quinta-feira, 27 de maio de 2010

Pergunta Feita: "Medo de pessoas que morreram..."

Pergunta: Eu stou precisando de ajuda tenho muito medo de pessoas que morreram até mesmo das que eu nem conhecia. Não sei o que devo ter... se puderem por favor me ajudem a entender

Obrigada,
H

================

Olá, H!

Muita paz a você!

No seu relato você nos fala do seu medo da morte, e especialmente dos mortos. Isso é muito natural quando desconhecemos sobre o assunto, porém, pode-se ser resolvido com estudos e esclarecimentos sobre o assunto.

A morte ainda é para nós um grande enigma, desde os tempos mais antigos. A humanidade, de um modo geral, sempre a envolveu no véu dos mistérios, e cada cultura a decorou com elementos diversos, desde os mais bizarros e assustadores, até os mais serenos e pacificadores. Entretanto, independente do que se pensa, ela acolhe a todos nós. Como diz o ditado, “a única certeza da vida é a morte”.

Diante dessas dúvidas, faltava uma filosofia que tratasse desse processo sem o misticismo e as fantasias da mente humana, algo que a nossa razão, a nossa inteligência pudesse compreender com maior equilíbrio. Mais que isso, pudéssemos encarar não apenas o fato em si, mas o que viria depois.

O Espiritismo, no seu início, veio responder a muitas dessas questões ouvindo as vozes dos próprios habitantes do mundo espiritual: os Espíritos. Falaram sobre suas experiências em vida terrena, da passagem que cada um teve no momento do desencarne, do estado em que se achavam após concluído o processo, as relações que tinham com os encarnados, enfim, destrinchou esse mistério abordando cada um de seus detalhes.

Embora seja um processo natural, tão normal como a própria vida, ainda há muitos de nós que sentem grande temor de qualquer tema relacionado à morte, e sua origem está ligada a diversos fatores, como traumas na atual encarnação relacionadas a perdas de pessoas amadas, a fantasias geradas na infância, ao medo do desconhecido, entre outros; em encarnações anteriores, as desencarnações por que passaram, por deixarem marcas dolorosas registradas no psiquismo, provoca uma ansiedade que acompanha a pessoa por grande parte de sua vida, muitas vezes a imobilizando para viver com tranquilidade e equilíbrio. Sabemos que o medo nos imobiliza, e ele nada mais é que uma reação de autodefesa. Porém, o entendimento sobre a causa nos faz olhá-la de um modo diferente.

O que consideramos, e não há como nos desligarmos disso, é que em nossa trajetória terrena nos deparamos com várias situações que provocam em nós reações, muitas das quais bastante perturbadoras. Vemos, então, que o problema não está nas situações em si, já que cada pessoa reage de um modo diferente quando expostas a elas, como diante da morte, por exemplo, mas ele está na mente de cada um de nós, e é isso que devemos trabalhar.

O processo de autocura começa com nossa espiritualização. A aproximação de Deus nos inspira confiança e nos dá a certeza de que nossos destinos não se fazem ao acaso, mas é fruto de nossas escolhas e ações, e Ele sempre nos conduz de forma a conquistarmos a felicidade que todos desejamos. Como emissários de Deus, temos a espiritualidade amiga que também nos acompanha, protegendo-nos e orientando-nos, para que sigamos sempre o caminho da retidão.

Você refere o imenso medo dos Espíritos, o que, nesse caso, já não é o medo deles, propriamente, mas do que eles representam, ou seja, a morte. Allan Kardec, o codificador do Espiritismo, nos lembra que os Espíritos são apenas os homens fora do corpo físico. Assim, devemos vê-los como o que de fato são, pessoas que pensam, sentem e agem como nós, mas numa outra dimensão e vivenciando experiências diferentes da nossa. Não há mistério, nem segredos, nem fantasias, apenas estão invisíveis, e essa conclusão não nos chega por “achismos”, mas pelas manifestações que observamos e com o diálogo com os próprios desencarnados.

H, há, sem dúvida, ainda muito a ser dito a você sobre a morte, os Espíritos e o modo como lidarmos com eles, mas não conseguiremos dissipar todas as dúvidas, que certamente possui, através dessa nossa simples resposta. Temos muitas informações estão disponíveis no acervo espírita, como livros, áudios e vídeos, que lhe oferecemos como meio de instrução, ao final de nossa resposta. Acesse cada arquivo e reflita sobre a mensagem transmitida. Todo medo se apaga com o conhecimento, isso é uma realidade. Assim, informando-se e equilibrando suas emoções, você será capaz de lidar com esses fatos que fazem parte de nossas vidas.

Participe das reuniões públicas de um Centro Espírita próximo à sua residência. Essa instituição não é um teatro para manifestações espirituais, mas um local de esclarecimento e auxílio. As reuniões mediúnicas acontecem reservadamente para proporcionar tranquilidade a todos os presentes, aos encarnados e aos desencarnados. No centro, assistindo às palestras públicas oferecidas, prestando a devida atenção, sempre encontraremos respostas para as nossas dúvidas, por meio dos ensinamentos dos oradores e a assistência inspiradora dos nossos mentores e protetores espirituais. A Casa Espírita proporciona também o benefício do passe, o qual constitui-se duma transfusão de energias, que nos revigoram e reanimam. O tratamento magnético (passes) vem como um poderoso recurso para o equilíbrio que todos precisamos e nele encontramos o suporte espiritual para nossas lutas cotidianas.

Transforme seu medo em trabalho ao próximo, H, doando o maior tesouro que carrega dentro de si, que é o amor de Deus. Realize trabalhos assistenciais dentro de uma instituição que lhe ofereça essa oportunidade, independente da religião que a sustente. Lembremos que o amor realiza verdadeiras transformações em nossas vidas quando assim o permitimos. O amor edifica, fortalece, liberta e acolhe.

Emocionalmente, é de grande importância que procure ajuda psicoterápica, preferencialmente atuando na linha espiritualista, para que possa, aos poucos, assimilar os esclarecimentos que serão prestados sobre a vida e a morte, assim como aprender a lidar com seus medos e receios. Se deixarmos que esses sentimentos temerosos nos dominem, podemos desenvolver patologias mais graves, e esse recurso proporcionará a você a oportunidade de conversar sobre o que a incomoda sem precisar revivê-los. Procure essa ajuda o quanto antes.

Sugerimos, também, fazer a Reunião do Evangelho no Lar para que não somente você, mas todos da família, e auxiliares, possam receber os seus benefícios, que envolvem todo o ambiente doméstico.

Segundo Emmanuel, Espírito, não devemos esquecer a necessidade de trazer o Cristo para o cenário de amor onde nos refugiamos. É um trabalho simples. Escolhemos alguns minutos por semana e nos reunimos com todos aqueles que vivem conosco, para o aprendizado das lições de Jesus.

Recomendável seja feito esse estudo no mesmo dia da semana e horário. Iniciamos com uma prece espontânea, abrimos uma página do Evangelho e lemos, em voz alta, alguns trechos, comentando-os em seguida. Os companheiros participantes devem expor suas dúvidas, seus temores e dificuldades. Através da conversação edificante produzida, os benfeitores da espiritualidade superior "distribuirão a todos ideias e forças, em nome do Cristo, para que horizontes novos iluminem o espírito de cada um."

Um Roteiro e outros esclarecimentos sobre o assunto poderão ser encontrados no seguinte endereço: http://www.espiritismo.net/evangelho_no_lar.

Recomendamos, caso seja possível e haja interesse, participar de nossas atividades na Internet (estudos, palestras, vibrações e Atendimento Fraterno), via Paltalk (programa de áudio-conferência). Informe-se sobre o programa - instalação e uso - no site www.espiridigi.net/paltalk, além da programação semanal de nossos grupos de trabalho, com as atividades e horários.

Como complemento para nosso atendimento, convidamos você, sua família e interessados, para conhecer nosso trabalho de vibração, desenvolvido no Paltalk - sala Espiritismo Net Vibração -, aos domingos, categoria Central & South America / subcategoria Brazil", das 22h às 22h30, que lhes proporcionará momentos de harmonia e reflexão. Você também pode encaminhar nomes para a vibração através do formulário no endereço www.espiritismo.net, seção "Preces Online".

Instrua-se com leituras edificantes – caso seja do seu interesse, a Codificação Espírita e outros livros espíritas instrutivos podem ser obtidos no link www.espiritismo.net/portugues_download ou www.virtual.espiridigi.net (Biblioteca Virtual).

Para conhecer melhor o Espiritismo, acesse www.espiridigi.net/videos e assista aos vídeos apresentados abordando os diversos aspectos da Doutrina.

Que Deus abençoe nossos propósitos de entendimento.
Esperamos ter podido ajudar.

Equipe do Atendimento Fraterno e do Perguntas e Respostas do Espiritismo.net.
Visite http://www.espiritismo.net

No intuito de melhorar nosso atendimento, gostaríamos de saber se nossa resposta foi bem compreendida e aceita por você, bem como receber algum comentário adicional que você tenha sobre esse assunto. Além disso, seu retorno é grande incentivo para que continuemos nosso trabalho.

==============================

Para suas reflexões sobre a dificuldade que enfrenta, ouça as mensagens abaixo:

Tensão Emocional - http://www.universoespirita.org.br/audio/arq/20030926.mp3
Atitudes de Urgência - http://www.universoespirita.org.br/audio/arq/20030922.mp3
No Campo da Vida - http://www.universoespirita.org.br/audio/arq/20030923.mp3
Paciência conosco - http://www.universoespirita.org.br/audio/arq/Paciencia%20conosco!20021222.mp3
Confiança - http://www.universoespirita.org.br/audio/arq/20031006.mp3

============================

Para melhor aprofundar nosso atendimento, recomendamos que assista, ouça e leia, com atenção, o material abaixo:

Livros:
- “O Céu e o Inferno” - 1ª Parte, Capítulo II, "Temor da morte" - Allan Kardec - http://www.espirito.org.br/portal/codificacao/ci/ci-1-02.html
- “Quem tem medo da Morte?” - Richard Simonetti
(Vídeo sobre o livro - http://www.youtube.com/watch?v=B_ETwWeX0p8)

Palestras:
- "Finados" - Marlio Lamha - Centro Espírita León Denis - RJ / 2006 - http://www.espacoespirita.net/diversos.htm
- "Quem tem medo da Morte?" (Palestra sobre o livro) - Richard Simonetti - www.espiridigi.net/arquivos/a_morte.zip

- “Ansiedade e Reencarnação” - Sérgio Breves - www.espiridigi.net/arquivos/ansiedade.zip

Vídeos:
- www.espiridigi.net/videos
Revista Informação
- Sobre a Morte e o Morrer
- Atitude Mental
- A Influência Espiritual

- www.virtual.espiridigi.net - seção Multimídia > vídeos
Programas Espíritas
- Terceira Revelação - 15 - Emoções Perturbadoras
- Terceira Revelação - 20 - Influência dos Espíritos
- Terceira Revelação - 37 - Prece

- Medo da Morte - Divaldo Franco - http://duplavista.com.br/arquivo/programa-transicao-visao-espirita-26-out-medo-da-morte

Um abraço,

André.
Equipe Espiritismo Net Jovem

Um comentário:

  1. creio q as pessoas quando morrem vão para o ceu ou inferno ñ ficam perambulando
    leiam Biblia

    ResponderExcluir