sábado, 31 de agosto de 2013

Valores: trabalho árduo

trabalho árduo

- esforçar-se para fazer algo
Ele nunca reclamava, ao menos não quando nós, os filhos, estávamos por perto, mas eu sabia que o trabalho dele era difícil. Toda manhã, ele pegava a marmita e beijava minha mãe. Eu ficava à janela, acenando enquanto ele saía com o caminhão velho e surrado. Ele sempre me dava um sorriso, acenava e jogava um beijo antes de virar na rua para o trabalho.
Ao final do dia, eu ouvia o caminhão entrar na garagem e olhava pela janela para ver um homem cansado chegar com dificuldade à porta. Ao entrar na casa, um sorriso iluminava seu rosto e ele nos reunia para um enorme abraço. Foi durante esses abraços que notei pela primeira vez as mãos ásperas e manchadas e as marcas profundas do trabalho árduo.
Todo dia nosso ritual continuava. Todo dia tínhamos comida à mesa e um lar aconchegante para morar. Todo dia ele me mostrava os resultados do trabalho árduo e a alegria de um lar de amor.
Agora estou mais velho, e meu pai faleceu. Sempre que tenho vontade de reclamar do meu trabalho, ou de como as coisas estão difíceis, retomo o trabalho, sorrio e percebo o quanto aprendi com ele.

Não há dúvida de que o melhor prêmio que a vida oferece é a oportunidade de dedicar-se com afinco a um trabalho digno de ser feito.(Thomas Jefferson - 1743-1826 3º Presidente dos EUA)

Nenhum comentário:

Postar um comentário