terça-feira, 23 de julho de 2013

Valores: escolhas certas

escolhas certas

escolhas certas - tomar a melhor decisão em uma situação
Eram apenas histórias, mas toda noite meus pais e eu nos reuníamos e líamos um livro de contos de fadas. Cavaleiros destemidos salvavam princesas, pequenos elfos ajudavam os necessitados e criancinhas entravam em fria quando mentiam. Cada uma tinha um lugar especial no meu coração, sobretudo a princesa que tinha de decidir qual caminho seguir por uma floresta desconhecida e encantada.
Alguns anos atrás, as demissões no trabalho deixaram-me desesperada em busca de emprego. Procurei nos jornais e liguei para os amigos em busca de alguma indicação. Depois de muitas entrevistas, e muito desânimo, aconteceu. Não apenas uma, mas três ofertas de emprego vieram no mesmo dia. Cada uma em uma cidade diferente e todas com o salário de que eu precisava.
Qual escolher eu não sabia. Os entrevistadores faziam com que cada uma parecesse perfeita, mas eu sabia que uma seria melhor do que as outras. Qual delas, eu pensava. Ao analisar cada empresa e meus objetivos pessoais, comecei a gostar mais de uma oferta específica. Mas ainda estava confusa.
Enquanto pensava, lembrei-me da voz da minha mãe lendo os contos de fadas na minha juventude. A princesa estava na floresta e sentia-se confusa enquanto todos os animais tentavam dar-lhe conselhos conflitantes. De repente, entendi. E a escolha deu-me uma carreira da qual me orgulho. As palavras de que me lembrei? Quando precisar de um amigo em quem confiar, ouça o seu coração.


Nós que vivemos em campos de concentração nos lembramos dos homens que caminhavam pelos abrigos confortando outros, distribuindo seu último pedaço de pão. Não eram muito numerosos, mas dão prova suficiente de que se pode tirar tudo de um homem exceto uma coisa: a última das liberdades humanas – escolher a própria atitude em qualquer circunstância, escolher o próprio caminho.

Viktor Frankl -1905-1997 neurologista, psicoterapeuta

Nenhum comentário:

Postar um comentário