sexta-feira, 29 de março de 2013

Trocando ideia: compromisso afetivo

Nesse qual sua opinião, vamos papear um cadiquito sobre Compromisso Afetivo?!
Yes! Sabiamos que vcs gostariam disso...hehehehe
Se nós analisarmos bem os termos, compromisso afetivo significa o comprometimento (no sentido de envolvimento emocional, cuidado, atenção) para com as pessoas a quem se ama.
Mas, amar não é simplesmente gostar. É muito mais que isso. É conhecer profundamente a pessoa com quem se está estabelecendo um relacionamento (tanto conjugal quanto amizade), a fim de que se possa saber exatamente quem é a pessoa, e desenvolver com ela um compromisso de crescermos em contato com ela, auxilia-la à crescer, e juntos aprendermos a ser felizes.
Então, vejamos que estabelecer um compromisso afetivo não é apenas gostar da imagem que idealizamos da pessoa, mas sim, saber conviver com uma pessoa, a qual sabemos que tem qualidades, mas que também tem vícios que precisa vencer, e não deixar de ama-la só porque não é tudo o que queríamos.
Sendo assim, vamos procurar refletir sobre a questão e aproveitamos e deixamos umas perguntinhas pra facilitar nosso início de papo sobre o assunto, tá legal?!

1 - Como fazer para realmente estabelecer um compromisso afetivo com as pessoas que gosto?
2 - Qual a diferença do compromisso afetivo entre cônjuges, entre pais e filhos, e entre amigos?
3 - Qual a responsabilidade que desenvolvo com relação às pessoas com quem estabeleço um compromisso afetivo?
4 - O fato de não haver esse compromisso real em um relacionamento, isenta as pessoas das responsabilidades decorrentes dessa relação?

 Aguardamos vc!
Beijos e abraços

Nenhum comentário:

Postar um comentário