segunda-feira, 16 de setembro de 2013

Espero que você seja...

Espero que você seja... Bom Aprendiz

Joamar Zanolini Nazareth

O livro da vida é o livro mais rico de informações e sabedoria que existe.
Todos os dias somos defrontados por inúmeras experiências que nos fazem reagir, de maneira peremptória, modificando hábitos já existentes, criando novos, incorporando valores e lições que faz de cada ser humano uma enciclopédia ambulante, com uma quantidade de conhecimento fantástico, com duas peculiaridades:
A primeira é que não há duas criaturas com igual bagagem, sendo totalmente particular a história e o cabedal de cada um, sendo personalíssimo o livro da vida para cada um de nós,

A segunda peculiaridade é que o número de páginas em branco supera o número de páginas preenchidas, pois sempre temos mais experiências por viver e aprender do que o aprendizado já assimilado.
Todavia, o primeiro passo para o aproveitamento das vivências será sempre estar aberto a aprender, sem vaidades, sem preconceitos, sem ilusão de se achar o(a) “bom(boa) do pedaço”, se achando o(a) professor(a).
Quando o filósofo Sócrates esteve no oráculo de Delfos e disse que somente sabia “que nada sabia”, a resposta foi de que era ele o homem mais sábio que ali já havia estado.
Compreender que pouco sabemos e muito mais temos a conhecer faz de nós bons aprendizes, e o bom aprendiz é aquele constantemente apto a absorver novos ensinamentos.

Lamentável quando vemos pessoas que se julgam sábias e se fecham a novos aprendizados. Se realmente fossem sábias saberiam que apenas o Criador é onisciente...

(Autor: Joamar Zanolini Nazareth)

Nenhum comentário:

Postar um comentário