quinta-feira, 28 de fevereiro de 2013

Artigo: O Espírita e o Escândalo -- E, aí... qual sua opinião?!

 O Espírita e o Escândalo

 
Data de postagem: 25 de fevereiro de 2013

 
Em artigo anterior Espiritismo na Sapucaí tratamos da postura adotada por muitos espíritas quando diante de algo que tenha sido veiculado na mídia.

Muitas vezes, por não sabermos o que seria adequado ou por nos deixar levar pelo comportamento exagerado tão em voga atualmente, adotamos posturas contrárias aos ensinamentos apresentados na Codificação.

Recentemente um representante de outra vertente de pensamento foi entrevistado em programa de televisão no qual apresentou sua opinião sobre um tema específico. Não importa ressaltar aqui qual seria esta vertente nem, tampouco, o tema e o que foi dito, pois viemos tratar da postura espírita.

Vimos, nas redes sociais e por toda a internet, uma enxurrada de comentários desfavoráveis e, como se não bastasse, este comentários apresentavam o link para o vídeo no youtube para que todos pudessem constatar pessoalmente o que se passara.

A manifestação e o número de acessos ao vídeo foi tão grande que teve ampla divulgação, atingindo muita gente que não teria, sequer, tomado conhecimento. Eu mesmo sou um exemplo, pois não assisto ao programa em que a entrevista foi apresentada e recebi vários dos comentários mencionados acima. Portanto, assim como eu não saberia o que ocorreu, muitas outras pessoas também não.

Um ponto importante a considerar é que este alarido pode: a) fortalecer os que pensam igual aquele que foi entrevistado; b) convencer aqueles que não têm opinião formada e; c) mudar a opinião de muitos.

Este seria um bom exemplo do ensinamento de não divulgar o mal que não tenha efeito sobre outros e, quando o fizer, não basta divulgar dizendo que é mal, mas contrapor as ideias.

Estamos, agora, diante de outro fenômeno não menos estranho.

Uma cantora foi hostilizada em redes sociais por se declarar espírita, ela mesma argumentou e, pelo que dizem, já recebeu vários pedidos de desculpas.

Isto não é estranho, o estranho é que agora espíritas divulgam listas de “celebridades” e artistas que se dizem espíritas como se isto avalizasse o Espiritismo, tratando como um modismo e, além disso, não deixam o tempo apagar a lembrança das faltas cometidas.

Apenas para lembrar o livro O Evangelho Segundo o Espiritismo, Capítulo X - Bem-aventurados os que são misericordiosos, item 9:

Como é que vedes um argueiro no olho do vosso irmão, quando não vedes uma trave no vosso olho? - Ou, como é que dizeis ao vosso irmão: Deixa-me tirar um argueiro ao teu olho, vós que tendes no vosso uma trave? - Hipócritas, tirai primeiro a trave ao vosso olho e depois, então, vede como podereis tirar o argueiro do olho do vosso irmão. (MATEUS, cap. VII, vv. 3 a 5.)

(Cláudio C. Conti - http://www.ccconti.com/)

Nenhum comentário:

Postar um comentário