraria. Peça sugestões de livros de fácil leitura que servirão como bons companheiros e professores.

Convidamos a você, cara irmã, caso seja possível e haja interesse, participar de nossas atividades na Internet (estudos, palestras, vibrações e Atendimento Fraterno), via Paltalk (programa de áudio-conferência). Informe-se sobre o programa - instalação e uso - no site www.espiridigi.net/paltalk, além da programação semanal de nossos grupos de trabalho, com as atividades e horários.

Como complemento para nosso atendimento, convidamos você, sua família e interessados, para conhecer nosso trabalho de vibração, desenvolvido no Paltalk - sala Espiritismo Net Vibração -, aos domingos, categoria Central & South America / subcategoria Brazil", das 22h às 22h30, que lhes proporcionará momentos de harmonia e reflexão. Você também pode encaminhar nomes para a vibração através do formulário no endereço www.espiritismo.net, seção "Preces Online".

Que Deus abençoe nossos propósitos de entendimento e esperamos ter podido ajudar.
Precisando, conte sempre conosco.

Um abraço,

André.
Equipe Net Jovem
Dúvidas e Sugestões: www.cvdee.org.br/netjovem.asp

Nenhum comentário:

Postar um comentário