quarta-feira, 9 de junho de 2010

Pergunta Feita: "Mediunidade e jovens".

Mensagem: OLÁ. MINHA DÚVIDA É DE CERTA FORMA POLÊMICA. TENHO LIDO NO LM QUE JOVENS COM MEDIUNIDADE DE FATO DEVEM DESENVOLVER SIM MAS A FEB ORIENTA PARA EVANGELIZAÇÃO. POR QUE DE FATO A FEB ORIENTA PARA NAO EXPOR JOVENS NUMA MESA MEDIUNICA POR EXEMPLO? E SE O JOVEM JA TIVER UMA ESPIRITUALIDADE BOA NAO PODERIA COMPOR UMA MESA? VAMOS SUPOR QUE ELE NAO SE IMPRESSIONE COM OS ESPIRITOS TREVOSOS QUE SE MANIFESTEM. NESTE CASO PODERIA COMPOR UMA MESA? O FATO DE ELE COMPOR UMA MESA NAO SERIA UM PROBLEMA? POIS ESTARIA MAIS SUGEITO A INFLUENCIA DE ESPIRITOS QUE VIEREM NA MESA E PODERIAM OBSEDIÁ-LO?
TAMBEM GOSTARIA DE SABER DE LIVROS PSICOGRAFADOS QUE DEFENDAM O EMPREGO DE JOVENS PREPARADOS EM UMA MESA MEDIUNICA OU QUE PREGAM O CONTRÁRIO.
CASO TIVER OUTRO CONTATO AO QUAL EU POSSA TIRAR MINHAS DUVIDAS EU AGRADECERIA.

OBRIGADO
P

==============================

Prezado P,

Muita paz!

Você tem razão quando diz ter lido em "O Livro dos Médiuns" que jovens com mediunidade devem desenvolvê-la. Nesse livro, os Espíritos Superiores afirmaram que não há idade precisa para o inicio da prática mediúnica, pois tudo depende do desenvolvimento físico e, mais ainda, do desenvolvimento moral (Cap.XVIII, Item 221, 8ª Pergunta).

No livro "Diretrizes de Segurança", Divaldo responde à seguinte pergunta:

50. A partir de que idade o jovem espírita pode participar de trabalhos mediúnicos?
Divaldo - Desde quando esteja disposto a assumir responsabilidades. As médiuns que colaboraram com Kardec oscilavam entre 12 e 15 anos de idade, mas há muita gente de 40 anos que não sabe manter perseverança nem responsabilidade. O problema não é de idade cronológica, e, sim, de maturidade espiritual.

51. Não basta que o Jovem espírita tenha conhecimento teórico da Doutrina?
Divaldo - Tudo aquilo que fica reduzido a palavras carece de fundamentos de atos. Se ele tem conhecimento teórico da Doutrina, necessita por à prova esses conhecimentos através da boa prática do Espiritismo.

Quanto à FEB, talvez você não tenha compreendido as preocupações da Federação com o ingresso de jovens nas reuniões mediúnicas. Não é que ela seja contra, mesmo porque nos cursos de Estudo e Educação da Mediunidade promovidos pela FEB há muitos jovens participando, talvez em maior número. Entretanto, esses jovens são oriundos da Evangelização Infanto-Juvenil e do Estudo Sistematizado da Doutrina Espírita - ESDE. A passagem do jovem por esses trabalhos é muito importante, pois é através dele que conquista a formação doutrinária, espiritual e o necessário equilíbrio moral, capaz de lhe garantir a necessária segurança nos trabalhos futuros da mediunidade, se for o caso.

É consenso que a idade não deve ser considerada como fator limitativo absoluto para a participação em trabalhos mediúnicos, pois existem jovens psicologicamente amadurecidos e adultos inconsequentes. Entretanto, não é recomendável encaminhar um jovem para os trabalhos mediúnicos sem que esteja devidamente preparado psicológica e doutrinariamente, principalmente quando se trata de reunião de desobsessão, por se tratar de uma reunião para onde são conduzidas entidades espirituais muito endurecidas, que exigem dos participantes razoável conhecimento da Doutrina Espírita, especialmente da Mediunidade, e equilíbrio emocional, para não se deixarem influenciar, negativamente, pelas comunicações, como mistificações, ameaças, comportamento agressivo, etc. Este requisito é exigível de qualquer pessoa, independentemente de idade.

Concordamos que não tem sentido o comportamento de alguns dirigentes espíritas que vedam o acesso de jovens às reuniões mediúnicas, somente baseados na idade. Por outro lado, permitir a um jovem, na adolescência ou saindo dela, a participar de reunião mediúnica é uma decisão que deve ser muito bem avaliada. Especialmente no que diz respeito à sua necessidade e capacidade psicológica e emocional. O "O Livro dos Médiuns", em seu capítulo XVIII, item 222, nos diz que:

"A prática do Espiritismo, como veremos mais adiante, demanda muito tato, para a inutilização das tramas dos Espíritos enganadores. Se estes iludem a homens feitos, claro é que a infância e a juventude mais expostas se acham a ser vítimas deles. Sabe-se, além disso, que o recolhimento é uma condição sem a qual não se pode lidar com Espíritos sérios. As evocações feitas estouvadamente e por gracejo constituem verdadeira profanação, que facilita o acesso aos Espíritos zombeteiros, ou malfazejos. Ora, não se podendo esperar de uma criança a gravidade necessária a semelhante ato, muito de temer é que ela faça disso um brinquedo, se ficar entregue a si mesma. Ainda nas condições mais favoráveis, é de desejar que uma criança dotada de faculdade mediúnica não a exercite, senão sob a vigilância de pessoas experientes, que lhe ensinem, pelo exemplo, o respeito devido às almas dos que viveram no mundo. Por aí se vê que a questão de idade está subordinada às circunstâncias, assim de temperamento, como de caráter..."

O jovem com sintoma de mediunidade deve receber estímulo e atenção e não desconfiança e indiferença. Os mesmos cuidados devem merecer os adultos, pois, segundo Kardec, "há crianças de doze anos a quem tal coisa afetará menos do que a algumas pessoas já feitas." (Cap.XVIII, Item 221, 8ª Pergunta).

No livro "Somos todos médiuns", Espírito Odilon Fernandes, psicografia de Carlos Bacelli, temos um segundo ponto a considerar:

"É muito comum que a mediunidade se manifeste na adolescência. Normalmente, quando se manifesta nos jovens de idade que varia entre 12 e 17 anos, na maioria das vezes semelhante sintoma de mediunidade é transitório; ou seja, o jovem, no desabrochar de suas forças psíquicas, torna-se mais sensível à influência dos espíritos que pululam ao redor dos homens na Terra...

Porque experimente sinais de mediunidade, não significa que o jovem necessariamente tenha que frequentar uma reunião mediúnica ou tenha que desenvolvê-la. Quase sempre isso acontece para que a família, distante da verdadeira fé em Deus, se encaminhe ao esclarecimento espiritual que não possui. Quando os espíritos interessados nesta providência alcançam o seu objetivo, eles se afastam, dando por concluída a tarefa de acender alguma luz entre os que lhes são caros."

Dr. Odilon também orienta o responsável pelo Centro Espírita que recebe a família a convidá-los para uma reunião de estudos e para algum tipo de trabalho assistencial, falando-lhes ainda acerca da importâcia da realização do Culto do Evangelho no Lar.

Através da frequência ao Centro, das leituras, dos passes, das orações, da nova disposição mental, dos diálogos construtivos e do serviço no bem, o jovem irá se equilibrando mediunicamente, conseguindo paz a fim de prosseguir em seus estudos escolares e ocupações normais. Posteriormente, quando se defina na vida, se ele tiver renascido com tarefa específica no campo da mediunidade, então chegará o momento de abraçá-la.

Ante o exposto, a Casa Espírita deve analisar profundamente cada caso, de maneira diferenciada. É tudo uma questão de bom-senso, de avaliação e de acompanhamento.

Entretanto, que seja sempre esclarecido ao jovem que mediunidade é responsabilidade a mais em suas vidas. Ou, como disse o Espírito Ivan de Albuquerque, pela psicografia do sensitivo José Raul Teixeira, que também se iniciou muito jovem na tribuna espírita e na mediunidade: "Se, no estuário da juventude, o apelo mediúnico te chega, não lamentes a perda da folgança, suposta própria da idade. Mantém-te alegre e prazenteiro, guardando-te, inobstante, no bojo da responsável conduta, que não deixará que te percas pelos dédalos da loucura que são próprias não da mocidade, porém de todos os indivíduos estúrdios e irrefletidos, em qualquer fase etária em que estejam." (Cântico da Juventude, Pág. "Juventude e Mediunidade", 1).

Recomendamos a leitura dos seguintes artigos:

Mediunidade e Juventude - http://br.geocities.com/humildescomjesus/temas/mediunidade_e_juventude.htm

A Mediunidade na Criança e no Jovem - http://www.cebatuira.org.br/EstudodaMediunidade/mediunidade_016.htm

Deixamos como orientação geral os áudios Qualidade da Prática Mediúnica, de Divaldo Franco:

www.meiovirtual.net/arquivos/divaldo_qualidade_1.zip
www.meiovirtual.net/arquivos/divaldo_qualidade_2.zip

Oferecemos como complemento, no site www.virtual.espiridigi.net - seção Evangelização -, um farto material para trabalhos com crianças e mocidades. Na seção Estudos - Multimídia, há vídeos que podem ser utilizados abordando diversos temas relacionados aos estudos doutrinários. Veja, também, www.videosespiritas.com.

Nos links www.espiridigi.net/arquivos/jovem_casa_espirita_palestra_raul.zip e www.espiridigi.net/arquivos/jovem_casa_espirita_perguntas_raul.zip você terá orientações de José Raul Teixeira a respeito do trabalho a ser realizado pelos orientadores de mocidades e evangelizadores no trato com os jovens perante a casa espírita.

Em nosso site, na seção Atividades - http://www.cvdee.org.br/ev_atividade.asp e http://www.cvdee.org.br/ev_atividade.asp?id=010#atividades - você encontrará um conteúdo que enriquecerá suas reuniões.

No site da livraria da Federação Espírita Brasileira - http://www.feblivraria.com.br/ - seção Infância e Juventude, há livros para estudos dos diversos ciclos.

Caso algum link esteja com problema de acesso, copie o endereço e cole em seu navegador.

Estamos à disposição para auxiliar no que for necessário e conte sempre conosco.

Um abraço,

André.
Equipe Espiritismo Net Jovem

Um comentário: